sregina Escreveu:
Cleopatre,
Muito me ri com a sua análise do comportamento dos seus gatos . Gata com sindrome LIli Caneças
Olá, outra vez!
Se há coisa que adoro é observar o comportamento dos seres vivos em geral. Quando era miúda, ficava horas a ver carreiros de formigas, a tentar perceber a organização do formigueiro, a actividade de cada uma, a identificar a carga que transportavam... Até aos 12 anos praticamente só ligava aos animais, mas a partir dessa idade comecei a dar especial atenção às pessoas. Adorava ver como se comportam a sós e em sociedade!
Só aos 18 anos é que descobri o mundo felino. Até então tinha opiniões pouco formadas sobre os gatos, pois verificava que não se expunham, fugiam demasiado e não se deixavam apanhar. A primeira "vítima do meu olhar clínico" foi uma gata de rua, muito sabida e extremamente sociável que fazia com que cada um dos meus vizinhos achasse que era seu dono... Transbordava charme e respondia a qualquer um dos diferentes nomes que lhe davam. Como se aproximava de mim e até me pedia colo, passei a observá-la atentamente e a render-me aos encantos daquele ser.
Agora tenho os meus gatos e delicio-me a ver as particularidades de cada um, os gostos, os hábitos, as diferenças e chego a conhecer-lhes os feitios (acho eu...).
Quanto à ração, já entendi que o seu gatinho é guloso... O facto de preferir a comida húmida á seca é sinal disso.
Nas lojas de animais a que vou, a Royal Canin costuma ser a marca com mais saída. Já me explicaram que é devido ao sabor que parece agradar mais aos gatos. Disseram mesmo que normalmente as pessoas que têm gatos com gostos especiais (daqueles que não gostam particularmente de comer) recorrem a várias marcas e acabam por verificar que é a R.C. que melhor comem. Aliás foi exactamente essa razão que me levou a comprá-la, pois, como expliquei, a minha Anaïs é muito selectiva e não gostou de nenhuma outra marca (nem mesmo da Hills que os veterinários dizem ser a melhor!). Quando provou esta, aderiu logo!
Se verificar que o seu gato gosta desta ou de outra ração, tente dar-lha sempre e evite mudar de marca. É que os gatos têm um estômago muito sensível que se ressente à mínima mudança. Podem surgir diarreias ou vómitos durante a adaptação. Para cada idade e etapa, quase todas as marcas têm gamas específicas. Mude entre elas conforme a situação que o seu gatinho atravessa, mas evite mudanças de marcas. Pergunte ao veterinário dele o que ele sabe sobre esse assunto e estou certa de que ele lhe afirmará este princípio.
Boa sorte!