A verdade sobre os cães de pedigree exposta num documentário

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
CaoVermelho
Membro
Registado: quarta nov 05, 2008 7:08 am

quinta nov 13, 2008 6:43 pm

jcsousa Escreveu:Primeiro, matar os cachorros não é de modo algum a forma de "apurar/melhorar uma raça". Basta afastar os animais portadores do defeito da criação.

Segundo, um cão com algum defeito pode perfeitamente ser oferecido.

Terceiro, há ainda a solução de o criador ficar com ele.

Claro que não estamos a falar de problemas gravíssimos. Nestes casos poderá ser de ponderar o abate, mas não só em cachorros como também em adultos.
A questão é que akilo que vulgarmente se chama de criador e que para mim é, antes disso, um comerciante ou industrial de um ramo de actividade... ao dar um animal está a perder um cliente. Não lhes parece óbvio?
Relativamente ao abate de animais é uma prática ancestral e está patente ao longo da história humana. Ker se keira quer não!
Quando era miudo (há mais de 30 anos :cry: :cry: :cry: ), em minha casa havia uma gata enorme e lindíssima. A Chica. Como era habitual na província a gata andava à solta por onde keria e, de vez em quando... la andava a bichana prenhe!.
Não me lembro bem, mas ela costumava ter 5 ou 6 gatitos. Sabem... a minha mãe mal os bichanitos apareciam... pedia a uma amiga nossa para afogar os filhotes. A regra era... ficavam sempre 2 vivos que facilmente conseguia dar aos vizinhos e amigos.
Agora... a minha mãe fazia isso como modo dos gatitos não andarem "aos caídos" e abandonados.
Os comerciantes e industriais (criadores) fazem para um apuramento "superior" e não pôr no mercado animais que lhe "roubem" a possibilidade de venderem mais um exemplar "melhor". Não condeno. Acho aceitável. O abate é possível sem sofrimento do animal.
Temos de ser objectivos e pragmáticos!
angeleyes20
Membro Veterano
Registado: sábado jul 22, 2006 1:16 pm

Um beta splendens

Três hamsters campbell

quinta nov 13, 2008 6:53 pm

... esqueci-me de acrescentar uma coisa.
para mim, o abate de animais, faz parte da vida. Quando...cumpre um propósito. A nossa alimentação... poupar ao sofrimento...
abater porque tem uma mancha grande onde não deve...nem o propósito de não perder um cliente tem...
desde que se ofereça a quem, por exemplo, não poderia pagar um cão de raça.
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quinta nov 13, 2008 7:20 pm

CaoVermelho Escreveu:
jcsousa Escreveu:Primeiro, matar os cachorros não é de modo algum a forma de "apurar/melhorar uma raça". Basta afastar os animais portadores do defeito da criação.

Claro que não estamos a falar de problemas gravíssimos. Nestes casos poderá ser de ponderar o abate, mas não só em cachorros como também em adultos.
A questão é que akilo que vulgarmente se chama de criador e que para mim é, antes disso, um comerciante ou industrial de um ramo de actividade... ao dar um animal está a perder um cliente. Não lhes parece óbvio?
Relativamente ao abate de animais é uma prática ancestral e está patente ao longo da história humana. Ker se keira quer não!
Quando era miudo (há mais de 30 anos :cry: :cry: :cry: ), em minha casa havia uma gata enorme e lindíssima. A Chica. Como era habitual na província a gata andava à solta por onde keria e, de vez em quando... la andava a bichana prenhe!.
Não me lembro bem, mas ela costumava ter 5 ou 6 gatitos. Sabem... a minha mãe mal os bichanitos apareciam... pedia a uma amiga nossa para afogar os filhotes. A regra era... ficavam sempre 2 vivos que facilmente conseguia dar aos vizinhos e amigos.
Agora... a minha mãe fazia isso como modo dos gatitos não andarem "aos caídos" e abandonados.
Os comerciantes e industriais (criadores) fazem para um apuramento "superior" e não pôr no mercado animais que lhe "roubem" a possibilidade de venderem mais um exemplar "melhor". Não condeno. Acho aceitável. O abate é possível sem sofrimento do animal.
Há cada raciocínio que até mete dó... :roll:

