Opinião

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Será a LPDA suficiente?

Votação encerrada em sábado jul 06, 2002 11:31 am

Sim, faz sempre o que pode e merece o nosso agradecimento
1
3%
Não.
5
16%
Precisa de ser renovada
13
41%
Precisa de ser renovada
13
41%

Total de votos: 32
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sábado jun 08, 2002 2:22 am

Olá,
Bem... a sociedade evolui e h+a que acompanhar os tempos! Não estou vera ctualmente muitos Serra da Estrela a Guardarem ovelhas, ou Rottweilers a conduzirem manadas ou os Grand Dannois do Vasco a caçarem Javalis!! Há raças que foram usadas inicialmente e especializadas para determinadas funções, mas como o evoluir dos tempos foram-se adaptando e os seus 'trabalhos' foram mudando! Os Rottweilers hoje são cães de trabalho à mesma, mas são guardas, são policias, são salvadores em catastrofes, etc.
O Pit Bull foi criado para as lutas mas não tem necessáriamente de continuar ligado a esta função!!! Aliás, após a catastrofe das Torres gêmeas de Nova Iorque andavam Pit Bull a trabalhar nos escombros!!

É por isso que eu não vejo que o futuro da raça PIT bull tenha de estar permanentemente ligado ás lutas. Mesmo para aqueles que apreciam certas caracteristicas mais atlésticas do cão, há muitas formas de o satisfazer ( e de provas essas capacidades) sem ser a lutar... o Gonçalo já aqui falou em provas de resistência que parecem ser uma forma bem mais 'humana' de "provar a raça"!

Eu não sei se o SS Man obriga os cães a lutar da forma em que se vê na imagem!! De facto, não conheço os cães dele e por isso nem sei sequer se algum dos cães das imagens seria até dele ou de origem no seu canil, Mas lutar é lutar, e não estou a ver nenhum PITbull a lutar com luvas de box ou de capacete... por isso não sei se entendo a que lutas é que se refere!!

Caro Fabi... não me vou esquecer do seu apoio quando apresentar a minha futura candidatura ;) já sei por onde começar a recolher assinaturas! hehehehe :)

Abraços a todos
Paulo C.
corresponde
Membro Veterano
Registado: sexta mai 31, 2002 4:11 pm
Contacto:

sábado jun 08, 2002 2:58 am

1-
VascoV escreveu
"Basta ver a entrevista do Hora Extra para se desatar a rir."
Vi toda a Hora Extra e em parte alguma sorri quanto mais rir.
Não acho graça alguma saber que em vez de Sergio Sá estar internado e em vigilância constante (tendo atenção a segurança e bem estar dos outros doentes) esteja por ai à solta.
Pior ainda é saber que há muitas pessoas que têm os mesmos sentimentos e mentalidade que ele.
Intelectual e emocionalmente vivem num mundo diferente do meu.
Mas estamos todos na mesma sociedade e é preciso tomarmos consciencia de que este e outros individuos semelhantes e piores existem.
São um problema!
Para podermos indo solucionando o problema há que entende-lo. Dai que tenhamos de ouvir e escutar pois só assim saberemos o quanto grave o problema é.

2-
Há programas positivos e outros negativos.
Este considerei bastante positivo. Pelo que à semelhança da reportagem que deu à pouco tempo na RTP1 também enviei email a agradecer o modo como o assunto foi abordado no programa hora extra.
[email protected]
Não houve apenas jornalismo. Foi muito além disso. Também na reportagem do RTP1 ficou demonstrada a opinião da equipa terminando com a já conhecida frase de Gandhi.
Não é fácil realizar um programa destes. Ou seja um programa em que se consiga ter pessoas dos dois lados dispostas a mostrar a cara e falar perante milhares de pessoas. E isto tanto de parte a parte, Sérgio Sá a dar a cara e a sujeitar-se que um caçador o abata por o considerar como um animal perigoso como também de quem esteve lá a defender os animais tal como Sra. Conceição Lino o fez, a sujeitar a ser atacada por algum animal solto que misteriosamente lhe ataque.
Entendo a opinião de FAbarm quanto ao papel da Sra. Conceição Lino, mas não se apresentou no inicio como mediadora. No generico aparece como apresentadora e coordenadora. O objectivo do programa ficou bem explicito nas últimas frases em que referiu que a lei nunca foi aplicada "e porque quem tem de defender os direitos dos animais sao sempre os homens".
É importante ter-se pessoas conhecidas dos media a passar a imagem que defendem os direitos dos animais.

