Aos amantes do Labrador
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mai 11, 2003 3:02 pm
- Localização: 2 rotts lindas, uma labradora linda e três gatos incríveis!
Olá! Há pouco tempo consegui tirar uma dúvida que me atormentava há já algum tempo, e pode ser útil a outras pessoas:O Labrador apresenta a pelagem em uma das 3 cores: Preta, Chocolate ou Amarela. Para melhor entendimento deste quadro, algumas noções básicas sobre a genética de cor do Labrador se fazem oportunas:
"A impressão ( marcação ) genética da cor da pelagem de um Labrador Retriever é composta por 4 genes, isto é, cada Labrador incorpora 2 genes de cor e 2 genes de fixação de cor. Cada um desses genes pode apresentar-se em 2 versões diferentes chamados alelos:
B ( preto ) ou b ( chocolate ) para os alelos de cor e
E ( fixa a cor dominante ) ou e ( não fixa a cor )
para os alelos de fixação de cor.
O alelo de cor dominante é o preto. O Labrador amarelo é aquele que tem dois alelos ee ( incapacidade de fixação de cor dominante, preto ou chocolate ). O pelo é amarelo por “default”. O exemplar com pelagem chocolate, apresenta dois alelos chocolate e pelo menos um alelo E. Decorre daí que, em função da genética de cor da pelagem, existem 9 genótipos distintos de Labradores: 4 tipos distintos de Labradores pretos, 2 tipos distintos de Labradores chocolate e 3 tipos distintos de Labradores amarelos.
Preto BBEE - homozigoto nos genes de cor e de expressão
Preto BBEe - homozigoto nos genes de cor e heterozigoto nos genes de expressão
Preto BbEE - heterozigoto nos genes de cor e homozigoto nos genes de expressão
Preto BbEe - heterozigoto nos genes de cor e de expressão
Chocolate bbEE - homozigoto nos genes de expressão
Chocolate bbEe - heterozigoto nos genes de expressão
Amarelo BBee - homozigoto nos genes (Pretos) de cor
Amarelo Bbee - heterozigoto nos genes de cor
Amarelo bbee - homozigoto nos genes (chocolates) de cor
Logo, se cruzarem 2 amarelos, os cães vão ter genotipo XXee (BBee, Bbee ou bbee), logo serão amarelos por "default". Se cruzarem 2 chocolates, vão ter genotipo bbXX (bbEE ou bbEe), pelo que serão chocolates e finalmente, cruzando 2 pretos podemos obter qualquer um dos 9 genotipos possíveis."
Além disso, é aconselhável que de 4 em 4 gerações se introduza um preto, pois é o labrador primordial (obrigado por esta informação acerca do labrador primordial, aisd)
Fiquem bem
"A impressão ( marcação ) genética da cor da pelagem de um Labrador Retriever é composta por 4 genes, isto é, cada Labrador incorpora 2 genes de cor e 2 genes de fixação de cor. Cada um desses genes pode apresentar-se em 2 versões diferentes chamados alelos:
B ( preto ) ou b ( chocolate ) para os alelos de cor e
E ( fixa a cor dominante ) ou e ( não fixa a cor )
para os alelos de fixação de cor.
O alelo de cor dominante é o preto. O Labrador amarelo é aquele que tem dois alelos ee ( incapacidade de fixação de cor dominante, preto ou chocolate ). O pelo é amarelo por “default”. O exemplar com pelagem chocolate, apresenta dois alelos chocolate e pelo menos um alelo E. Decorre daí que, em função da genética de cor da pelagem, existem 9 genótipos distintos de Labradores: 4 tipos distintos de Labradores pretos, 2 tipos distintos de Labradores chocolate e 3 tipos distintos de Labradores amarelos.
