a minha cadela come as proprias fezes, é normal?acho que não

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

DeVoLuTiOn
Registado: quarta jul 09, 2008 5:17 pm

quinta nov 20, 2008 7:28 am

olá a todos será normal a minha cadela Pastor Alemã com 7 meses comer as próprias fezes? não deve ser por fome, pois ela até pega bem na ração (purina pro plan)
xenita
Membro Veterano
Registado: quinta jul 24, 2008 12:07 pm

quinta nov 20, 2008 8:29 am

olá

nunca tinha ouvido tal coisa.
aqui vai a minha openião que pode não ser valída .

talves os indestinos não digerem bem a ração. e ele come o que sai ainda
inteiro. muito poupadinha na ração :lol:
Kikas123
Membro Veterano
Registado: quarta out 15, 2008 10:17 am
Localização: Ara Nobilis, Nymphicus Hollandicus, Poicephalus Senegalus, Diamante de Gould e canário... por ora...

quinta nov 20, 2008 8:33 am

Não é para alarmar, mas eu falava com o veterinário o mais rápidamente possível. Pode ser uma fase passageira mas também pode não ser. Falo por experiência própria, infelizmente.
cristty
Membro
Registado: terça set 23, 2008 1:53 pm

quinta nov 20, 2008 8:52 am

Bom dia,

Isso já aconteceu com o meu Luthor, o vet disse que podia ser da ração, mudei a ração e ele deixou de fazer isso, ele disse-me que quando eles não obtêm os nutrientes necessarios na alimentação, podem fazer isso.
Mas atenção, isto foi com o meu, o seu pode ser até outra coisa, nada como perguntar ao veterinário :wink:
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

quinta nov 20, 2008 9:02 am

É uma situação bastante mais comum do que se pensa, especialmente entre cachorros.
Se pesquisar aqui no forum por "coprofagia" encontra muita informação.
Deixo-lhe também este link:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... sc&start=0
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
Lucybell
Membro
Registado: quarta dez 05, 2007 2:24 pm

quinta nov 20, 2008 9:27 am

A Sasha quando tinha uns 4 ou 5 meses também fazia isso... eu li aqui no fórum alguns conselhos que segui e ela parou de o fazer.
Acções como limpar as fezes sem ela ver, ensinar a fazer as necessidades fora de casa e assim ajudaram a ultrapassar essa fase. Mas pesquise por cá ..

Boa sorte :)
<p>Lucy Bell & Sasha </p>
angeleyes20
Membro Veterano
Registado: sábado jul 22, 2006 1:16 pm

Um beta splendens

Três hamsters campbell

quinta nov 20, 2008 10:25 am

Dê um salto vet. Apesar de ser mais comum do que se pensa isso não torna a coprofagia normal.
Pode ser falta de algum nutriente. Pode ser comportamental... Nada como ir a um vet perguntar.
sesu
Membro
Registado: segunda mai 31, 2004 2:13 pm

quinta nov 20, 2008 10:35 am

ola!

A minha cadelita esta prestes a fazer 5 meses e tem feito o mesmo, sóõ come as fezes quando nao estou em casa, fica todo o dia sozinha.
fui falar com o vet ao qual me receitou um po para colocar na comida, que tem resultado (quase sempre) contudo disse que se nao resultasse poderia ser comportamental ( stress, ansiedade, medo etc) isto porque ela tambem nao me faz as necessidades na rua... tenho insistido e só ao fim de 45 minutos de estar na rua é que faz um xixi (isto nestes ultimos dois dias) as fezes nunca fez. o vet diz que se isto nao resultar, para ir a uma consulta de analise comportamental... faz hoje uma semana que lhe coloco o pó, qnd chegar a casa vamos ver :lol: .
assim que tenha novidades aviso... espero ter ajudado

nada melhor que falar com o vet.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta nov 20, 2008 11:58 am

É muito comum e normalmente acaba por passar.
Na maior parte das vezes não tem qualquer razão de ser, o cão acha as fezes apetecíveis e come-as.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

angeleyes20
Membro Veterano
Registado: sábado jul 22, 2006 1:16 pm

Um beta splendens

Três hamsters campbell

quinta nov 20, 2008 1:10 pm

dinodane, tanto conheço casos em que não tinha qualuqer razão de ser, como um caso em que havia deficiência de um mineral (sinceramente já não me lembro qual) e outro em que havia um disturbio comportamental...que a cadela comia até de cavalo. Até ficar mesmo doente....