3-
Não sei quanto a vocês, mas nem todas as pessoas tem o rigor de seguir um raciocinio quando estão num estúdio, "a levar" com as luzes intensas, frente às cameras.
Ultrapassando isso, pergunto quantos de nós é que se manteriam calmos e descontraidos em que se senta alguém que como já ouvi "cara de mongoloide" na mesma mesa em que estamos e com um discurso daqueles? Haverá aqui alguém?
Lendo outros tópicos li opiniões de quem viu pela segunda vez que a Presidente da Liga não esteve tão mal assim. E que sem dúvida estava bastante nervosa.

4-
Muitas empresas dispoem de um relaçoes públicas ou alguém com um cargo e um objectivo semelhante. Representar, falar em nome de.
Não haverá alguém que se voluntarie para tal?
Notar que há também quem considere importante a voz e colocaçao da voz para além da aparencia do orador.
Não terá a LPDA outra pessoa que comunique da forma que PauloC indicou?
Será a presidente da LPDA a única pessoa que seja de uma associação com interesse nos direitos dos animais?
Não haverá mais associações neste pais, que ou represente as associaçoes zoofilas de Portugal ou que esteja mais focalizada para a protecção e direitos dos animais, na legislação que deva existir e ser aplicada?

5-
Mas uma coisa é certa, o psiquiatra M.Guerreiro é que mereceu destaque.
Se algum psiquiatra se voluntariar e alguem que se identifique com Sergio Sa estiverem a ler esta mensagem pensem no seguinte. Como psiquiatra terá um enorme desafio à sua frente digno de se candidatar a um prémio Nobel, e quanto a alguem como Sergio Sa existe a esperança infima de ser aceite pela sociedade. Podem me enviar os vossos contactos o quanto antes.
Sergio Sá e homonimos intelectuais não estão abrangentes pela lei da não experimentação em animais, por isso será tudo legalmente aprovado.

6-
Existirá alguma legislação, proposta lei, texto, referente a que se pode comprovar que individuo X é inapto a ter animais a seu cargo?

7-
Tem-se que saber identificar todos os Sergios Sas(problemas) deste pais.
Podemos também ajudar o país a atravessar esta crise de falta de dinheiro ou de termos os estádios de futebol construidos a tempo.
Basta aplicar a lei, aplicar as coimas a quem se dedica a esta barbaridade de usar os animais para gozo, diversão, auto estima, sobrevalorização do seu ego, pura inconsciencia do que está a fazer, etc

8-É preciso dinheiro? Apliquem essas leis. E estejam preparados pois como em tudo poderá haver agentes da própria autoridade também a participarem em lutas de caes.

9-Agradeço os votos e comentários a este tópico lançado.

Se em alguma parte desta mensagem tenha parecido que para mim isto é brincadeira lamento que assim o tenha interpretado. Se me enganei em algo, corrigirei no futuro se necessário.
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

sábado jun 08, 2002 10:31 am

Bem... a sociedade evolui e h+a que acompanhar os tempos! Não estou vera ctualmente muitos Serra da Estrela a Guardarem ovelhas, ou Rottweilers a conduzirem manadas ou os Grand Dannois do Vasco a caçarem Javalis!!
Pois, certas funções deixaram de ser necessárias devido á evolução dos tempos. Mas, quando nos apaixonamos por X raça, nao é só pela sua beleza, mas especialmente pelo seu caracter. E esse caracter especifico deriva dos usos especificos da raça ( guarda, caça, lutas ...) e é dever do criador manter a raça fiel, tanto ao seu aspecto morfologico como a nivel de temperamento. Se os Serras já não guardam rebanhos ( ainda guardam, poucas mas com o numero a aumentar), eles continuam a servir de cães de guarda para quintas e casas, e ao mesmo tempo com cães de familia.
Mas como testar se os cães mantêm as suas caracteristicas originais ? Existem 1001 testes para testar os cães. Por exemplo, os pits : é logico que não os vamos por a lutar com outros cães. Vamos pensar pq é que eles foram selecionados para as lutas de cães, e quais as caracteristicas ? Força, energia, vitalidade, resistencia ao cansaço - e para verificar estas caracteristicas existem igualmente 1001 testes.

