Ruido
Moderador: mcerqueira
Bom dia,
venho pedir a vossa ajuda e simultaneamente fazer um desabafo.
perto de onde eu moro, ha um cao grande (parecido com um serra da estrela) num quintal minimo. O cao passa dias e noites a ladrar, por vezes a dona dele nao esta la, por vezes estao e nao quer saber. os vizinhos ja falaram com a senhora, porque o cao ladra noites inteiras e as pessoas mais proximas nao conseguem dormir, a senhora diz que nao pode fazer nada e que aquela "é a voz do cao, ele tem de falar e de expressar e é a unica maneira que ele tem para o fazer" . Ja ligaram para a GNR, que diz nada poder fazer porque o cao esta em propriedade privada, esta noite ligaram para a GNR, foram la de manha e disseram que nao podiam fazer nada. A minha questao é..... fiz uma pesquisa aqui pelo forum e vi referencias ao regulamento geral do ruido, fui ver o mesmo e vi la referencias a "ruido de vizinhança". Este caso enquadra-se em ruido de vizinhança? Achei um pouco estranho a GNR dizer que nao podia fazer nada (isto mesmo durante a noite) ....
o desabafo....desde as 5 da manha que varias pessoas tentaram ligar para a GNR de Sintra, para um numero fixo e um movel, e nunca ninguem atendeu os telefones. Tiveram que ligar para outro posto, que nao é o da nossa area, que nao queria ir la, mas que foi quando lhes disseram que o de Sintra estava incontactavel. Acho completamente assustador e inadmissivel que o posto da nossa area de residencia esteja incontactavel pelo menos desde as 5 da manha (e ate as 9).
Obrigada pela vossa ajuda
perto de onde eu moro, ha um cao grande (parecido com um serra da estrela) num quintal minimo. O cao passa dias e noites a ladrar, por vezes a dona dele nao esta la, por vezes estao e nao quer saber. os vizinhos ja falaram com a senhora, porque o cao ladra noites inteiras e as pessoas mais proximas nao conseguem dormir, a senhora diz que nao pode fazer nada e que aquela "é a voz do cao, ele tem de falar e de expressar e é a unica maneira que ele tem para o fazer" . Ja ligaram para a GNR, que diz nada poder fazer porque o cao esta em propriedade privada, esta noite ligaram para a GNR, foram la de manha e disseram que nao podiam fazer nada. A minha questao é..... fiz uma pesquisa aqui pelo forum e vi referencias ao regulamento geral do ruido, fui ver o mesmo e vi la referencias a "ruido de vizinhança". Este caso enquadra-se em ruido de vizinhança? Achei um pouco estranho a GNR dizer que nao podia fazer nada (isto mesmo durante a noite) ....
o desabafo....desde as 5 da manha que varias pessoas tentaram ligar para a GNR de Sintra, para um numero fixo e um movel, e nunca ninguem atendeu os telefones. Tiveram que ligar para outro posto, que nao é o da nossa area, que nao queria ir la, mas que foi quando lhes disseram que o de Sintra estava incontactavel. Acho completamente assustador e inadmissivel que o posto da nossa area de residencia esteja incontactavel pelo menos desde as 5 da manha (e ate as 9).
Amigo... está tramado...jpvm Escreveu:Bom dia,
Como eu o compreendo!
Agora... aki os "amiguinos" dos cãeszinhos coitadinhos e fofinhos...
Como vê ninguém lhe responde....
Olhe... recorra a sabedoria popular... e + não digo... seria trocidado! E hoje não me apetece!
CaoObtusodeNovo, sabe bem que o que acabou de dizer não é verdade...
Você é trUcidado quando vem com aquelas teorias reaccionárias, não quando diz alguma coisa de jeito. Portanto comente lá à vontade, mas não me diga que quer fazer como o outro que recomendou o envenenamento do cão...
Você é trUcidado quando vem com aquelas teorias reaccionárias, não quando diz alguma coisa de jeito. Portanto comente lá à vontade, mas não me diga que quer fazer como o outro que recomendou o envenenamento do cão...
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
É assim... companheira... a verdade é ke este forista pediu ajuda e o desgraçado bem esperou e ninguém lhe ligou pêva!dinodane Escreveu:CaoObtusodeNovo, sabe bem que o que acabou de dizer não é verdade...
O problema não é envenenar o cão...
O problema é que o cão "envenena" a vizinhança toda não deixando dormir ninguém.
Eu se lá morasse e se a GNR/ PSP e os "miguinhos doa animais" nada fizessem eu partiria para a retaliação.
Agora... não vou dizer aki o ke faria.
Só lhe digo 2 coisas:
1. Não faria mal ao bicho
2. Não partiria para a violência
Mas... por exemplo... estragar a roupa do estendal... lixívia... Agua a ferver para cima das linda roseiras da vizinha, etc... etc... etc... E nuuunca era ninguém!
