será que ria, será que chore..??!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Kikas123
Membro Veterano
Registado: quarta out 15, 2008 10:17 am
Localização: Ara Nobilis, Nymphicus Hollandicus, Poicephalus Senegalus, Diamante de Gould e canário... por ora...

terça dez 02, 2008 12:15 pm

dinodane Escreveu:Kikas,

Quem é contra o comércio de animais também costuma ser contra a manutenção de espécies exóticas como araras em cativeiro.

É verdade, não existem araras para adopção nem tão pouco "raças" de araras, logo não há araras rafeiras ou de raça. Existem sim espécies diferentes de araras.
Quem quer ter uma arara tem que abrir os cordões à bolsa e pagar uma boa quantia. Acho muito bem. As araras comercializadas não foram colectadas na Natureza, houve alguém que adquiriu os progenitores, tratou deles, construiu instalações adequadas para proporcionar aos animais as condições necessárias a que se reproduzissem, velou pela postura, eventualmente alimentou à mão as crias, etc. Tristemente não são bons samaritanos e não estão dispostos a dar o resultados do seu trabalho. :roll:

Com os cães de raça pura é a mesma coisa. Na Natureza não existem raças de cães e gatos. Se elas existem é porque foram desenvolvidas pelo homem. Gasta-se dinheiro em instalações, em cadelas de topo, em exposições, em montas, em despiste de doenças genéticas, em alimentação e cuidados vet de qualidade, etc. Mas isto são os criadores que fazem a coisa como deve ser. Os outros... bem, eu também sou contra esse comércio. :wink:
Dinodane, posso perceber muito pouco de cães, mas percebo bem de aves. Sei perfeitamente que não existem aves "rafeiras", existem sim, híbridos, mutações, mas isso é para outro fórum. Estava a ser irónica....

Quanto a aves em cativeiro, depende das condições do cativeiro. Por ser contra o comércio de animais, não quer dizer que seja contra a detenção de animais em cativeiro, senão não teria nenhum, sejam aves, cães, chinchilas, etc, etc.

Permita-me discordar COMPLETAMENTE do que escreveu acima e note que eu nem sequer sou criadora nem aspiro a sê-lo (e diga-se de passagem, só o seria se tivesse muito dinheiro para fazer as coisas como deve ser)...

Toda a gente adora as raças caninas e no entanto há uma tremenda dificuldade em perceber que a única "ferramenta" que existe para garantir e preservar a pureza de uma raça é o registo genealógico, os tais livros de origens.. Isso e uma coisa chamada SELECÇÃO, que significa que só os exemplares que estão dentro dos parâmetros da raça em termos morfológicos e em termos de temperamento devem ser cruzados, e isto é apenas o básico quando se fala em criação de cães de raça.

Toda a gente acha graça a reproduzir os seus canitos, puros ou rafeiros, com pedigree ou sem, mas quando o fazem esquecem-se do principal: garantir que todos os cachorros terão boas casas. Se os milhares de cachorros e gatinhos que nascem todos os dias por desporto e por irresponsabilidade dos donos tivessem bons lares era tudo tão lindo e ninguém levantaria objecções a essas ninhadas. Mas infelizmente a realidade é outra e se até cães de raça pura são abandonados
o que dizer da ninhada da Fifi ou da Boneca... Existem milhares de animais em risco, sem donos, nas ruas, nos canis por causa desta mentalidade tacanha. E também porque muita gente viu nos cães uma "mina" e vá de fazer ninhadas para amealhar algum, sem qualquer cuidado, explorando a falta de conhecimentos das pessoas. Eu acompanho casos de abandono há anos e há tantos casos em que quando o dono se apercebeu de que afinal o canito comprado por tuta e meia não era bem de raça foi abandonado...

Também acho interessante que toda a gente ache normal uma loja vender cachorros a preços exorbitantes sem garantia de pureza e que por outro lado achem que os criadores são o demónio na Terra por exigirem dinheiro pelos cães que seleccionam. Acho inacreditável achar-se normal comprar um cachorro que ainda nem 2 meses fez numa loja e cujo vendedor informa que veio importado do Leste e mesmo assim as pessoas não se questionam sobre a moralidade desse comércio, mesmo tendo uma vaga ideia da origem de tais animais...

