Ajuda aquario

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
wesleyboy
Membro Júnior
Registado: segunda nov 24, 2008 10:20 am

quinta nov 27, 2008 12:05 pm

Mais uma ajuda.. :lol: se possivel...

Quais as materias filtrantes, mais aconselhaveis para os filtros?
Alguma ordem mais especial para colocar dentro do filtro? ...

Obrigado..
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta nov 27, 2008 2:22 pm

Há vários:

Tenho no meu filtro externo:
:arrow: Fibras sintéticas, eu uso uma 100% poliester.
:arrow: Cerâmicas para fixação das colónias de bactérias.
:arrow: Granulado poroso próprio.
:arrow: Carvão activado para remover toxinas ou tratamentos. Tem que ser mudado regularmente.

No outro aqua a caixa de decantação interna tem 3 divisórias, uma cerâmicas, outra esponja e a outra tem carvão.

Depois, pode usar-se também:

- Turfa para acidificar a água, muda-se frequentemente também.
- Calcite, conchas partidas para aquários alcalinos, por exemplo ciclídeos dos lagos e habitats marinhos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

wesleyboy
Membro Júnior

quinta nov 27, 2008 10:51 pm

Obrigado pelas dicas.. :lol:

Mas será que eu no meu aquario estou a colocar as materias filtrantes fora do sitio :?: :?:

As materias filtrantes do meu aquario,estão só num sitio...
Tambem tem 3 divisorias, mas num tenho o aquecedor, no mei tenho as materias filtrantes por camadas, e por ultimo, tenho o motor para fazer circular a agua.. :|
Será que não estou a fazer da forma correcta? ... Acho que sou mais azelha que pensava... :lol: :lol:

Obrigado..
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

sexta nov 28, 2008 6:44 am

São filtro diferentes: Um é exterior e o teu é decantação interior.

O teu filtro é suficiente, mas não é o melhor para o aquário que tens.
Como já foi referido, seria melhor um exterior.
Diesel_Car Escreveu:.......
Este...compras nas lojas de chinês
http://www.aqualifetropicals.co.uk/imag ... leaner.jpg
....
Também se vende na loja de animais e com garantia, no chinês não....
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
dinodane
Membro Veterano

sexta nov 28, 2008 10:54 am

Pois, isso não está bem.

O aquecedor não fica dentro do filtro...

Tem que colocar num compartimento por exemplo as cerâmicas dentro de uma meia de nylon, no outro onde está o motor deve ter uma esponja e no compartimento de saída pode colocar carvão activado dentro de uma meia também...
Isso assim não está a funcionar como deve ser. :|

wesleyboy
Membro Júnior

sexta nov 28, 2008 11:14 am

dinodane Escreveu:Pois, isso não está bem.

O aquecedor não fica dentro do filtro...

Tem que colocar num compartimento por exemplo as cerâmicas dentro de uma meia de nylon, no outro onde está o motor deve ter uma esponja e no compartimento de saída pode colocar carvão activado dentro de uma meia também...
Isso assim não está a funcionar como deve ser. :|
:o :? :oops: ...
Entao quer dizer que está tudo errado...
Tenho que tirar o aquecedor para fora..
Mas no meu caso, o motor tem que ficar no ultimo compartimento, que é onde esta o tubo que manda novamente a agua para fora...

No 1 primeiro coloco as ceramicas, no 2 o carvão activo, e no ultimo, o motor..
Mas aconselharam me a colocar tambem, dentro de uma meia o "PHOSGUARD"Silicate Control.. onde deverá ser colocado... ?
E uso tambem, juntamente com as ceramicas, um coisa (não me recordo como se chama) :oops: que parece uma especie de bolas, pequenas que parece pedra pomes...

Acho que tou mesmo a precisar de um curso intensivo..

O meu muito bobrigado a que tem de uma forma ou outra ajudado...
Todas as ajudas são sempre bem vindas..

Obrigado
dinodane
Membro Veterano

sexta nov 28, 2008 12:49 pm

Wesley, preste atenção,

O motor vai para o último compartimento fazer o quê?
O motor puxa a água para dentro do filtro que deve passar primeiro pela esponja ou polyester para aprisionar os detritos sólidos, depois pelas colónias de bactérias e finalmente no compartimento de saída pelo carvão activado ou outro produto. Portanto o motor deve estar na ENTRADA, no primeiro compartimento e não na saída do ciclo de filtragem...

Resumindo:
1º compartimento - entrada água - motor + esponja ou outro mat filtrante;
2º compartimento - cerâmicas
3º compartimento - saída água - carvão ou esse tal phosguard, eu prefiro o carvão.
Aquecedor, fixo na parte de trás do aqua com ventosas, de modo a ficar escondido pela decoração.

Está explícito?

