Chegou o Java. E agora?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

joaojotta
Membro
Registado: domingo nov 16, 2008 9:49 pm

domingo nov 16, 2008 10:02 pm

Ora boas!

O Java chegou cá a casa. Vi-o num anúncio na internet e, como já andava para trazer uma companhia canina cá para casa e visto agora trabalhar a partir da mesma, resolvi adoptá-lo.

O que eu gostava de pedir-vos eram alguns t&d (truques e dicas) para me iniciar nisto de ter cão.
Claro que já tive cães antes mas esta é a primeira vez que tenho um apenas a meu cargo. Vá, meu e da minha mulher.
Saúde, educação sem recorrer ao jornal enrolado... essas coisas. Era isso que procurava. Ajuda ou links para as ajudas, claro.

Já agora: o Java nasceu no dia 22 de Outubro, o que faz com que tenha... noves fora... 26 dias.

Abraços e obrigado!

Imagem
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

segunda nov 17, 2008 7:56 am

Mas porquê é que o bichinho não ficou com a mãe até aos 2 meses?

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
joaojotta
Membro

segunda nov 17, 2008 8:12 am

Olha, boa pergunta. Assim se percebe o porquê das minhas dúvidas.
Sempre pensei que era a partir do primeiro mês...
A mãe também já estava a ficar toda "roída" dos filhotes e, como disse, sempre julguei que fosse a partir do primeiro mês que eles podia ser separados.

Ainda assim: que fazer agora?

Que comida dar? Já lhe davam comida sólida para cães e ele gostou. Já lhe dei mais...
Qual a melhor maneira de minimizar a diferença de ambiente e lhe dar conforto?

Agradeço a ajuda.
Obrigado.
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

segunda nov 17, 2008 8:17 am

Nessas questões não o posso ajudar porque não percebo quase nada sobre cães.
Fiz apenas o paralelismo com os gatos.

Mas já deve aparecer algum a ajudar.

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
VELOCE
Membro Júnior
Registado: terça set 30, 2008 1:14 pm

segunda nov 17, 2008 8:47 am

hsn
Membro
Registado: sexta jun 10, 2005 11:50 pm

segunda nov 17, 2008 9:49 am

De facto, o cachorrinho foi tirado da mãe cedo demais. Idealmente, só deviam partir para novas casa aos três meses, mas a regra é só largarem as mães aos dois meses e meio - à dez semanas.

Eles precisam de aprender a ser cães junto da cadela e dos outros cachorros da ninhada, e se forem tirados cedo demais podem vir a apresentar mais tarde problema de desenvolvimento comportamental.

Não sendo possível repô-lo jundo da cadela e dos irmãos por mais algum tempo, terão o donos de fazer um bocado o trabalho da cadela mãe. Para já, mantenha-o quente, ao abrigo de correntes de ar, e não espere que comece de imediato a fazer as necessidades num sítio certo, ele ainda não controla nada.

Também não comece já a dar-lhe a comida por horário, deixe-lhe o prato à disposição, para que ele coma sempre que tenha fome e mantenha-lhe água sempre fresca e limpa ao alcance.

É importante que o desparasite interna e, se for caso disso, externamente. Para isso ser feito como deve ser, leve-o ao veterinário, até mesmo para estabelecer com ele o programa de vacinas.
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

segunda nov 17, 2008 10:17 am

Na minha opinião o cachorrinho foi tirado cedissimo demais da mãe.

Sendo ainda tão novinho eu falaria com o vet. Quer para saber que alimentação de lhe dar e como tratá-lo.

Boa sorte!
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
joaojotta
Membro

segunda nov 17, 2008 11:44 am

UI! PORRA!
(perdõem-me a linguagem)

Ao veterinário ele já foi com a dona anterior e vai hoje ou amanhã novamente. A desparasitação interna já começou pela anterior dona e fiquei com os dados todos para dar ao novo veterinário para continuar.

