A verdade sobre os cães de pedigree exposta num documentário

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
CaoVermelho
Membro
Registado: quarta nov 05, 2008 7:08 am

quinta nov 13, 2008 10:52 pm

jcsousa Escreveu:
A questão é que akilo que vulgarmente se chama de criador e que para mim é, antes disso, um comerciante ou industrial de um ramo de actividade... ao dar um animal está a perder um cliente. Não lhes parece óbvio?
Se calhar conviria antes do mais evtarmos definições subjectivas de criador - é o dono da cadela que reproduz e nada mais. Criador com C grande, criadeiro, comerciante ou industrial canino são catalogações ao sabor de visões e experiências pessoais. Cabe aos compradores informarem-se o suficiente para fazerem a destrinça entre o trigo e o joio.

Quanto à sua pergunta, a mim não me parece nada óbvio, antes pelo contrário - dar, em vez de vender, um animal com defeitos, é um acto de inteligência até do ponto de vista comercial que o amigo tanto gosta de ressaltar.
Relativamente ao abate de animais é uma prática ancestral e está patente ao longo da história humana. Ker se keira quer não!
Pois, mas também a escravatura era uma prática ancestral e a evolução dos conceitos éticos tem levado a que seja socialmente penalizada...
Agora... a minha mãe fazia isso como modo dos gatitos não andarem "aos caídos" e abandonados.
Se me permite, a sua mãe não matava os tais gatinhos - pedia a quem os matasse. O que, sendo éticamente a mesma coisa (ou até pior), a deixava sem a batata quente na mão.
Os comerciantes e industriais (criadores) fazem para um apuramento "superior" e não pôr no mercado animais que lhe "roubem" a possibilidade de venderem mais um exemplar "melhor". Não condeno. Acho aceitável. O abate é possível sem sofrimento do animal.
Temos de ser objectivos e pragmáticos!
Eu não condeno nem deixo de condenar, não me cabe ser juiz de ninguém. Apenas digo que há alternativas que prefiro.
Eu não faço catalogações. Nada tenho contra os Comerciantes... Industriais... Criadores... Bombeiros... Médicos... Pedreiros... Advogados... Prostitutas... Enfermeiras... etc...
Só "não aguento mais" esta defesa constante dos criadores como sendo akelas criaturas únicas que SÓ se dedicam à evolução da raça e a nada mais ligam, muito menos a eventuais lucros monetários... :x :x
Não! São pessoas normais. Como eu... como você... como o Papa, etc... etc...

Quanto à escravatura versus abate de animais haveria muuuuito para falar e não me parece o local certo... De qualquer modo recuso-me a fazer paralelos entre animais (cães neste caso) com humanos (escravos... neste caso). Nem me parece uma comparação feliz...

Relativamente à ética da minha mãe... Ok... era melhor andarem lá os gatos pelas ruas abandonados! Mais... Esterilização? Sim! Sim! fosse lá a cara forista falar nisso há 30 anos ainda por cima na província... Já estou a ver a resposta... Etéquê?? Que é isso?? Ai... contadinha da bichana!
Não se eskeça que nessa altura os animais andava à solta e ao seu bel-prazer... Outros tempos! E nesse aspecto ainda bem que evoluimos alguma coisa!!!
Mas atenção a minha mãe (ke infelizmente já não está entre nós e por isso peço algum recato) pedia a uma amiga para matar os bichos por falta de coragem! Imagine que quando ela keria matar uma galinha... ia buscá-la ao galinheiro e vinha para a rua pedir para a matarem! Mas isso não interessa nada!
E atenção... Eta prática corrente "eliminar" animais à nascença! Ninguém condenava! Era "normal". Era assim!
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

quinta nov 13, 2008 11:44 pm

Quanto aos criadores e seus defensores: não deixe que tais defesas aqui na arca o levem a corresponder com generalizações em sentido oposto.

Quanto à sua falecida mãe, foi o amigo que a citou. Com todo o respeito, mantenho que escolhia a posição mais fácil - mandava os outros fazer o que ela não conseguia.

Quanto ao que se fazia há 30 anos, era isso mesmo, o que se fazia há 30 anos... estamos, então, 30 anos depois e as comparações são capazes de ser ilógicas.