Quanto à venda dos cachorros pelos criadores, também acho incrível que se ache muito bem que se vendam cachorros supostamente puros pelo preço de duas sacas de ração sem vacinas ou quaisquer garantias de que os pais foram minimamente seleccionados, anunciados nos classificados gratuitos da internet ou nos jornais, e que já se ache um crime o preço pedido por um criador quando a maior parte das pessoas desconhece o custo dessa mesma ninhada... Se não houvessem criadores as raças extinguir-se-iam. Se não existir um registo de genealogias as raças diluem-se e desaparecem. E depois acabam os pequineses de que tanto gosta, os dogues alemães que eu tanto prezo, etc, passam a existir somente cães, uns maiores, outros mais pequenos mas nenhuma uniformidade de características que é o que faz uma raça.

Finalmente e relativamente ao seu último parágrafo concordo consigo quando fala dos telhados de vidro. A Kikas é contra o comércio de animais e está no seu pleno direito, no entanto, os animais que tem são de raça pura e teve de os comprar como é óbvio e expectável, como diz "sujeitou-se à corrente". Desculpe ter que lhe dizer isto mas uma pessoa que partilha da sua opinião e é coerente com aquilo que prega ADOPTA um animal qualquer num canil ou numa associação e é indiferente às raças. Aproveito para lhe perguntar, no dia em que decidir cruzar o seu cão o que vai fazer às crias, vai dá-las a todos os que gostariam de ter um pequinês e não podem pagar o seu valor?

Não leve a mal, também eu queria deixar expressa a minha opinião que de hipócrita nada tem e as razões porque não concordo com a sua.

Cumprimentos e desculpem o "testamento".

Eu sou contra o comércio de animais, como já disse, sejam criadores, criadeiros, lojas, etc.

Mas alguns dos meus melhores amigos são criadores, pura e simplesmente porque respeito as opções deles, apesar de não serem as minhas.

Não entendo porque é que os criadores (de nome, Lop, whatever) podem vender porque gastam dinheiro com as ninhadas e os outros não. As cadelas rafeiras também não comem, não vão ao veterinário, não têm ecografias ou cesarianas??

Para mim é tão simples, se os criadores não querem gastar o dinheiro com as ninhadas, não façam como os outros, sejam mais responsáveis e evitem-nas. Agora se os querem vender, façam-no. Não digam é que não é pelo lucro, que vendem para cobrir os custos, que o fazem sómente pela preservação da raça, etc, etc, etc. O que eu abomino é a hipocrisia, tantos uns como outros são comerciantes de animais, vendem-nos porque têm lucro, pouco ou muito, têm-no. E se podem reproduzir os seus puros sangue e obterem lucro, porque não pode a D. Teresa reproduzir o Bobi com a Bolinhas, se tal é do seu agrado?

Claro está que sou contra o abandono, sou contra os maus tratos, etc, etc.

Se me conhecesse melhor, saberia que o meu cão nunca irá ser papá, mas se o fosse, com certeza daria as crias, não faltaria quem as quisesse. Mas como não o comprei com esse fim, mas para companhia, morrerá virgem. Se me dedicasse à criação, com certeza optaria pelas minhas araras, em que cada cria vale realmente um balúrdio, mas que exigem um grau de dedicação e umas condições excepcionais para que tal aconteça, daí também o valor pecuniário ser tão elevado, existindo espécies em que cada cria vale mais de 60 000 euros. E até as minhas araras são sexadas para ter a certeza que só tenho machos. Manias....

Se eu pudesse ter adoptado as minhas araras, como acontece nos EUA, no Canadá ou Austrália, onde existem refúgios, optaria por essa via, mas como sabe ou não, não se podem importar aves fora da UE, logo, não seria viável. Como tal não foi possível sujeitei-me às leis de mercado. O mesmo com o meu cão, poderia ficar eternamente à espera que aparecesse um para adopção, que houvesse uma alma caridosa ou então comprar, foi o que fiz. Até porque não era exactamente para mim.

Mas continuo com a minha opinião. E respeito as outras. Ao contrário de quem por aqui ofende e maltrata (não falo de si, mas com certeza concorda) quem não segue o mainstream. Nunca na minha vida considerei rafeiro um cão só porque não tem LOP, é um cão e basta. Acho as pessoas neste fórum bastante preconceituosas e sei que são assim porque muitas (que não a Dinodane) vivem à custa deste comércio e deve-lhes fazer muuuiiiiita impressão que a concorrência venda a preços mais baixos e lhes roube a clientela.

Como disse, eu posso ser hipócrita porque tive de comprar os meus animais, não tive outra alternativa, embora as tenha procurado. Mas na escala da hipocrisia, há por aqui bem piores.

