Chegou o Java. E agora?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

joaojotta
Membro
Registado: domingo nov 16, 2008 9:49 pm

segunda nov 17, 2008 3:40 pm

Eu dou-lhe com a boca como se lhe fosse dar uma dentada (nada de agressivo, só tento interagir com ele). A paga? Afinfa-me os dentes agulha no nariz cá com uma pinta! Depois tem a mania que as unhas são azóis e que eu sou um peixe. Bolas! Daqui a pouco rasga-me o lábio. Tadinho...

As coceguinhas na barriga também faço. Começa logo a dar ao pedal.
Ainda lhe ligo um gerador à pata e dá luz à casa toda. eh eh

Mas porreiro. Estou a ver que estou a tratar bem dele. Já vem ter comigo quando se vê sozinho e quando vou para o chão para ao pé dele, ele "salta-me" para o colo.

Agora mesmo está na minha barriga a dormir mais um pouco. Ao menos já tenho desculpa para estar gordo: é para o cão se deitar quando estou ao computador! Imagem
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

segunda nov 17, 2008 4:09 pm

Em relação à alimentação e como ele apenas tem 26 dias tenho a referir o seguinte:
Com cerca de seis semanas, os seus cães vão começar a comer e deixar progressivamente de se alimentar do leite materno, e o seu organismo vai progressivamente habituar-se aos alimentos sólidos. Cerca das sete - oito semanas os cachorros já conseguem sobreviver ingerindo só alimentos sólidos.
e ainda mais:
Aos cães jovens, recém desmamados, deve ser dada comida apropriada, com os nutrientes necessários para o seu crescimento saudável
Daí o ter aconselhado a ir ao veterinario e aconselhar-se com ele....
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

segunda nov 17, 2008 4:15 pm

joaojotta Escreveu:UI! PORRA!
(perdõem-me a linguagem)

(...)

Se acham aconselhável (e já tinha a ideia disso) posso levá-lo à sogra para estar com outros cães. A ideia era mesmo essa e habituar os outros à presença deste que, sendo pequeno, julgo que vai ser mais bem tolerada no território deles.

Obrigado pelas dicas!
A primeira parte do seu comentário está de acordo com o seu avatar... :lol:

Se acho aconselhável? NÃO, JAMAIS juntar um bebé a cães adultos sem ser a mãe. O cão não está ainda vacinado, tem de ter o plano de vacinação completo antes de o juntar com outros cães, ou mesmo até ir à rua.
A sociabilização deveria ter sido feita pela mãe e irmãos, como já disseram anteriormente, até aos 2 meses no mínimo. Agora chapéu...

Boa sorte com o bebé.

xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
joaojotta
Membro

segunda nov 17, 2008 4:23 pm

texuga Escreveu:Se acho aconselhável? NÃO, JAMAIS juntar um bebé a cães adultos sem ser a mãe. O cão não está ainda vacinado, tem de ter o plano de vacinação completo antes de o juntar com outros cães, ou mesmo até ir à rua.
A sociabilização deveria ter sido feita pela mãe e irmãos, como já disseram anteriormente, até aos 2 meses no mínimo. Agora chapéu...
OKapa! Correcto e afirmativo!
Amanhã de manhã, vet. O Clip e a Leoa vão ter que esperar para brincar com o novo amigo, então.

Obrigado, malta! O Java está repimpado a dormir mas também agradece, de certeza. eh eh

Quanto ao avatar, texuga, é o que se arranja... Imagem
texuga
Membro Veterano
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

segunda nov 17, 2008 7:53 pm

joaojotta Escreveu:
Quanto ao avatar, texuga, é o que se arranja... Imagem
Só comentei porque o "UI PORRA!" ficava bem num "balão de conversa" no avatar :twisted: A expressão combina com a cara do avatar :lol:
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
joaojotta
Membro

segunda nov 17, 2008 8:41 pm

Eu percebi. Estava só na brincadeira. Eu não bato muito bem (o Java que o diga, quando andamos às dentadas um ao outro).

Mas obrigado pela dica de não o deixar ir para ao pé dos outros cães sem ser vacinado. São cães domésticos mas acabam por ser de rua. Estão numa casa com um terreno enorme e junto a uma quinta com várias espécies de animais. Galinhas, galos, perus, patos, fracos, cabras, ovelhas...
joaojotta
Membro

terça nov 18, 2008 2:19 pm

Ora boa tarde a todos!

