Amputação - alguem tem experiência?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Alex17
Registado: terça nov 04, 2008 2:39 pm

terça nov 25, 2008 2:44 pm

Olá a todos,
encontrei uma gatinha selvagem que tinha sido atropelada na estrada e sofreu uma fractura total da pata esquerda da frente. Entretanto foi operada mas os médicos receiam que não se consiga salvar a pata. Eles dizem que os gatos "de casa" se habituam muito bem a uma amputação mas nós acreditamos que ela dificilmente se tornará uma gata "domesticada" e não sabemos se não será pior para ela deixa-la ficar sem uma pata na rua do que, se calhar, e por mais que nos custe, optar por outra solução. Os médicos tambem não têm conhecimento de gatos selvagem que ficaram sem um membro. Alguem tem alguma experiência neste assunto que gostaria de partilhar?
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

terça nov 25, 2008 3:00 pm

Um animal sem alguma pata na rua, desculpe que lhe diga mas será um crime.
Não pode correr tanto como os outros nem subir arvores portanto fugir de cães e outros perigos está fora de questão.

Em casa pode ter uma vida perfeitamente normal e ser muito feliz.

Eu tenho 3 tripés, todos vieram da rua e todos são felizes e saudaveis.

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
Alex17

terça nov 25, 2008 3:13 pm

É esse mesmo o nosso receio! Mas não a estamos a ver tornar-se uma gata de casa, nota-se que nunca teve contacto com humanos e só me deixa a mim fazer-lhe festas, a todos os outros bufa e arranha. Mas pode entretanto surpreendernos e adaptar-se bem a casa mas isso é um risco que não sabemos se será bom para ela corrermos.
lagutrop
Membro Veterano

terça nov 25, 2008 3:21 pm

A propria manipulação a que vai ser submetida com os tratamentos vai amacia-la e torna-la mais acessivel.

Que idade terá?

Eu tenho uma gata que foi amputada com mais ou menos 2 meses por ter ficado fechada no motor de um carro.
Tambem nunca tido contacto com humanos e hoje é uma gata sociavel embora nao seja muito de colo.

Tenho outro que foi amputado de uma perna e coxa em pequenito, depois de ter saido do canil da CML que é ultra meigo.

E por ultimo tenho um que tem apenas um coto no braço direito, que foi encontrado num estado miseravel com o osso de fora e, que segundo o vet já estaria assim há pelo menos 45 dias, que foi amputado adulto, era de rua e é o gato mais meigo dos 6 que tenho em casa.

Com paciência e carinho ela pode tornar-se uma gatinha de casa.

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
SiameseMaria
Membro Veterano
Registado: terça out 31, 2006 2:02 pm

terça nov 25, 2008 3:24 pm

Eu tive um que recolhi da estrada atropelado e a quem também tiveram que amputar uma das patas da frente.
A Veterinária que o viu logo quando o apanhei colocou-me a hipótese de o "adormecer", mas eu... nem pensar nisso!
Fiquei com ele e ... não perdia nada para qualquer outro gato, mas claro... dentro de casa! Nem pensar em deixá-lo na rua!
Apesar de completamente selvagem, com muita dedicação, atenção, etc... tornou-se a coisa mais meiguinha que possam imaginar... e ... ainda... era completamente surdo!
Infelizmente viveu um pouco menos de 1 ano comigo... morreu com PIF (confirmada pela autópsia que mandei fazer...). Mas foi um gato feliz o tempo todo que esteve comigo... Teve uma casa, uma cama quente só dele, teve amigos, teve donos que tudo fizeram por ele...
Especificamente em relação a ser selvagem... eu tenho uma gata, que também recolhi da rua, faz agora em Dezembro 1 ano, que ainda hoje não a consigo apanhar... É cada guerra quando a levo ao veterinário... Mas pronto... é minha e gosto dela tanto como gosto dos meus outros 3 gatos! Não a dou a ninguém! É minha... É como as pessoas... cada um com o seu feitio... mau ou bom!
catarinamar
Membro
Registado: terça mar 11, 2008 5:49 pm

terça nov 25, 2008 3:29 pm

Tive um gato que por acaso se chamava tripê...por não ter uma patinha, também veio da rua... teve de se abituar a mim e à minha familia, também era mto selvagem mas com o tempo tornou-se um gato meigo, grato, normalissimo e mto activo...viveu mtos anos e teve uma vida feliz...!!
Tenho agora um gato de 2 anos que o encontrei com 2 semanas, criei o sempre comigo, rodeado de atenção e carinho e é um verdadeiro diabo... :D, não tem nada haver de co era o tripê, um doce...quem diria...
Vai ver que a gatinha domestica se com tempo paciencia e mimos!! Repare que o facto d ela a deixar fazer algumas festas já é bom sinal!!
Boa sorte!!!
Alex17

terça nov 25, 2008 3:31 pm

Os médicos dizem que ela tem no mínimo 3 anos.

O meu problema é que prometi em casa não ter mais do que os dois gatos que já adoptei e, assim, caso que ela se torne uma gata de casa será que consigo quem adopte uma gata sem uma pata? Se não arranjar novo dono teria que quebrar uma promessa que fiz, com as consequências que daí poderiam advir.

Mas pode ser que recupere até amanha, pelo menos o suficiente para voltarmos a creditar que a pata tem recuperação.
SiameseMaria
Membro Veterano
Registado: terça out 31, 2006 2:02 pm

terça nov 25, 2008 3:32 pm

Se lhe consegue fazer festas já está mais bem adiantada que no meu caso!
Nem eu nem niguém lhe conseguia tocar ao incio...
Para lhe dar os medicamentos depois da operação equipava-me todo: até luvas de jardineiro para podar as rosas eu vestia...
Mesmo assim, uma das vezes furou-me as luvas e fez-me um buraco no polegar...
Passado, talvez, nem 2 mesitos... apanhava-o como a qualquer outro gato "domesticado"... Estava sempre deitado ao meu lado, dormia na minha cama e comia da minha mão...
lagutrop
Membro Veterano

terça nov 25, 2008 3:49 pm

Percebo a promessa mas se calhar a pessoa a quem a fez tambem poderá entender que é um animal diferente.

Há imensos animais para adoptar por isso não sei o que lhe dizer.

Imagine uma gata tripé, inteira na rua...

<p>&nbsp;</p>
Alex17

terça nov 25, 2008 3:56 pm

Infelizmente já não se coloca qualquer questão. Acabaram de me informar que a gatinha faleceu com um troboembolismo.
Vou acreditar que foi o melhor para ela e que lhe evitou sofrimentos adicionais.
Resta-me o consolo de que da nossa parte tudo fizemos para que recuperasse e tivesse uma vida com melhor qualidade.
Obrigado pela ajuda
lagutrop
Membro Veterano

terça nov 25, 2008 4:00 pm

Pelo menos tentou ajudá-la Alex.
Sinto muito.

<p>&nbsp;</p>
silencemoon
Membro Júnior
Registado: quinta out 05, 2006 9:06 pm

terça nov 25, 2008 6:19 pm

:cry:
simaosinho
Membro
Registado: segunda jul 28, 2008 9:03 pm

quarta nov 26, 2008 7:11 pm

:(
Responder