gatinha assustada

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
anarosa
Membro Júnior
Registado: quarta nov 12, 2008 10:26 am

quinta nov 13, 2008 8:27 am

Bom dia,
pela primeira vez na vida tenho um gato, ou melhor, uma gatinha, tricolor, cinz-branca-amarela, linda!
ela deve ter dois mesinhos, faz as necessidades todas na caixinha, mas tem tanto medo de nós que desde que chegou a casa, na terça-feira, quase não comeu, e nunca aparece. ontem precisavamos de lhe dar o desparasitante, e ver se ela comia e andámos todos lá em casa, literalmente de rabo pro ar a chamar "bshbshsbshbsh"... e nada...
já pensavamos que ela tinha fugido pra rua e que alguma desgraça tinha acontecido, eu já chorava... quando de repente, ouvimos miar... estava debaixo do meu guarda vestidos, num espaço que a olho nu não é grande o suficiente pra ela caber... lá a agarramos, demos o comprimido, demos leite pra gato, lambeu com gosto, e ficou no seu ninho. durante a noite miou com frio, levei o ninho pro meu quarto, continuou a miar, e quando eu liguei a luz fugiu novamente pra debaixo do armário... quando acordamos fugiu daí pra dentro do bidé, mas mesmo pra dentro de um buraco atrás que eu nem sabia que existia... lá ficou a miar, porque nenhuma mão humana cabe lá dentro para a tirar. a minha esperança é que ela consiga sair e comece a explorar a casa com calma porque vai estar sozinha o dia todo... isto é normal? dêm-me algumas dicas de como a sossegar.... :?

obrigada
Claudiaest
Membro Veterano
Registado: sexta out 17, 2008 11:15 am
Localização: Tó, Matilde, Ruppert, Hector, Jaime, Sofia, Joel, Safira

quinta nov 13, 2008 8:31 am

Olá anarosa,

Dê-lhe tempo. Ela pode estar pouco acostumada a pessoas e por vezes o melhor remédio é deixá-la ambientar-se gradualmente e ser ela a decidir vir ter consigo.

Se ela está nesse buraco, coloque alguma comida apetitosa (tipo peixe ou atum) pelo chão da casa-de-banho fora até outra divisão. Ela se estiver só e achar que não tem perigo sai para comer e aconselho-a a tapar esse buraco, só por precaução já que ninguém consegue lá chegar.

Eu tenho uma em casa nesse estado há 4 dias. Ontem atreveu-se a passar por mim a 1000 à hora, mas já deu para vê-la nem que por segundos.

É uma questão de paciência :wink:

Boa sorte
<p>"mostra-me o teu c&atilde;o, dir-te-ei quem &eacute;s" </p>
<p>Claudia Estanislau </p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com">http://chamaram-mesafira.blogspot.com</a></p>
<p><a href="http://caosciencia.blogspot.com">http://caosciencia.blogspot.com</a> </p>
<p><a href="http://caoacorrentado.blogspot.com/">ht ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.itsallaboutdogsforum.net"></a></p>
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

quinta nov 13, 2008 8:33 am

Sente-se no chão, ao nivel dela e fique lá o tempo que aguentar.
Ponha uma musica calma e vá falando com ela, num tom suave.
Se não se lembrar de nada para dizer, leia alto uma revista ou um livro ou conte-lhe uma historia :D
O importante é que ela perceba que está em segurança.
A menos que tenham de lhe dar algum remedio, não a tentem apanhar.
Deixem a gatinha á vontade.
Pode tambem começar a tentar brincar com ela com uma daquelas varas que tem um brinquedo na ponta e há em todas as lojas de animais.

