Sim, Sealords, têm bons argumentos.
Realmente é disparate prendermo-nos aos hábitos antigos só porque sempre foi assim.
Os tempos mudaram e hoje há novos meios à nossa disposição.
Mas eu, pessoalmente, não vejo necessidade de tantos banhos.
Um dia havemos de nos encontrar (talvez numa exposição, ou assim) e a Sealords há-de conhecer a minha Zorra e ver-lhe o pêlo.
A mim (e a outras pessoas) parece-me ok.
O que eu faço pelo pêlo dela é escová-lo diáriamente (agora que está a largar toneladas de pêlo, penso que é a época disso...).
Ela também toma "banhos" a correr debaixo do aspersor de rega do jardim.
Gosta muito de se vir roçar em nós, toda encharcada.
De resto a lama, pe, seca e cai.É impressionante !
Castanha agora e amarela daqui a bocado.
Posso dar-lhe mais banhos, mas para quê ?
Esta é que é a questão.
Que ganha ela com isso ?
O tipo de pêlo dela não é como o dos York.É tipo cão nórdico (duplo pêlo).
Mas estou aberta a argumentos.
Banhos
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
- Contacto:
Olá PedraPedra Escreveu:nel Escreveu: Curiosamente, e muito recentemente, o veterinário disse-me que os banhos frequentes até são mais convenientes...
Mudam-se os tempos... mudam-se as teorias.Banhos frequentes a um cão de pêlo raso, e com champo e tudo?
Frequentes como? Todos os meses, 15 em 15 dias? O vet explicou-lhe a razão dessa mudança de teoria? E já agora por curiosidade, o Nel experimentou essa nova teoria do vet e tem obtido bons resultados? Se sim, há quanto tempo dura a experiência.
Desculpe, pode parecer inquérito mas não é, curiosidade apenas e deformação profissional ;)Isabel
Desculpe só agora responder, mas de facto só agora vim cá atrás ler as respostas a este tópico.
Não foi há muito tempo que o veterinário me disse isso. Eu fiquei bastante admirado e até usei aquela expressão "mudam-se os tempos mudam-se as teorias".
A justificação que ele deu é que a temperatura dos cães é bastante superior à nossa e susceptível de criar bactérias, pelo que é conveniente dar banhos com alguma frequência, usando um bom champô, embora não exagerando na quantidade deste. "Se nós tomamos banhos todos os dias" (palavras dele) não há razão nenhuma para os cães só tomarem de vez em quando.
Mas frisou que que essa frequência depende muito das condições em que o cão anda. Se passa a vida em casa não será tão necessário, se passa a vida a espolinhar-se em sítios sujos, então convirá mesmo dar o banho nem que seja apenas com água.
É mesmo uma questão de bom senso.
Eu acho que já disse isto antes: Quando eles eram mais pequenos metiam-se sistematicamente no mar e lá ficava eu com problemas de consciência porque lhes dava banho em média de três em três dias (julgava que isto era matá-los). Mas passaram-se quatro anos e o pêlo deles continua impecável. Portanto, eu sem querer tenho vindo a comprovar essa teoria.
Mas ultimamente não lhes tenho dado banho com muita frequência (uma vez por semana, por ex. ) Sabe porquê? Porque são três. É cá uma trabalheira...