E assim me despeço, já disse o que pensava, não me interessa continuar a debater, até porque, pelo que vejo só dá azo a ofensas por parte do núcleo duro deste fórum e eu não estou para me sujeitar a isso.

E quanto aos telhados de vidro, disse isso, porque todos os temos e abrir um tópico para ridicularizar anúncios de pessoas que não se conhece, não se sabem os motivos do mesmo, parece-me de gente sem nada para fazer. Porque não se expõem a elas próprias, os seus próprios ridículos? Ou contactam os visados para que se defendam? Ou expõem a sua opinião aos mesmos? Falar nas costas dos outros é muito feio...
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça dez 02, 2008 12:42 pm

Hsn, parece-me que está a confundir dois conceitos diferentes: espécie e raça.

Nenhuma raça sobrevive na Natureza. As raças são férteis entre si coisa que já não acontece num espécie, sendo essa uma das características que as diferencia. E existem raças de todos os animais domesticados pelo homem, sejam de companhia sejam de pecuária. As raças foram apuradas e seleccionadas pelo homem a partir de características desejáveis que certos cães apresentavam, penso que quanto a isto não há dúvidas e não é nada abusivo dizê-lo.
Se não existir um homem a cruzar, digamos, um PA com outro PA, continuarão a existir PA? Na hipótese remota de se libertarem pelo mundo n cães de raça, será que se vão agrupar e reproduzir por raças ou cruzar-se-ão ao acaso? Os descendentes de um PA e de um Perdigueiro Português terão alguma raça?

O que chama "raças antiquíssimas" são cães que desenvolveram características impostas pelo clima, por exemplo. E no entanto, quantas raças diferentes existem de cães nórdicos? Todos eles apresentam uma morfologia parecida, como por exemplo a cauda enrolada por cima do dorso que permite ao cão usá-la para tapar o focinho protegendo-o da neve quando se enrolam para dormir ao ar livre. E no entanto um Malamute difere de um Samoiedo, uma Laika difere de um Husky e se cruzados entre si apresentarão características de um e de outro, não uniformes.
O mesmo é válido para os gatos. O gato persa ocorre na Natureza? O pêlo longo dos persas é um empecilho na Natureza, não tem as mesmas características do pêlo de um gato como o Bosques que é oriundo de um clima frio e que praticamente desaparece na Primavera. Como surgiu? Foi por selecção darwiniana, natural?

A maioria das raças com as características que conhecemos hoje foram efectivamente mais desenvolvidas nos últimos 200, 100 anos. É certo que haviam grupos de cães com características semelhantes entre si mas porquê? Porque o homem vem seleccionando desde há 10000 anos para reprodução entre si os cachorros com as características que mais lhe interessavam. As orelhas caídas para cães de rasto. Os exemplares mais velozes para a caça da lebre no deserto. O corpo afunilado e as patas curtas para permitir a entrada nas luras apertadas de coelhos e texugos. Em reprodução livre conseguem fixar-se essas características se em nada servem para a subsistência de um animal enquanto espécie?

De facto, o que tem pouco mais de 150 anos é o advento da catalogação das diferentes raças, a criação de estalões, clubes de raças, registos e pedigrees e as expos caninas e felinas. Bem como as noções de genética. Há 300 anos ninguém conseguia explicar como é que era possível dois cães com orelhas erectas darem origem a um filhote com orelhas caídas. No entanto sabia-se que talvez cruzando esse cão com orelhas caídas com um dos seus progenitores havia hipótese de mais cachorros apresentarem essa diferença que por sua vez seriam cruzados entre si. A mão do homem está aqui, nesta selecção e num aspecto concordo consigo, tem havido excessos nesta selecção a partir do momento em que o propósito de muitas raças deixou de ser o trabalho para passar a ser critérios estéticos.
Dou como exemplo o galgo afegão. O galgo afegão original era um animal de pêlo médio, resistente ao frio e ao clima do Afeganistão e era um cão de caça à vista, o homem seleccionou os cães pela velocidade e aptidão na caça, não pela beleza do pêlo. A partir do momento em foram trazidos para o Ocidente deixaram de ser usados para a caça e começou a cultivar-se a beleza do pêlo como o principal atractivo e característica a seleccionar na raça. Alguém imagina um galgo afegão de pêlo super longo e sedoso a correr atrás de uma lebre numa qualquer estepe do Afeganistão? E no entanto toda a gente acha que é um animal de beleza invulgar. Mas é natural?

