Respeito do cão pelo dono

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
cristty
Membro
Registado: terça set 23, 2008 1:53 pm

terça nov 18, 2008 12:16 pm

Boa tarde,

Venho aqui colocar uma questão a quem entende de psicologia canina, se pudesse esclarecer-me agradecia. :D
O vet do meu cão, disse-me uma coisa que eu achei um pouco descabida, mas posso estar errada, disse que o meu cão só ia obedecer ao meu marido, que é mais dificil obedecerem a uma mulher, e que os cães em geral consideram sempre o homem a "pessoa dominante" :?
Isto faz algum sentido para vocês :?:
Se faz, qual a razão de ser assim?
Ritaraujo
Membro
Registado: segunda set 29, 2008 12:22 pm

terça nov 18, 2008 12:36 pm

O veterinário é macho? Deve ser com certeza. Macho e machista!
Ele é que devia ie ao psicologo.
Não faz qualquer sentido.
Mude de veterinário 8)
Torrez
Membro Veterano
Registado: domingo jun 29, 2008 1:14 am
Localização: 1 Rott(Black), 1 Yorkshire Terrier (Skippy) e 1 São Bernardo (BIG), 1 Cocker Spaniel (Martinha... no

terça nov 18, 2008 12:39 pm

É um mito.... que nada tem de verdade!
Normalmente são os donos os alphas porque têm mais paciência que as donas para treinar a obediência.
Por vezes com certos cães o timbre da voz conta imenso, mas não influência, isto é, a obediência do animal pode ser notada numa pessoa com o timbre mais adequado, mas se ele vir a dona como alpha obedece à mesma.
Há também outro factor inerente ao sexo que pode influenciar o respeito do cão pelo dono, que é a forma como ambos lidam com o cão. Normalmente o sexo feminino é mais dado a "miminhos" enquanto que o masculino é mais dado a brincadeiras. Logo o cão como gosta de exigir mimos não dá grand valor a uma ordem vinda dessa pessoa, mas como as brincadeiras o cativam acata melhor uma ordem vinda desta pessoa.
De qualquer das formas deverá vê-lo como uma página branca pronta a ser escrita, tanto faz você como o seu companheiro.
"A razão de eu amar tanto o meu cão, é que quando chego a casa ele é o único que me trata como se eu fosse os Beatles."
Bill Maher

"Os cães são o nosso elo ao paraíso. Eles não conhecem a maldade, a inveja ou o descontentamento. Sentar-se com um cão no topo de uma colina, numa tarde linda, é voltar ao Éden, onde ficar sem fazer nada não era tédio, era paz."
Milan Kundera
cristty
Membro

terça nov 18, 2008 12:45 pm

Obrigada desde já pelas respostas :)

Por acaso no caso do Luthor, sou eu que lhe tenho ensinado as coisas, tenho mais paciência que o meu marido, e ele sempre me obedeceu, esse comentário foi feito depois de eu ter dito ao Luthor para se sentar na bancada do vet, e ele virou-se logo para mim e disse essa barbaridade.
Pensei nisso do timbre de voz Torrez, por o timbre masculino parecer mais autoritario, mas pronto, assim já sei que estava a pensar bem, que isso não era assim.

Cumprimentos
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

terça nov 18, 2008 1:20 pm

O que disse o Torrez relativamente aos mimos e ao treino dado pelo dono macho ou pela dona fêmea, é verdade, mas nada tem a ver com o tom de voz... Tem somente a ver com dona=SÓ mimos, dono=ordens. Nada mais.

Um cão não precisa que lhe levantem a voz para obedecer, muitas vezes nem a voz se usa, apenas o gesto e a atitude do dono.

Os meus 2 cães quando vão comigo pela trela, portam-se exemplarmente, não preciso de lhes dizer absolutamente nada, apenas um "shhht" se houver uma ou outra situação de cruzamentos com outros cães por exemplo. Já com o meu marido, mais permissivo, mas a aprender :twisted: , eles abusam um pouco. Mas ele aprende... o dono 8) , porque o cão e a cadela já sabem a missa toda... 8)

Em casa, um exemplo: cão no sofá, eu autorizo, é o local onde ele dorme e permanece quando não estamos. Se ele estiver no sofá e eu por exemplo na cadeira junto ao pc, basta chamar pelo nome para ele olhar para mim, digo apenas "sai", baixinho e aponto com o dedo para o chão, não preciso de fazer mais nada, ele sai imediatamente do sofá. Mas neste caso em particular, ele até à minha filha de 5 anos obedece, ela chega-se a ele e diz: "moon sai", e ele sai...