Por isso, deixem-se de tretas, de tentar transformar os cães, de os adaptarem aos comodismos da vida citadina, respeitem a origem da raça, os cães gostam de trabalhar, gostam de se cansar, gostam de fazer algo sem ser estarem deitados no sofá o dia todo.
Senão daqui a dias, como ja disseram, o caracter de todos será todo igual, e ainda mais asneiradas veremos nos ringues de exposição, como se tem acontecido com o mastim espanhol e mastim napolitano.
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sábado jun 08, 2002 12:31 pm

Concordo inteiramente com Cindel P.
Os objectivos iniciais são servidos por determinadas qualidades que são testáveis de outra maneira.
PE, os desportos que serviram de base aos Jogos Olímpicos estavam relacionados com as virtudes da guerra à época (corrida, lançamento do dardo, lançamento do peso, etc).
Não é preciso continuar a ter guerras com lanças e maças para testar as essas qualidades.Inclusivé, surgiram outras provas que as testam.
Acredito que os pit bull tem qualidades que podem ser usadas com proveito noutras actividades que não a luta de cães.
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sábado jun 08, 2002 12:54 pm

Concordo com a Cindel: os tempos evoluem e há formas de testar e formar os nossos amiguinhos animais.

Agora a questão:

E como formar os animais de 2 patas?
Última edição por VascoV em terça dez 24, 2002 1:51 am, editado 1 vez no total.
Kuka
Membro
Registado: sábado mai 18, 2002 9:29 pm

sábado jun 08, 2002 1:25 pm

Olá

Penso que a melhor forma de sensibilizar os animais de 2 patas, é através dos media. Esta semana vi no canal 1 um programa que dava no canal 2 que penso se chamar "Via Aberta", e mostrou algumas inciativas que ocorreram em Lisboa, tal como o passeio pedonal entre Algés e Oeiras, digam-me se não acham que isso tem tanto interesse quanto os encontros dos amigos dos animais deste forum??? No próximo encontro e caso tivessemos um número significativo de aderentes poderiamos enviar um mail para este programa e contactar algumas revistas de animais para ver se era publicitado o encontro, que acham da ideia?

Abraços
Bruno :D
corresponde
Membro Veterano
Contacto:

terça jun 11, 2002 12:34 pm

Que tipo de encontro?
Kuka
Membro

terça jun 11, 2002 7:52 pm

Um encontro identico aos que têm sido feitos pelos foristas desta grande "arca". Para que as pessoas vissem que não têm que ter medo dos nossos amiguinhos, sejam eles Pitts, Rotts, entre outros. Pois com tantas notícias sensasionalistas os cães estão a ficar com uma grande má fama e se não mudarmos a opinião pública... Já se sabe, o governo ainda decide aprovar o projecto de lei...

Abraços
Bruno
Aragao
Membro Veterano
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

terça jun 11, 2002 8:24 pm

Olá,

para tentar responder a vários tópicos semelhantes e também para não causar nenhum suicídio ou assassinato (o meu) coloquei os meus comentários à parte...

