Prevenir Obesidade

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Suzana1
Membro Veterano
Registado: sábado fev 09, 2008 6:56 pm

quarta nov 26, 2008 1:55 pm

Boas,

Na última visita que a Chérie fez ao vet para ser vacinada, fui alertada para o facto de ela ter engordado muito desde a esterelização. Expliquei à vet que lhe dava a quantidade indicada de RC Sterilized e uns miminhos de vez em quando :oops: . A vet aconcelhou-me a acabar com os miminhos e assim o fiz. A questão é mesmo tendo acabado com os mimos e seguindo à risca a quantidade de ração diária, ela ainda não perdeu peso :? Como ainda só passou um mês e pouco deverei dar-lhe mais um tempo ou devo falar com a vet?Ela esta com 4.100 kg e a vet disse que apartir de 4.500 kg já se consideram obesos.

Agradeço a atenção :wink:
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

quarta nov 26, 2008 1:59 pm

A sua gata é muito pequenina?
Não me parece nada que esse peso seja excessivo.
Ainda bem que ela não perdeu tanto peso em tão pouco tempo.

Brinque bastante com ela, façam corridas e tal e com o tempo ela emagrecerá um bocadito.
Suzana1
Membro Veterano

quarta nov 26, 2008 2:04 pm

No próprio dia fui comprar-lhe brinquedos!! O que ela mais gostou foi da cana que tem um pom pom na ponta!!

Eu não a acho de nada pequena, ela até é comprida, mas depois da esterelização notei que ela está mais redondinha. Ela antes de ser esterelizada tinha 3.400 kg se não me engano.
Twiguy
Membro Veterano
Registado: segunda mai 07, 2007 7:51 pm
Mikas (gata)
Marta (gata)

quarta nov 26, 2008 2:17 pm

Bem, isso da obesidade é um pouco relativo. Não sei se existe um peso ideal ou a partir de que peso eles podem ser considerados obesos.
Depende de gato para gato, depende da idade, da estrutura, se teve um aumento repentino.... Mas se a vet que o segue achou, então o melhor é estar mais atenta.
Não lhe dê petiscos e mimos. Incentive a sua menina à brincadeira, para que ela faça mais exercício físico.
Há gatos de 6/7 ou mais quilos e estão bem para a estatura deles. A minha Marta segue um programa de perda de peso e já está nos 5 kg, mas continua com uma barriguinha saliente e peles penduradas. Leva muito tempo para eles perderem peso.

Dê uma olhada neste tópico: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 35&start=0
Boa sorte
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

quarta nov 26, 2008 2:18 pm

obesos apartir dos 4,500Kg??? isso é muito relativo...
a minha gata tava com 5,800Kg e a vet disse que ela estava pesada mas que não estava gorda... no entanto comecei a dar-lhe comida para gatos esterilizados, e ela parece-me menos cheínha, mas pesei-a e o peso continua praticamente o mesmo, perto de 6Kg (na balança de casa não posso ver melhor)...

ela pesava 3,400Kg mas também era mais pequenina, não??
é normal que com o crescimento ganhe peso... e com a esterilização também tem tendência a engordar um bocadinho...
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
Suzana1
Membro Veterano

quarta nov 26, 2008 2:25 pm

Pois mas ela alarmou-me com aquela história dos 4.500 kg, despois começou logo a falar-me das rações que se vendiam lá na clinica, já queria que eu desse Obesity, mas eu preferi esperar mais um pouco e ver se ela perdia peso normalmente e comendo a sterilized. Mas é claro que fiquei com a pulga atrás da orelha.
isamiau
Membro Veterano
Registado: sexta nov 09, 2007 1:48 pm

quinta nov 27, 2008 10:04 am

Bom dia...
O meus meninos manos... de 1 ano e 5 mesinhos, O Pantera e o Simba, recebem todos os dias à noite a mesma quantidade de comidinha. Pois bem, ambos foram castrados aos 7 meses. Desde sempre a diferença de peso entre ambos era cerca de 500gr... mais coisa menos coisa!
A ultima vez que foram ao vet (1 mes) para serem desparazitados e vistos (tipo checkup lol) o Simba tinha 5,5 kg e o Pantera 4,5 kg. :o
Fiquei boaquiaberta... mas mais uma vez comprovei que os gatos não são todos iguais ;) Não se consegue fazer um protótipo de peso, nem de temperamento :)
Suzana1
Membro Veterano