Cumprimentos a todos.
Última edição por dinodane em terça dez 02, 2008 1:39 pm, editado 1 vez no total.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

dinodane
Membro Veterano

terça dez 02, 2008 1:12 pm

Kikas, bem sei que não quer continuar este debate mas permita-me:
Para mim é tão simples, se os criadores não querem gastar o dinheiro com as ninhadas, não façam como os outros, sejam mais responsáveis e evitem-nas. Agora se os querem vender, façam-no. Não digam é que não é pelo lucro, que vendem para cobrir os custos, que o fazem sómente pela preservação da raça, etc, etc, etc. O que eu abomino é a hipocrisia, tantos uns como outros são comerciantes de animais, vendem-nos porque têm lucro, pouco ou muito, têm-no. E se podem reproduzir os seus puros sangue e obterem lucro, porque não pode a D. Teresa reproduzir o Bobi com a Bolinhas, se tal é do seu agrado?
Como é que a Kikas ia ter os seus amados pequineses se não houvessem criadores a seleccioná-los e criá-los?

É evidente que a canicultura para além de ser um hobby é um negócio porque existe mercado, porque as pessoas adoram as raças tal como a Kikas e eu. Há dúvidas que há investimento de tempo e dinheiro na criação dos animais? Que cuidado é que a D. Teresa pôs na cruza entre a Fifi e o Brejenjas para além do amor e do gosto em que fossem pais? Como criar bons exemplares de uma raça sem gastar dinheiro? Como debelar certas doenças ou faltas se quem os está a cruzar não sabe o que são nem como as identificar?

Paralelamente também acho que o facto de ter de se comprar um animal de raça acaba por ser um entrave ao seu abandono. Porque se comprou, porque se desejou e houve investimento material. O abandono e os maus tratos são transversais a todos os animais com ou sem raça mas visite-se um canil e veja-se a maioria dos animais que lá estão. Não serão os filhos da Fifi que foram adoptados a custo zero muitas vezes por impulso? Ou vendidos pelo preço de uma saca de ração? E os de raça ou parecidos que aparecem são quais? São as raças mais vulgarizadas, as da "moda", os boxers, os labs, os yorkies. Em 10 "yorkies" que vejo na rua, 9 são canitos pequenos de pêlo atípico para yorkie completamente fora do estalão, aliás 80% das pessoas que dizem ter (e algumas criar) Yorkies nunca viram sequer um yorkie como deve ser...

Eu acho que o mainstream é mesmo a sua opinião que é comum a muita gente mesmo.

Finalmente:
não me interessa continuar a debater, até porque, pelo que vejo só dá azo a ofensas por parte do núcleo duro deste fórum e eu não estou para me sujeitar a isso.
Até agora a única pessoa que está a trocar impressões consigo sobre o tema sou eu e não me parece que a tenha ofendido... ou ofendi? :roll:

sorayacatarina
Membro Veterano
Registado: domingo jan 07, 2007 5:55 pm
Dreik,
Gugui
Vicky

terça dez 02, 2008 1:37 pm

Concordo plenamente com a kikas, tendo seguido todas as respostas e opinioes daqui, acho que a criação deste topico foi de mau gosto, que serviu para ridicularizar as pessoas que vendem animais e falar nas costas das pessoas e muito feio, nao pensei jamais que os topicos servissem para isto ridicularizar o "trabalho" ou nao como cada um lhe quizer chamar...sendo rafeiros, menos rafeiros vendendo ou nao ninguem tem com isso...

Pensei eu que servissem estes topicos para nos entreajudar-mos uns aos outros, para esclarecer duvidas, para partilhar ideias, e tb para falar mos dos nossos animais, tal como estao topicos abertos sobre isso...

Claro q tambem serve para aprender-mos algumas coisas com as intervencoes correctas que de vez em quando aparecem por aqui...

Porque nem toda a gente pensa entes de escrever... (Quem quer que lhe sirva a carapuça..)

Uma boa tarde entao.... :)
dinodane
Membro Veterano

terça dez 02, 2008 1:55 pm

Bem...

Na minha opinião muitos dos anúncios transcritos são ridículos por si mesmos, não precisam de ser ridicularizados pelos nossos comentários.

Diga-me uma coisa Soraya, tem confiança num anúncio de uma ninhada em que o anunciante/criador nem o nome correcto da raça sabe?

