Ração seca - preciso de mais umas "dicas"

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
sregina
Membro Veterano
Registado: quinta mar 13, 2003 4:12 pm

terça jun 24, 2003 11:37 pm

Boa noite,

Pois tenho de confessar, não consigo limitar a alimentação do`Óscar a ração seca :oops:

Ele já está comigo há 1 mês e meio e neste momento já come a ração seca mas só SE fôr misturada com a de lata( tal como a veterinária me disse para fazer para o habituar). Só que o passo seguinte seria tirar-lhe a de lata e aí...nicles!!! o gato já chegou a passar 1 dia sem comer...e claro...fico cheia de remorsos e acabo por lhe voltar a misturar.

Como foi com os vossos? Será que se eu não ceder ele acaba por comer?(sinceramente acho que 18 horas sem comer já dava para ele "atacar" o que tivesse no prato, mas estou enganada?)

Aceitam-se conselhos para "domar" esta minha fera ;) :)
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

terça jun 24, 2003 11:48 pm

Olá Susana!

O passo a seguir é, mesmo, insistir, e não ceder! :evil:
Claro que custa vê-los sem comer, mas é questão de ir tentando!
Por acaso os meus adaptaram-se bem!
Mas, às vezes, quando lhes dou algum pitéu húmido (tipo as saquetas da Wiskas) eles deliram! Mas comem bem a seca! Até mudei recentemente de ração, porque deixei de gastar da Iams, atendendo à notícia de eles usarem animais para experiências, e eles não se "queixaram"!
O seu é pequenino? Só se aguardar mais uns tempos! E ir misturando! sabe que os gatos são muito esquisitos!

Um abraço!
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
sregina
Membro Veterano

terça jun 24, 2003 11:54 pm

Miadores,

Obrigada pela sua resposta pronta :)

O Óscar ainda não fez 3 meses. Mas acha que posso e/ou devo estar mais tempo sem "ter pena dele"? :? quando ele olha para a taça com a ração e depois para mim com ar verdadeiramente miserável e vira as costas?

A minha dúvida é essa: Até onde insistir...
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

quarta jun 25, 2003 12:09 am

Olá, outra vez!

Se ele é assim pequenino, e se vai comendo misturada, fique mais uns tempos assim, deixe passar mais um bocado, (15 dias/ 1 mês) e depois volte a insistir. Em bébé, não convém passar sem comer! Pensei que era maiorzinho! Tem que se saber "dar a volta" :roll: :roll:

Boas!
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
tmarques
Membro Júnior
Registado: quinta mai 15, 2003 7:43 pm

quarta jun 25, 2003 12:10 am

Boa noite Susana,
eu tb sou da opinião de lhe colocar a comida seca, para ver se ele come, custa um pouco, mas tem que se tentar, de qualquer forma se calhar tb era boa ideia tentar lhe dar outra marca, às vezes dá certo... o Pompeu é muito esquisito com a comida e não deixando de dar a ração correcta, existem algumas marcas que diferem no sabor, é tentar e ter paciência ;)
betha
Membro
Registado: sexta jun 06, 2003 8:45 pm

quarta jun 25, 2003 12:24 am

Olá Sregina
O conselho que a minha vet. me deu foi de conseguir ser mais persistente que a minha gata.
Sei que é difícil, mas pode ir reduzindo a comida húmida e aumentando a seca, até chegar ao ponto em que só lhe dá a ração seca ( o vet. explicou-me como eles são carnívoros podem ficar até vários dias sem se alimentarem como acontece no meio selvagem, eu sei que os nossos amigos são domésticos mas continuam a ter certas características da sua essência).
É complicado nós resistirmos aos miados e aos olhinhos que eles nos fazem, como são muito inteligentes sabem que acabamos por ceder.
Coloque a ração na sua mão e tente dar-lhe , eles às vezes gostam, também gostam da nossa companhia durante a refeição.
Espero ter ajudado um pouco, boa sorte.

Beijos
Beja
Beta

p.s.coloque uma foto, para nós conhecermos o seu Óscar.
fabriro
Membro Veterano
Registado: quarta jun 12, 2002 2:52 pm
Localização: Quatro gatos europeus comuns lindos:Pantufas, Patusca, Ninja e Principe Azul

quarta jun 25, 2003 12:26 am

Os gatos gostam muito de comer durante a noite. Dê-lhe a ultima refeição bem ao inicio da noite e depois deixe no prato apenas ração seca e propria para gatinhos bebés. Não sei a marca que usa mas se for aquela pequenina (até quatro meses) ele acaba por pegar. De qualquer forma vá retirando a quantidade de comida humida. Misture pouca, só de maneira a engana-lo. Eu por experiência acho que os gatos com o tempo acabam por comer. Nunca deixei nenhum passar fome e agora todos comem como base secos e humida por gulosice apenas uma vez por semana.
Um abraço
Fátima
Adopte ou apadrinhe um gato visite www.felinus.tk
sregina
Membro Veterano

quarta jun 25, 2003 12:55 am

betha Escreveu: Olá Sregina
Coloque a ração na sua mão e tente dar-lhe , eles às vezes gostam, também gostam da nossa companhia durante a refeição.
Espero ter ajudado um pouco, boa sorte.

