angeleyes20 Escreveu:Depois de ter investigado as diferentes vertentes aqui expostas cheguei a esta conclusão:
1º: obviamente os cães, enquanto espécie são lobos. ou seja, os lobos, os cães e os restantes lupus são lobos. São diferentes sub espécies. Isto é um facto e contra factos não há grandes argumentações. Até porque há casos de cruzamentos entre cães e lobos que dão descendência não estéril. E que a segunda e a terceira geração também não são estéreis. Ou seja... não há distanciamento genético suficiente entre cães e lobos que impeça a reprodução.
Espécies diferentes: não conseguem cruzar-se, ou, conseguindo dão apenas descendência estéril, se não na primeira, na segunda geração.
2º cães e lobos seguiram caminhos evolutivos diferentes, pelo que não são "a mesma coisa"....ninguém pretende dizer que um chiuaua é igual a um lobo, se bem que em instintos primários lá deve andar perto.
há raças de cães mais próximas do ramo do lobo na árvore evolutiva, como as que o sr fang explicitou... tudo me leva a pensar que instintivamente estão mais próximas do lobo também.
E dizer que o homem descende do macaco está errado: descende do mesmo ancestral do que o macaco. o chimpanzé está mais próximo de nós do que o mico cabeça de leão. mas não descendemos deles, apenas do mesmo ancestral. Da mesma forma....o cão não descende do lobo. Ambos descendem de um mesmo ancestral que se pensa ser mais próximo ao lobo de hoje.
Que grande confusão para aí vai...
Os cães são efectivamente lobos-cinzentos (Canis lupus) enquanto espécie. As outras espécies do género Canis nada têm a ver. Os coiotes (Canis latrans), os chacais (Canis aureus), os lobos-vermelhos (Canis rufus), etc., são espécies distintas genéticamente e classificadas como tal.
Quando se fala em
Canis lupus signatus, por exemplo, a palavra
Canis corresponde ao Género (que engloba várias espécies), a palavra
lupus corresponde à espécie (que pode englobar várias sub-espécies) e a palavra
signatus corresponde à sub-espécie (que ainda pode englobar variedades, que neste caso não se aplica).
Isto para classificar o Lobo-ibérico que é uma sub-espécie do Lobo-cinzento (com mais de 30 sub-espécies naturais) e que
Canis lupus signatus corresponde àquele tipo de animal daquela determinada população (ou conjunto de populações) e que é diferente genéticamente e fenotipicamente das restantes, quer aqui quer na china.
Portanto
Canis lupus familiares que corresponde aos lobos domésticos (não é domesticados!!), vulgo cães, quer dizer precisamente o mesmo. Género: Canis, espécie: lupus=lobo-cinzento, sub-espécie: familiaris=cão doméstico. Portanto todo o grupo dos cães domésticos está englobado na sub-espécie
familiaris. Dentro desse grupo, existem depois os tipos e/ou raças que se diferenciam entre si pelas características especiais seleccionadas quer há muitos milhares de anos, quer recentemente.
O mesmo acontece com outras espécies por nós domesticadas que ainda têm o seu ancestral no estado selvagem, outras infelizmante já não.
Os cães têm hoje uma diversidade de formas, tamanhos e temperamentos tudo devido a este continuo processo de domesticação do lobo desde há muitos milhares de anos até à actualidade, quer de forma artificial ou mais ou menos "natural". No entanto continuam a ser lobos enquanto espécie. Uns já nada se parecem com lobos (os mais artificializados) outros ainda têm caracteristicas muito próximas (quer em aspecto como em comportamento), devido a serem mantidas sem grande selecção artificial ou a provirem de lobos com "domesticação" mais recente.
Comparar cães e lobos (grupos de indivíduos dentro da mesma espécie e que se cruzam entre si, dando descendencia fértil) com animais de espécies completamente diferente e que nem pertencem ao mesmo género, é não se ter noção daquilo que se está a dizer.