Eu não faço catalogações. Nada tenho contra os Comerciantes... Industriais... Criadores... Bombeiros... Médicos... Pedreiros... Advogados... Prostitutas... Enfermeiras... etc...jcsousa Escreveu:Se calhar conviria antes do mais evtarmos definições subjectivas de criador - é o dono da cadela que reproduz e nada mais. Criador com C grande, criadeiro, comerciante ou industrial canino são catalogações ao sabor de visões e experiências pessoais. Cabe aos compradores informarem-se o suficiente para fazerem a destrinça entre o trigo e o joio.A questão é que akilo que vulgarmente se chama de criador e que para mim é, antes disso, um comerciante ou industrial de um ramo de actividade... ao dar um animal está a perder um cliente. Não lhes parece óbvio?
Quanto à sua pergunta, a mim não me parece nada óbvio, antes pelo contrário - dar, em vez de vender, um animal com defeitos, é um acto de inteligência até do ponto de vista comercial que o amigo tanto gosta de ressaltar.
Pois, mas também a escravatura era uma prática ancestral e a evolução dos conceitos éticos tem levado a que seja socialmente penalizada...Relativamente ao abate de animais é uma prática ancestral e está patente ao longo da história humana. Ker se keira quer não!
Se me permite, a sua mãe não matava os tais gatinhos - pedia a quem os matasse. O que, sendo éticamente a mesma coisa (ou até pior), a deixava sem a batata quente na mão.Agora... a minha mãe fazia isso como modo dos gatitos não andarem "aos caídos" e abandonados.
Eu não condeno nem deixo de condenar, não me cabe ser juiz de ninguém. Apenas digo que há alternativas que prefiro.Os comerciantes e industriais (criadores) fazem para um apuramento "superior" e não pôr no mercado animais que lhe "roubem" a possibilidade de venderem mais um exemplar "melhor". Não condeno. Acho aceitável. O abate é possível sem sofrimento do animal.
Temos de ser objectivos e pragmáticos!
Só "não aguento mais" esta defesa constante dos criadores como sendo akelas criaturas únicas que SÓ se dedicam à evolução da raça e a nada mais ligam, muito menos a eventuais lucros monetários...

Não! São pessoas normais. Como eu... como você... como o Papa, etc... etc...
Quanto à escravatura versus abate de animais haveria muuuuito para falar e não me parece o local certo... De qualquer modo recuso-me a fazer paralelos entre animais (cães neste caso) com humanos (escravos... neste caso). Nem me parece uma comparação feliz...
Relativamente à ética da minha mãe... Ok... era melhor andarem lá os gatos pelas ruas abandonados! Mais... Esterilização? Sim! Sim! fosse lá a cara forista falar nisso há 30 anos ainda por cima na província... Já estou a ver a resposta... Etéquê?? Que é isso?? Ai... contadinha da bichana!
Não se eskeça que nessa altura os animais andava à solta e ao seu bel-prazer... Outros tempos! E nesse aspecto ainda bem que evoluimos alguma coisa!!!
Mas atenção a minha mãe (ke infelizmente já não está entre nós e por isso peço algum recato) pedia a uma amiga para matar os bichos por falta de coragem! Imagine que quando ela keria matar uma galinha... ia buscá-la ao galinheiro e vinha para a rua pedir para a matarem! Mas isso não interessa nada!
E atenção... Eta prática corrente "eliminar" animais à nascença! Ninguém condenava! Era "normal". Era assim!