Obrigatoriedade de utilização de coleiras ?!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

terça jun 24, 2003 12:53 am

Quando fui à Junta de Freguesia renovar a licença dos cães, a funcionária indicou-me que é obrigatório para os gatos que andam na rua, o uso de coleiras com identificação e que brevemente será também obrigatório o microchip. Quanto ao segundo ponto acho muito bem e não me preocupei nada porque todos os meus gatos o têm. Mas coleiras em gatos que andam na rua? Não estou de acordo desde que encontrei, há já uns bons anos, um gato morto preso pela coleira a um ramo de uma salgueira. Fiquei impressionada com o que o gato não deve ter sofrido até morrer. É por isso que nenhum dos meus gatos, principalmente os que saiem, usam coleira. Depois o microchip nos gatos, mesmo nos grandes como no meu maine-coon, é perfeitamente palpável. A máquina de leitura só é necessária para averiguar a identificação do dono. Então para quê o uso obrigatório da coleira?
Maria João
Juliachan
Membro Veterano
Registado: segunda mai 19, 2003 4:49 am

terça jun 24, 2003 7:26 am

Concordo q se for obrigatório o microchip, a coleira é dispensável... Se bem q facilitaria aos funcionários dos lugares q recolhem gatos pois seria mais fácil distinguir o gato com dono q está só a passear pela rua do gato de rua mesmo.
Uma dúvida. Esse chip carrega q informações??? Nome e endereço do dono?
Mafy
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 10:23 pm

terça jun 24, 2003 7:38 am

Bom dia,

Realmente se o chip já transporta a identificação do animal e se é o suficiente pra poder-se chegar a uma pista na procura dos donos, na eventualidade do gato se perder ou fugir, penso que o uso da trela terá mais a ver com uma questão de segurança para com os outras pessoas que também andam na via pública, ou para não haver a tentação deles fugirem, não sei, penso eu.

Da mesma maneira que o uso é obrigatório para os cães, os gatos passarão então a ter que a usar também, o que qto a mim se torna desnecessário.

Bjs
Cleopatre
Membro Veterano
Registado: quinta mar 27, 2003 4:29 pm
Localização: Gata europeia tigrada tricolor (Anaïs) e 2 gatos europeus blottered (Matisse e Ankh)

terça jun 24, 2003 9:51 am

De facto, parece-me excesso de zelo... será como usar cinto e suspensórios em simultâneo, mas lá deve haver alguma razão. (Haverá?)
Pelo sim, pelo não, porque não opta pelas coleiras com sistema de segurança anti-sufoco? (têm um elástico que cede o suficiente para que a cabeça do gato passe e este se solte, no caso de ela ficar presa a algum lado - e resulta mesmo porque já aconteceu isso com a Anaïs!).
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

terça jun 24, 2003 9:57 am

Olá

Do microchip ser obrigatório em princípio a partir de Setembro já sabia, é uma lei que vai sair. A Câmara de Lisboa em cães parece que está a colocar os microchips.
A coleira de facto não tem sentido. Um cão não sobe árvores um gato sobe por todo o lado e fica preso a tudo se for preciso. Com o chip podem logo identificar o dono...

Júlia, no Brasil julgo que também colocam chips nos animais, é um dispositivo com um nº de identificação, depois há um registo nacional e, por exemplo, se a tua gatinha tiver chip e se perder, se alguém a encontrar, leva-a ao vet ele passa a máquina de detecção do chip, acede à base de dados e vê quem é o dono.

Mafy, não é a trela que é obrigatória mas sim a coleira.

