Serias capaz de matar um animal para o comer?

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quarta nov 19, 2008 2:06 pm

Enganei-me nas teclas e submeti antes de escrever. Já corrigi. ( Não sei porquê não tenho smiles; a fingir que aqui está aquele coradinho....)

Paulo ao criar laços com um animal torna-se mais dificil abatê-lo. Pelo menos para mim . Dos animais de quinta que já tive ( já desisti ) nunca tive coragem de matar ou deixar que matassem nenhum, porque nunca soube guardar o devido distanciamento. Como não soube deixá-los no lugar deles dificultei o destino para que os tinha.
keitinha
Membro Veterano
Registado: domingo abr 09, 2006 12:44 am

quarta nov 19, 2008 2:47 pm

Ola,nao mato para comer ,e enquanto os legumes for em abundancia tampouco matarei :lol:
"O homem justo ,cuida dos seus animais"
angeleyes20
Membro Veterano
Registado: sábado jul 22, 2006 1:16 pm

Um beta splendens

Três hamsters campbell

quarta nov 19, 2008 2:59 pm

Boas!
Estando na outra ponta do talho e do hiper (no sector da produção animal), confesso que só em caso de extrema necessidade teria coragem para matar um animal criado por mim. Creio que quer se criem 10 animais ou 100 se cria sempre alguma afinidade... pus-lhes comida, dei-lhes conforto e agora.....vou mata-los!?!?
É menos doloroso "envia-los" para um matadouro.
Partindo do principio que o matadouro funciona em condições e os animais são abatidos de forma indolor.

Respeito a matança do porco, apenas porque a minha liberdade termina onde começa a dos outros...e não é crime...e bem sei que é um factor cultural... mas... não percebo. Hoje em dia não se justifica causar tanto sofrimento a um animal no momento do abate.
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

quarta nov 19, 2008 3:08 pm

angeleyes20 Escreveu:(...)
Respeito a matança do porco, apenas porque a minha liberdade termina onde começa a dos outros...e não é crime...e bem sei que é um factor cultural... mas... não percebo. Hoje em dia não se justifica causar tanto sofrimento a um animal no momento do abate.
O abate caseiro julgo ser crime sim ;)
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
angeleyes20
Membro Veterano

Um beta splendens

Três hamsters campbell

quarta nov 19, 2008 3:14 pm

Native... penso que é mais complicado... se um veterinário der "autorização" e assitir ao abate e vigiar a desmancha penso que não é....
mas só penso. como nunca quis fazer um não conheço exactamente as premissas para que seja legal, se existirem...
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta nov 19, 2008 4:51 pm

PauloC1 Escreveu:Eu não pude deixar de notar algo que me deixou curioso!
Se por um lado se defende que os animais para alimentação, devem ter uma vida com o menor sofrimento possível e com toda a atenção e cuidados, por outro lado defende-se o afastamento e a frieza, para não criar laços afectivos! Eu fico algo confuso...... :?
O porco não precisa de afagos nem de vir quando o chamamos para ser bem tratado. Tem que ter condições de espaço, alimentação, asseio e saúde. Não consigo perceber como se consegue criar uma ligação afectiva com um animal que até vem ao dono quando é chamado para depois o sujeitar a uma morte tremenda. Não encaixa. Não me parece que para criar um porco em condições seja necessário torná-lo um animal de estimação.

Aliás a matança do porco consoante a tradição, animal stressado, aos gritos a esvair-se em sangue é e sempre foi desnecessária. Na minha casa, os poucos porcos que foram mortos eram préviamente desmaiados. Utilizava-se para o efeito uma pequena peça ancestral que não passa de um cabo metálico com um pequeno triângulo na ponta. A peça era encostada entre o nariz e a testa do porco e com uma pancada certeira o animal caía desmaiado no chão. Nem um grito, nem stress, já que o animal era desmaiado dentro da propria baia e nem sabia o que lhe acontecia.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
mistik
Membro Veterano
Registado: sexta out 14, 2005 1:48 pm

quarta nov 19, 2008 6:02 pm

Como nao crio animais para consumo nao sei se tinha ou nao coragem... :? Já matei galinhas mas nunca criadas por mim.

Custa-me ver matar coelhos galinhas porcos etc etc. mas ao mesmo tempo temos de comer, faz parte da nossa sobrevivencia...
Mas também nao andei a dar nomes as galinhas nem a passear com elas como animal de estimação, penso que se trata de destinguir as coisas.

Agora ok ok venham com se vegetariano, tenho pena quem defende nao comer carne, mas eu gosto de carne, gosto de porco vaca, entao carne de porco caseira uiii o sabor nem se compara á dos talhos, mas pronto.

Agora caiam-me em cima quem nao come carne e é contra essas coisas :? :twisted:
Imagem
<p><strong>Visitem&nbsp;-&nbsp; </strong><a href="http://chow-chow.forumeiros.com/"><stro ... ng></a></p>
angeleyes20
Membro Veterano

Um beta splendens

Três hamsters campbell

quarta nov 19, 2008 8:04 pm

"Não me parece que para criar um porco em condições seja necessário torná-lo um animal de estimação." bingo LuMaria... esta é a chave. Mas olhe que ainda assim custa. Imagino um porco de estimação...