como se pode saber que caso é? (pergunto, mesmo um vet, como sabe se é normal ou não?) curiosidade minha
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta nov 20, 2008 1:30 pm

A maior parte das vezes é mesmo porque sim, porque o cachorro acha aquilo apetitoso, e se apanhar cócos de gato ou de outro bicho qualquer também marcham.
Não digo que não seja bom discutir o assunto com o vet mas na maioria dos casos é apenas um hábito nojento para nós donos que não está relacionado com nenhum problema de saúde e que costuma passar, embora também haja cachorros que o fazem por estarem mal alimentados ou simplesmente entediados. :wink:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

sesu
Membro
Registado: segunda mai 31, 2004 2:13 pm

quinta nov 20, 2008 3:15 pm

eu falei com o vet pois haveria de colocar as questoes a quem?

o vet tambem nao tem certezas mas vai por partes.... agora estou a por um po na comida uma vez ao dia por poder ser falta de minerais...

se nao resuktar vou a uma consulta de analises comportamental.

cada caso é um caso, pois o animal fazer este tipo de coisas pode ser por diversas situações.
hsn
Membro
Registado: sexta jun 10, 2005 11:50 pm

quinta nov 20, 2008 3:36 pm

A minha cadela tem doze anos e toda a vida comeu fezes de outros animais e humanas. Tem alturas em que come, tem alturas em que não.

Quando lhe notei o "vício" fizeram-se-lhe todas as amálises possíveis e imagináveis e nunca se detectou nenhum desequilíbrio físico, nem nenhuma carência de vitaminas ou minerais e tudo trabalha normalmente.
Avaliou-se-lhe a função hepática (porque essa apetência por fezes também pode dever-se a falta de enzimas hepáticos), e estava tudo bem. Portanto, nela é mesmo um vício comportamental.

Segundo o veterinário, a coprofagia em adulto é mais comum nas cadelas do que nos cães e muitas vezes não desaparece. Só tenho é de andar atenta e não a deixar comer porcarias quando vamos à rua.
Ol&aacute;, eu sou a Bronkas, tenham um muito bom dia.
Nightkat
Membro Júnior
Registado: domingo set 28, 2008 1:38 pm

quinta nov 20, 2008 6:43 pm

Pois, o meu Pantufas faz exactamente a mesma coisa aos "croquetes" do gato. A solução que arranjei foi colocar a caixa do gato na varanda e comprar-lhe uma daquelas que são tipo casota com uma porta pra ele empurrar e ir lá dentro fazer o serviço dele. Tenho é de a colocar num angulo com a parede que não dê pra o Pantufas lá ir, pois mesmo com aquela caixa ele vai lá dentro petiscar se nos descuidamos...

Outro dia aconteceu foi uma cena curiosa. O meu cão nunca tinha visto um cavalo, então, tava a passear com ele na rua quando passa uma carroça de uns senhores de etnia cigana. O Pantufas fica muito espantado a olhar praquilo e cheio de medo e curiosidade ao mesmo tempo veio-se refugiar junto a mim. Lá continuamos o passeio, mas o Pantufas de vez em quando parava e olhava pra tráz a ver se o cavalo o estava a seguir... :P Escusado será dizer que já não fez mais nada o resto do tempo que estivemos na rua... Depois, quando estava a chegar a casa reparei que o cavalo tinha deixado uns presentes na rua em frente à minha casa. Como o Pantufas não conhecia os cavalos, logo não lhes conhecia o cheiro, deixei-o ir cheirar os presentes do cavalo... Para meu espanto, ele chega, manda uma snifadela e abocanha um como se não ouvesse amanhã. Puxei logo a trela e mandei um NÂO fazendo com que ele o largasse. Mas o hálito dele já não foi o mesmo o resto do dia... :(
blackout
Membro
Registado: quarta mar 02, 2005 9:33 pm

sábado nov 22, 2008 1:17 am

As minhas cadelas é a mesma coisa só não é com as fezes delas: duas delas sempre que conseguem escapar para a beira da caixa de areia do gato não resistem a abocanhar uns "cócós". A outra quando encontra um presente do gato no quintal esfrega-se toda nele e fica toda borrada e a cheirar a "cócó". :oops: :roll:
Responder

Voltar para “Cães”