Preto BBEE - homozigoto nos genes de cor e de expressão
Preto BBEe - homozigoto nos genes de cor e heterozigoto nos genes de expressão
Preto BbEE - heterozigoto nos genes de cor e homozigoto nos genes de expressão
Preto BbEe - heterozigoto nos genes de cor e de expressão
Chocolate bbEE - homozigoto nos genes de expressão
Chocolate bbEe - heterozigoto nos genes de expressão
Amarelo BBee - homozigoto nos genes (Pretos) de cor
Amarelo Bbee - heterozigoto nos genes de cor
Amarelo bbee - homozigoto nos genes (chocolates) de cor
Logo, se cruzarem 2 amarelos, os cães vão ter genotipo XXee (BBee, Bbee ou bbee), logo serão amarelos por "default". Se cruzarem 2 chocolates, vão ter genotipo bbXX (bbEE ou bbEe), pelo que serão chocolates e finalmente, cruzando 2 pretos podemos obter qualquer um dos 9 genotipos possíveis."
Além disso, é aconselhável que de 4 em 4 gerações se introduza um preto, pois é o labrador primordial (obrigado por esta informação acerca do labrador primordial, aisd)
Fiquem bem
Última edição por Arcanus em segunda jun 23, 2003 4:36 pm, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
sedeug Escreveu: Depois de ver o titulo do tópico, fico com duvidas se terás escrito bem estes palavrões todos. lol lol lol

Fiquem bem
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Bem a informção que eu tenho (estritamente de livros sobre lab) é que de facto o lab inicial era preto e que o amarelo e chocolate foram obtidos por cruzamentos.
Segundo sei, o cruzamento de 4 em 4 gerações de outras cores com o preto não têm nada a ver com a cor, mas sim com o temperamento do cão.
A grande mais-valia do lab é o seu temperamento dócil, sociável e desejoso de agradar, que lhe vem do lab preto inicial.
O objectivo é preservar essa característica nos amarelos e castanhos.
É só o que sei.
Segundo sei, o cruzamento de 4 em 4 gerações de outras cores com o preto não têm nada a ver com a cor, mas sim com o temperamento do cão.
A grande mais-valia do lab é o seu temperamento dócil, sociável e desejoso de agradar, que lhe vem do lab preto inicial.
O objectivo é preservar essa característica nos amarelos e castanhos.
É só o que sei.
-
- Membro Veterano
periquito FALCANITO
Mais tarde indico-lhe os livros em que me baseei (envio-lhe uma pm, porque já deve ter passado esta fase do interesse no fórum).
Neste momento vou dar início a uma pintura de paredes e está tudo encaixotado e na garagem.
Como disse só sei do que li - se estão certos ou errados...
Neste momento vou dar início a uma pintura de paredes e está tudo encaixotado e na garagem.
Como disse só sei do que li - se estão certos ou errados...
-
- Membro Veterano
Olá! Foi precisamente para isto que criei este novo tópico. Discussão sobre Labradores, com pessoas que entendam da matéria. Sim, SeaLords, está certa quando diz que cruzando dois castanhos podem resultar cães amarelos, falhou-me... Quanto ao facto de a côr ter ou não algo a ver com o temperamento, é uma questão muito interessante e que deve ser discutida de forma saudável. Farei uma pesquisa mais a fundo, e depois estarei preparado para argumentar.
Fiquem bem
Fiquem bem
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Não percebi o seu uso de cor diferente para ressaltar a sua frase. Discussão não é sinónimo de peixeirada. E no caso presente, para mim, a questão é para ser discutida de forma científica (crendices há-as em todas as actividades, e a de criador não escapa à regra).Arcanus Escreveu:Quanto ao facto de a côr ter ou não algo a ver com o temperamento, é uma questão muito interessante e que deve ser discutida de forma saudável .
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo" (provérbio chinês)
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
Existem muitas crendices, inclusivé a de que os cães com olhos azuis são sempre agressivos.
