Boas!
Adquiri recentemente uma Coelha Anã com três meses de idade. Já pesquisei bastante pela net, mas tenho apenas uma dúvida que se prende com a sua alimentação. Qual a quantidade de ração que se pode dar diáriamente? Haverá o risco de ela poder engordar demasiado e vir a ter problemas?
Alimentação para Coelho Anão
o problema da obesidade existe em todos os animais... deve acrescentar à raçao que deve ser mais ou menos 2-3colheres de sopa diariamente legumes, frutas e muito feno... o feno é muito importante pois ajuda no desgaste dos dentes, alimenta, e é bom para a digestao... numa dieta equilibrda nunca deve faltar raçao... mas esta deve ser dada em doses recomendadas... nao se deve abusar, pois muitas raçoes para coelhos anões tem componentes menos saudaveis para os pequenos, pelo que devemos escolher uma boa raçao...
Espero ter ajudado um pouco... caso contrario nao hesite colocar as duvidas...
Espero ter ajudado um pouco... caso contrario nao hesite colocar as duvidas...
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 24, 2008 9:10 pm
A sua coelha parece-me ser, em fisionomia, parecida com o meu Pikê e eu a ele só lhe dou duas colheres de ração dia (uma de manhã e outra ao final do dia), por isso penso que será o suficiente. Ela para se entreter, tal como disse a monchichi, fá-lo com o feno.
Já li também que se deve dar 60gr de ração por cada kilo de peso do coelho.
Já li também que se deve dar 60gr de ração por cada kilo de peso do coelho.
StellaR 

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta set 12, 2008 4:03 pm
- Localização: Coelha mini lop, 6 hamsters sírios, 7 cães e muita passarada
O que deve ter em mente é que o feno deverá ser a base da alimentação. Deve ser cerca de 60% do total. Dada a idade deve também acrescentar alfafa (eu aconselho os cubos prensados, são mais fáceis de dosear) pois contêm cálcio, muito necessário ao crescimento por que ela está a passar agora.
A ração, dado que é uma coelha em crescimento e provavelmente ainda não come muitos vegetais não faz mal se forem as 3 colheres (contudo se o seu coelho não comer tudo ao fim de 2h deve retirar a taça, a ração não deve estar sempre disponível).
Quanto a vegetais e fruta, está na idade de começar a comê-los. A fruta deve ter em atenção que tem bastante açúcar e por isso deve ser dada com moderação. Dê um alimento novo de cada vez, pois se algum deles causar viragens intestinais pode facilmente identificar a sua origem e retirar alimento da lista dos que deve dar.
Nunca, mas mesmo nunca dê alface, batata, espinafre ou leguminosas. Podem matar o seu coelho.
Mas como sempre, todos os alimentos são tóxicos, depende sempre da dosagem (se passássemos uma semana a comer só cenouras também podíamos morrer por envenenamento por betacaroteno), por isso a ponderação aqui é essencial. Assim que a introdução dos alimentos estiver devidamente feita deve diversificá-los ao longo dos dias, providenciando uma alimentação equilibrada.
Aconselho-o a começar com brócolos, salsa, maçã... Mas sempre um de cada vez. Aos 6 meses devem constituir 20% da alimentação total e ser diversificados pelo menos ao longo da semana.
Edit: Esqueci-me de referir umas coisas. Duas boas marcas de ração são a Versele-Laga e a Vitakraft (que facilmente se arranja no Continente, Jumbo, etc).
Quanto a problemas de obesidade, sim os coelhos podem ter e têm-nos com demasiada frequência. Deve assegurar-se que a sua coelha está solta pelo menos 2h durante o dia para se poder exercitar e que não comete excessos na sua alimentação. Deve poder sentir as suas costela e a barriga não pode tocar no chão.
A ração, dado que é uma coelha em crescimento e provavelmente ainda não come muitos vegetais não faz mal se forem as 3 colheres (contudo se o seu coelho não comer tudo ao fim de 2h deve retirar a taça, a ração não deve estar sempre disponível).
Quanto a vegetais e fruta, está na idade de começar a comê-los. A fruta deve ter em atenção que tem bastante açúcar e por isso deve ser dada com moderação. Dê um alimento novo de cada vez, pois se algum deles causar viragens intestinais pode facilmente identificar a sua origem e retirar alimento da lista dos que deve dar.
Nunca, mas mesmo nunca dê alface, batata, espinafre ou leguminosas. Podem matar o seu coelho.
Mas como sempre, todos os alimentos são tóxicos, depende sempre da dosagem (se passássemos uma semana a comer só cenouras também podíamos morrer por envenenamento por betacaroteno), por isso a ponderação aqui é essencial. Assim que a introdução dos alimentos estiver devidamente feita deve diversificá-los ao longo dos dias, providenciando uma alimentação equilibrada.
Aconselho-o a começar com brócolos, salsa, maçã... Mas sempre um de cada vez. Aos 6 meses devem constituir 20% da alimentação total e ser diversificados pelo menos ao longo da semana.
Edit: Esqueci-me de referir umas coisas. Duas boas marcas de ração são a Versele-Laga e a Vitakraft (que facilmente se arranja no Continente, Jumbo, etc).
Quanto a problemas de obesidade, sim os coelhos podem ter e têm-nos com demasiada frequência. Deve assegurar-se que a sua coelha está solta pelo menos 2h durante o dia para se poder exercitar e que não comete excessos na sua alimentação. Deve poder sentir as suas costela e a barriga não pode tocar no chão.