CML/ VERÃO
Intercâmbio de animais contra o abandono
A autarquia de Lisboa lançou uma campanha de intercâmbio de animais domésticos, contra os abandonos durante as férias de Verão. Com o apoio da Liga Portuguesa de Defesa dos Animais, a campanha inicia-se nesta sexta-feira.
13:58
20 de Junho 03
Filipe Morais
A Câmara Municipal de Lisboa lançou uma campanha de intercâmbio de animais domésticos que pretende combater o abandono de animais domésticos durante o Verão.
Segundo o «Público», a campanha será lançada nesta sexta-feira, com o apoio da Liga Portuguesa de Defesa dos Animais (LPDA) que se associará à iniciativa. A ideia original partiu mesmo da presidente desta instituição, que defende a aplicação de coimas para quem abandone animais desde 2001.
Os donos de animais domésticos que aderirem à campanha deverão ficar com o animal de outra pessoa a seu cargo enquanto esta vai de férias. Quando os primeiros forem de férias será a sua vez de deixarem o seu animal de estimação a cargo de outra pessoa.
Famílias sem animais podem ter local de acolhimento
O Departamento de Higiene Urbana e Resíduos Sólidos (DHUR) tem uma linha de audiotexto disponível para quem queira aderir à iniciativa e que vai criar uma base de dados com nomes e contactos de quem pretenda beneficiar da campanha.
Mesmo famílias que não possam ter animais em permanência podem acolher um animal uma vez por ano, durante um período de tempo limitado, recebendo uma verba do dono do animal, destinada à sua alimentação.
Abandono de animais é preocupante
Esta é uma solução simples, encontrada por Luísa Costa Gomes, responsável do DHUR, para recolha temporária de animais, já que o alargamento do canil de Monsanto ainda não está concluído. Luísa Costa Gomes acolheu a ideia da LPDA com alguma expectativa, já que a evolução dos números do abandono de animais tem sido preocupante.
No primeiro trimestre de 2003 os funcionários do canil municipal já recolheram 239 cães e 477 gatos abandonados, além dos 42 cães e 14 gatos entregues por particulares que os encontraram a vaguear. Por outro lado, foram apenas adoptados 59 cães e 22 gatos. Em 2002, em Lisboa, foram capturados 300 cães e 803 gatos e foram entregues por particulares 752 cães e 134 gatos.
A TSF Online tentou, por várias vezes, contactar a Câmara Municipal de Lisboa para tentar esclarecer como será controlado o intercâmbio de animais domésticos e quais as garantias da iniciativa, mas não foi ainda possível obter uma resposta.
*************************************************************
Será que vai funcionar?
V.
Notícia disponível na TSF online - ácerca do abandono de animais
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Mensagens: 926
- Registado: terça abr 30, 2002 1:24 pm
- Localização: 3 cadelas (Yara, Taís e Vicky), pássaros, peixes
Aí é que a porca vai torcer o rabo, neste caso o cão/cadela...
Vamos ver no que vai dar.

Vamos ver no que vai dar.
<strong>Os meus cães são o centro do meu mundo. 
Carla</strong>

Carla</strong>
-
- Membro Veterano
- Mensagens: 926
- Registado: terça abr 30, 2002 1:24 pm
- Localização: 3 cadelas (Yara, Taís e Vicky), pássaros, peixes
Gato ou cão, eu não entregaria os meus...maqueiro Escreveu: Que raio de pessoa entregava o seu gato a um desconhecido para ir de férias ?
<strong>Os meus cães são o centro do meu mundo. 
Carla</strong>

Carla</strong>