Ainda há uns meses encontrei-me com um criador que dava a garantia de isenção de displasia da anca baseado no facto de os bisavós dos cachorros actuais terem feito o despiste. Dãããããã

Ainda há uns meses encontrei-me com um criador que dava a garantia de isenção de displasia da anca baseado no facto de os bisavós dos cachorros actuais terem feito o despiste. Dãããããã

<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
-
- Membro Veterano
Olá. O facto de eu ter usado uma cor diferente deve-se simplesmente ao facto de eu querer evitar discussões que perturbem o esclarecimento desta questão. Não queria dizer que isso estivesse a acontecer aqui... e também nunca disse que discussão é sinónimo de peixeirada, muito pelo contrário. Discussões saudáveis e positivas só são salutares, e sempre bem-vindas. Por fim, concordo com o facto de a discussão dever ser levada baseada em factos científicos, e não em meras crendices, que para o conhecimento não acrescentam em nada.SeaLords Escreveu:Não percebi o seu uso de cor diferente para ressaltar a sua frase. Discussão não é sinónimo de peixeirada. E no caso presente, para mim, a questão é para ser discutida de forma científica (crendices há-as em todas as actividades, e a de criador não escapa à regra).Arcanus Escreveu:Quanto ao facto de a côr ter ou não algo a ver com o temperamento, é uma questão muito interessante e que deve ser discutida de forma saudável .
Fique bem
Também andei a fazer as minhas pesquisas
Aqui ficam alguns excertos de textos que encontrei.
COMBINAÇÃO GENÉTICA DE CORES EM LABRADORES
Macho PRETO+Fêmea PRETA=filhotes Preto;Amarelo;Chocolate
Macho PRETO+Fêmea CHOCOLATE=filhotes Preto; Amarelo; Chocolate
Macho PRETO+Fêmea AMARELO=filhotes Preto; Amarelo; Chocolate
Macho CHOCOLATE+Fêmea CHOCOLATE=Filhotes Chocolate
Macho CHOCOLATE+Fêmea AMARELO=filhotes Preto; Amarelo; Chocolate
Macho AMARELO+Fêmea AMARELO=filhotes AMARELO
Preto - ( E-B-)
Chocolate ( E-bb)
Amarelo ( eeB - e eebb)
in http://www.ufv.br/dbg/bioano01/div42.htm
DESCULPEM, este quadro ficou um "bocadinho" (só mesmo um bocadinho) mal feito
é melhor espreitarem a página
Quanto ao cruzamento entre labradores chocolates e amarelo os "entendidos" na matéria dizem que não é aconselhado porque nascem cães com problemas de pigmentação (olhos claros, nariz despigmentado, etc) vou pesquisar melhor e depois dou notícias...

Aqui ficam alguns excertos de textos que encontrei.
in http://www.lordcao.com/r-labrador.shtmlEmbora numa mesma ninhada possam nascer filhotes com as três (Chocolate, Amarelo - que vai do quase vermelho ao creme quase branco - e Preto), os genes das cores escuras são dominantes sobre os das cores claras. No cruzamento de um Labrador Amarelo, com outro Amarelo só nascerão filhotes Amarelos. Se os dois pais são Chocolates, os filhotes podem ser Chocolates ou Amarelos, mas nunca Pretos. Quando dois Labradores Pretos cruzam, os filhotes podem nascer Amarelos, Chocolates ou Pretos.
Por muito tempo acreditou-se que os Labradores Pretos eram os melhores caçadores, os Amarelos os mais preguiçosos e os Chocolates seriam cabeças-duras e teimosos ao extremo. Esta crendice não é absolutamente verdade. Labradores de todas as cores são excelentes cães e companheiros e o único inimigo da raça são os criadores ignorantes e inescrupulosos, que por ganância acabam gerando cachorros sem a menor atenção com o temperamento correto. Como acontece com toda raça que cresce em popularidade, os cruzamentos indiscriminados e descuidados geram animais doentes, física e psicologicamente.
No entanto, por muitos anos, durante o início do desenvolvimento do padrão da raça, a maioria dos Labradores Amarelos e Chocolates eram simplesmente mortos quando nasciam. O preconceito era tanto que só em 1964 a Inglaterra teve seu primeiro Labrador Chocolate premiado. Até hoje é muito mais difícil encontrar os Chocolates participando de competições, sejam conformação ou caça, embora a popularidade da raça esteja crescendo rapidamente entre as pessoas que buscam apenas um bom cão de companhia.