Quando referi a escravatura não estava a comparar cães e escravos, estava apenas a dizer que os conceitos de ética evoluiram e se generalizaram, e velhos temas têm novas soluções. Apenas isso: o que era "normal" há 30 anos hoje em dia pode ser criticável.

PS. a propósito: não sou "a" forista, sou "o forista"... e há 30 anos já era adulto...
CaoVermelho
Membro
Registado: quarta nov 05, 2008 7:08 am

sexta nov 14, 2008 1:36 am

jcsousa Escreveu:Quanto aos criadores e seus defensores: não deixe que tais defesas aqui na arca o levem a corresponder com generalizações em sentido oposto.

Quanto à sua falecida mãe, foi o amigo que a citou. Com todo o respeito, mantenho que escolhia a posição mais fácil - mandava os outros fazer o que ela não conseguia.

Quanto ao que se fazia há 30 anos, era isso mesmo, o que se fazia há 30 anos... estamos, então, 30 anos depois e as comparações são capazes de ser ilógicas.

Quando referi a escravatura não estava a comparar cães e escravos, estava apenas a dizer que os conceitos de ética evoluiram e se generalizaram, e velhos temas têm novas soluções. Apenas isso: o que era "normal" há 30 anos hoje em dia pode ser criticável.

PS. a propósito: não sou "a" forista, sou "o forista"... e há 30 anos já era adulto...
Antes de tudo... Peço imensa desculpa de lhe ter trocado o género! Confundi-o com uma forista que tem um nick bastante parecido ao seu.

Criadores
Acho que já deu para perceber a minha posição.

Mãe
Sim. Fui eu que a citei. Mas a minha ideia é que funcione como um exemplo genérico dakilo que acontecia. Agora se era ela ou a vizinha do lado a seu pedido e a pessoa não se importava... ke diferença faz? É como pedir um favor. Se você fosse meu vizinho e eu lhe pedisse... sei lá... um pouco de ração porque a minha tinha acabado você não me facilitaria a vida?
Numa outra altura seria o jcsousa que não teria um pézinho de salsa para temperar o bacalhau e eu facultar-lhe-ia a referida especiaria que, por acaso, tenho com fartura... Precisa?
É óbvio que dar um pézinho de salsa é diferente de matar um filhote de gata, mas... amigo, nakela altura afogar 1 gatito recém-nascido e de olhos fechados ainda ou ir à horta apanhar umas couves para a sopa do jantar era rigorosamente a mesma coisa. Mentira? Olhe ke não. Mas ainda bem que já não é assim, claro! 8) 8) 8)
Agora... quanto a comparações com akilo que se passa hoje no mundo dos criadores... amigo já lhe respondi. A minha opinião relativamente a esta classe não muda de cada vez que eu mudo de meias. É uma actividade como qualquer outra. Sem tirar nem pôr.

Escravatura
Eu não diria melhor.

PS. Gosto muito da sua terra. Viana. Grandes papas de serrabulho...
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sexta nov 14, 2008 2:23 am

[Editado pela moderação (tlopes)]
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

sexta nov 14, 2008 8:23 am

Cão Vermelho, eu não pretendo mudar a sua opinião, apenas expôr a minha. Como em todas as actividades, há melhores e piores criadores, há os que se regem pelo lucro e os que não o fazem, por diversas razões,há os que tenta criar com normas de selecção adequadas e os que criam sem essas normas, há os que criam com LOP e os que criam sem LOP.Cabe aos interessados em cachorros fazer a destrinça e escolher os que lhe parecem satisfazer as suas necessidades. No generalizar é que, quanto a mim, está o erro.

Se coincidimos quanto ao exemplo da escravatura e da evolução dos conceitos éticos, compreenderá a minha opção por não matar cachorros com defeitos que não ponham em causa a sua qualidade de vida.