<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Júnior
- Registado: domingo jun 22, 2003 10:46 pm
Boas !!!!
No caso da minha cadela o vet mandou-me dar-lhe banho de 2 em 2 semanas por causa da seborreia, mesmo sendo com um shampo indicado acho demais mas ele é que o vet
No caso da minha cadela o vet mandou-me dar-lhe banho de 2 em 2 semanas por causa da seborreia, mesmo sendo com um shampo indicado acho demais mas ele é que o vet
-
- Membro
- Registado: quinta nov 28, 2002 1:54 pm
Bons dias amigos da bicharada,
Tb posso dizer que em relação ás lamas é impressionante, o pelo fica todo sujo, de passar pelas poças, passado umas horas, nem pareçe o mesmo, está limpinho nem pareçe que se deu um belo de um passeio, mesmo pelo meis das poças ehehehhe
Jinhos e abraços
Pedro
Tb posso dizer que em relação ás lamas é impressionante, o pelo fica todo sujo, de passar pelas poças, passado umas horas, nem pareçe o mesmo, está limpinho nem pareçe que se deu um belo de um passeio, mesmo pelo meis das poças ehehehhe
Jinhos e abraços
Pedro
Olá Pedro,
Em relação aos banhos, os meus tomam quando estão sujos, leia-se, "mesmo sujos", ou de pó ou de tanto roçarem nos tubos de escapes dos carros. Não tenho cá data certa para eles. O fila é de meter dó ao se lhe dar banho, porque o fulano gane tanto que até é de partir o coração. Este, só mesmo quando rei faz anos. o Lab, sendo ele de cor clara, o que lhe faço muitas vezes e "passá-lo" por água com a mangueira, sem champô.
Fiquem bem,
Em relação aos banhos, os meus tomam quando estão sujos, leia-se, "mesmo sujos", ou de pó ou de tanto roçarem nos tubos de escapes dos carros. Não tenho cá data certa para eles. O fila é de meter dó ao se lhe dar banho, porque o fulano gane tanto que até é de partir o coração. Este, só mesmo quando rei faz anos. o Lab, sendo ele de cor clara, o que lhe faço muitas vezes e "passá-lo" por água com a mangueira, sem champô.
Fiquem bem,
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jun 03, 2002 2:49 pm
- Contacto:
O meu Sniff também toma banho mas quando está muito sujo.
Ele há cada cão mais estranho, um dos vícios do meu cão é adorar esfregar-se no chão, então se tiver estado a correr... é a maneira dele de descansar de relaxar, volta e meia lá está o belo do Sniff ora deitado no chão de casa (que é fresquinho), ora estendido no chão do quintal, ora na terra, é uma alegria. Então no banho antes tinha que ser preso com a trela, mas agora com muita calma e palavrinhas mansas lá fica quieto
, mas acha lá muita piada, a que ele gosta é da água a sair da mangueira!
Experimentei dar-lhe uma banhoca no Inverno dentro da banheira e da 1º vez as coisas não correram muito bem e ia caíndo lá para dentro!, mas a cabeça tb serve para pensar e a tentativa seguinte teve que ser com água morninha, aquecedor, e o Sniff parece que assim já gosta mais e até deixou utilizar o secador!!
. Então ficou resolvido: como ele é branquinho, banhos só quando está a ficar amarelo...
Fiquem bem,
Ana
Ele há cada cão mais estranho, um dos vícios do meu cão é adorar esfregar-se no chão, então se tiver estado a correr... é a maneira dele de descansar de relaxar, volta e meia lá está o belo do Sniff ora deitado no chão de casa (que é fresquinho), ora estendido no chão do quintal, ora na terra, é uma alegria. Então no banho antes tinha que ser preso com a trela, mas agora com muita calma e palavrinhas mansas lá fica quieto

Experimentei dar-lhe uma banhoca no Inverno dentro da banheira e da 1º vez as coisas não correram muito bem e ia caíndo lá para dentro!, mas a cabeça tb serve para pensar e a tentativa seguinte teve que ser com água morninha, aquecedor, e o Sniff parece que assim já gosta mais e até deixou utilizar o secador!!

Fiquem bem,
Ana
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta fev 22, 2002 6:32 pm
Olá!
Pois eu tenho um yorkie que toma banho todas as semanas com um desses champos especiais e tem o pelo magnifico. O vet disse para dar e nunca houve problemas de pele. Agora segundo consta os banhos tem um bocado a ver com a raça do cão... Eu falo pelo meu... aquele pelo sedoso é uma atracção para tudo o que é poeira e afins.
Cumprimentos a todos Alex
Ps- no Verão não há secador, seca ao ar...
Pois eu tenho um yorkie que toma banho todas as semanas com um desses champos especiais e tem o pelo magnifico. O vet disse para dar e nunca houve problemas de pele. Agora segundo consta os banhos tem um bocado a ver com a raça do cão... Eu falo pelo meu... aquele pelo sedoso é uma atracção para tudo o que é poeira e afins.
Cumprimentos a todos Alex
Ps- no Verão não há secador, seca ao ar...