COMBINAÇÃO GENÉTICA DE CORES EM LABRADORES
Macho PRETO+Fêmea PRETA=filhotes Preto;Amarelo;Chocolate
Macho PRETO+Fêmea CHOCOLATE=filhotes Preto; Amarelo; Chocolate
Macho PRETO+Fêmea AMARELO=filhotes Preto; Amarelo; Chocolate
Macho CHOCOLATE+Fêmea CHOCOLATE=Filhotes Chocolate
Macho CHOCOLATE+Fêmea AMARELO=filhotes Preto; Amarelo; Chocolate
Macho AMARELO+Fêmea AMARELO=filhotes AMARELO
Preto - ( E-B-)
Chocolate ( E-bb)
Amarelo ( eeB - e eebb)
in http://www.ufv.br/dbg/bioano01/div42.htm
DESCULPEM, este quadro ficou um "bocadinho" (só mesmo um bocadinho) mal feito

Quanto ao cruzamento entre labradores chocolates e amarelo os "entendidos" na matéria dizem que não é aconselhado porque nascem cães com problemas de pigmentação (olhos claros, nariz despigmentado, etc) vou pesquisar melhor e depois dou notícias...
-
- Membro Veterano
periquito FALCANITO
Estou aborrecida de não poder provar que LI o que acima disse.
A pessoa tende a acreditar nos livros, quando se é uma dona de labrador maçarica como eu.
Vai daí resolvi fazer uma pesquisa na net e realmente o temperamento NÃO têm qualquer ligação com a cor :
Acerca do assunto do tópico descobri os seguintes 'site'
http://www.labbies.com/genetics2.htm
http://users.tpg.com.au/choclab/cci/genechoc.htm
http://www.livingwaterslabradors.net/color.html
Como não tenciono reproduzir não tive a mínima paciência para estudar as tabelas.
Parece que, resumindo
Enfim o que vale são as insónias para ter pachorra de procurar.
A pessoa tende a acreditar nos livros, quando se é uma dona de labrador maçarica como eu.
Vai daí resolvi fazer uma pesquisa na net e realmente o temperamento NÃO têm qualquer ligação com a cor :
Também descobri que os machos são mais ligados aos donos que as femeas ! (tinha a ideia oposta)Aside from the color itself, there are no differences. Many people feel that black Labs are better hunters, yellow dogs are lazier, and chocolate dogs are hardheaded and stubborn. None of this is true. The reason is pure genetics. Coat color in normally colored Labs is determined by two genes unrelated to anything else about the dog.
Imagine-se !Both sexes make good pets. In general, male Labradors are more dependent and females are somewhat independent. For example, if you are at home working on your computer, your male Labrador will probably sleep right under your feet while your female will probably sleep in the other room and just come in and check on you periodically.
For most people, a male Labrador will probably make the best pet!
Acerca do assunto do tópico descobri os seguintes 'site'
http://www.labbies.com/genetics2.htm
http://users.tpg.com.au/choclab/cci/genechoc.htm
http://www.livingwaterslabradors.net/color.html
Como não tenciono reproduzir não tive a mínima paciência para estudar as tabelas.
Parece que, resumindo
Enfim, ficam aqui os endereços para quem tiver interesse.you can get yellows from blacks and blacks from yellows. Similarly, you can get chocolates from blacks or yellows and vice-versa. It all depends on what color genes the parents carry. The only absolutes are that if both parents are yellow, the resulting puppies are always yellow, never black or chocolate; if both parents are chocolate, you can get yellow or chocolate puppies but never black ones.
Enfim o que vale são as insónias para ter pachorra de procurar.
apesar do temperamento não ter qualquer ligação com a cor, o que é fácil concluir porque se para um fenótipo qualitativo como a cor estão envolvidos 11 loci imaginem para o temperamento e para o temperamento ser previsivel pela cor, os genes para o temperamento teriam de estar no mesmo cromossoma que os genes da cor e mesmo assim não era garantido que tivessem em linkage.