Abrigado está ele sempre (agora mesmo estou ao computador e ele está na cadeira ao lado todo embrulhadinho). Como sei que ainda é novo, esta noite dormiu ao pé de nós, numa caminha improvisada com direito a saco de água quente e tudo, para a mudança ser o mais suave possível.
Também, como estou a trabalhar a partir de casa, tenho mais tempo para ele.
A comida dele está sempre ao alcance e sempre que ele acorda e sai do meu colo ou de dentro da mantinha dele, levo-o lá. Também tem água mas ele parece que gosta mais de enfiar logo o focinho todo que beber. eh eh

Os presentinhos vai deixando pela casa toda e, claro, não me vou importando. Ainda é cedo para perceber que está a fazer, quanto mais que está a fazer fora do sítio. Tenho sempre a esfregona e toalhetes à mão. eh eh

Quanto a comportamento, uma das razões pelas quais aceitámos e decidimos ter um cão é porque temos um plano B para qualquer eventualidade. A minha sobra tem cães e uma casa com um terreno enorme para ele ser feliz caso não se adapte à vida de um apartamento. Daí também termos optado por este cachorro, visto que a mãe também não é grande. Acho que é mais pequena que um Fox Terrier.

Se acham aconselhável (e já tinha a ideia disso) posso levá-lo à sogra para estar com outros cães. A ideia era mesmo essa e habituar os outros à presença deste que, sendo pequeno, julgo que vai ser mais bem tolerada no território deles.

Obrigado pelas dicas!

Obrigado. Tem lá dicas boas sobre a alimentação.
Leite normal ele rejeitou, daí partir para a comida sólida que a anterior dona já tinha dado e ele tinha gostado.
Havendo leite próprio em farmácias, a minha mulher já tráz. Para alguma coisa ela é farmacêutica. Imagem

Muito obrigado!

Imagem
isatoday
Membro Veterano
Registado: sexta fev 01, 2008 5:44 pm
segunda nov 17, 2008 11:50 am

o cachorro nao deveria ter saido de perto da mae antes das oito semanas, como ja foi dito. ha quem ache ideal prolongar ate as dez, doze semanas, mas oito é o minimo indispensavel.

agora que o mal está feito (acredito que nao por culpa sua), é uma questao de tentar manter o cachorro nas melhores condiçoes possiveis nestes primeiros tempos. alem de manter a alimentaçao sempre disponivel, fale com o seu veterinario para procurar saber qual a alimentaçao mais correcta neste periodo, para que faça um desenvolvimento saudavel. o cachorrinho vai precisar de muita atençao, e como ja foi dito, nao espere começar já a educa-lo, é muito bebé ainda.

ja fui buscar um cachorro á mae com menos de um mes, mas foi apenas porque fui visitá-lo e a ninhada estava em condiçoes tao más que achamos que o cachorro nao sobreviveria muito mais tempo ali com a mae... deu muito trabalho e preocupaçoes (a parasitaçao interna do bicho era uma coisa assustadora) mas tornou-se um cao bonito, saudavel e bem adaptado, felizmente.
joaojotta
Membro

segunda nov 17, 2008 11:59 am

Sem stress. Atenção e cuidados são coisas que não vão faltar-lhe.
Como disse, trabalho a partir de casa, por isso...

Educação, a única que lhe dou é pegar nele assim que acaba de fazer o seu chichi para não se sujar nem ir a patinhar tudo pela casa fora, já que dar-lhe banho já sei que está fora de questão durante ainda bastante tempo. E por aí fica, para além de lhe "ensinar" que estou sempre por perto.

E brinquedos? Será que vale a pena comprar-lhe daqueles de roer? Algum conselho?
Há os de borracha, aqueles de corda, os comestíveis... ele vai gostando de roer-me as mangas e as mantas.
hsn
Membro

segunda nov 17, 2008 12:37 pm

Pode comprar-lhe um ou dois, sim, de borracha dura e comestíveis, embora ela ainda seja muito pequeno para achar graça a brincar sozinho.

Ele está na fase de morder, não só por necessidade de reforçar as gengivas e os dentinhos de agulha que já deve começar a ter, como também por comportamento: se estivesse com os irmãos, seria a brincadeira preferida. E é aí que a cadela entra a educá-lo, inibindo-lhes e controlando-lhes, pelos preceitos caninos, esse instinto de morder. :D

Quando ele começar a abusar nas mordidelas, desvie-lhe a atenção e meta-lhe algo duro na boca, para morder. Se continuar, desvie-lhe o focinho e diga-lhe "não". Mas mais para diante é que serão úteis dicas para mais rigor.

