Acondicionador/ Tpa´s

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
Brinca
Membro
Registado: terça jul 08, 2008 7:38 pm

sábado nov 15, 2008 2:44 pm

Boas pessoal,

A forma como efectuo os meus tpa´s é a seguinte:

- Com um copo regulo a água da torneira um pouco de fria com um pouco de quente até o termometro indicar que está por exemplo nos 27º graus que é a temperatura que a água do aqua se encontra neste momento.

- Após ter a água da torneira "regulada" como desejado encho uma garafa com 5L de água da torneira. ( o meu aqua é de 20L , como tenho que sacar 20 % ou seja anda a volta dos 4/5 L cada tpa´s. (Retiro 5l e volto a por 5l de "água nova").

As minhas duvidas são as seguintes:

- Juntamente na caixa do "Acondiconador" vem uma tampinha com a medida máxima de 30ml, mas no folheto de instruções está escrito o seguinte:

"Dosagem = adiconar 10 ml (= 1 tampa cheia) a cada 40 Litros de água."

- Ou eu estou a compreender mal ou eles aqui contradizem-se, A medida máxima da tampa é de 30ml e eles dizem a cada 40L "adiconar 10 ml (= 1 tampa cheia)". A meu ver se uma tampa tem como medida máxima 30 ml, esses 30 ml serão a tampa cheia. :oops:

- Uma outra duvida que tenho é se posso adcionar o "Acondiconador" na garrafa de 5L ou tenho que após deitar a água "nova" por assim dizer no aqua então ai adicono o "Acondionador" claro que que a que escolho terei que tomar em atenção as proporções que deito, porque para cada uma delas é diferente.- E

- Então afinal que quantidade é que devo adcionar para que o aqua fique livre de cloro sem deixar a água a descanasar !? :cry:

O "Acondionador" que utilizo é o: "AquaSana, Water Conditioner da marca Prodac"

Abraço e desde já muito obrigadoa quem se propor a ajudar !! :wink:
<strong>Once Upon a time... A male and a Female&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; TUMBA: ALEVINS !!!!!&nbsp; hehehe

--> http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=64253

--> http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... sc&start=0
</strong>
lprm
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2008 10:09 pm

sábado nov 15, 2008 3:29 pm

isso da tampa há alguma coisa que n esta bem, mas o acondicionador deves deitar no garrafao de 5 L
Brinca
Membro

sábado nov 15, 2008 4:10 pm

Boas lrpm,

Apartir de agora e sempre deitarei o "acondiconador" no garrafão. :lol:

A nivel do cloro penso que já sei como farei, comprando o teste de cloro e encher 1 litro de água e ir adcionando gotas e fazendo o teste até que não acuse mais cloro. e assim saberei a quantidade certa do acondicionador para eleminar o cloro. :lol:

Abraço
<strong>Once Upon a time... A male and a Female&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; TUMBA: ALEVINS !!!!!&nbsp; hehehe

</strong>
hotrodder
Membro Veterano
Registado: segunda dez 22, 2003 3:41 am

segunda nov 17, 2008 6:24 pm

Viva!
Como não conheço a marca, vou atirar para o ar....
lê as instruções em Inglês e nunca em Português, as traduções são tão ruins que parecem feitas por putos.

agora a minha opinião, mais vale a mais do que a menos, pois muitas vezes a companhia injecta cloro a mais na água, muitas vezes à 6ª feira.

terceiro, a dosagem de produto para eliminar a cloromina é o dobro da dosagem para o cloro, joga pelo seguro

Luís Guerreiro
Brinca
Membro

segunda nov 17, 2008 8:10 pm

É isso vou jogar pelo seguro então !!

Brigadão.
Abraço

</strong>
Diesel_Car
Membro
Registado: sexta out 24, 2003 7:35 pm

terça nov 18, 2008 10:22 am

Se só tens 20l de água, e mudas 5l de cada vez, sai-te mais barato comprar água engarrafada que usares o anti-cloro.

Lendo o rótulo, até podes comprar água com valores que sejam adequados aos valores do teu aquário e assim escusas d te preocupar.
Quanto á temperatura, podes deitar a água á temperatura ambiente que não é problemático.

Cumps,
Nuno
lprm
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2008 10:09 pm

terça nov 18, 2008 3:45 pm

quanto e que custa a agua engarrafada?
p-mota
Membro Júnior
Registado: sábado ago 19, 2006 5:28 pm

segunda nov 24, 2008 2:08 am

Tenho 3 aquários montados e mais um hospital, e já há mais de 1 ano que não meto uma gota de acondicionadores de água em qualquer um dos meus aquários, acho isso um erro.

2 dias antes de fazer a TPA, encham garrafões com a água que vão utilizar, e deixem os garrafões abertos, o cloro acaba por evaporar não sendo preciso esses liquidos.
Última edição por p-mota em segunda nov 24, 2008 11:27 pm, editado 1 vez no total.
Diesel_Car
Membro
Registado: sexta out 24, 2003 7:35 pm

segunda nov 24, 2008 8:13 pm

o cloro e os metais pesados evaporam,
Gostei da parte dos metais pesados evaporarem... :lol:

Nunca usei anti-cloro, nem vejo grande necessidade em usa-lo. Por acaso uso água da torneira nos doces e de osmose no salgado e nunca tive qualquer problema nos doces, nem tirei vantagens na osmose (para reposição da água evaporada vai directamente da torneira, sem aquecer e sem deixar repousar).

O que aconselho é de facto deixar a água repousar para o cloro evaporar e fazer pequenas mudas de água muitas vezes (1 ou 2 vezes por semana, por exemplo, 1/5 do aquario).
Para zonas de águas muito duras ou com parametros fora do habitual, é conveniente preparar a água da tpa com acondicionadores e colocá-la com os parametros iguais aos do aquário.
p-mota
Membro Júnior
Registado: sábado ago 19, 2006 5:28 pm

segunda nov 24, 2008 11:29 pm

Diesel_Car Escreveu:
o cloro e os metais pesados evaporam,
Gostei da parte dos metais pesados evaporarem... :lol:
Yah por acaso !!!
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça nov 25, 2008 12:09 pm