Sabe por que motivo os cães ficam com os olhos verdes nas fotos?
Esse fenómeno não acontece só com os cães mas também com gatos, leões, texugos e muitos outros animais quando os fotografamos com flash num local de baixa luminosidade. É o mesmo processo que ocorre quando uma pessoa fica com os olhos vermelhos numa foto.
A diferença de cor é explicada por estruturas de olhos diferentes. Nos seres humanos, a luz do flash penetra no balão ocular através da retina e reflete-se na parede posterior do olho, mostrando a cor avermelhada que resulta da irrigação sanguínea dessa parte do olho.
Alguns animais, como os cães, têm uma membrana situada na parte interna do olho chamada Tapetum Lucidum, que reflete a luz que passa pela retina dentro do olho, fazendo com que passe duas vezes pela retina. Alguma luz refletida pelo Tapetum Lucidum não é captada pelos receptores retinianos e é reflectida para fora das pupilas.
Esta estrutura permite que os animais tenham melhor visão em locais poucos iluminados pelo facto de a retina absorver a luz duas vezes. O Tapetum Lucidum é brilhante e pode ter várias cores, como verde, amarelo ou azul.
Os gatos siameses não têm esta membrana e, por isso, os seus olhos poderão aparecer vermelhos nas fotos.
Fonte: Portal das Curiosidades