PS. Como é que sabe que sou de Viana? Não me lembro de o ter dito...
lunaemia
Membro Veterano
Registado: quarta out 08, 2008 1:48 pm

sexta nov 14, 2008 10:09 am

:cry: fiquei aparvalhada com algumas respostas aqui dadas...
e eu a julgar que vocês eram tão inteligentes...
e principalmente que amavam os animais e por isso é que defendiam com tanto fervor que não se deve estragar as raças...

pois digo-vos, se para não estragar a raça é preciso assassinar os menos bons então, não deviam haver raças nenhumas... assim os inocentes já não tinham que morrer...

nem estou a conseguir raciocinar direito acreditem...

eu estava convicta que os exemplares menos bons eram esterilizados e oferecidos pelo preço da esterilização ou vendidos por menos dinheiro que os outros...

e digo, acho não iam faltar pretendentes e esses animais esterilizados não representariam nenhuma ameaça à raça!!!!!!!!!!

e dizem-me alguns que bons criadores fazem isso???? Esses pra mim não são criadores - são ***** que não sabem o que é gostar de um animal e que julgam que são Deus e estão a criar a perfeição...

e depois aparecem animais que se vêm aflitos pra respirar por ter o nariz demasiado atrofiado, com andar à deficiente e apanhados da cabeça grgrgrggrgrggrgrgrggrgrgrggrgrgggrgrgrgrgrgggrggrgggr

sabem o que é pra mim um bom criador - é uma pessoa que tem condições pra ter o animal, não numa box, mas integrado na familia, que lhe dá atenção e interage com ele diariamente.
Que lhe presta todos os cuidados de saúde e alimentação.
Que conhece a raça e sabe destinguir um bom e um mau exemplar e escolhe o melhor possivel
que não faz das cadelas parideiras.
e que na hora de vender as crias dá ao comprador toda a informação que conseguir e se preocupa em saber da evolução do pequenito
ou seja é alguém que considera o animal um membro da familia - e "familiares" não se matam - só se o defeito puser em causa a qualidade de vida!

isso sim é um bom criador!

Pointerman disse
Eu tambem nao estava a falar em cachorros (desculpem o mal entendido) mas sim em caes ja desenvolvidos pois so estes nos dao as condiçoes de escolher os aptos.

Afastar os portadores de defeito da criaçao e o que se faz ao proceder ao seu abate de forma seguara e eficaz.

O oferecer o portador de defeito nao vai tirar de circulaçao "esse defeito" pois a sempre um amigo que tem uma cadela "muita linda" e "ate os bichinhos gostam alem de lhes fazer bem" logo vai criar mais seres inaptos.
O criador ficar com eles como bem sabemos tal e incomportavel.
eu a tí nem te posso ver!!!!!!!!!!!!!!
CasadelMar
Membro Veterano
Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm

sexta nov 14, 2008 10:13 am

jcsousa Escreveu:PS. Como é que sabe que sou de Viana? Não me lembro de o ter dito...
Está no seu perfil Imagem
angeleyes20
Membro Veterano
Registado: sábado jul 22, 2006 1:16 pm

Um beta splendens

Três hamsters campbell

sexta nov 14, 2008 10:28 am

lunaemia...

"eu estava convicta que os exemplares menos bons eram esterilizados e oferecidos pelo preço da esterilização ou vendidos por menos dinheiro que os outros... " estava bem convicta... penso que os que optam pelo "abate" dos menos "bonitos" são uma minoria....ou prefiro pensar assim para dormir descansada

Certamente que alguém que se encaixe na definição de criador faz tudo o que você disse e não abate os canitos á parva (peço desculpa pela expressão mas não há outra).

ah... integrados na familia sim... dentro de casa: não necessáriamente... olhe que nem todo o cão é mini mini!!!!!!! :lol: veja lá ter 4 ou 5 cães de grande porte dentro de casa...

também lhe digo que há boxes e boxes... um primo meu tem o pastor belga numa "boxe" com uma area absurda, casinha em alvenaria "encaixada" em casa ....... enfim...devia chamar-se paxá ou lord o bixo.
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

sexta nov 14, 2008 10:34 am

angeleyes20 Escreveu: ah... integrados na familia sim... dentro de casa: não necessáriamente... olhe que nem todo o cão é mini mini!!!!!!! :lol: veja lá ter 4 ou 5 cães de grande porte dentro de casa...
Também não é nada do outro mundo 8) Desde que não seja um T0, claro :D
angeleyes20
Membro Veterano
Registado: sábado jul 22, 2006 1:16 pm