Só para dar continuidade ao desenvolvimento do Java, gostava de dizer que ele já foi ao veterinário. Está tudo bem com ele, já recomendaram uma ração sólida e para mais tarde ir misturando daquela de lata também.
O peso dele está normal e já tenho o desparasitante bem como a vacinação marcada. Também já lhe cortaram as unhas que estavam enormes.

Está tudo bem e ele está cada vez mais vivaço nas brincadeiras. Eu, por outro lado, estou cada vez pior. Pareço um puto enrolado com o cão, às mordidas e às patadas.

Obrigado a todos pelos conselhos e dicas!
joaojotta
Membro

quarta nov 19, 2008 2:52 pm

A vet recomendou-lhe uma comida sólida. Gostou à primeira mas depois parece que lhe custou a mastigar.
Segui o conselho de misturar um pouco de água para amolecer e é até ver o fundo ao tacho!

Imagem
(o chão está sujo porque antes de misturar com água e deixar amolecer tinha moído tudo e fiz-lhe uma espécie de papa que ia para os cantos e lhe custava comer - ir tirar com o dedo só resultou em badalhoquice)

Estranho é que ele não liga nenhuma à água... é normal?
texuga
Membro Veterano

quarta nov 19, 2008 3:23 pm

O chavalito é giro :lol:

Se a ração está humedecida, é normal que não ligue muito à água. Mas convém ter sempre à disposição, como é lógico :wink: . Agora também não está calor, e eles bebem menos água, tal como nós :wink:
cristty
Membro
Registado: terça set 23, 2008 1:53 pm

quarta nov 19, 2008 3:38 pm

Parabéns pela aquisição, é mesmo uma fofura :D
joaojotta
Membro

quarta nov 19, 2008 7:09 pm

hsn Escreveu:Também não comece já a dar-lhe a comida por horário, deixe-lhe o prato à disposição, para que ele coma sempre que tenha fome e mantenha-lhe água sempre fresca e limpa ao alcance.
Tipo all you can eat buffet ou limito a ração?
Agora que lhe dou a que o vet recomendou, ele só pára quando vê o fundo à taça...
hsn
Membro
Registado: sexta jun 10, 2005 11:50 pm

quarta nov 19, 2008 8:48 pm

Nessas idades ainda não há uma quantidade estabelecida consoante o peso do animal, portanto, ponha-lhe uma quantidade razoável. Eu não tenho fórmula rígida, deixo o cachorro comer tudo o que tem na vontade.

E uma vez que ele come de bom grado, escusa de manter o prato permanentemente cheio, pode começar a definir um ritmo. Ou seja, ele come a refeição, o prato fica vazio durante uma ou duas horas, até ele começar a dar sinais de querer comer mais. Se ficar algum pedaço, deixe ficar. E daqui por umas duas semanas, quando ele reduzir por si o número de refeições, pode começar então a educá-lo mais a sério, retirando-lhe o prato da vista, estabelecendo intervalos fixos, etc.

O Java é um cachorrinho muito bonito! :D
Ol&aacute;, eu sou a Bronkas, tenham um muito bom dia.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta nov 20, 2008 12:12 pm

Olá,

Eles são tão giros nesse tamanho. Uma coisa é verdade, o que ele perdeu em companhia da mãe e manos é muito e vai-se reflectir em toda a sua vida. Por outro lado, esse cão pode-se transformar quase num cão telecomandado, dada a tenra idade e a convivência constante consigo. A minha cadela mais nova está comigo desde as duas semanas e ainda hoje me surpreendo com a obediência instantânea às ordens que lhe dou e à capacidade que ela tem de compreender o mais pequeno gesto. Nesse aspecto, é um animal absolutamente exemplar. Daqueles que anda ao lado do dono sem tirar a vista deste à espera da indicação seguinte. Chega a ser exagerada.