Faz bem em lhe pegar e falar muito com ele, está a habituá-lo a conviver com os humanos. Quanto à convivência com outros cães, seria melhor que ela por enquanto se fizesse com outros cachorros. No entanto, com cães adultos é indispensável, desde que esses cães estejam devidamente vacinados e desparasitados.

Levá-lo ao terreno da sua mãe eu só aconselharia para mais tarde, quando a vacinação estiver completa.
joaojotta
Membro

segunda nov 17, 2008 1:07 pm

hsn Escreveu:Ele está na fase de morder, não só por necessidade de reforçar as gengivas e os dentinhos de agulha que já deve começar a ter, como também por comportamento: se estivesse com os irmãos, seria a brincadeira preferida. E é aí que a cadela entra a educá-lo, inibindo-lhes e controlando-lhes, pelos preceitos caninos, esse instinto de morder. :D
Epá... e se eu o morder também, faz bem?
Ele vai mordendo e dando com as patinhas e eu mordo-o também, que é para ele aprender. Claro que só com os lábios mas acho que ele acha piada. Faz aquele jogo de fugir de mim e vir atrás... chato é quando me dá com as patinhas na boca porque aquelas unhas parecem anzóis! Morder eu deixo, nas mãos, nos dedos, nas orelhas, as mangas... Vai tudo à frente!

Também o tento "acordar". Quando acorda deixo-o passear, comer, conhecer a casa, deixar presentes, correr, tropeçar... deixo-o conhecer o seu território.
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

segunda nov 17, 2008 2:23 pm

joaojotta Escreveu:UI! PORRA!
(perdõem-me a linguagem)
Este comentário era desnecessário :wink:
Como me parece que sabe bem o que está a fazer, só me resta desejar boa sorte ao cachorrinho...
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
joaojotta
Membro

segunda nov 17, 2008 2:47 pm

imarcelo Escreveu:
joaojotta Escreveu:UI! PORRA!
(perdõem-me a linguagem)
Este comentário era desnecessário :wink:
Como me parece que sabe bem o que está a fazer, só me resta desejar boa sorte ao cachorrinho...
Era no sentido de o ter trazido cedo. Posso editar ou pode a moderação apagar essa parte, não me importo. Sei bem o que é ser moderador. :wink:

Quanto ao destino do cachorro, tudo aponta para o melhor possível.
Não é o primeiro cão desta idade que tenho mas para os outros contava com os meus pais para qualquer coisa. Agora estou eu e a minha mulher e se venho pedir conselhos é porque me preocupo e quero fazer tudo bem.
Também poderia armar-me em "homem que não pede direcções quando vai ao volante" mas é parvo. Preferi pedir conselhos a quem sabe mais que eu. Quero evitar futuros "ups".
Obrigado pelo apoio. :wink:

Entretanto, o Java já parece mais ambientado. Já vai à comida, já vem pedir colo, já farejou quase tudo o que havia para farejar... as necessidades estão a sair com naturalidade. Acho que está a correr bem.

Quanto a leite para cães, julgo que falaram no outro tópico cujo link está mais a cima: alguma marca recomendada? A minha mulher diz que não tem lá leite nenhum especial para cães na farmácia.
Será o leite em pó para bebés ou algum leite de marcas de comida canina?
É que nunca vi à venda...
hsn
Membro

segunda nov 17, 2008 3:11 pm

Pode dispensar o leite, uma vez que ele já começou a comer comida sólida. Aliás, o leite em breve começará a fazer-lhe diarreia, quando o organismo do cachorrinho deixar de produzir lactase, o enzima que "digere" a lactose.

Quanto a mordê-lo em troca das traquinices acho um pouco demais! :lol: Mas pode dar-lhe beijinhos e narigadas, sim, faz de conta que é a mãe a lambê-lo e a brincar com ele. Acaricie-o muito, vire-o de barriga para cima e faça-lhe muitas cócegas (o que também serve para marcar no seu espiritozinho de cão que é subalterno e que quem manda nele é o dono), por enquanto ele precisa muito de miminhos de bebé.

E quanto a ele estar bem entregue, não tenho dúvidas nenhumas! :D :D :D
Responder

Voltar para “Cães”