Acha interessante que se cruzem cães de duas raças diferentes e se vendam as crias?

Acha decente anunciar falsidades como aquela do pitbull com LOP? Ou talvez não saiba que isso não existe, nenhum pitbull pode tê-lo porque não é uma raça reconhecida no nosso país.

E acho que toda a gente que aqui postou pensou um bocadinho antes de escrever. :roll:

Será que é TABU discutir isto?

Eu até acho que este tópico é bastante útil, pode ser que abra os olhos a alguém na altura de adquirir um cão. Mas ok, é a minha opinião...

CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça dez 02, 2008 4:25 pm

Kikas123 Escreveu: Não digam é que não é pelo lucro, que vendem para cobrir os custos, que o fazem sómente pela preservação da raça, etc, etc, etc. O que eu abomino é a hipocrisia, tantos uns como outros são comerciantes de animais, vendem-nos porque têm lucro, pouco ou muito, têm-no.
E agora, permita-me perguntar-lhe, com que base é que afirma que os Criadores têm lucro?

É que parece ser cada vez mais comum essa afirmação, mas quando se pede alguns argumentos que suportem essa "teoria", fogem todos com falinhas mansas.

Por isso sim, volto a perguntar, porque afirma que os Criadores têm lucro?

E volto a fazer o repto (não só a si, mas a todos): quem afirma com tanta certezinha que os Criadores têm lucro, que a Criação é uma actividade lucrativa, que se chegue à frente ... bora lá'patrocinar um criador! Que tal, hã?

n
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça dez 02, 2008 5:29 pm

CindelP Escreveu: E volto a fazer o repto (não só a si, mas a todos): quem afirma com tanta certezinha que os Criadores têm lucro, que a Criação é uma actividade lucrativa, que se chegue à frente ... bora lá'patrocinar um criador! Que tal, hã?

n
Todos os criadores gostavam de ver lucro na sua actividade. Principalmente aqueles que estão na criação a sério. Isso significava que o seu nome e a sua actuação enquanto criador era reconhecida e tinha verdadeiro valor e principalmente saída. É que nem só os maus criadores podem conseguir lucro. E isto de que todos têm apenas desperdicío é exagero. Neste momento, um criador de raças pequenas tem certamente muito mais hipóteses de rentabilizar a sua actividade do que um criador de cães de trabalho, que cada vez vão caíndo mais em "desuso". Cada vez caminhamos mais para cães de porte mini pelas razões obvias. Se queremos rentabilizar a nossa actividade temos de ter olho na hora da escolha, e isso não faz de um criador mau ou bom.

Por exemplo, os meus veterinários fazem publicidade a determinados criadores, que são seus clientes ou seus conhecidos. Muitos veterinários o fazem. A loja de animais que frequento, também paga com publicidade alguns criadores, não apenas de cães, que utilizam os seus serviços.

Já vi marcas de rações a utilizar criadores para vender o seu produto.

Se estamos numa actividade que envolve dinheiro, nada mais natural que trabalhar para a rentabilizar. Se o conseguirmos tanto melhor e não me venham dizer que só os criadeiros, seja lá o que isso for, o conseguem, porque é treta e já chateia um pouco. Penso que uma parte de ser bom criador, seja lá o que isso for também, passa por tentar rentabilizar a sua criação e não ficar num canto a desperdiçar dinheiro para todo o sempre, porque isso parece ser o apanágio de bom, que circula por aqui. Não ganhar dinheiro não é sinónimo de bom e o inverso também.

O mundo dos animais movimenta milhões, quem tem olho e vontade a sério, pode unir o util ao agradável.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Kikas123
Membro Veterano
Registado: quarta out 15, 2008 10:17 am
Localização: Ara Nobilis, Nymphicus Hollandicus, Poicephalus Senegalus, Diamante de Gould e canário... por ora...

terça dez 02, 2008 7:31 pm

CindelP Escreveu:
Kikas123 Escreveu: Não digam é que não é pelo lucro, que vendem para cobrir os custos, que o fazem sómente pela preservação da raça, etc, etc, etc. O que eu abomino é a hipocrisia, tantos uns como outros são comerciantes de animais, vendem-nos porque têm lucro, pouco ou muito, têm-no.
E agora, permita-me perguntar-lhe, com que base é que afirma que os Criadores têm lucro?

É que parece ser cada vez mais comum essa afirmação, mas quando se pede alguns argumentos que suportem essa "teoria", fogem todos com falinhas mansas.