Percebeu? Agora... faz-me confusão que os "miguinhos" dos animais não dizerem nada durante todo o dia... Acho estranho dinodane. Não podemos só olhar num senitdo... Não pode ser!
Também me parece estranho que as forças policiais não possma fazer nada. Será mesmo assim?
Pelo novo Regulamento sobre o ruído, o ladrar ocasional de um cão durante o dia é de facto um ruído de vizinhança normal. Mas já um período de descanso nocturno que tem de ser respeitado, e um cão que ladra toda a noite e com isso não deixa as pessoas descansar é passível de queixa, que se for levada ao extremo implicará a retirada do animal para o canil municipal - e todo o resto do panorama.
A actuação da GNR parece-me inaceitável, mas realmente não sei se as coisas se terão passado exactamente da maneira como é contada. Admitindo que seja tudo verdade, há motivo para fazer queixa desse posto ao Comando-Geral.
Quanto ao cão: antes de entrar em guerras de retaliação que retiram toda a razão e toda a legitimidade a quem vai por esse caminho, eu começaria por juntar todos os vizinhos e irem em grupo falar com a dona do cão, mas com termos e sem agressões verbais. Fazer-lhe ver que de facto o animal incomoda e que ela tem por obrigação vigiá-lo e controlá-lo. E fazer-lhe ver que está sijeita a coisas desagradáveis como multas e incómodos com a polícia. Responsabilizá-la, em suma.
E acima de tudo usar de bom senso e boa educação.
A actuação da GNR parece-me inaceitável, mas realmente não sei se as coisas se terão passado exactamente da maneira como é contada. Admitindo que seja tudo verdade, há motivo para fazer queixa desse posto ao Comando-Geral.
Quanto ao cão: antes de entrar em guerras de retaliação que retiram toda a razão e toda a legitimidade a quem vai por esse caminho, eu começaria por juntar todos os vizinhos e irem em grupo falar com a dona do cão, mas com termos e sem agressões verbais. Fazer-lhe ver que de facto o animal incomoda e que ela tem por obrigação vigiá-lo e controlá-lo. E fazer-lhe ver que está sijeita a coisas desagradáveis como multas e incómodos com a polícia. Responsabilizá-la, em suma.
Olá, eu sou a Bronkas, tenham um muito bom dia.
Atenção que eu parti do princípio que nada havia a fazer pelas polícias e também que todos os vizinhos já tenham expressado a opinião a vizinha "mal comportada".hsn Escreveu:Pelo novo Regulamento sobre o ruído, o ladrar ocasional de um cão durante o dia é de facto um ruído de vizinhança normal. Mas já um período de descanso nocturno que tem de ser respeitado, e um cão que ladra toda a noite e com isso não deixa as pessoas descansar é passível de queixa, que se for levada ao extremo implicará a retirada do animal para o canil municipal - e todo o resto do panorama.
Mas... eu prefiro peder alguma razão a perder saúde e bem-estar por não dormir dias a fio...
Ke fike claro!
-
- Membro Veterano
- Registado: terça ago 28, 2007 5:37 pm
O "outro" que recomendou o envenenamento do cao fui eu Dinodane?
Bom dia.
os vizinhos ja todos tentaram falar com a senhora, que vira as costas e ignora as pessoas.
Ontem contactei o comando geral da GNR que me disse que houve desde as 23h da vespera um problema com as linhas de algumas esquadras que nao estavam a receber as chamadas. Ja consultei e imprimi o regulamento geral do ruido, e realmente la explicita bem os periodos de ruido e que a actuaçao deve ser das autoridades policiais.
Eu tenho a noçao que a culpa realmente nao é do cao, ele provavelmente tem frio ou fome ou sede, ou pura e simplesmente esta irritado e com energia acumulada porque esta num sitio minimo e ninguem o leva a passear e ele mal tem espaço para se mexer, mas a culpa nao é dos vizinhos que acordam as 4 e 5 da manha com o cao a ladrar que nao se cala ate as 8 ou 9.
os vizinhos ja todos tentaram falar com a senhora, que vira as costas e ignora as pessoas.
Ontem contactei o comando geral da GNR que me disse que houve desde as 23h da vespera um problema com as linhas de algumas esquadras que nao estavam a receber as chamadas. Ja consultei e imprimi o regulamento geral do ruido, e realmente la explicita bem os periodos de ruido e que a actuaçao deve ser das autoridades policiais.
Eu tenho a noçao que a culpa realmente nao é do cao, ele provavelmente tem frio ou fome ou sede, ou pura e simplesmente esta irritado e com energia acumulada porque esta num sitio minimo e ninguem o leva a passear e ele mal tem espaço para se mexer, mas a culpa nao é dos vizinhos que acordam as 4 e 5 da manha com o cao a ladrar que nao se cala ate as 8 ou 9.