Não compreendo.

Esse aparelho ancestral é genial. Deviam falar dele em certas cadeiras que tive...... o que eu vou aprendendo LuMaria. Obrigada.
nicasxi
Membro Veterano

quarta nov 19, 2008 11:31 pm

Claro, um porco , por exemplo , não precisa de festas e nem sequer de um nome para ser bem tratado.
Em minha casa porco que ganhe nome , festas e mais alguns previlégios, nunca na vida vai acabar em chouriços.
São animais que, embora podendo , não quero ter......
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta nov 20, 2008 5:05 pm

nicasxi Escreveu:Em minha casa porco que ganhe nome , festas e mais alguns previlégios, nunca na vida vai acabar em chouriços.
Óbvio! E o contrário é crueldade. Além disso, os porcos são extremamente inteligentes, dóceis (quando habituados a isso) e parecem autênticos cães. Já tive a porca Joana. Cada vez que vejo carne de porco no supermercado é dela que me lembro. Se bem que ela morreu de velha. Grande, gorda, mimada e com uma vida muito porreira. Ía a casa e sentava-se na cozinha a olhar para a minha mãe ao lado dos cães e dos gatos enquanto ela preparava o almoço. Era o máximo aquela porca! Deu à luz muitos bacorinhos. Foi a função dela.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

quinta nov 20, 2008 5:44 pm

Quando como carne não faço a minima intenção de pensar no animal em si mesmo, porque um bife para mim é alimento e não o 'cadaver' de um animal de estimação.
À maioria de nós faz muita confusão comer-se carne de cão, e a alusão de que o animal xpto até parece um cão, é bem a prova de que sabemos que existem animais que nos dizem mais do que outros, nomeadamento o cão.
Mas existem povos para quem comer cão é normal, e outros para quem comer vaca é um sacrilégio. Não acho uns piores nem outros melhores, como também não acho melhor nem pior quem come carme ou quem não come. São opções que se tomam pelas mais variadas razões, incluindo razões culturais ou religiosa. Só me sinto mesmo tentado a argumentar pelo lado dos 'comedores de carne' quando leio aqui alguns argumentos extremistas e fundamentalistas que, muito sinceramente me fazem duvidar da sanidade mental de algumas pessoas. Só não digo taxativamente que a carne lhes está a fazer falta ao cerebro, porque felizmente também leio por aqui uma ou outra pessoa que não come carne e me parece manter a sanidade e coerência de argumentos, como é o caso da LuMaria (embora nem sempre cocorde com ela, sei ver que argumenta com racionalidade, bom senso e educação).
Num forum de direitos dos animais, não me choca que um tópico ou outro fale sobre vegetarianismo, já me faz no entanto alguma confusão que os tópicos sobre este tema se sucedam e se queira fazer crer que a defesa dos direitos dos animais se resume a ser vegan.
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><a href="http://www.passarilreal.com"></a></p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&nbsp;</p>
nicasxi
Membro Veterano

quinta nov 20, 2008 8:17 pm

A mim não me choca especialmente saber que determinadas culturas comem este ou aquele animal. Acho até que no local não teria qualquer problema em provar. Cangurú, crocodilo,cão , o que fosse. Bem... insectos, talvez me tentasse esquivar .... :o
Não considero que por isso goste menos dos animais ou não me preocupe. E concordo com o Paulo, a sensação com que ficamos ao ler estes tópicos sobre vegetereanismo é que só quem não come carne é que é amigo dos animais. Isto não é de todo verdade.Acho , aliás , de uma grande presunção.
caiado
Membro
Registado: quinta out 23, 2008 8:51 am

segunda nov 24, 2008 8:53 pm

nicasxi Escreveu:A mim não me choca especialmente saber que determinadas culturas comem este ou aquele animal. Acho até que no local não teria qualquer problema em provar. Cangurú, crocodilo,cão , o que fosse. Bem... insectos, talvez me tentasse esquivar .... :o
Não considero que por isso goste menos dos animais ou não me preocupe. E concordo com o Paulo, a sensação com que ficamos ao ler estes tópicos sobre vegetereanismo é que só quem não come carne é que é amigo dos animais. Isto não é de todo verdade.Acho , aliás , de uma grande presunção.
<p><strong>se gostas de animais deixa hoje mesmo de comer a sua carne</strong>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; <a href="http://www.caiado.biz"><strong>www.caiado.biz</strong></a></p>
nicasxi
Membro Veterano

segunda nov 24, 2008 11:11 pm

caiado Escreveu:
nicasxi Escreveu:A mim não me choca especialmente saber que determinadas culturas comem este ou aquele animal. Acho até que no local não teria qualquer problema em provar. Cangurú, crocodilo,cão , o que fosse. Bem... insectos, talvez me tentasse esquivar .... :o
Obrigado pelo apoio sr Caiado!
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

terça nov 25, 2008 9:25 am

Independentemente da cultura de cada País eu não comeria em parte alguma, um animal que para mim fosse de estimação.
Neste caso, cão seria impensável :wink: :). Quanto aos insectos na minha alimentação... dispenso-os de todo! :)
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
Bloqueado

Voltar para “Direitos dos Animais”