Beijos
Beja
Beta

p.s.coloque uma foto, para nós conhecermos o seu Óscar.

betha,
ele da minha mão come a ração, mas parece que é por "brincadeira", pois come 4-5 bocaditos e depois desdenha.

Quanto a foto, já a coloquei no album há 10 dias (+ ou -), mas parece que está como tudo...atrasado ;)

Obrigada a todas pelos conselhos...ajudaram muito :)
Juliachan
Membro Veterano
Registado: segunda mai 19, 2003 4:49 am

quarta jun 25, 2003 6:27 am

Concordo com o q a Betha disse... Vá diminuindo a úmida e aumentando a seca. Quando tiver só seca, insista. Deixe a ração à vontade q ele vai acabar comendo. Te garanto q de fome ele não morre! Heheheh! :lol:
Oq a vet me disse foi pra dar a ração úmida só 1x por semana, como um agradinho pois se der sempre, pode causar tártaro nos dentes dele e isso gera um monte de complicações... Eu estou dando 1 sachet da Whiskas de salmão por semana. Apesar de eu saber da fama horrível da Whiskas, optei por isso pq já tentei a Fancy Feast mas a gata rejeitou e a Sheba dobrou de preço. Já vi q a minha gata prefere ração da vagabunda!!! Mas como é só 1 por semana, a vet disse q não tem problema... Se bem q o sachet apesar de pequeno dura 3 dias!! É q eu só dou 1x por dia, ou seja, o sachet dá 3 pratinhos. Não dou muito no prato pq a Hannah é esganada e como é louca com essa de sabor de salmão, é capaz de comer mesmo depois de estar satisfeita. Daí a vomitar é 1 minuto...
ChinaBlue
Membro Veterano
Registado: segunda set 30, 2002 8:28 am
Localização: 3 Gatas (Maga, Charlie e Kika) e 4 Gatos (Sebastião, Alfredo, Samuel e Simão)

quarta jun 25, 2003 8:46 am

Olá

Eu tenho um gatinho bebe com 8 semanas que tambem gosta muito de latinha e como ainda é muito pequenino dou-lhe uma refeição por dia de lata, tem sempre a disposição ração seca para bebes e agua fresca ...
Claro que ele prefere a lata :p mas insisto e ele tambem come a seca e tem suplemento de leite de manha ao pequeno almoço ... :D :D
Já criei 3 gatinhos de bebes e fiz sempre assim ... uma refeição de latinha ate aos 4 meses com seca e depois a latinha passa a ser petisco de fim de semana ... e eles ja sabem quando é o dia pois perseguem-me pela casa fora na pedincha ... :D :D :D

Jokas
ChinaBlue
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quarta jun 25, 2003 8:52 am

Olá

O teu gato ainda é muito bébe, por isso é normal que ainda prefira a ração humida, pois a seca deve ser mais complicada para ele trincar. Que marca de ração lhe estás a dar? Eu com a Amélia comecey a dar a baby da Royal cannin e ela comia bem. Mas quando veio para minha casa ainda lhe misturava a húmida e a seca e aos poucos fui retirando a húmida.
Dou-lhe apenas uma vez por semana ou de semana e meia em semana e meia uma saqueta da Wiskas.
Não sei se as outras marcas têm ração para bébes, mas julgo que não, esta é melhor porque os grãos são mais pequeninos.
Não te esqueças que um gato tão pequeno ainda come pouco, se não tiveres pede na loja um daqueles copos para medir a ração e dá-lhe só isso.
O Vet a mim disse-me para não ter a comida sempre disponível então eu meço a quantidade de ração diária e divido-a por 3 refeições - pequeno almoço, almoço e jantar. Assim pode ser que ele coma.

Beijokas
Kathleen
Cleopatre
Membro Veterano
Registado: quinta mar 27, 2003 4:29 pm
Localização: Gata europeia tigrada tricolor (Anaïs) e 2 gatos europeus blottered (Matisse e Ankh)

quarta jun 25, 2003 9:31 am

Olá! :D

A Anaïs sempre comeu muito bem ração seca da mais cara... Quanto mais barata, menos lhe toca... Então se for comprada em supermercado (Whiskas ou Friskies - das outras nunca dei!) nem a cheira! :p Parece-me que o facto de morar num condomínio fechado lhe subiu à cabeça e acha-se fina de mais para comer coisas de "pobre" (deve achar que a dona é rica!) :evil:
Ainda cheguei a dar saquetas de ração húmida mas ela limitava-se a lamber a gelatina e depois deixava o resto secar no prato, olhando para aquilo com ar enjoadíssimo. Desisti!