Quanto à alimentação a minha veterinária foi de opinião diferente à já dada. Ela acha que o animal deve ter regras na alimentação. Essas regras vão criar hábitos de higiéne por exemplo.
Quando passou para alimentação sólida, às 4 semanas, fazia 6 refeições diárias e passado pouco tempo 4, que manteve até aos 6 meses. Apartir daí comeu 3 refeições até aos 8 meses e daí até agora, está com duas.
Isso fez com que às 5 semanas, mal ela acabasse de comer, corria para a outra ponta da cozinha para fazer as suas necessidades no jornal que lhe estava reservado. Ou seja, às 4 semanas assim que acabava de comer colocava-a no jornal e pouco depois já compreendia perfeitamente para que servia. Não tive problemas de higiéne.

Com 6 semanas comprei-lhe a primeira trela, de gato, isso fez com que a primeira ida à rua pelo proprio pé fosse impecável.

Tive problemas com ela, devido a excesso de mimo entre outros, que tive de resolver quando ela tinha 1 ano e pouco. Mas caso resolvido e arrumado. Portanto, não caia em exageros, parece-me que a ideia de lhe dar uma trinca não é assim tão descabida. Trincas devería eu ter dado à minha na altura certa e não dei.

Brinquedos, apesar de sempre ter ouvido dizer que eles devem ter um ou dois, eu resolvi arranjar um cesto cheio deles que ainda hoje mantenho e sempre cheio. Nunca me destruiu nada. Teve uma curta panca com tacos do chão mas passou rápido.

Já vi que está sempre com ele. Acho que mesmo assim devería já habituá-lo a estar sózinho em casa, senão mais tarde vai ter problemas quando o tiver de deixar só e nessa idade é muito fácil habituá-lo. Aproveite agora que ele tem voz fraca e não chateia os vizinhos.
E porque o testamento já vai super longo. Boa sorte! :wink:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
joaojotta
Membro

quinta nov 20, 2008 3:57 pm

LuMaria Escreveu:parece-me que a ideia de lhe dar uma trinca não é assim tão descabida. Trincas devería eu ter dado à minha na altura certa e não dei.
Dou-lhe mordidelas nas orelhas e no focinho, levemente, com os lábios. Ele retribui (já vai começando a fazer aquele rosnar mansinho, até). Não sei até que ponto compensa a falta de outros cães (como já disse, sou meio apanhado) mas ele vai ter companheiros assim que possa, como já referi (a minha sogra tem dois).

Eu estou em casa mas já aconteceu sair e deixá-lo cá em casa sozinho. Acho que não se ralou minimamente com a minha ausência. Saí com ele a dormir e até duvido que tenha dado pela minha falta. Levantou-se, fez o seu xixi, deve ter explorado a casa e voltou para a caminha dele.

Mesmo quando acorda não é de vir à minha procura, é mais de fazer o que tem a fazer e ir passear pela casa. Para dormir é que me procura um pouco, talvez para se sentir acompanhado, talvez pelo meu calor, mas se eu não lhe ligar, já vai sozinho para a cama dele.

Quanto à comida, não é má ideia ir regulando. Há pouco ele comeu um restinho que tinha ali deixado e fui buscar mais. Tive que lhe tirar a tijela porque achei que já estava a exagerar. Como é que um bichinho daquele tamanho come tanto? Quer dizer, eu tenho visto bem que aquilo não desaparece, acaba por sair... :lol:

Agora, se vai ser telecomandado, eu não sei mas que vai ser um cão feliz, não duvido. Todos os cães que tive eram exemplares em termos de comportamento (vai para ali, está quieto, anda cá, vai à dona X, ao dono Y...). O que noto é que os cães adoram aprender coisas novas e agradar os donos e como eu adoro brincar com os cães e ensinar-lhes coisas novas... we've got a winner!
TiAnPiCa
Membro
Registado: quinta abr 17, 2008 10:34 am

sexta nov 21, 2008 9:16 am

Desde já parabens pela aquisição. E deixa-me dar-t um conselho, raciona-lhe a comida. Da-lhe só e apenas a quantidade diária recomendada, mas dividea por 3 ou 4 vezes ao dia.. Só será bom para o cachorro e vai habituando-se a horários de alimentação. Assim evites que ele pedinche fora de horários. :) E o organismo dele andará mais regulado. Mas em questão de água, tem de haver smp á disposição.
Responder

Voltar para “Cães”