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
FABIANAA
Membro
Registado: terça mar 20, 2007 5:56 pm

quinta nov 13, 2008 8:40 am

bom dia anarosa e normal ela estar assustada a casa e nova não tem a mãe por perto e o ambiente é outro nos primeiro é assim ela está assustada mas logo logo vai se fazer á casa dela tem de tentar de dar-lhe muitos miminhos quando conseguir pegar nela encoste ela a si e lhe de muitos beijinhos e falae com ela muito suave para ela se sentir protegida por si ela vai miar alguns dias ate se fazer a casa nova depois vai ver ela vai ser a sua sombra para todo o lado que a dona vai ela vai estar sempre atrás de sim isso aconteceu com o meu noddy e hoje é o meu 3 filho brinca coms meus filhos como se vosse uma criança a sério é demais mas de muitos miminhos a ela e tente agarra-lha para poder dar miminhos ok bj e muitas felicidades para as 2
anarosa
Membro Júnior

quinta nov 13, 2008 8:48 am

pois ontem quando conseguimos agarrá-la demos muitos mimos, bebeu leitinho e ficou sossegada, mas hoje de manhã... ficou outra vez em transe.... agora temos de a agarrar novamente para a levar ao veterinário porque ainda não tem vacinas....
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta nov 13, 2008 9:23 am

<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
anarosa
Membro Júnior

quinta nov 13, 2008 10:15 am

realmente ela tem utilizado o seu w.c., já lá vi fezes, mas a comida está intacta, a ração, e a água parece também estar na mesma, por isso ontem lhe demos leite porque ela tava sem comer à muito tempo.

ainda estou pra ver se tenho de partir o bidé à martelada para a tirar de lá,... não dava muito jeito...., mas se ela ficar lá presa não há outra solução.... vai ficar uma casa de banho muito arejada.... :lol:
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta nov 13, 2008 9:23 pm

Anteriormente não tive tempo de ler em pormenor... mas agora, após ter lido melhor, percebi que a gata é estranha ao ambiente...né? Portanto, não andem de volta dela porque quanto mais o fizerem menos hipóteses têm dela sair do esconderijo!!!

Coloquem ração (ou melhor ainda de controlar...um pouco de paté bem aromático) e água bem pertinho do local de forma a que ela veja a paparoca e deixem-na estar sossegada que se ela conseguir sair, amanhã já vêem se ela comeu, ou não?
Portanto se ela comeu é porque saiu do seu "buraquito"... e é porque, afinal, consegue sair. :wink:

De qualquer forma se virem que não sai, não precisam de partir... basta desaparafusar do chão e da canalização.

Boa sorte e vá dando notícias... :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
anarosa
Membro Júnior

sexta nov 14, 2008 8:50 am

bem....
ontem ao final do dia o meu marido conseguiu tirá-la do buraco e levamo-la à veterinária porque me pareceu que ela tava constipada (tanto tempo no buraco gelado...) e estava mesmo.
a veterinária deu-lhe ração da purina para ver se ela comia e ela comeu tudo, estava esfomeada... afinal parece que ela não gosta da ração que eu lhe pus inicialmente, da wiskeys (não sei se é assim o nome).
comprei-lhe ração da purina, já comeu bastante, bebeu água, e escondeu-se novamente. à noite as minhas filhas estavam a ver desenhos animados e um boneco começa a miar... ela salta do buraco, e põe-se a responder e a partir daí eu mio-lhe, ela mia de volta... e assim mantemos grandes conversas...

já está melhor, já espreitou para nós todos a jantar à mesa.

mas agora dar-lhe o antibiótico é que é difícil... o meu marido consegue agarrá-la, eu tenho medo porque ela bufa-me... :oops:

deixei-lhe o remédio num pires, tenho esperança de como é doce ela vá lamber....
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

sexta nov 14, 2008 9:00 am

São comprimidos?
Se são, esmigalhe tudo muito bem e misture em paté para bebé.
Dê apenas um bocadito com o remedio e ponha mais só depois dela ter comido aquele.
Os antibioticos teem mesmo que ser dados com a regularidade que o vet manda senão alem de não actuarem ainda podem fazer resistências.

Claro que paté não é alimentação adequada portanto, continue a ter a ração á disposição e quando estiver boa, paté só de longe a longe como miminho.