Ainda bem que não sou criador (ainda não passei a fase de aprendiz... e provávelmente nunca chegarei a passar...), se não lá teria eu que abrir uma empresa de comércio e indústria canina... :lol: :lol: :lol:

PS: Para os mais distraidos: - Comerciantes e reprodutores industriais de cães são incompatíveis com a verdadeira criação, manutenção e melhoramento de raças caninas!
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Pointerman
Membro Veterano
Registado: terça ago 28, 2007 5:37 pm

quinta nov 13, 2008 7:33 pm

Eu tambem nao estava a falar em cachorros (desculpem o mal entendido) mas sim em caes ja desenvolvidos pois so estes nos dao as condiçoes de escolher os aptos.

Afastar os portadores de defeito da criaçao e o que se faz ao proceder ao seu abate de forma seguara e eficaz.

O oferecer o portador de defeito nao vai tirar de circulaçao "esse defeito" pois a sempre um amigo que tem uma cadela "muita linda" e "ate os bichinhos gostam alem de lhes fazer bem" logo vai criar mais seres inaptos.
O criador ficar com eles como bem sabemos tal e incomportavel.

Eu nunca seria criador pelo motivo de nao ter coragem de aplicar o que defendo mas acho que e o unico caminho.
CaoVermelho
Membro
Registado: quarta nov 05, 2008 7:08 am

quinta nov 13, 2008 7:45 pm

[Editado pela moderação (tlopes)]
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta nov 13, 2008 7:51 pm

Pointerman Escreveu:Lunaemis nao ha outra forma de apurar/melhorar uma raça que nao seja atraves da eliminaçao dos mais fracos(incapazes deficientes o que queiram chamar-lhe).
Na natureza ela propria se encarrega de tal facto,na criaçao de caes e outros animais temos de ser nos a faze-lo esta e a realidade,por cada fraco que se elimina poupa-se a vida a muitos quem quer aceitar aceita quem nao quer nao aceita mas e a realidade.
Um dos problemas de muitas das pessoas e criticarem determinadas acçoes menos simpaticas mas que teem razao de ser mas vivemos no mundo do faz de conta que fazer.

Possivelmente esse milimetros no focinho do gatinho poderiam afectar o seu olfacto respiraçao etc.

:roll: Está bem... Não concordo nada com esta ideia, acho-a até abominável. E a última frase é de invenção total.
Se eu fizesse criação daria os exemplares fora do estalão, nunca os mataria.
Quanto às teorias do CãoObtuso já não merecem comentários.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta nov 13, 2008 8:14 pm

Eu até desafiava o pessoal a um pequeno desafio, já que tanto se fala aqui em Criadores, em criadores, em criadeiros e afins ..

Botem lá exemplos, com justificações!

É que farto-me de ler posts a falarem de Criadores e depois virem com explicações que definem criadeiros ...
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
angeleyes20
Membro Veterano

Um beta splendens

Três hamsters campbell

quinta nov 13, 2008 9:11 pm

Pointerman...e esteriliza-los antes de os oferecer? não impede que os usem como reprodutores???? devo estar a ver mal as coisas...
TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

quinta nov 13, 2008 9:12 pm

angeleyes20 Escreveu:Pointerman...e esteriliza-los antes de os oferecer? não impede que os usem como reprodutores???? devo estar a ver mal as coisas...
Há quem o faça:Aliás aqui na arca é normal ver ofertas de animais de raça com contrapartida exigida de esterilização
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Car&iacute;ssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta nov 13, 2008 9:13 pm

Pointerman Escreveu: (...)
Eu tambem nao estava a falar em cachorros (desculpem o mal entendido) mas sim em caes ja desenvolvidos pois so estes nos dao as condiçoes de escolher os aptos.

Afastar os portadores de defeito da criaçao e o que se faz ao proceder ao seu abate de forma seguara e eficaz.