Mas de facto o temperamto pode estar "ligado" à cor preta, se for verdade que o labrador inicial era preto. O "ancestral" seria preto, como todos os outros cães da raça descendem desse pequeno nº inicial de labradores pretos, o genótipo com maior variabilidade genética seria o genótipo ancestral, pois desse genótipo vieram os chocolates, os amarelos, os com temperamento desviante, os com displasia, etc, etc. Portanto onde eu quero chegar é que se calhar num fenótipo preto é mais provável encontrar caracteristicas ancestrais devido a um maior numero de alelos dominantes no seu genótipo. Neste caso o temperamento não depende da cor mas é mais provavel encontrar o temperamento correcto (que eu suponho ser dominante) num preto. E daí o tal cruzamento com pretos ao fim de x gerações para repor a variabilidade na linhagem. Claro que o labrador preto não ser escolhido apenas pela cor mas deve-se analisar a sua árvore e tentar inferir qual o seu genótipo de modo a ter uma maior variaddade na descendencia.
Também se analisarmmos os resultados de algum cruzamentos entre chocolates e amarelos penso que foi referido q a descendencia nascia com "defeitos", provavelmente devido ao alto grau de homozigotia pois estas caracteristicas são recessivas.
No entanto não percebo nada de cães e de criação de cães por isso...
Portanto segundo a minha interpretação apesar da cor nao estar ligada ao temperamento a probabilidade do temperamento certo estar num cao com fenotipo preto é maior devido ao genótipo ter alta percentagem de alelos dominentes o que não quer dizer que as cores nao possam ter o temperamento correcto mas para isso é necessario "renovar" a heterozigotia introduzindo um preto nessa linhagem.
espero ter me feito entender
se alguem tiver uma interpretação melhor gostava de ouvir porque este assunto da gentica é muito interessante e da panos p mangas
beijinhos
Mas de facto o temperamto pode estar "ligado" à cor preta, se for verdade que o labrador inicial era preto. O "ancestral" seria preto, como todos os outros cães da raça descendem desse pequeno nº inicial de labradores pretos, o genótipo com maior variabilidade genética seria o genótipo ancestral, pois desse genótipo vieram os chocolates, os amarelos, os com temperamento desviante, os com displasia, etc, etc. Portanto onde eu quero chegar é que se calhar num fenótipo preto é mais provável encontrar caracteristicas ancestrais devido a um maior numero de alelos dominantes no seu genótipo. Neste caso o temperamento não depende da cor mas é mais provavel encontrar o temperamento correcto (que eu suponho ser dominante) num preto. E daí o tal cruzamento com pretos ao fim de x gerações para repor a variabilidade na linhagem. Claro que o labrador preto não ser escolhido apenas pela cor mas deve-se analisar a sua árvore e tentar inferir qual o seu genótipo de modo a ter uma maior variaddade na descendencia.
Também se analisarmmos os resultados de algum cruzamentos entre chocolates e amarelos penso que foi referido q a descendencia nascia com "defeitos", provavelmente devido ao alto grau de homozigotia pois estas caracteristicas são recessivas.
No entanto não percebo nada de cães e de criação de cães por isso...
Portanto segundo a minha interpretação apesar da cor nao estar ligada ao temperamento a probabilidade do temperamento certo estar num cao com fenotipo preto é maior devido ao genótipo ter alta percentagem de alelos dominentes o que não quer dizer que as cores nao possam ter o temperamento correcto mas para isso é necessario "renovar" a heterozigotia introduzindo um preto nessa linhagem.
espero ter me feito entender
se alguem tiver uma interpretação melhor gostava de ouvir porque este assunto da gentica é muito interessante e da panos p mangas
beijinhos
ah
esqueci me
eu uso o termo dominante para um alelo que produz uma proteina funcional
e o termo recessivo para um alelo que produz uma proteina n funcional ou com função diferente
dai q eu conclua que o genótipo ancestarl teria os alelos dominante para todas as caracteristicas que a descendencia veio a ter
esqueci me

eu uso o termo dominante para um alelo que produz uma proteina funcional
e o termo recessivo para um alelo que produz uma proteina n funcional ou com função diferente
dai q eu conclua que o genótipo ancestarl teria os alelos dominante para todas as caracteristicas que a descendencia veio a ter