Varano

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Paxeco0
Mensagens: 7
Registado: quinta out 23, 2008 12:57 pm

quarta dez 03, 2008 3:22 pm

Boas pessoal...
Gostaria de fazer uma questão acerca de varanos!
Já tenho tido alguns animais entre eles alguns repteis mas keria uma coisa agora diferente...

Pesquisei e vi que há muita gente com varanos em casa!

Mas ao aprofundar a pesquisa constatei que eles são violentos e que ao fim de um tempo se tornam imensamente grades!
o tamanho para mim nao é o problema mas sim a agressividade!

Gostaria de saber se alguem tem um em casa e saber preços comportamentos se o que dizem e verdade k eles até podem matar o dono etc...

estas coisas que digo vi na net keria era saber se saao veridicas ou n!


(PS: n sei se existem tb varios tipos de varanos que n crescam tanto e sejam "doceis")

Obrigado agradecia alguma informação util

[[]] Paxeco
rglove
Membro Veterano
Mensagens: 475
Registado: quarta out 29, 2008 4:44 pm

quarta dez 03, 2008 3:40 pm

Em Aveiro conheço uma loja que tem um varano. Ele é pequeno, mas vai crescer e cresce muito! Acho que estão a vender por 75 euros.
Paxeco0
Mensagens: 7
Registado: quinta out 23, 2008 12:57 pm

quarta dez 03, 2008 3:43 pm

humm pois tinha ouvido k era por volta dos 90 / 80

mas agora a questão é a agressividade para com os donos!
Thorgarth
Membro Veterano
Mensagens: 1894
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm
Localização: Com escamas, pêlo e picos

quarta dez 03, 2008 3:53 pm

Paxeco a agressividade e dimensão são factores que variam de espécie para espécie de varanus, e olha que não são poucos. Aliás são para cima de 60.

É verdade que os mais comuns ou fáceis de encontrar são tendencialmente de grande porte, como o albigularis e o nilotico (qualquer das duas sub-espécies), que podem chegar aos 190 ou 200cm, embora o exanthematicus seja um pouco mais pequeno, andando à volta dos130cm.
Para estas dimensões e para os seus hábitos é necessário ter uma área grande disponivel tanto em termos de base como em termos de altura já que algumas destas espécies gostam de trepar.

Em relação à agressividade pois bem são animais muito possantes, dotados de ferramentas muito fortes, e que necessitam de MUITO manuseamento desde pequenos para evitar males maiores. Isto dito a verdade é que mesmo dentra de cada espécie os temperamentos podem variar muito, e podes ter um nilotico relativamente calmo e "manso" ou uma autêntica besta de guerra. E não esquecer que estes animais são muito inteligentes e precisam de se manter ocupados.

Existem espécies bem mais maneirinhas e com hábitos diferentes, como o prasinus ou o becarii, que variam entre os 70 e os 100cm e são arboricolas, ou um acanthurus que não passa dos 70cm.

Faz uma pesquisa por varanus e vais ver que informação não falta.

Uma coisa é certa, é necessário pensar muito bem antes de comprar um exemplar de espécies de médio e grande porte, especialmente os que têm uma tendência maior para a agressividae, nomeadamente espécies como a nilotica, pois uma dentada ou uma patada destes meninos não é o mesmo de uma iguana. Estes fazem mesmo estragos.

Por outro lado é preciso ter em atenção a questão da alimentação, e isto sem entrar-mos para o confronto entre os defensores da alimentação à base de insectos e os que defendem a alimentação à base de roedores. Em qualquer caso são animais vorazes, e quando em pequenos é mesmo à base de insectos e não são poucos.... :twisted:

Se tiveres condições e tiveres preparado para a tarefa então são uma óptima escolha. Na verdade também eu adoraria ter uns varanos, mas por enquanto não reúno as condições para os poder ter. Falta de espaço para um animal tão grande (eu iria para um albigularis ou nilotico).
Native
Membro Veterano
Mensagens: 3294
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

quarta dez 03, 2008 4:08 pm

Para mim reptil omnivoro grande, grandes poias, grandes cheiros, isso para mim pesa mais que a agressividade, para nao falar no espaço a manter quente.
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
Thorgarth
Membro Veterano
Mensagens: 1894
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm
Localização: Com escamas, pêlo e picos

quarta dez 03, 2008 4:17 pm

Native Escreveu:Para mim reptil omnivoro grande, grandes poias, grandes cheiros, isso para mim pesa mais que a agressividade, para nao falar no espaço a manter quente.
Isso depende do tempo que se tem disponivel para o animal e do trabalho que se está disposta a ter. Já a agressividade se não for mitigada é um grande factor que pode fazer a diferença entre ter e não ter. Especialmente para quem pode não ter muita experiência com répteis.