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?p=8462
corresponde
Membro Veterano
Contacto:

quarta jun 12, 2002 12:26 pm

Então é um encontro em que quem tem animais os leva? É isso?
Uma tarde(?) de bom convivio entre os foristas(?)
Nesses encontros são discutidos alguns temas aqui do forum?
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quarta jun 12, 2002 2:16 pm

Olá,
Os 'animais' que se levam são cães, porque os encontros são do pessoal aqui do forum dos cães. Aliás seria um pouco inconveniente que alguém aparecesse num destes encontros, por exemplo, com um gato!
Até aqui estes encontros têm sido aquilo que você mesmo disse, convivio entre os cães e os donos, mas pretendem passar a ser algo mais. Tem-se em vista que sejam organizados encontros para mostrar a integração dos cães na sociedade, através da obediência dos cães e da responsabilidade dos Donos. Assim, embora se esteja a pensar organizar encontros para 'convivio', vão passar a efectuar-se encontros com a finalidade atrás referida. Nestes, precisamente para mostrar essa vertente da responsabilidade não será por exemplo conveniente que se vejam algumas das situações como as que ocorreram em encontros anteriores ( e.g. - cães soltos a correr livremente em espaços públicos e densamente frequentados).

Abraços
Paulo C.

Veja as fotos em http://arcadenoe.no.sapo.pt ( no link respectivo)
Kuka
Membro

quarta jun 12, 2002 9:27 pm

Paulo:

Obrigado pela explicação, eu próprio não teria conseguido transmitir melhor a ideia dos encontros... Penso que os foristas já ficaram sensibilizados, para o uso de trela nos próximos encontros.
Afinal para quando é o próximo encontro?

Abraços
Bruno
corresponde
Membro Veterano
Contacto:

sexta jun 14, 2002 10:26 am

Pessoalmente acho que em conjunto se podem fazer muitas coisas que venha a beneficiar os animais.
Concordo com kuka a que esses encontros devam ser publicitados pelos media.
Penso que no "clix" a equipa arcadenoe também teria todo o interesse, ou em ter um representante ou no minimo a publicitar os encontros dado estes se deverem a este forum. Nao acham? Alguem os contactou?
Outras acçoes que chamem a atenção dos media poderia ser algo como "foristas" da arcadenoe reunem-se pessoalmente para debater ...
ou "foristas" da arcadenoe em tal dia irão à Aroeira... e assim mostrava-se aquela vergonha e sempre se dava uma ajudinha...
Claro que neste tipo de acção as pessoas não levariam os seus animais.
corresponde
Membro Veterano
Contacto:

terça jun 25, 2002 3:13 pm

Pelas votações que foram feitas neste tópico, nota-se o descontentamento
de algumas pessoas perante a LPDA.
Referi a LPDA não só pela sua antiguidade como também pelo facto de ser a mais solicitada pelos media, o que pode incutir a ideia que a LPDA é a associação Mãe de todas as outras.O que penso que não é verdade, porque para isso seriam delegações.
A mentalidade de muitas pessoas de hoje é lamentável e dado o tempo de existência da LPDA, penso que se teria pudido já ter feito alguma coisa na educação à bastante tempo, assim como nas leis vigentes no pais.
Por um lado vemos os media a focar "luta de cães" e consequentemente a LDPA a aparecer nessas noticias.
Por outro lado temos conhecimento de situações que duram à quase tanto tempo quanto a existência da LPDA, que envergonham também este pais e que levam a pôr em causa a credibilidade de associações.
O facto é que os comentários neste tópico querem passar uma mensagem, uma mensagem de mudança, em que, quem quer que tome uma posição de defesa dos animais perante os media, tenha uma postura diferente.
Enviei este tópico à actual presidente da LPDA para também sabermos qual o seu comentário.
luisa_seabra
Membro
Registado: sábado abr 20, 2002 12:26 pm

terça jun 25, 2002 3:40 pm

[quote=corresponde]
Pessoalmente acho que em conjunto se podem fazer muitas coisas que venha a beneficiar os animais.
Concordo com kuka a que esses encontros devam ser publicitados pelos media.
Penso que no "clix" a equipa arcadenoe também teria todo o interesse, ou em ter um representante ou no minimo a publicitar os encontros dado estes se deverem a este forum. Nao acham? Alguem os contactou?
[/quote]

realmente aquando do 1º ou 2º encontro,eu contactei a arca de noé, e expliquei-lhes os objectivos dos encontros.
mais tarde recebi a resposta, dizendo q naquele momento estavam cheios de trabalho, e por isso não podiam dar a devida atenção aos encontros.
disseram no entanto q achavam a iniciativa óptima, e para continuarmos a organizar encontros.
Responder

Voltar para “Cães”