Novo Companheiro

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Eskim0
Membro Júnior
Registado: quinta nov 27, 2008 8:47 pm

sexta nov 28, 2008 12:06 am

Boas , sou novo por aqui andei a ler alguns tópicos e decidi registar-me para mostrar a minha nova companheira e a sua história , e retirar algumas duvidas
Este tópico deu'me imenso trabalho por isso agradecia que o lessem até ao fim desculpem o testamento mas gosto de expor tudo detalhadamente.

História

Um vendedor de animais amigo do meu pai estava a pensar matar esta linda bixinha devido a não ter condições adequadas para as ter e já terem morrido 2 , tive imensa pena pois é um animal que sempre mas fascinou então decidi ficar eu com ela.

Biografia

Sexo - Macho
Idade - Não sei sinceramente nem o vendedor me soube dizer
Pele - Verde muito vivo
Personalidade - Muito Meiga (de mais até da i o meu medo) passa os dias de olhos fechados , poucas vezes os abre , mal se mexe...quando lhe pego não tenta fugir nem nada apenas se encolhe.
Desde quando esta comigo: 3 dias
Alimentação - Muito variada de acordo com a lista de alimentos do korbe

Clicar para aumentar
ImagemImagem
ImagemImagem

Terrário

Aqui estão as minhas maiores duvidas , ela vinha numa gaiola de papagaio com um tronco e uma lâmpada de cerâmica ..lol claramente maus tratos , já estive a fazer umas pesquisas neste curto tempo que tive para aprender o comportamento destes animais.
Estou a pensar manter este terrário ate Janeiro , acho que dá para safar bem :)

Temperatura - 29º
Humidade - 70/75
Aquecimento - 1 cabo de aquecimento de 25w e um tapete de aquecimento de 50w (desligado)
Iluminação - 1a Lâmpada exo terra Sun Glo 25w e 1a Lâmpada exo terra Night Glo 25w , para criar ambiente dia/noite estando a Diurna ligada 12h e a Nocturna outras 12 Horas ( Sun - 6h/18h * Night - 18h/6 tudo regulado a partir de um temporizador)

Sun Glo = Referencia
http://www.exo-terra.com/en/products/su ... dymium.php

Night Glo = Referencia
http://www.exo-terra.com/en/products/night_glo.php

Imagem

Duvidas

1º Pelo que ali a temperatura deve'se manter a 28/29º li aqui mesmo no site , tendo essa temperatura atingida sem qualquer lâmpada de cerâmica afecta a saúde do meu bixito? ou lâmpadas de cerâmica sao pura e simplesmente para aquecimento e ter ou não ter não tem qualquer diferença tendo atingido os 29º sem ela.

2º Pelas fotos que meti do bixito , acham que aparenta estar saudável? reparei que tem uma mancha branca na cauda , o que achei estranho ou será paranóia minha e é completamente normal?

3º No geral estou a tratar bem do meu bixito? agradecia sugestões/dicas/o que melhorar e se a iluminação esta completa.
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

sexta nov 28, 2008 4:56 am

A iluminação nao está completa, falta a lâmpada de UBV, agora a night glo para dar ambiente é facultativa logo usava o casquilho dela para colocar uma compacta de UBV de preferência perto da spot para ter uma zona do terrario quente e a outra mais fria.
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

sexta nov 28, 2008 9:06 am

Boas

Aconselhava te a tirares os cabos e tapetes de aquecimento,porque visto que sao animais arboricolas,o calor tem de vir de cima,nada que uma boa lampada de ceramica de 150w nao resolva,claro ligada a um termostato marcado para os 30/31, os 29 º que tens nao é mau, mas entre os 30 e 31 é melhor. A humidade convem teres entre 70 / 90. Mas atencao ,humidade a mais é pior do que humidade a menos (obrigado native) E claro como o native ja referiu falta a lampada de uvb. O que é mesmo muito importante. Mas mesmo com isto tudo tens que a levar ao vet,para ver se esta tudo bem,isso de ela nao abrir os olhos nao é muito bom,pode estar muito fraca.
Boa sorte

cumps
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
Eskim0
Membro Júnior

sexta nov 28, 2008 4:52 pm

Obrigado aos dois pelas respostas.

Poderiam me dar mais informação sobre essa lampada uvb?

é que quando fui a uma loja de animais (supostamente entendida em repteis)

Aconselharam'me apenas estas duas.

Afinal as que tenho servem ao certo para? :roll:

Desculpem lá a ignorância , ainda sou muito recente neste "mundo"

Em relação a lâmpada de ceramica eu tinha uma de 70w e o terrario subia a 40 e poucos graus (não tenho termostato) e até ao principio do mes não devo ter condições para o comprar

Mas o que me explicaram na loja foi que a Sun glo era para lhe fornecer os raios violeta que ela precisa.
A Night para a ambientar melhor e criar ambiente dia/noite
e a temperatura deveria estar a 29º tendo ou não lampada de ceramica o que interessava era se manter a 29º

Resumindo , fui enganado? =X
Eskim0
Membro Júnior

sexta nov 28, 2008 5:03 pm

Já percebi :)

Mas na loja so tinham essas.

