Bom dia:
Hoje de manhã quando acordei e fui ter com o meu esquilinho ele estava a dormir fora do ninho (1 hamoc quentinho). Fiz-lhe uma festinha e ele estava muito frio. Peguei nele para o colocar no quentinho e ele não queria acordar nem com um amendoim à frente do nariz. Ele reagiu qualquer coisa ( aconchegou-se) mas muito pouco e eu tentei fazer-lhe festinhas e ele fazia um barulho esquisito ( crrr... crrr... crrr).Fiquei assustada pois parecia que estava a morrer. Só ao final do dia poderei ir com ele ao Veterinário.
Entretanto fui-me preparar para saír de casa e antes de saír fui ter novamente com ele. Já estava acordado e novamente fora do hamoc e quando me viu foi buscar o amendoim que lhe tinha dado. À partida estaria tudo bem não estivesse ele a tiritar de frio. Via-se nitidamente que estava com tremores. liguei o aquecimento e pedi ao meu marido para estar atento uma vez que ele sai de casa mais tarde. Seria mesmo frio? As temperaturas estão muito baixas mas de qualquer forma estes animais no ambiente selvagem também aguentam temperaturas muito baixas e ele está dentro de casa.
Será natural ou será algo mais grave?
Frio - Esquilo Siberiano
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta ago 31, 2005 2:46 pm
1 Cadela;
1 Esquila;
2 Ratazanas - Contacto:
A mim também me parece que estava na hibernação.
A minha esquila também já tem andando numa espécie de "semi-hibernação", (e não se pode considerar que estou nas localidades mais frias) em que passa a maior parte do tempo a dormir e só de vez em quando sai do ninho, come, bebe, faz as necessidades e volta para o ninho.
Eu já tive que pegar na minha esquila quando ela estava na semi-hibernação, para a trocar de gaiola e ela também começou com tremores e demorou imenso tempo a acordar, eu até fiquei com medo a assistir àquilo, pois foi logo nos primeiros dias em que a tive.
Vá vigiando e atenção a correntes de ar e mudanças bruscas de temperaturas. Ele precisa de sossego.
A minha esquila também já tem andando numa espécie de "semi-hibernação", (e não se pode considerar que estou nas localidades mais frias) em que passa a maior parte do tempo a dormir e só de vez em quando sai do ninho, come, bebe, faz as necessidades e volta para o ninho.
Eu já tive que pegar na minha esquila quando ela estava na semi-hibernação, para a trocar de gaiola e ela também começou com tremores e demorou imenso tempo a acordar, eu até fiquei com medo a assistir àquilo, pois foi logo nos primeiros dias em que a tive.
Vá vigiando e atenção a correntes de ar e mudanças bruscas de temperaturas. Ele precisa de sossego.
www.kiran_esta_perdido.blogs.sapo.pt
www.cidadedosanimais.com/forum
www.cidadedosanimais.com/forum
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta fev 13, 2008 9:41 am
Pelo que descreve o esquilinho estava a hibernar. Eles ficam muito frios (porque o metabolismo diminui bastante), bastante sonolentos e dificilmente acordam. Quando tal acontece eles parecem embriagados, nao conseguem andar direitos, ficam muito lentinhos, e para subir troncos às vezes precisam de uma ajudinha senao caem para o lado!!! É muito estranho mas a natureza é mesmo assim! Eu vivo no Algarve e mesmo estando num local mais quente o meu esquilo também está numa de semi-hibernar porque por vezes tá frio, mas noutras situações acorda cheio de energia e bem quentinho.
Nao tenha medo, é normal. A minha unica preocupação quanto ao meu esquilo é mesmo a perda abrupta de peso. Ele era muito guduxinho, e agora está pele e osso!
Força e miminhos pro bixanito!
Nao tenha medo, é normal. A minha unica preocupação quanto ao meu esquilo é mesmo a perda abrupta de peso. Ele era muito guduxinho, e agora está pele e osso!
Força e miminhos pro bixanito!
<p><strong>"O justo atenta para a vida dos seus animais, mas o coração dos perversos é cruel" Proverbios 12:10</strong></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm
Está pele e osso? Há quanto tempo está ele a hibernar? É que só começou a fazer frio há 2 semanas e se o esquilo perdeu assim peso é melhor levá-lo ao vet.
O meu siberiano nem no final da "hibernação" ficava pele e osso.
O meu siberiano nem no final da "hibernação" ficava pele e osso.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Madalena Marques
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta fev 13, 2008 9:41 am
Ele ja tem estado nesta semi-hibernação à kuase à 1 mes.... ele antes estava bem gordinho e tem vindo a perder peso apesar de ter MONTES de comida armazenada... come muito raramente (pwlo menos do que vejo...nao estou com ele 24h/dia)! Quando digo pele e osso refiro me em comparação com o que era antes...principalmente no dorso ja se sente muito bem a pelinha e o osso apesar de normalmente nao ter muita carne nesse local... mas ainda noto que ele na barriguinha está razoavelmente normal!!! Por acaso sabe se existe algum tipo de percentagem normal de perda de peso nesta fase de hibernação? Tipo 10-20% do peso normal?? Obrigada desde ja!
<p><strong>"O justo atenta para a vida dos seus animais, mas o coração dos perversos é cruel" Proverbios 12:10</strong></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm
Percentagens não sei, mas quando falou em pele e osso até me assustei. O meu fazia isso exactamente, não entrava em hibernação profunda, armazenava comida dentro do ninho e ía comendo, só o via se eventualmente viesse beber água.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
Madalena Marques
Madalena Marques