quinta nov 27, 2008 10:36 am

Pois eu concordo, mas parti do principio que a vet saberia mais que eu :wink: Ela pra mais ficou a falar-me de que os gatos com peso a mais, tem grandes possibilidades de ter problemas de rins e que não é possivel fazer-se hemodialise por eles não pararem quietos, etc etc, ou seja deixou -me extremamente preocupada e por isso mesmo a alimentação da Chérie estar firmemente vigiada :? Só que realmente não me parece que ela esteja com menos peso, aí a minha preocupação :oops:
lagutrop
Membro Veterano

quinta nov 27, 2008 11:08 am

Isamiau

Costuma ver os seus gatos comer?
Se calhar o que tem um kilo a mais come a comida dele e não deixa o outro alimentar-se como deve ser.
isamiau
Membro Veterano

quinta nov 27, 2008 11:27 am

lagutrop Escreveu:Costuma ver os seus gatos comer?
Se calhar o que tem um kilo a mais come a comida dele e não deixa o outro alimentar-se como deve ser.
Sim costumo vigiá-los até porque, como referi só os alimento à noite (ou seja, quando estou em casa!). Ambos vão comer, e como são manos, têm o habito de comer sempre todos ao mesmo tempo :D O Simba não tem poder sobre o Pantera e mais sim ao contrario! O pantera é o gato dominante ali e é quem manda ;) Em várias situações o faz notar! A única explicação ali é que de facto um tem mais tendência para engordar que outro! desde pequeninos que a diferença é notória entre ambos... e pode constatar nas fotos do espacinho deles ;)
Suzana1
Membro Veterano

quinta nov 27, 2008 11:33 am

Talvez o Pantera seja mais enérgico :?
isamiau
Membro Veterano

quinta nov 27, 2008 11:42 am

Suzana1 Escreveu:Talvez o Pantera seja mais enérgico :?
Por acaso até não... :roll: O mais energico é o simba... corre tudo... mesmo esta noite que, mais uma vez os fui buscar para dormir connosco, o simba foi o único que não permaneceu quieto toda a noite. Abre a porta (de correr) do meu guarda vestidos, salta de prateleira em prateleira, sai e sobe para a janela, desce e vai até à casa de banho miar, vem sobe para cima da cama, lava-se, desce. entretanto os outros com a agitação levantam-se... vão brincar... ouço (isto porque tenho sono leve...) os pequenos "miuuuus" do Miu e depois la vão eles a mais uma corrida...
Tenho a pequena sorte de não fazerem asneiras ;)
lagutrop
Membro Veterano

quinta nov 27, 2008 12:40 pm

Quer dizer que comem apenas uma vez por dia?
E o vet concorda com isso?
Na minha opinião devia dividir a dose por 2 vezes.
Uma de manhã e outra á noite porque o sistema digestivo dos gatos beneficia com um maior numero de refeições.
isamiau
Membro Veterano

quinta nov 27, 2008 12:47 pm

lagutrop Escreveu:Quer dizer que comem apenas uma vez por dia?
E o vet concorda com isso?
Na minha opinião devia dividir a dose por 2 vezes.
Uma de manhã e outra á noite porque o sistema digestivo dos gatos beneficia com um maior numero de refeições.
Pois... só que a sua opinião diverge da opinião da vet deles. Foi ela quem me deu essa indicação, até pelo simples facto de que de dia eles dormem mais e durante a noite é que têm toda a actividade. :wink:
lagutrop
Membro Veterano

quinta nov 27, 2008 1:00 pm

Pronto, então siga as instruções do seu vet.

Eu não sou nem tenho pretensões a ter.
O que digo baseia-se apenas na minha vivência com gatos.
Responder

Voltar para “Gatos”