-
- Membro Veterano
Alem do periodo de ruido explicita tambem o tipo de ruido ou seja ninguem tem direito de fazer barulho(musica alta e afins) a menos que nao o possa evitar(obras e coisas afins) tudo depende da educaçao e principios das pessoas.
Ruido de vizinhança e uma coisa barulho gratuito e outro.
Ruido de vizinhança e uma coisa barulho gratuito e outro.
De qualquer das maneiras, a GNR não se pode recusar a ir tomar conta de uma ocorrência a pretexto de que ela se passa em propriedade privada. E isso não tem nada a ver com problemas telefónicos.
A partir do momento em que há uma queixa sobre um ruído excessivo e incomodativo durante o período nocturno, ela tem de intervir, deslocando-se ao local, verificando a justiça da queixa e em seguida notificando a dona do cão para que faça cessar o ruído e tomando as devidas medidas para que o motivo da queixa não se repita.
No meio de tudo isto, vai sempre pagar quem não tem culpa, ou seja: o cão. Ou acabará por ir parar ao canil, ou será abandonado algures, ou algum jeitoso o fará calar com um pedaço de frango envenenado que atirará sorrateiramente por cima do muro...
A partir do momento em que há uma queixa sobre um ruído excessivo e incomodativo durante o período nocturno, ela tem de intervir, deslocando-se ao local, verificando a justiça da queixa e em seguida notificando a dona do cão para que faça cessar o ruído e tomando as devidas medidas para que o motivo da queixa não se repita.
No meio de tudo isto, vai sempre pagar quem não tem culpa, ou seja: o cão. Ou acabará por ir parar ao canil, ou será abandonado algures, ou algum jeitoso o fará calar com um pedaço de frango envenenado que atirará sorrateiramente por cima do muro...

Olá, eu sou a Bronkas, tenham um muito bom dia.
Pointerman, parecia-me que o Obtuso estava a insinuar algo do género sim, mas afinal as retaliações são outras.
Eu acho que as autoridades não só devem como têm de intervir neste tipo de situações. De resto, a hsn já disse tudo.
É lamentável que a falta de civismo e de vontade de certas pessoas leve as pessoas lesadas e incomodadas não só a tomarem atitudes drásticas como queixa à polícia com todas as consequências para o animal que sabemos, como a terem tendência a julgar pela mesma bitola todos os donos de animais.
Eu acho que as autoridades não só devem como têm de intervir neste tipo de situações. De resto, a hsn já disse tudo.
É lamentável que a falta de civismo e de vontade de certas pessoas leve as pessoas lesadas e incomodadas não só a tomarem atitudes drásticas como queixa à polícia com todas as consequências para o animal que sabemos, como a terem tendência a julgar pela mesma bitola todos os donos de animais.

-
- Membro Veterano
Eu acho que a medida drastica que eu sugeri em outro topico justifica-se a meu ver no caso de risco de segurança agora de ruido nao me parece.
Pointerman, não vamos começar de novo, pois não?
O Pointerman é que se identificou como tal porque eu não o mencionei pessoalmente.
E NÃO, NÃO SE JUSTIFICA EM SITUAÇÃO ALGUMA ENVENENAR-SE UM ANIMAL.

O Pointerman é que se identificou como tal porque eu não o mencionei pessoalmente.
E NÃO, NÃO SE JUSTIFICA EM SITUAÇÃO ALGUMA ENVENENAR-SE UM ANIMAL.

concordo consigo dinodane, nao se justifica em caso algum envenenar um animal por irresponsabilidade e falta de civismo dos donos. por isso mesmo é que eu ando as voltas com isto, e com decretos leis e com GNR, porque numa aldeia pequena como aquela é.... nestes ultimos dias ja morreram 3 caes envenenados por andarem soltos em terrenos baldios e comerem algo envenenado...e ha pessoas por la que nao se mexem para tentar fazer as coisas a bem, mas que se fartam de dar sugestoes para resolver por mal.....seja dar um tiro ao cao qnd nao esta la ninguem, seja envenena-lo, seja solta-lo que ele fuja para a estrada, seja apedreja-lo, ja ouvi todas estas sugestoes por la....o que vale é que ha 2 ou 3 pessoas ainda assim que tentam manter o bom senso.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta nov 28, 2008 1:09 pm
boa tarde axo estranho isso de os policias nao fazerem nada
tenho um exemplo
o meu irmao mora num apartamento os vizinhos fizeram queixa que o cao ladrava a noite toda ( pk o meu irmao trabalha de noite) e os policias foram la ja duas vezes.....
tenho um exemplo
o meu irmao mora num apartamento os vizinhos fizeram queixa que o cao ladrava a noite toda ( pk o meu irmao trabalha de noite) e os policias foram la ja duas vezes.....