:o :roll:

Pior a emenda que o soneto :roll:

Pelo que entendo, os criadores apesar de algumas críticas, sendo algumas com fundamento, criam laços afectivos com os seus cães e acho que caso haja os que consigam aniquilar cachorros pelo já exposto... não estou a ver abaterem cães já desenvolvidos só porque não os devem procriar... :roll:

Para mim isso não é ser criador mas sim CARRASCO!!! Tanto os que aniquilam cachorros...como os já desenvolvidos!!!

Enfim...

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
angeleyes20
Membro Veterano

Um beta splendens

Três hamsters campbell

quinta nov 13, 2008 9:19 pm

TheGreatDane, estava a ser irónica... eu sei que há quem o faça...
Daí não compreender muito bem.

...matar deliberadamente um animal saudável porque: não é bonito de acordo com o estalão da raça, ou a estética do ... reprodutor.

para mim quem faz isso não se enquadra em Criador...lamento mas não...
TheGreatDane
Membro Veterano

quinta nov 13, 2008 9:36 pm

angeleyes20 Escreveu:TheGreatDane, estava a ser irónica... eu sei que há quem o faça...
Daí não compreender muito bem.

...matar deliberadamente um animal saudável porque: não é bonito de acordo com o estalão da raça, ou a estética do ... reprodutor.

para mim quem faz isso não se enquadra em Criador...lamento mas não...
Bem, já tivemos até um criador que disse na arca que se deve abater os pastores alemães quando nasçam mais de 4 por ninhada, daí que tudo é possível.

Mas este tópic é girissimo. Dá a impressão que ninguém viu o filmezeco, que é do mais alarmista e filme catrastrofe que já vi.Melhor que isso só aquele programa Hospital dos animais que passa na televisão em que os veterinários fazem pequenas cirurgias sem luvas e não usam máscara :lol:
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Car&iacute;ssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
angeleyes20
Membro Veterano

Um beta splendens

Três hamsters campbell

quinta nov 13, 2008 9:51 pm

sem luvas ainda é "naquela"...não sei com o quê é que desinfectaram as manitas..... se bem que a luvita estéril,..... rendia. Agora sem mascara...tb já vi...e de imaginar o spray de micróbios... heh...arrepiu. mas os bichos sobrevivem!!!
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

quinta nov 13, 2008 10:27 pm

Se calhar conviria antes do mais evtarmos definições subjectivas de criador - é o dono da cadela que reproduz e nada mais. Criador com C grande, criadeiro, comerciante ou industrial canino são catalogações ao sabor de visões e experiências pessoais. Cabe aos compradores informarem-se o suficiente para fazerem a destrinça entre o trigo e o joio.

Quanto à sua pergunta, a mim não me parece nada óbvio, antes pelo contrário - dar, em vez de vender, um animal com defeitos, é um acto de inteligência até do ponto de vista comercial que o amigo tanto gosta de ressaltar.
Pois, mas também a escravatura era uma prática ancestral e a evolução dos conceitos éticos tem levado a que seja socialmente penalizada...
Se me permite, a sua mãe não matava os tais gatinhos - pedia a quem os matasse. O que, sendo éticamente a mesma coisa (ou até pior), a deixava sem a batata quente na mão.
Eu não condeno nem deixo de condenar, não me cabe ser juiz de ninguém. Apenas digo que há alternativas que prefiro.
TheGreatDane
Membro Veterano

quinta nov 13, 2008 10:41 pm

angeleyes20 Escreveu:sem luvas ainda é "naquela"...não sei com o quê é que desinfectaram as manitas..... se bem que a luvita estéril,..... rendia. Agora sem mascara...tb já vi...e de imaginar o spray de micróbios... heh...arrepiu. mas os bichos sobrevivem!!!
Não, "não é naquela".È que veterinário a sério, quando entra numa sala de cirurgia, essa está estéril, ele desinfecta-se com sabonete liquido antibacteriano, usa luvas, usa batas esterilizadas, usa material esterilizado. Esses veterinários ingleses deviam pintar mas era a cara de preto :roll:
Responder

Voltar para “Cães”