Um beta splendens

Três hamsters campbell

sexta nov 14, 2008 10:39 am

llooooolll só de imaginas 5 rafeiros alentejanos num T0 .... hehehehe
lunaemia
Membro Veterano

sexta nov 14, 2008 10:57 am

claro anjel :lol: não necessáriamente dentro de casa :lol:

quando faço em boxes sabe a que me refiro claro

eu também quero acreditar que são uma minoria - os LOUCOS
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

sexta nov 14, 2008 11:00 am

CasadelMar Escreveu:
jcsousa Escreveu:PS. Como é que sabe que sou de Viana? Não me lembro de o ter dito...
Está no seu perfil Imagem
Oooopssss! Ando mesmo distraído... deve ser da idade.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta nov 14, 2008 11:06 am

Lunaemia,

Não percebo o "vocês" já que aqui a única pessoa que defendeu o abate dos animais "fora do estalão" ou whatever foi o Pointerman que nem sequer é criador, é sim caçador.
fiquei aparvalhada com algumas respostas aqui dadas...
e eu a julgar que vocês eram tão inteligentes...
e principalmente que amavam os animais e por isso é que defendiam com tanto fervor que não se deve estragar as raças...
Um bom criador DÁ a pessoas da sua confiança os animais nessas condições.
Muito se generaliza neste fórum... :o

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta nov 14, 2008 12:14 pm

Para mim um criador é um comerciante de cães.
O que, em si, não é nenhum desprimor.

Há-os melhores e piores como em qualquer comércio.
Pessoalmente acho importante - como devemos fazer sempre que compramos qualquer coisa preciosa e duradoura - fazer uma investigação prévia antes de comprar.
Por maioria de razão quando se trata de futuro membro da família (mesmo que menor) que é a posição que todo o cão deve ocupar.

Um criador deve ter provas dadas nas expo.

Devemos ver os seus cães e o seu canil (se as boxes são boas e com espaço adequado aos residentes, se tem espaço e costuma libertar os cães, se cria e vende cães de trabalho - mesmo que o nosso seja só para companhia - que ração dá, se tem consigo os velhotes, etc), devemos conversar sobre assitência ao nosso futuro animal, conselhos de educação e treino, pedigree, etc.

Devemos procurar ver se ele/a ama os seus cães e a raça.
(Quando andava à procura da Zorra, fiquei muito bem impressionada pela Quinta da Formiga, exactamente por este último aspecto...hoje só criam golden e, na altura, já se fazia sentir essa tandência no amor que tinham a um golden importado de Inglaterra que era o cão de casa).

Se for possível, conhecer a opinião de outros donos de cães do mesmo canil.
Este aspecto do canil, para mim, é muito importante (não queiram saber a sujidade, prosmicuidade, etc que encontrei em criadores premiados...)

Claro que existem exigências de ética - como diz um conhecido meu "os cães não tem moral, mas eu tenho".
Se eu souber que um criador abate cães com pequenos defeitos, faz cruzamentos de parentesco de 1/2º grau, entrega os velhos num canil, deixa os animais viverem em más condições ou qualquer outro comportamento que implica desprezo pelos animais que cria, pois não só não compro como vou dizer a toda a gente com quem convivo.
Como diria do aldrabão que vendeu um carro com garantia e, de seguida, fechou a loja.

Só mais um comentário - em relação aos comentários aqui expostos - sim ainda se usa matar à nascença (se não fosse isso, hoje estarìamos afogados em gatos e cães...).
Digo-vos que custa muito menos ver isso que a matança do porco (o porco sabe que está a ser morto - é um animal muito intiligente - e está consciente e urra desesperado - é horrível).
lunaemia
Membro Veterano

sexta nov 14, 2008 1:03 pm

dinodane - eu não generalizei!

não foi só o pointer

e isto do CINDEL
Mas que é um meio de selecção, lá isso é. E eficaz
se ele discordasse não respondia assim não acha!

e depois há os que acham que há alternativas mas não condenam

bem vou trabalhar, que o serviço está a acumular por causa do tempo que passo aqui no fórum :(
Responder

Voltar para “Cães”