Aos amantes do Labrador

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça jun 24, 2003 10:31 am

Última edição por SeaLords em quinta nov 20, 2008 10:38 am, editado 1 vez no total.
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

terça jun 24, 2003 10:40 am

Olá,
Eu só gostava de saber, quer seja certa ou errada a 'teoria dos alelos dominantes', porque é que se parte do pressuposto de que os Labradores ancestrais eram perfeitos em termos fisicos e comportamentais :o
Não tinham displasia, não tinham comportamentos desviantes? Porque é que diz isso?

Abraços
Paulo C.
kaya
Membro Júnior
Registado: segunda mai 27, 2002 10:51 pm

terça jun 24, 2003 11:41 am

como referi nao tenho conhecimento sobre cães em especifico apenas pareceu me uma justificação plausivel para o tal cruzmento com pretos agora se é de 4 em 4 gerações isso concordo plenemente que deve ser crendice é impossível ter-se uma previsão tao correcta da altura exacta em q se perde variabilidade
e concordo q assumir q o temperamento correcto é dominante também é muito longe da realidade apenas assumi porque parti do principio que a interação final de todos os genes dependia da relação presença/ausencia concordo que nao esteja bem fundamentado.
quanto aos conceitos quer seja selecção artificial ou selecção natural o resultado pratico é que só determinados individuos se reproduzem quer seja porque o homem determina quer seja porque têm uma reprodução diferencial na natureza e isso reflete-se no genotipo da geração seguinte.
O primeiro pressuposto que faço da grande percentagem de alelos dominantes no ancestral (entenda-se que ancestral é todo o conjunto inicial de genotipos que originaram as gerações seguintes) é apenas porque se o cao apresenta-se os tais "defeitos" ou "doenças" não seria cruzado e então não contribuiria para as gerações futuras não quer dizer que não existissem defeitos nenhuns nos primeiros cães. Daí pensei que como os primeiros eram pretos, apesar da aleatoriedade do processo, na pratica por vezes determinados cromosssomas vao preferencialmente juntos para o mesmo gameta e portanto a tal "ligação" da cor com outros fenótipos.
Claro que isto q digo é muito por alto e sem assumir mutações e um alto grau de inbreeding que deverá ter ocorrido nos primeiros cruzamentos.
de modo algum tento desvendar este misterio apenas achei interessante a tal "crendice" de cruzar com pretos de x em x gerações e pus me a pensar
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça jun 24, 2003 1:02 pm

E é de pensar, Kaya.
Eu não percebo "boi" de genética e francamente, para já, não me apela.
Mas penso que, mesmo as crendices, devem ser pensadas e analisadas.
Por vezes têm um fundamento lógico não transparente.

Ié, a tradição de se fazer isto ou aquilo de determinada maneira, por vezes têm boas razões na sua origem, razões essas que foram esquecidas com a passagem do tempo, ficando apenas a tradição, aparentemente descabida.

No caso dos lab, acredito que no início dos cruzamentos que deram origem aos loiros e castanhos, fosse necessário um cruzamento regular com o "puro" de origem - o preto - pois deve ter havido n exemplares que herdavam feitios (e morfologias) menos bons.

Lembremo-nos, também, que os louros e castanhos são relativamente recentes.
The anti-yellow sentiment was so strong that in the 1920's experienced breeders reported being directed to the Golden Retriever ring! At this point, dogs of this color did suffer a wide variation of incorrect type -- it's easy to find pictures of old yellow Labradors with very houndy features.Today, you will find as many, if not more, yellows as blacks of the same quality. Only in some hunting circles will you still find the erroneous opinion that "blacks make better hunters."
Chocolate Labradors have gained favor much more slowly than the yellows have, although culling of them probably declined about the same time. They did well in early field trials at the turn of the century but it was not until 1964 that Britain had its first chocolate bench champion, Cookridge Tango.Prejudice against chocolates in both show and field arenas is still widely present today. They are either "too ugly" for the show ring or "too stupid/stubborn" for the field.
Talvez, hoje em dia, essa necessidade não se faça sentir e tenha ficado apenas a tradição (note-se que o de 4 em 4 gerações era o máximo de gerações sem pretos, não uma tabela fixa).

De qualquer maneira o que eu queria dizer é que é uma atitude inteligente não descartar seja o que fôr sem análise prévia - o preconceito também existe em quem, sem pensar, rejeita à-priori uma qualquer teoria maluca.