Já o Matisse, se pudesse comia até o saco de papel da ração! Nunca experimentei dar outra marca senão "R.C. Baby" (2 a 4 mêses), mas tenho a certeza de que até a mais vagabunda "Coshida" do LIDL marchava!!! :lol: A este, ao contrário da Anaïs, puxa-lhe o pé para a chinela... 8) Nem experimento dar-lhe comida de lata, senão come também a dita! ;) - ainda vou ter problemas com ele... Quando for castrado só vai poder comer ração de dieta, senão vai ficar o protótipo do macho lusitano, baixinho, barrigudo, careca e de pêlos no peito... :roll:

Acho que o melhor é mesmo evitar dar ração de lata. Eles habituam-se a comer a seca, quanto mais não seja porque não têm outra opção... O conselho da redução gradual da componente húmida na mistura com a seca pareceu-me muito bom e vai acabar por dar resultados!
Boa sorte! ;)
sregina
Membro Veterano

quarta jun 25, 2003 9:52 am

Olá bons dias :)

Cleopatre,
Muito me ri com a sua análise do comportamento dos seus gatos :lol: . Gata com sindrome LIli Caneças :lol:

Kathleen,
Eu sou uma dona horrivel :oops: ;) , dou-lhe whiskas (tanto da seca como da húmida) e tb gourmet gold, ambas para gatinhos. Mas acho que vou seguir o v/ conselho (teu e da cleopatre) e experimentar Royal Canin :)

Juliachan,
Eu também dou 3-4 refeições por dia, pois além do mais agora no Verão acho que a comida se deteriora (a húmida) muito rápido.

ChinaBlue,
Também dou um pratinho de leite para gatinho ao pequeno-almoço. Vou fazer isso até aos 3 meses dele. :)

Mais uma vez...gracias a todas vosotras (ai...que saiu-me em castelhano ;) )
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quarta jun 25, 2003 9:58 am

Olá

Eu leite nunca dei tente ao início com o de gatinhos, mas a Amélia disse-me que o leite era para eu beber que precisava :oops:

A ração da Royal cannin de bébe a Amélia adorava e vai ver que não fica mais cara do que a da Wiskas, porque como é mais concentrada tem de lhe dar muito menos. (quanto maior for o pacote mais barata fica).
Eu também dou saquetas de gatinhos à Amélia e ela adora ;)

Depois conte-nos o que ele achou da ração.

Beijokas
Kathleen
Cleopatre
Membro Veterano
Registado: quinta mar 27, 2003 4:29 pm
Localização: Gata europeia tigrada tricolor (Anaïs) e 2 gatos europeus blottered (Matisse e Ankh)

quarta jun 25, 2003 11:25 am

sregina Escreveu: Cleopatre,
Muito me ri com a sua análise do comportamento dos seus gatos . Gata com sindrome LIli Caneças
Olá, outra vez!

Se há coisa que adoro é observar o comportamento dos seres vivos em geral. Quando era miúda, ficava horas a ver carreiros de formigas, a tentar perceber a organização do formigueiro, a actividade de cada uma, a identificar a carga que transportavam... Até aos 12 anos praticamente só ligava aos animais, mas a partir dessa idade comecei a dar especial atenção às pessoas. Adorava ver como se comportam a sós e em sociedade!
Só aos 18 anos é que descobri o mundo felino. Até então tinha opiniões pouco formadas sobre os gatos, pois verificava que não se expunham, fugiam demasiado e não se deixavam apanhar. A primeira "vítima do meu olhar clínico" foi uma gata de rua, muito sabida e extremamente sociável que fazia com que cada um dos meus vizinhos achasse que era seu dono... Transbordava charme e respondia a qualquer um dos diferentes nomes que lhe davam. Como se aproximava de mim e até me pedia colo, passei a observá-la atentamente e a render-me aos encantos daquele ser.
Agora tenho os meus gatos e delicio-me a ver as particularidades de cada um, os gostos, os hábitos, as diferenças e chego a conhecer-lhes os feitios (acho eu...).

Quanto à ração, já entendi que o seu gatinho é guloso... O facto de preferir a comida húmida á seca é sinal disso.
Nas lojas de animais a que vou, a Royal Canin costuma ser a marca com mais saída. Já me explicaram que é devido ao sabor que parece agradar mais aos gatos. Disseram mesmo que normalmente as pessoas que têm gatos com gostos especiais (daqueles que não gostam particularmente de comer) recorrem a várias marcas e acabam por verificar que é a R.C. que melhor comem. Aliás foi exactamente essa razão que me levou a comprá-la, pois, como expliquei, a minha Anaïs é muito selectiva e não gostou de nenhuma outra marca (nem mesmo da Hills que os veterinários dizem ser a melhor!). Quando provou esta, aderiu logo!
Se verificar que o seu gato gosta desta ou de outra ração, tente dar-lha sempre e evite mudar de marca. É que os gatos têm um estômago muito sensível que se ressente à mínima mudança. Podem surgir diarreias ou vómitos durante a adaptação. Para cada idade e etapa, quase todas as marcas têm gamas específicas. Mude entre elas conforme a situação que o seu gatinho atravessa, mas evite mudanças de marcas. Pergunte ao veterinário dele o que ele sabe sobre esse assunto e estou certa de que ele lhe afirmará este princípio.
Boa sorte! ;)
Responder

Voltar para “Gatos”