Manuseamento lampropeltis

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

quinta nov 20, 2008 9:59 pm

Viva pessoal! Adquiri ha uma semana uma lampro g. albina que me apaixonou a primeira vista mal entrei na loja xD depois de muita pesquisa e de muito maturar a ideia, resolvi adquirir todo o equipamento necessário. a temperatura esta optima, tem muitos esconderijos, alimenta-se bem, so falta a cereja em cima do bolo, conseguir manusea-la. Ja li que com uma especie de gancho conseguirei agarra-la sem tanto stress, mas desconheço as caracteristicas/tamanho do gancho, pois sempre que tento agarra-la pelo meio do corpo, ela stressa mto e adopta uma postura corporal de medo (S e ponta da cauda vibrante). Se me conseguirem dar dicas para iniciar o manuseamento da cobra, agradecia.

ps- so a consegui manusear uma vez depois de a ter (uma semana após), quando abri o terrario e ela quis saltar para a minha mão. :wink:
Moxito
Membro
Registado: terça out 14, 2008 8:54 pm

quinta nov 20, 2008 11:01 pm

Psynapse Escreveu:Viva pessoal! Adquiri ha uma semana uma lampro g. albina que me apaixonou a primeira vista mal entrei na loja xD depois de muita pesquisa e de muito maturar a ideia, resolvi adquirir todo o equipamento necessário. a temperatura esta optima, tem muitos esconderijos, alimenta-se bem, so falta a cereja em cima do bolo, conseguir manusea-la. Ja li que com uma especie de gancho conseguirei agarra-la sem tanto stress, mas desconheço as caracteristicas/tamanho do gancho, pois sempre que tento agarra-la pelo meio do corpo, ela stressa mto e adopta uma postura corporal de medo (S e ponta da cauda vibrante). Se me conseguirem dar dicas para iniciar o manuseamento da cobra, agradecia.

ps- so a consegui manusear uma vez depois de a ter (uma semana após), quando abri o terrario e ela quis saltar para a minha mão. :wink:
Olá,
Bom, a primeira coisa a fazer é tentar ser o mais "suave" possível. Não creio que exista a necessidade de pegares nela com o gancho. Começa por colocar a mão no terrário, e aos poucos, vais-te aproximando. Dá tempo suficiente para que ela se "habitue" á ideia de ter uma mão no terrário; depois disso, vai-te aproximando dela; tenta não colocar demasiado "nervosismo" nos dedos, poix ela pressente isso.
Ah, e não lhe pegues nos dois dias seguintes á alimentação, pois é o tempo que demora a digerir a refeição.
Benne, mas isto é como tudo na vida, é possível que te "agrafe" nas primeiras vezes, mas depois de habituada por norma é na boa...

E sim, tb acho que adquiris-te um exemplar muito giro.

:wink:
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

quinta nov 20, 2008 11:18 pm

Se o terraio é grande demais, é natural que stress e tome posturas defensivas de insegurança, as lampropeltis são mais stressadas que as corn por exemplo...
Os experts, dizem que demorar mais de 10 segundos a apanhar uma cobra e tirar do terrario é stress para ela, há quem use o metodo de tocar-lhe na cabeça com o gancho sempre que se vai tira-la do terrario, ela com o tempo vai associar o toque na cabeça ao ser manuseada, uma mão é enorme para uma cobra pequenina que é uma presa tudo o que é maior que ela e assim o vê. Assim, mesmo com a minha Obsoleta leucistica que é normalmente agressiva, consigo tirar do terrario, passar para a mão e mante-la calma durante o manuseio.
Eu uso o gancho e o toque sempre.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Última edição por Native em segunda mar 16, 2009 1:37 pm, editado 1 vez no total.
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

sexta nov 21, 2008 1:59 pm

Obrigado pelas dicas :D ainda me sinto indeciso entre agarrar com as maos directamente ou construir um gancho pequeno. Contudo, subsiste uma duvida. Tendo em conta que a cobra stressa com a minha presença no terrario (personificada pela minha mao), deverei agarrá-la a mesma (mesmo com posturas de medo) ou esperar que deixe de ficar stressada gradualmente com as abordagens? (com o risco associado de cada vez ficar mais stressada pelo pouco contacto manual com humanos). Cumprimentos
limao
Membro Veterano
Registado: domingo abr 24, 2005 2:00 pm

sexta nov 21, 2008 7:26 pm

Psynapse Escreveu:Obrigado pelas dicas :D ainda me sinto indeciso entre agarrar com as maos directamente ou construir um gancho pequeno. Contudo, subsiste uma duvida. Tendo em conta que a cobra stressa com a minha presença no terrario (personificada pela minha mao), deverei agarrá-la a mesma (mesmo com posturas de medo) ou esperar que deixe de ficar stressada gradualmente com as abordagens? (com o risco associado de cada vez ficar mais stressada pelo pouco contacto manual com humanos). Cumprimentos
habituares uma cobra ao manuseio nao é o mesmo que habituares um hamster ou um piriquito (mamiferos/aves) aquilo de ficares com a mao dentro do terrario para ela se habituar so a vai stressar ainda mais, procura fazer uma abordagem á cobra agarrandoa sem exitaçoes é o melhor que podes fazer, depois de tar na tua mao vais ver que fica mais calmita, quanto menos tempo demorares a tirala do faun melhor.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”