Mas levantas aí um ponto muito válido, em relação à temperatura. É que estamos a falar, em muitos casos, de animais que necessitam de basking spots MUITO quentes, e que devido ao seu tamanho não chega uma ou duas lâmpadas.... hehehehe Já viram um varano de 200cm num "basking Spot" criado por UMA lâmpada, ainda que W alta. Deve dar para aquecer a cabeça. :twisted:
Native
Membro Veterano
Mensagens: 3294
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

quarta dez 03, 2008 4:37 pm

Eu refiro na agressividade em segundo plano, porque se gosto de uma cobra por exemplo, gosto também pelo comportamento e características e há espécies que dão para manusear e outras que não dão tanto e há cobras para observar como a minha obsoleta leucistica, é dessas, e outras para "brincar" , mas brincadeiras com um varano pesado e com grandes unhacas mesmo não agressivo deve fazer uns belos cortes.
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
Thorgarth
Membro Veterano
Mensagens: 1894
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm
Localização: Com escamas, pêlo e picos

quarta dez 03, 2008 4:50 pm

Native Escreveu:Eu refiro na agressividade em segundo plano, porque se gosto de uma cobra por exemplo, gosto também pelo comportamento e características e há espécies que dão para manusear e outras que não dão tanto e há cobras para observar como a minha obsoleta leucistica, é dessas, e outras para "brincar" , mas brincadeiras com um varano pesado e com grandes unhacas mesmo não agressivo deve fazer uns belos cortes.
Pois, é necessário ter cuidado com eles, porque mesmo na "brincadeira" podem fazer grandes estragos. É que eles têm mesmo muita força e nem sempre têm grande cuidado em como a empregam. Posto isto também devo dizer que até já vi uma foto de uma tratadora de uma zoo com um komodensis ao colo (e não era nada pequeno), com ele bastante calmo. Claro está é sempre preciso muito cuidado, é que a força que têm aliada à sua inteligência pode dar mau resultado.
jmangelico
Membro Veterano
Mensagens: 744
Registado: quarta mar 14, 2007 6:14 pm
Localização: Cobras e dragões barbudos.

quarta dez 03, 2008 5:09 pm

E a alimentação de um varano em adulto?
<p>
</p>
Nazgul93
Membro Veterano
Mensagens: 1995
Registado: quarta set 10, 2008 1:12 pm

quarta dez 03, 2008 5:15 pm

pois,ratz adultas,o pior nao e isso,é o espaço de tempo entre refeiçoes...
Última edição por Nazgul93 em terça dez 16, 2008 11:59 am, editado 1 vez no total.
<strong>

__"Dias de luta, Dias de gl&oacute;ria"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
korbe
Membro Veterano
Mensagens: 1686
Registado: sexta mai 18, 2007 3:44 am

quarta dez 03, 2008 6:53 pm

jmangelico Escreveu:E a alimentação de um varano em adulto?
depende da espécie, meu caro.. :wink:
1.0.0 iguana iguana
3.0.0 felis catus
2.0.0 agapornis fischeri
1.2.0 pantherophis guttatus
0.1.0 lampropeltis triangulum nelsoni
lilin
Membro Veterano
Mensagens: 774
Registado: quarta dez 13, 2006 9:30 am
Localização: Golden Retriever

quarta dez 03, 2008 7:29 pm

Ehhhhhhrrrrr..... :oops:

Eu nao percebo nadica de repteis....

Mas sou muita curiosa. :)

E como nunca tinha ouvido falar em varanos fui pesquisar, e entao encontrei este site que achei bastante interessante e elucidativo, inclusive, tem uma galeria de fotos das varias especies de varanos...

Provavelmente nao e novidade nenhuma para vos mas ca vai:

http://www.varanus.nl/index.shtml
<p>Ainda ha caes felizes... :)</p>
Thorgarth
Membro Veterano
Mensagens: 1894
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm
Localização: Com escamas, pêlo e picos

quinta dez 04, 2008 9:35 am

jmangelico Escreveu:E a alimentação de um varano em adulto?
Pois, como o Korbe mencionou varia de espécie para espécie. "Regra geral" e sendo em muitos casos predadores oportunistas, comem de tudo o que deitam o dente, embora existam espécies bem mais selectivas.

No que toca às espécies mais comuns existe uma controvérsia entre uma alimentação à base de roedores (ou mesmo aves e peixe) e à base de insectos. Muitos dizem que uma dieta com base em carne de roedores, ou outros pequenos animais, não é natural e pode causar danos ao animal, complicações a médio e longo prazo. A verdade é que na natureza espécies como o exanthematicus, o albigularis e o nilotico de facto devoram muitos insectos, em especial quando jovens, MAS, e é um grande mas, comem sempre que possivel, roedores, ovos, pequenas aves, tartarugas e outros repteis, e peixe. O nilotico aliás parece adorar peixe, pelo que a meu ver uma dieta equilibrada será mesmo a melhor opção. Aliás até porque alimentar um adulto com 190cm a insectos...

Uma opção muito boa que tenho visto é a criação de caracoletas e caracois, tudo óbviamente sem produtos tóxicos. A isto juntar gafanhotos e outros insectos grandes, e temos uma boa base de insectos e invertebrados. Depois é dar uns ratos, uns ovos (não muito frequentemente), umas aves, peixe (para algumas espécies), etc...
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”