Diesel_Car
Membro
Registado: sexta out 24, 2003 7:35 pm

sábado nov 29, 2008 10:31 am

Que grande confusão que para aí vai...:lol: :lol:
wesley Escreveu:Mas no meu caso, o motor tem que ficar no ultimo compartimento, que é onde esta o tubo que manda novamente a agua para fora...
Certo...
dinodane Escreveu:Portanto o motor deve estar na ENTRADA, no primeiro compartimento e não na saída do ciclo de filtragem...
Depende do modelo do filtro, por acaso a maioria tem o motor depois das matérias filtrantes. A bomba envia água do filtro para o aquário - a água entra por "trop-plein" (que raio de palavra...não sei escrever como deve de ser :oops: ), ou seja, conforme o nivel da água sobe dentro do aquário, o filtro enche.
Tambem tem 3 divisorias, mas num tenho o aquecedor, no mei tenho as materias filtrantes por camadas, e por ultimo, tenho o motor para fazer circular a agua..
Certo..alguns filtros de decantação tem espaço para o aquecedor. Eu pessoalmente acho um pouco arriscado, pois se o filtro for mal desenhado o compartimento do termostato corre o risco de ficar sem água caso o nivel da água desça demasiado e aí...bye bye aquecedor.
Mas aconselharam me a colocar tambem, dentro de uma meia o "PHOSGUARD"Silicate Control.. onde deverá ser colocado... ?
E uso tambem, juntamente com as ceramicas, um coisa (não me recordo como se chama) Embarassed que parece uma especie de bolas, pequenas que parece pedra pomes...
1º esponja + lã de vidro, para mim é a melhor combinação
2º ceramicas
3º podes colocar carvão, mas não te serve para grande coisa.

O phosguard é uma resina para eliminar fosfatos (também elimina alguns silicatos), portanto usa apenas se tiveres fosfatos e ou silicatos. Teste de fosfatos encontras facilmente, silicatos é raro causarem problemas em água doce - nos salgados dão muuuuitas dores de cabeça :? :? :? :?

Se de facto queres um bom "carvão", tenta encontrar chemi-pure. No local onde te falaram do phosguard encontras o chemi-pure de certeza (o importador é o mesmo, embora sejam de fabricantes diferentes). Tenho a sorte de usar há cerca de 12 anos e recomendo, tanto para doces como salgados. Não tem nada haver com o carvão normal...

Cumps,
Nuno
Diesel_Car
Membro
Registado: sexta out 24, 2003 7:35 pm

sábado nov 29, 2008 10:35 am

Diesel_Car escreveu:
.......
Este...compras nas lojas de chinês
http://www.aqualifetropicals.co.uk/imag ... leaner.jpg
....
Também se vende na loja de animais e com garantia, no chinês não....
Que garantias dá uma loja de animais, que um chinês não dá??!?!?

Factura é igual, produto é igual...conhecimentos de animais...ás vezes são iguais! :lol: :lol:

É uma bomba manual, não tem garantia de 2 anos. Se chegar a casa e tiver rota, vou á loja e troco. Simples...
wesleyboy
Membro Júnior

sábado nov 29, 2008 11:24 am

Diesel_Car Escreveu:Que grande confusão que para aí vai...:lol: :lol:
wesley Escreveu:Mas no meu caso, o motor tem que ficar no ultimo compartimento, que é onde esta o tubo que manda novamente a agua para fora...
Certo...
dinodane Escreveu:Portanto o motor deve estar na ENTRADA, no primeiro compartimento e não na saída do ciclo de filtragem...
Depende do modelo do filtro, por acaso a maioria tem o motor depois das matérias filtrantes. A bomba envia água do filtro para o aquário - a água entra por "trop-plein" (que raio de palavra...não sei escrever como deve de ser :oops: ), ou seja, conforme o nivel da água sobe dentro do aquário, o filtro enche.
Tambem tem 3 divisorias, mas num tenho o aquecedor, no mei tenho as materias filtrantes por camadas, e por ultimo, tenho o motor para fazer circular a agua..
Certo..alguns filtros de decantação tem espaço para o aquecedor. Eu pessoalmente acho um pouco arriscado, pois se o filtro for mal desenhado o compartimento do termostato corre o risco de ficar sem água caso o nivel da água desça demasiado e aí...bye bye aquecedor.
E uso tambem, juntamente com as ceramicas, um coisa (não me recordo como se chama) Embarassed que parece uma especie de bolas, pequenas que parece pedra pomes...
1º esponja + lã de vidro, para mim é a melhor combinação
2º ceramicas
3º podes colocar carvão, mas não te serve para grande coisa.

O phosguard é uma resina para eliminar fosfatos (também elimina alguns silicatos), portanto usa apenas se tiveres fosfatos e ou silicatos. Teste de fosfatos encontras facilmente, silicatos é raro causarem problemas em água doce - nos salgados dão muuuuitas dores de cabeça :? :? :? :?

Se de facto queres um bom "carvão", tenta encontrar chemi-pure. No local onde te falaram do phosguard encontras o chemi-pure de certeza (o importador é o mesmo, embora sejam de fabricantes diferentes). Tenho a sorte de usar há cerca de 12 anos e recomendo, tanto para doces como salgados. Não tem nada haver com o carvão normal...

Cumps,
Nuno
Bem.. Realmente acho que o meu filtro é assim como explicas...
a agua entra normalmente..(pelo fundo do aquario) passa para o 2 (por cima) onde tenho as materias filtrantes, e dps é manda para fora pelo tal motor..
Agora.. vou portanto passar o Aquecedor para fora.. :lol: .. E tentar fazer como me explicam...

Obrigado..
wesleyboy
Membro Júnior

quarta jan 14, 2009 9:29 am

Boas...

Agradecia uma ajudinha mais.. :lol:

Hoje fiz os testes todos, e estava todo correcto (PH7.5) que mesmo assim baixei um pouco..

Mas os NO3 (Nitratos) é que deu uma cor ( na paleta de cores ) vermelho mais acima do normal...

Qual será a melhor maneira de conseguir baixar um pouco o valor dos nitratos?

Alguma dica mais uma vez?
Muito obrigado..
Responder

Voltar para “Peixes”