Por isso sim, volto a perguntar, porque afirma que os Criadores têm lucro?

E volto a fazer o repto (não só a si, mas a todos): quem afirma com tanta certezinha que os Criadores têm lucro, que a Criação é uma actividade lucrativa, que se chegue à frente ... bora lá'patrocinar um criador! Que tal, hã?

n
Claro que têm lucro... aqui quase que se transforma a criação de cães numa actividade filantrópica. Tenham paciência! Quando vejo anúncios de cães a 1000, 1200, 1500 euros não sou nenhuma ingénua ao pensar que a ninhada de 3 ou 4 cachorros vendidos a esse preço, cobrem apenas e sómente os custos da criação. O mesmo com yorkshires e outras raças da moda. Tenham dó.
Claro que se calhar os criadores de huskies andam um pouco aflitos, mas nesse caso, não "patrocinem" mais ninhadas. Aqui diz-se muito que os denominados "criadeiros" abandonam os cachorros não vendidos. Gostaria de saber o que fazem os criadores de C maiúsculo. Como em qualquer actividade existem pessoas com carácter e honestas e outras que não sabem o que isso é. Isto independentemente dos Lop's ou afixos, quer os tenham ou não.
Não estou a dizer que se viva dessa actividade sómente, porque a não ser que tenha ninhadas mensalmente, acho complicado. E não conheço nenhum criador de cães que consiga viver única e exclusivamente dessa actividade. Mas por exemplo, um bom criador de aves, com espécies caras e diversificadas, consegue. Por isso disse que, se me dedicasse a criação, não seria de cães ou gatos.

Agora se criar cães não fosse um hobbie lucrativo, com certeza não continuariam a deixar virem ninhadas, só pelo prazer de manter a raça.

Dinodane, como disse no meu anterior post, não me ofendeu. No entanto, conhecendo este fórum, prevejo que não tarda nada, os foristas menos educados que por aqui abundam, se sintam ofendidos na sua dignidade (porque também têm este hobbie filantropo) e desatem num chorrilho de insultos. Sabe tão bem quanto eu como estas discussões acabam :wink: .

E para que conste, já recolhi muitos animais da rua, cães e gatos, alguns criei-os a biberon, conseguindo depois que fossem adoptados. Só para que não se pense que eu sou apologista dos Lop's e da ideia de que os cães de raça são melhores que os outros.

Quando pensei num cão, procurei primeiro em associações, canis, UZ, até mesmo aqui na Arca por um que se adaptasse ao que procurava: não pretendia um cachorro, queria um cão com 1 ano, no mínimo, tinha de ser pequeno, macho, gostar de crianças, habituado a apartamento, etc, etc. A verdade é que por um motivo ou outro, não encontrei nenhum que se encaixasse. Até que me falaram nesta raça, raça que nem me agradava ( o meu cão de raça preferido é o Basset Hound) a nível estético, aí inscrevi-me pela segunda vez na arca (a primeira vez que me inscrevi foi em 2000/1 com uns periquitos, mas perdi os meus dados entretanto) e fiz questão de colocar questões a pessoas conhecedoras da raça para ter a certeza absoluta de que seria uma escolha acertada.

Não foi uma decisão fácil de tomar ou tomada de ânimo leve, mas vi-me sem alternativas e queria mesmo proporcionar aos meus filhos um animal de estimação com o qual pudessem interagir, considero isso de extrema importância na educação de uma criança. Claro que tenho aves, mas não são os melhores companheiros para crianças pequenas. De 4 patas sou mesmo fã é de gatos, de cães nem por isso. Apesar de, confesso, me sentir conquistada pela raça em si.

Mas acabo por admitir que o ponto de vista da Dinodane também tem a sua razão talvez faça sentido vender os cachorros, mas temos que admitir que muitas vezes os valores pedidos são exorbitantes e não são sómente para cobrir custos. Tal como nas aves, de resto. Tudo tem a ver com a lei da oferta e da procura.

Só detesto que digam que não se ganha dinheiro com isto ou que se sinta tanta repulsa por quem troca um boxer por um massarongo. Qual o problema? Pelo menos não abandonou, como dizem que muitos fazem aos não vendidos e acredito que sim (se há quem venda e abandone filhos, quem bata nos pais, etc. , também haverão pessoas com esse tipo de carácter). Se podem trocar cães por dinheiro, porque não por outro ser vivo.
Este hobbie/actividade dá dinheiro sim, pelo menos admitam!