Beijokas
Kathleen
Juliachan
Membro Veterano

quarta jun 25, 2003 3:45 am

Kathleen, pode até ser q tenha algo assim no Brasil mas eu nunca ouvi falar! E olha q eu conheço muita gente q tem cachorro e até gente q cursa medicina veterinária... As coisas aqui no Brasil são muito bagunçadas. É difícil algo assim dar certo aqui pq poucos iriam respeitar... Aliás, ontem mesmo deu no jornal q em São Paulo tem agora umas quadrilhas de assaltantes especializados em roubo de cachorro! Dá pra acreditar!!?
Juliachan
Membro Veterano

quarta jun 25, 2003 3:57 am

Kathleen, pode até ser q tenha algo assim no Brasil mas eu nunca ouvi falar! E olha q eu conheço muita gente q tem cachorro e até gente q cursa medicina veterinária... As coisas aqui no Brasil são muito bagunçadas. É difícil algo assim dar certo aqui pq poucos iriam respeitar... Aliás, ontem mesmo deu no jornal q em São Paulo tem agora umas quadrilhas de assaltantes especializados em roubo de cachorro! Dá pra acreditar!!?
Kathleen
Membro Veterano
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quarta jun 25, 2003 9:17 am

Olá,

Júlia se fores ao forum dos cães vais ver que cá também há quadrilhas que roubam cães...

Beijokas
Kathleen
mjoaomarques
Membro Veterano

quarta jun 25, 2003 5:40 pm

[quote=Cleopatre]
De facto, parece-me excesso de zelo... será como usar cinto e suspensórios em simultâneo, mas lá deve haver alguma razão. (Haverá?)
Pelo sim, pelo não, porque não opta pelas coleiras com sistema de segurança anti-sufoco? (têm um elástico que cede o suficiente para que a cabeça do gato passe e este se solte, no caso de ela ficar presa a algum lado - e resulta mesmo porque já aconteceu isso com a Anaïs!).
[/quote]

Olá,

Em tempos experimentei colocar dessas coleiras, com montes de guizinhos, com esperança que o barulho fosse suficiente para que os pássaros se apercebessem que havia gato. Deixava a coleira só com um pouco de folga, mas mesmo assim, quando regressavam à hora das refeições já não a traziam.
Maria João
Elsa_Pereira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 26, 2001 8:34 pm

quarta jun 25, 2003 8:23 pm

Olá Maria João,

dois dos meus gatos (o Chico e a Olívia) foram "chipados" ontem e as duas meninas restantes (a Rita e a Marieta) irão sê-lo na próxima semana. O que não concordo consigo é que o microchip seja palpável. Pelo que depreendi da colocação nos meus gatos, o microchip deverá ser colocado no pescoço do animal, do lado esquerdo, mas parece-me imperceptível ao toque. Nenhum dos meus gatos anda na rua e por isso a sua identificação não se prende com esse factor. Contudo, podem sempre existir situações de fuga, por muito cuidado que se tenha, e sempre é mais uma hipótese de localizar o animal, desde que o mesmo passe por um veterinário. Pelo que soube, ao contrário daquilo que é minimamente aconselhável, muitos dos canis / gatis municipais não estão equipados com um leitor que permita identificar o animal e posteriormente localizar o seu dono. Para quem não sabe, um animal quando é "chipado" fica com um número que o identifica e são elaborados 3 registos nos quais constam as características e sinais particulares do animal e dados do dono (nome, n.º de BI, morada e telefone). Um dos registos fica na posse da Clínica onde o animal foi "chipado", outro fica na posse do dono e o 3º é enviado para o Sindicato dos Médicos Veterinários, onde esses dados constarão numa base. Caso o dono altere a morada ou telefone, todas as alterações deverão ser comunicadas.
Beijinhos
Elsa Pereira
Kathleen
Membro Veterano

quarta jun 25, 2003 10:06 pm

Olá

Elsa tem razão no que diz, mas julgo que se a lei for aprovada devem passar a equipar as clinicas e os canis com as máquinas que detectam os chips.

beijokas
Kathleen
mjoaomarques
Membro Veterano

quarta jun 25, 2003 11:20 pm

Olá Elsa,

Todos os meus gatos estão chipados. A colocação foi feita logo atrás da orelha esquerda de modo que quando se fazem aquelas festinhas atrás das orelhas que, eles tanto gostam, nota-se perfeitamente o "carocinho". Já nos cães, parece-me que a colocação do microchip foi efectuada mais abaixo. Nunca consegui detectar qualquer saliência. Penso que tal facto se deve ao tamanho dos cães.
Maria João
Responder

Voltar para “Gatos”