Alguém na zona de Lisboa me sabe recomendar uma loja? ou mesmo uma online onde enviem a cobrança.

Ou agradecia que postassem referencias das lâmpadas a comprar.

Basicamente , acrescentem as referencias do que falta para o terrario.

Agradecido.
Litoss
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:35 pm

sábado nov 29, 2008 8:11 am

Tens pm :wink:
Eskim0
Membro Júnior

sábado nov 29, 2008 6:10 pm

Obrigado aos que me ajudaram.

Já tenho a luz Uvb...

Ela esta cada vez mais dócil basta por la a mão que ela já vem subir o meu braço toda feliz , para a voltar a por no terrário é que é um castigo.

E para não estar a abrir novo tópico posto aqui mais duas duvidas.

1- Pesquisei a cerca de banho e tal , mas nunca encontrei a referir como lhe dar o banho :? sinceramente também não fiz uma pesquisa muito aprofundada mas do que vi sobre banhos ficou esta duvida no ar.
Como lhe dou banho? enfio ela dentro da "banheira" e vou lhe deitando agua em cima e massajando o corpo ou vou molhando os dedos e passando pela pele? tenho feito assim , molhando os dedos e passando na pele é o correcto?

2- Neste momento não tenho condições para comprar uma lâmpada de cerâmica a temperatura diurna esta a 30/31 e nocturna a 28/29

Sendo assim é urgente comprar a lâmpada de cerâmica ou é dispensável? visto que a temperatura esta boa
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

sábado nov 29, 2008 6:58 pm

Eskim0 Escreveu:Neste momento não tenho condições para comprar uma lâmpada de cerâmica a temperatura diurna esta a 30/31 e nocturna a 28/29

Sendo assim é urgente comprar a lâmpada de cerâmica ou é dispensável? visto que a temperatura esta boa
Deves comprá-la sim... Não é de todo dispensável... Assim que tiveres hipótese de o fazer, deves adquirir uma... Há quem compre lâmpadas de infravermelhos por ser mais barata, mas mais vale dares mais uns trocos e comprar uma de cerâmica pois duram uma "vida inteira" ao contrário das infravermelhos;) Portanto, caso na loja te tentem impingir Infravermelhos com a desculpa de ser "mais barato e fazer o mesmo" não vás na cantiga;)
Eskim0
Membro Júnior

sábado nov 29, 2008 7:36 pm

AlunoBioGeo Escreveu:
Eskim0 Escreveu:Neste momento não tenho condições para comprar uma lâmpada de cerâmica a temperatura diurna esta a 30/31 e nocturna a 28/29

Deves comprá-la sim... Não é de todo dispensável... Assim que tiveres hipótese de o fazer, deves adquirir uma... Há quem compre lâmpadas de infravermelhos por ser mais barata, mas mais vale dares mais uns trocos e comprar uma de cerâmica pois duram uma "vida inteira" ao contrário das infravermelhos;) Portanto, caso na loja te tentem impingir Infravermelhos com a desculpa de ser "mais barato e fazer o mesmo" não vás na cantiga;)

Mas e porque? lâmpada de cerâmica que eu saiba é so para fornecer calor certo?

Logo , se o calor está bastante bom , para que comprar uma lâmpada de cerâmica?

Era isto que gostava que me ajudassem a perceber :)
psylizart
Membro Veterano

domingo nov 30, 2008 2:06 am

como é que atinges essas temperaturas? Nao tens qualquer lampada? Se so usas os cabos,axo isso uma má opçao. Visto que as iguanas sao animais arboricolas,estao habituadas que o calor tem que vir de cima,e nao de baixo como tu insistes em colocar.
<p>&nbsp;</p>
Eskim0
Membro Júnior

domingo nov 30, 2008 9:47 am

psylizart Escreveu:como é que atinges essas temperaturas? Nao tens qualquer lampada? Se so usas os cabos,axo isso uma má opçao. Visto que as iguanas sao animais arboricolas,estao habituadas que o calor tem que vir de cima,e nao de baixo como tu insistes em colocar.

Ao menos leste o tópico?

Tenho um fio de aquecimento de 50w uma sun glow de 25w uma nigth glow de 25w e uma uvb 5.0 15w

Ou seja apanha sempre com calor vindo de cima das lâmpadas e apanha com calor vindo de baixo do cabo.
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

domingo nov 30, 2008 11:03 am

Eskim0 Escreveu:
psylizart Escreveu:como é que atinges essas temperaturas? Nao tens qualquer lampada? Se so usas os cabos,axo isso uma má opçao. Visto que as iguanas sao animais arboricolas,estao habituadas que o calor tem que vir de cima,e nao de baixo como tu insistes em colocar.