Resumindo, em primeiro lugar, MUDE DE VET :roll: , e em segundo lugar, TODOS os membros da família estão ACIMA do cão, logo, ele obedece a todos sem excepção nem preferências.

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
cristty
Membro

terça nov 18, 2008 1:40 pm

Boa Tarde Texuga,

Secalhar não me expressei bem, eu não estava a falar em levantar a voz mas sim do tom de voz, no caso dos homens que normalmente é um tom mais grave de que o das mulheres e daí parecer mais autoritario, mas pronto não tem nada a ver :wink:

Tem razão quando diz que a familia está acima do cão, mas em relação a não ter preferências não sei se é bem assim, sempre pensei que o cão escolhia um membro da familia como alpha como o Torrez referiu, e que reage de maneira diferente a cada membro da familia ou estou a pensar mal?
texuga
Membro Veterano
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

terça nov 18, 2008 1:55 pm

cristty Escreveu:Boa Tarde Texuga,

Secalhar não me expressei bem, eu não estava a falar em levantar a voz mas sim do tom de voz, no caso dos homens que normalmente é um tom mais grave de que o das mulheres e daí parecer mais autoritario, mas pronto não tem nada a ver :wink:

Tem razão quando diz que a familia está acima do cão, mas em relação a não ter preferências não sei se é bem assim, sempre pensei que o cão escolhia um membro da familia como alpha como o Torrez referiu, e que reage de maneira diferente a cada membro da familia ou estou a pensar mal?
Sim está a pensar mal :wink: .

Como já referi, o tom de voz não influencia em nada, só influencia se o cão for treinado na base do castigo e não da recompensa. Aí ele associa a voz grave a castigo, ou obedece ou leva nas orelhas... Caso contrário não tem qq influência. Está tudo na atitude do dono.

Quanto ao preferir, se olhar para o cão e a sua visão for do género: "ele vem pedir mais festas a mim ou deita-se mais ao meu colo do que aos outros", e achar que isso é preferi-la em relação a outro dono, está errada. Eu explico... O cão sabe é que a dona é o "elo mais fraco" e de certo modo domina-a. E domina no sentido em que ELE pede festas, e a dona obedece, logo é a si que ele mais se dirige. ELE pede colo e você dá, ele manda e a dona obedece... entende? Apesar de nós acharmos que eles gostam mais de nós e querem mais mimos, na cabeça do cão, ele não gosta mais de nós, ele sabe é que nós lhe obedecemos, e o outro dono não, o outro manda nele.
Quando recebo visitas e o meu cão pede festas, vai pôr a cabeça no colo das visitas, que é frequente acontecer, eu peço sempre às pessoas para não fazerem festas e digo "sai" e ele retira-se da sala. Não preciso de fazer nem dizer mais nada. :wink:
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
cristty
Membro

terça nov 18, 2008 2:15 pm

Obrigada pelo esclarecimento Texuga :)

Nós não lhe batemos, fazemos tudo á base do reforço positivo, e ele aprende rápido, só não gosta de ouvir o não, obedece mas resmunga :lol:

Pelo o que conta, vejo que tem cães muito bem ensinados, como conseguiu que ele se portasse assim com as visitas?Essa parte das visitas para mim é que está a ser complicada, ele tem 4 meses e meio mas ja pesa vinte e poucos quilos e está sempre a saltar para cima das pessoas e a mordiscar, se a pessoa se começa a rir ele ainda faz pior, agora com a mudança dos dentes ainda pior :?
TiAnPiCa
Membro
Registado: quinta abr 17, 2008 10:34 am

terça nov 18, 2008 2:31 pm

Quanto a isso, tem bom remédio, cada vez que ele tiver esse comportamento, ignoreo, vire-he as costas, vai ver que ele aprende. O meu Eros tem tres meses, e é a mesma coisa, a mim ja não faz isso pk eu nunca cedo, agr a pessoas que cedem ao pedidos do cao, isso é mais dificil. è claro, quando eu chego a casa, da-lhe aqueles 5 minutos de esteria, mas passa-lhe. :) A unica coisa k está a ser dificil, é a questao da dita caca, mas talvez com o tempo aprenda. Ele faz no jardim, mas nunca é no mesmo sitio..
texuga
Membro Veterano

terça nov 18, 2008 2:31 pm

cristty Escreveu:Obrigada pelo esclarecimento Texuga :)