Quanto ao tópico em si, é lamentável. Tão lamentável que fez com que deixasse a minha opinião.

Em relação aos anunciantes saberem ou não escrever o nome da raça que vendem, não tem nada a ver. Por aqui vejo "grandes especialistas" em animais darem valentes "pontapés na gramática", ou então, escreverem como se estivessem a trocar sms's com miúdos de 15 anos (k's, q's, x's a rodos). Uma pessoa pode não ter cultura suficiente para saber escrever correctamente mas saber tratar os seus animais e fazer criação de qualidade. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Principalmente porque muitas vezes dão de gerações mais velhas, com menos oportunidades a nível de educação e com menos conhecimentos informáticos que permitam, por exemplo, pesquisar mais sobre as raças que vendem , na internet. Mas eu não julgo as pessoas por essa bitola. A minha mãe pode não saber escrever "cocker spaniel", mas se decidisse cruzar a que tem (com lop e afixo), com um macho (também com lop e afixo, para não ser trucidada, nem no plano meramente virtual :lol: ), tenho a certeza de que seriam cachorros e uma gravidez com cuidados a todos os níveis, exemplares. No entanto, ela não saberia escrever cocker spaniel... Mas é uma pessoa que chega a gastar 500 euros por mês em cuidados veterinários, para que nada falte à minha "irmã" mais nova. Por isso, quem lê anúncios, não vê corações.

Ao abrirem este tópico e tecerem considerações sobre os mesmos (seja sobre erros ortográficos, seja por outros motivos) estão a ser pedantes e arrogantes, além de fazerem juízos de valor, gozarem e ridicularizarem quem não se pode defender. Eu, quando vejo anúncios com os quais não concordo, seja por que motivo for, já por diversas vezes contactei directamente o anunciante a expressar esse mesmo desacordo.
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

terça dez 02, 2008 8:02 pm

LuMaria Escreveu:
Todos os criadores gostavam de ver lucro na sua actividade. Principalmente aqueles que estão na criação a sério. Isso significava que o seu nome e a sua actuação enquanto criador era reconhecida e tinha verdadeiro valor e principalmente saída
Lá que gostavam de ver lucro, acredito que sim. Quem não gostava? :)

Mas será que o existe lucro? Essa é a questão ... que parece que muito boa gente por cá tem a resposta...

Sobre "os que estão a serio" não concordo. É impossivel concordar, quando se afirma que os criadores a serio gostariam de ver a sua actividade a dar lucro e que isso seria sinoonimo de reconhecimento e qualidade.

Primeiro porque cabe ao criador tabelar os seus proprios preços e inclusive, caso o queira, oferecer os cachorros a quem bem entender.

Aliás, há muito bom Criador que vende um ou outro cachorro e coloca os restantes com amigos. Com este metodo ainda mais longe do "lucrativo" se está, mas de maneira nenhuma o classifica como "serio ou menos serio", né?

LuMaria Escreveu: Se queremos rentabilizar a nossa actividade temos de ter olho na hora da escolha, e isso não faz de um criador mau ou bom.
E alguem acredita que um Criador acorda um dia, olha para o mercado, compra uma enciclopedia de raças e escolhe qual a que vai criar?

Só esse pressuposto de que a criação tem que ser lucrativa ... :roll:
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

terça dez 02, 2008 8:04 pm

Kikas123 Escreveu: Claro que têm lucro... aqui quase que se transforma a criação de cães numa actividade filantrópica. Tenham paciência! Quando vejo anúncios de cães a 1000, 1200, 1500 euros não sou nenhuma ingénua ao pensar que a ninhada de 3 ou 4 cachorros vendidos a esse preço, cobrem apenas e sómente os custos da criação. O mesmo com yorkshires e outras raças da moda. Tenham dó.

Este hobbie/actividade dá dinheiro sim, pelo menos admitam!
Optimo. Agora permita-me perguntar-lhe (again) essa sua opinião é com base em quê? No que lê na arca? Nos anuncios de 1500e que encontra por aí?

E caso a mantenha, então posso partir do principio que aceita o desafio de patrocinar um Criador?

n
Lena1
Membro
Registado: segunda dez 01, 2008 1:15 pm

terça dez 02, 2008 8:13 pm

Boa noite

Não posso fazer nenhuma afirmação a respeito dos criadores, mas posso contar uma situação que aconteceu comigo. Fui a umas lojas e também enviei uns 10 mail a pedir o preço de um Beagle Tricolor macho. Todos os preços foram dos 300 euros aos 700 euros. O tio de uma aluna minha compra aos criadores e pedi informações sobre o preço. Foi-me dado o valor de 100euros. É uma diferença significativa!
TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

terça dez 02, 2008 8:23 pm

Boa tarde.