Ao menos leste o tópico?

Tenho um fio de aquecimento de 50w uma sun glow de 25w uma nigth glow de 25w e uma uvb 5.0 15w

Ou seja apanha sempre com calor vindo de cima das lâmpadas e apanha com calor vindo de baixo do cabo.
O calor vindo de baixo é que é dispensável, agora faz uma experiência mede o calor na parte de cima: verás que é mais baixo do recomendado... Nenhuma das lampadas que tens são de verdadeiro aquecimento... Duas delas iluminam e outra emite ondas necessárias à sobrevivência do animal, apenas isso... se libertam calor? claro que sim, mas longe do necessário para o bem-estar do animal!

Ou pensas tu que o pessoal que tem iguanas gosta de gastar dinheiro em lâmpadas de cerâmica e em electricidade desnecessáriamente? Como o psylizart afirmou:
psylizart Escreveu: estão habituadas que o calor tem que vir de cima,e nao de baixo como tu insistes em colocar.
Eu explico: As cobras e alguns lagartos absorvem o calor a partir do substrato quente, porquê?? Muito simples, possuem a maior parte dos seus órgãos receptores de calor e a irrigação capilar sanguínea (que distribui o calor uniformemente pelo corpo) na parte ventral do corpo; as iguanas e outros lagartos arborícolas possuem a maior parte dos seus órgãos receptores de calor e a irrigação capilar sanguínea na parte dorsal do corpo!

Portanto é mais do que óbvio o porquê de se usar lâmpada de cerâmica numa iguana e tapete ou cabo numa snake... Cada grupo de animais tem a sua especificidade... Agora se estás a pensar numa perspectiva económica não contes com o meu apoio nisso.

Acho que a minha explicação do porquê é mais do que clara...
psylizart
Membro Veterano

domingo nov 30, 2008 12:42 pm

[

Ao menos leste o tópico?

.[/quote]

Claro que li o topico,so que nao queria acreditar que ainda tinhas os cabos de aquecimento,como numas respostas mais acima,ja te tinha aconselhado a tirar esses cabos,mas pelos vistos ainda continuas a insistir neles. E as restantes lampadas que tens nenhuma delas é de aquecimento.
Por isso pensa bem se nao queres comprar a lampada,Quem sofre como sempre sao os animais.
Se nao percebeste o que escrevi ,entao le a resposta do alunobiogeo,que te explicou qual a razao de que as iguanas teem que receber o calor vindo de cima.

cumps
<p>&nbsp;</p>
Eskim0
Membro Júnior

domingo nov 30, 2008 12:54 pm

Claro que li o topico,so que nao queria acreditar que ainda tinhas os cabos de aquecimento,como numas respostas mais acima,ja te tinha aconselhado a tirar esses cabos,mas pelos vistos ainda continuas a insistir neles. E as restantes lampadas que tens nenhuma delas é de aquecimento.
Por isso pensa bem se nao queres comprar a lampada,Quem sofre como sempre sao os animais.
Se nao percebeste o que escrevi ,entao le a resposta do alunobiogeo,que te explicou qual a razao de que as iguanas teem que receber o calor vindo de cima.

cumps
Mas lá está tenho um tremometro na parte de cima do terrario mesmo colado ao "tecto" do terrario e a temperatura é de 30/31º de dia e 27/28º de noite por isso a minha duvida ainda se era preciso a lâmpada de cera mica.
Termostato anda a volta de que preço?
rglove
Membro Veterano
Registado: quarta out 29, 2008 4:44 pm

domingo nov 30, 2008 1:58 pm

lol. Se tens o termómetro no tecto do terrário vai de certeza dar temps. altas. Experimenta por 20 cms abaixo das lâmpadas e vê a temperatura.
Essas lâmpadas n dao mesmo. Tenho a night glo para aquecimento nocturno e a sun glo que comprei e não aquece nada.

Compra infra-vermelhos se não queres gastar muito e vai a www.leiritrónica.pt, na parte da linha branca, vais a termóstatos, e na pág. 11 tens lá os da prodigy.
E ve se compras um termostato desses.
Um tapete ou cabo não é o mais indicado. As iguanas gostam de subir as árvores para "apanhar" calor, pois o sol está por cima e o calor vem de cima. Com o cabo o calor vem de baixo e o cabo so vai aquecer o substracto, portanto não muda a temp. ambiente.

Epá, no mínimo compra uma lampada de infra-vermelhos, por 10 euros tens uma.
Mas se puderes compra de cerâmica.
Na saidacasca vendem bem barato, mas agora o site não está a dar.

Boa sorte.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”