Nós não lhe batemos, fazemos tudo á base do reforço positivo, e ele aprende rápido, só não gosta de ouvir o não, obedece mas resmunga :lol:

Pelo o que conta, vejo que tem cães muito bem ensinados, como conseguiu que ele se portasse assim com as visitas?Essa parte das visitas para mim é que está a ser complicada, ele tem 4 meses e meio mas ja pesa vinte e poucos quilos e está sempre a saltar para cima das pessoas e a mordiscar, se a pessoa se começa a rir ele ainda faz pior, agora com a mudança dos dentes ainda pior :?
Com 4 meses ainda é muito cachorro, e a única maneira de o controlar é colocar uma trela antes das visitas entrarem em casa, obrigá-lo a sentar, e convém ter a ajuda de alguém, porque se um educa, alguém tem de abrir a porta :P ... mas tentar mantê-lo sentado e sossegado o mais possível. Pedir às pessoas para não o cumprimentarem, não corresponderem aos "ataques de alegria", apesar da vontade ser essa :lol: , e se estiverem na sala, ignorarem-no por completo. Se ele tentar, que vai tentar obviamente, pedir atenção, seja com festinhas ou brinquedos, devem não só ignorar, como empurrar em jeito de rejeição, sem olhar para ele, isso é dar atenção, e sem falar, só o gesto de o empurrar para o afastar. Ele aos poucos vai perceber que só obtém atenção quando os humanos quiserem, e não quando ele quer.
Claro que este processo é gradual e lento, tendo em conta que estamos a falar de um cachorro de 4 meses, não há milagres... O meu cão tem 11 anos :wink: .

Já lhe mando uma pm com mais detalhes :wink:

Xuga
cristty
Membro

terça nov 18, 2008 2:41 pm

TiAnPiCa

Esse problema por incrivel que pareça, para mim foi um dos mais fáceis para resolver :D
Como ele tem muito espaço no quintal, com muita areia, também fazia onde lhe apetecia, e eu quando o apanhava a fazer dizia não, e depois apanhei com uma pá uns quantos "brindes" e pus no sítio aonde eu queria que ele fizesse, aprendeu tão rápido que agora só faz mesmo ali, na rua tá quieto :D
Mas hei-de conseguir :wink:
cristty
Membro

terça nov 18, 2008 2:48 pm

texuga

Essa parte do ignorar ou de empurrar é que é pior, dá com cada dentada que é dificil ignorá-lo, agora aprendeu a beliscar :lol:
Se fosse verão ainda pensavam que o meu marido me batia porque tou cheia de nódoas negras nos braços :lol:
TiAnPiCa
Membro
Registado: quinta abr 17, 2008 10:34 am

terça nov 18, 2008 2:48 pm

pois o meu na rua tambem não faz, e eu tabem tenho um quintal bastante grande, é certo que ele faz num canto mas praí em 5 metros quadrados :? Mas eu qria que ele fizesse num metro quadrado dq terra que eu reservei pra isso. :lol:
texuga
Membro Veterano

terça nov 18, 2008 2:55 pm

cristty Escreveu:texuga

Essa parte do ignorar ou de empurrar é que é pior, dá com cada dentada que é dificil ignorá-lo, agora aprendeu a beliscar :lol:
Se fosse verão ainda pensavam que o meu marido me batia porque tou cheia de nódoas negras nos braços :lol:
Pode sempre optar por colocá-lo noutra divisão e continuar a ignorar, mas isso não vai corrigir o problema, apenas dar conforto aos donos e às visitas. :wink:
cristty
Membro

terça nov 18, 2008 3:16 pm

TiAnPiCa

Um metro? Isso também eu queria :lol: , mas só o facto de ele fazer só naquele lado do quintal e não fazer na calçada já fico contente, como é só areia, não me incomoda
Responder

Voltar para “Cães”