Uma análise racional de uma teoria é necessária, quer seja contra ou pró.
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

terça jun 24, 2003 1:27 pm

é apenas porque se o cao apresenta-se os tais "defeitos" ou "doenças" não seria cruzado e então não contribuiria para as gerações futuras não quer dizer que não existissem defeitos nenhuns nos primeiros cães.
Eu continuo a achar curioso este pressuposto. Se assim fosse e se isso fosse garantia de que os tais 'defeitos' não se propagavam nas 'primeiras gerações' de pretos, como é que eles chegaram até hoje? E porque é que se assume que só no inicio esses exemplares eram cruzados? Não é essa a obrigação de qualquer Criador ( digno do nome) actual? O que quero dizer com isto, é que em faz alguma confusao ( embora esteja aberto a exlicações) que se assuma que enquanto foram apenas pretos se teve a preocupação de seleccionar e cruzar os 'bons exemplares", sendo esses então os 'sem defeitos', e depois que surgiram outras variedades de cor essa preocupação deixou de existir e a 'perfeição' se manteve apenas nos pretos!!!!
A minha opinião é que isso não tem nada a ver com a cor! Se de facto existiu mais ou menos consanguinidade no cruzamento das variantes, essa distinção deixou de fazer sentido actualmente. Tanto porque se introduziu já muito sangue novo pelo meio ( o que é positivo), quer porque os maus criadores já fizeram muitos cruzamentos consaguineos entre pretos. Em resumo, a qualidade temperamental e fisica actual independe da cor. Há Labradores pretos com saude e comportamento ideais, mas também os há completamente perturbados. O mesmo acontecendo nas restantes cores. Eu conheço alguns exemplos de tudo isto.
Mas...como digo, isto é a minha opinião e estou aberto a explicações que me convençam do contrário.

Abraços
Paulo C.
SeaLords
Membro Veterano

terça jun 24, 2003 1:57 pm

Última edição por SeaLords em quinta nov 20, 2008 10:37 am, editado 1 vez no total.
Arcanus
Membro Veterano
Registado: domingo mai 11, 2003 3:02 pm
Localização: 2 rotts lindas, uma labradora linda e três gatos incríveis!

terça jun 24, 2003 2:32 pm

Olá. Sim SeaLords, os Labradores amarelos não são cães recentes, ao contrário do que possa parecer. No princípio houve uma certa descriminação em relação aos amarelos, a acreditava-se que os pretos é que eram bons, perfeitos, e os verdadeiros labradores, por serem primordiais. Mas depois, reconheceu-se o amarelo como sendo mais exuberante, talvez, mais show-off, e hoje em dia é a variante mais procurada, e mais vendida. Os castanhos são os menos procurados, e consequentemente os mais raros. Sempre acreditei que a cor nada tinha a ver com o temperamento, no entanto como agora os amarelos são mais procurados, pode talvez haver mais hipóteses de se apanhar cães com desvios, mas somente por causa dos "criadores" sem escrúpulos, o que de uma forma irónica está ligado sim à cor, mas não como característica determinante.
Fiquem bem
kaya
Membro Júnior

sexta jun 27, 2003 9:22 am

ola
tive ontem um exame e nao tenho vindo ca ao forum
PauloC eu nao pretendo dizer que a cor esta ligada ao temperamento ou a outra caracteristica porque o mais provavel é n estar. O que normalmente se passa é que esta independencia entre as caracteristicas não é total.(nao sei se o caso ou n)
O facto de n se conseguir eliminar as doenças hereditarias causadas por um alelo recessivo tem haver com o heterozigoto que tem o alelo dominante e o alelo recessivo, entao é portador sem ter o fenótipo da doença. O criador que não vai fazer uma analise ao cao a nivel molecular (como é óbvio) vai avaliar o cao como saudavel e pode fazer um cruzamento entre dois heterozigoticos e neste caso temos 1/4 de probabilidade de nascerem doentes.
O alelo recessivo nunca é eliminado. Mas mesmo que fosse podia ser reposto por mutação.
Por mais que os criadores tentem vao sempre aparecer caes que sao doentes, com baixa probabilidade, mas aparecem só que o que fazem é n reproduzi los para nao aumentar a incidencia do alelo

Eu pus me a pensar sobre isto exactamente pelas razoe s referidas pela aisd, por vezes as crendices é o senso comum a dar uma p a caixa. Mas como diz a sealords provavelmente no inicio é que seria necessario a reintrodução do preto, mas agora os amarelos e castanhos já devem ter genótipos de todos os tipos. Eu tambem não tive em conta quantas gerações ja se tinham passado.
kaya
Membro Júnior

sexta jun 27, 2003 9:27 am

se me permitirem fugir um bocadinho dos labradores. Veio pairar no ar a duvida se a inha cadela tem displasia, vou fazer o rx. O vet diz que ela nao aparenta ter a doença e os pais eram isentos. Se alguem souber como funciona a nivel genetico a displasia são 3 ou 4 genes não é verdade? e basta ser homozigotico recessivo para um deles?
De qualquer maneira vou fazer pesquisa se alguem souber como é que funciona a nivel genetico, agradeço desde ja!
Responder

Voltar para “Cães”