Deixo um video para ver a posição correcta para dar um remedio a um gato, se for caso disso.

http://www.videojug.com/film/how-to-giv ... medication

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

sexta nov 14, 2008 9:28 am

os, gatos, realmente tem reacções muito estranhas...
lembro-me que quando a minha gata veio cá para casa, com um mês, se escondeu em baixo dos móveis, eu comecei a brincar, à frente dela, comecei a mexer com as mãos, como se a estivesse a desafiar e, numa questão de 1h:30/2h, ela já andava atrás de nós a atacar-nos os pés... nessa noite dormiu comigo e tudo... no dia seguinte já comia (inclusive, comia à mão), já bebia, já utilizava a caixa de areia, andava atrás de mim para todo o lado... volta e meia perdia-se e começava a miar para eu ir ter com ela, via-me e vinha toda contente a correr atrás de mim... foi uma reacção muito boa e o curioso foi que, o senhor que ma deu, dizia que tinha medo que ela não reagisse muito bem à mudança porque não tinha grandes contactos com pessoas...
já o gato da minha prima, que estava habituado a pessoas, e já era mais velhinho que a minha, tinha uns dois meses, também ficou com muito medo, meteu-se atrás do buraco que tinha a sanita e foi muito dificil tirá-lo de lá... não queria comer, não queria beber, não queria mimos... limitava-se a andar sempre muito caladinho e escondido... ao fim de uns bons meses a minha prima ainda andava muito triste porque ele não tinha grande confiança alguma com elas... agora já vai ao colo, já pede mimos mas é um gato pachorrento que não gosta de brincar...

tem de ter muita paciência com a gatinha... e não pode ter medo dela...
não têm aquelas palhinhas, de jarrão? a minha gata pode estar muito amuada comigo, se eu mexer nas palhinhas fica maluca para a brincadeira...
e se fizer umas bolinhas de papel e lhas atirar... a minha adorava, quando era pequenina...

quanto aos comprimidos... o video que a lagutrop mostrou, realmente, mostra todas as técnicas possíveis...
ontem tive uma surpresa... sempre me vi aflita para dar comprimidos à minha gata, aliás, quando ela foi esterilizada até optei por lhe dar o antibiótico em injecções... não dá para a agarrar porque ela tem mais força que eu (temos de ser duas pessoas e ela consegue sempre cuspir o comprimido) e esmagado não adianta porque ela é muito esquisita, não vá lá com patés nem nada do género...
ontem, para lhe dar o desparazitante, sozinha, comecei a desesperar, não havia forma de lho conseguir colocar na boca... já estava eu toda cansada, ela toda assustada e eu, num acto, já de desespero, estiquei a mão com o comprimido, ela cheirou e engoliu e ainda se pôs à procura de mais :lol:

boa sorte com a pequenina...
vai ver que, logo logo, ela se habitua ao ambiente aí de casa!!
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
anarosa
Membro Júnior

sexta nov 14, 2008 9:37 am

o antibiótico é xarope, a vet deu-me uma seringa para eu medir a quantidade e ensinou-me a dar... mas o problema é agarrá-la, porque ela põe-se num canto, de maneira aque qualquer mão que a tente agarrar, ela bufa....

e eu sinceramente acho que ela não tá a brincar, tá mesmo a avisar,... se me tentas pegar....

vamos lá ver se nos próximos dias ela fica mais tolerante... :?
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

sexta nov 14, 2008 9:50 am

claro que não é a brincar... ela ainda não tem confiança em vós e vê isso como uma ameaça... bufa como defesa...
enfim...
também já tive de dar charope à minha gata...
tinhamos de ser duas pessoas...
uma agarra nela com uma manta, deixando apenas a cabeça de fora e segura na cabeça... a outra abre-lhe a boca e coloca o antibiótico lá para dentro e depois fecha-lhe a boca durnate um bocadinho para ter a certeza que ela não cospe!!

não deixe de lhe dar o antibiótico faça ela o que fizer... se não o tomar pode piorar... é importante que ela fique boa depressinha... ela é pequenina tem de ter cuidados redobrados e o tempo, agora, não ajuda! :|
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
Responder

Voltar para “Gatos”