Com o devido perdão mas esta conversa não tem sentido. A única pessoa com capacidade para saber se tem lucro ou não é quem está a criar animais e sabe os custos que tem.

Terceiros a dizer que se ganha ou deixa de ganhar dinheiro sem serem o próprio é um absurdo e vontade de falar por falar.

Infelizmente no nosso país o que impera é o falar dos outros sem saber do que se fala. Acho isso deveras arrogante.

Uma pessoa fora do sistema a comparar criadores de competição com criadores de marquise com vendedores de loja, importadores de animais e revendedores e a tirar daí qualquer ilacção é uma demonstração de que não sabe do que fala mas que quer dizer qualquer coisa.

Temos os treinadores de bancada, os médicos de bancada os politicos de bancada e agora aqui na arca inauguramos os criadores de bancada.

Eu ao menos só falo do que sei.
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Car&iacute;ssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
sorayacatarina
Membro Veterano
Registado: domingo jan 07, 2007 5:55 pm
Dreik,
Gugui
Vicky

terça dez 02, 2008 8:24 pm

Cara Dinodane,

Eu nao teria confianca nenhuma e tal como nao tenho nesses anuncios baratos e mal elaborados, e duvidosos, tambem procurei muito e virei a internet do avesso para encontrar um cao de raça pura, mas barato ou julga alguem que eu fosse dar 500 ou mais euros como se falou anteriormente?

nahh, não posso, sou capaz de passar fome para, para salvar um animal meu mas passar fome para adquirir um animal isso ja nao.. ha "sempre" quem pague por eles...

Mas felizmente ainda existem pessoas de confianca que logo se dispoem a falar toda a verdade.. e encontrei o cachorro que eu queria puro e por metade do preço, eu tambem tenho raferitos mas queria um daqueles.. pancadas!!!

Ainda existem criadores q de vez em quando se "esquecem" de fazer toda aquela papelada que fazem os cachorros valerem o triplo monetario...porque para mim um animal nao tem preço :)

Tb me ri muito a frente do pc com cada disparate, (posso ser eu q sou toto') ri me sozinha e nao expus isso numa conversa para ridicularizar as pessoas que o fazem mal ou bem, conhecem ou nao, quem nao conhece e procura animais nesses classificados é que tem de se informar... (foi o meu caso)

Existe publicidade enganosa em tudo o que e lugar.. posso ate exemplificar se for necessario, uns que nao fazem por mal, outros intencionalmente..

Outro ponto, opiniao minha, nao, realmente nao me parece que TODA a gente pense antes de postar...

Ponto... qq coisa, nao sera tábu não para mim não há tabus :D felizmente

MAS tal como disse sim senhor, e repito ainda se tiram algumas conclusoes daqui.. umas melhores outras piores lol

Enfim numa so resposta, falei de alguns pontos, e principalmente do meu ponto de vista, espero q nao falte nada :wink:
Bikejorer
Membro Veterano
Registado: quarta nov 05, 2008 8:19 pm

terça dez 02, 2008 8:28 pm

Lena1 Escreveu:Boa noite

Não posso fazer nenhuma afirmação a respeito dos criadores, mas posso contar uma situação que aconteceu comigo. Fui a umas lojas e também enviei uns 10 mail a pedir o preço de um Beagle Tricolor macho. Todos os preços foram dos 300 euros aos 700 euros. O tio de uma aluna minha compra aos criadores e pedi informações sobre o preço. Foi-me dado o valor de 100euros. É uma diferença significativa!
É como as calças da Levis, na banca da feira tem um preço, na boutique na tem outro.
TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

terça dez 02, 2008 8:34 pm

Bikejorer Escreveu:
Lena1 Escreveu:Boa noite

É como as calças da Levis, na banca da feira tem um preço, na boutique na tem outro.
A sério ? Tem piada é que na banca da feira são LEVES ou LEWIS e na Loja são LEVIS...leia as etiquetas e já agora faça uma pesquisa na net sobre contrafacção e talvez descubra porque as suas LEVES são mais baratas que as LEVIS
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Car&iacute;ssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
Responder

Voltar para “Cães”