tenho de "ir à bruxa"

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Aby
Membro Veterano
Registado: sexta abr 05, 2002 12:16 pm

sábado jun 08, 2002 10:31 pm

Já há uns dias que não vinha á Arca de Noé, por isso não te tenho falado. Assim que abri o Fórum vim logo ver como estava o Serafim.
Lamento muito, mas mesmo muito o que se está a passar. Falo assim porque já vivi um problema semelhante só que bem menos angustiante.
Uma das minhas gatas a Tiá teve ninhada e ao fim de 4 dias rejeitou um dos bebés. Estupidamente eu resolvi começar a dar-lhe biberon. Substituí a mãe. Com o passar das semanas vimos que ele além de não se estar a desenvolver bem era cego.
Tive quem quizesse ficar com ele, mas como eu tinha medo que não fosse para pessoa que tivesse redobrados cuidados com ele resolvi ficar com o bebé. Era mais um. Aos seis meses, embora cego, andava pela casa e movimentava-se como se visse, só que continuava muito pequeno embora comece bem. Uma noite, subio para o sofá deu um miu e morreu ali mesmo, enquanto nós que estávamos à mesa a jantar olhavamos sem compreender bem o que tinha acabado de acontecer.
Mandei fazer uma autópsia e foi aí que soube que ele além de cego tinha uma deficiência cardíaga gravíssima. A minha Tiá afinal não estava a ser má mãe, ela "sabia" que aquele gatinho não tinha hipóteses.
Quando digo que este caso foi bem mais suave que o teu é porque sei que ele não sofreu, foi fulminante, PORÉM espero de todo o coração ter que retirar o "bem mais suave" porque isso vai querer dizer que ao contrário do meu bebé o teu Serafim vai ganhar a luta terrível que está a travar.
Um beijinho muito, muito grande para ti.
Aby
icvcabral
Membro Veterano
Registado: quinta mar 21, 2002 12:44 am

sábado jun 08, 2002 10:32 pm

Anja

Até estava com medo de vir ver as novas mensagens à Arca porque esperava encontrar mais más notícias sobre o Serafim. Fiquei tão feliz quando vi que já se comecem a notar melhorias. Se ele fez ronron e se mostra interessado pela comida é porque está a recuperar. Vamos ver como é que ele reage à continuação da medicação para o coração. Como disseste, o prognóstico ainda é reservado, mas os primeiros sinais são claramente positivos.

Força amiga! Continuo a torcer pelo Serafim
Muitos beijinhos e marradinhas
Isabel, Scarlet, Eva e Ulisses
terry
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 2:02 pm

domingo jun 09, 2002 9:19 am

Olá Anja!
É claro que que vamos todos continuar a torcer pelo Serafim! Isso nem se pergunta! ;)
Espero que toda esta corrente de pensamentos positivos dê os seus frutos!
Nem quero pensar de outra forma! ;)

Continuação de uma recuperação rápida e milagrosa...

Beijinhos para todos e um xi muito apertado para o Serafim!
Elsa_Pereira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 26, 2001 8:34 pm

domingo jun 09, 2002 1:27 pm

Olá Anja

Sempre que venho ao fórum venho espreitar as movidades do Serafim. Pelos vistos o nosso pequenino não desiste de lutar. Isso é um ponto a favor dele. Vamos aguardar a forma como ele vau recuperar. Beijinhos, e muita força. Sabes que estamos aqui todas a torcer por vocês os dois. BEM MERECEM!!!

Elsa Pereira
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

domingo jun 09, 2002 2:41 pm

olá
infelizmente as hipóteses de o serafim se safar são cada vez menores. a vet ´colocou hoje pela 1ª vez a possibilidade de ter de pôr o serafim a dormir. ela desde o início acha que o gato tem uma malformação a nível do coração (tipo estar do lado direito). ele não está a reagir ao tratamento e as patinhas como não estão a ser irrigadas, acabarão por gangrenar. além disso, continua sem comer.
enfim, quem havia de dizer que em pouco mais de uma semana ia ficar sem o meu mafarrico? resta-me a "consolação" de saber que fiz tudo o que podia e que o problema dele nada teve a ver com quedas e disparates do género. eu nem tenho coragem para o ir ver. ele continua a miar a pedir festas. felizmente que a vet é muito carinhosa. acho que já não tenho mais a dizer. e ainda bem que existe o forum. pelo menos posso desabafar sem ter medo que me chamem maluca.
anjaazul
wildangels
Membro Júnior
Registado: sexta jun 07, 2002 11:07 am

domingo jun 09, 2002 9:49 pm

Anjaazul

Tenho acompanhado todo o teu sofrimento e do Serafim. Lamento muito saber que as coisas estejam assim tão mau :(
Tu fizeste tudo que podias e deste todo o teu amor ao Serafim. Acredito que ele sente isso e agradece.
Eu acredito que talvez ele melhore (Sempre existem milagres)... e tenho a certeza que muitas pessoas estão neste momento a rezar pelo Serafim.
Muita força e para o Serafim um grande beijinho.
Muitos miaus....
anjaazul
Membro Veterano

segunda jun 10, 2002 1:22 am

eu se já não estava bem, agora é que estou completamente baralhada. a vet disse que os resultados iam demorar algum tempo a ver. agora diz que quer esperar só até 3ª ou 4ª feira. de facto, o estado do serafim agravou-se e isto de ele não comer não é nada bom sinal. acho que o mafarrico arranjou uma brincadeira dos diabos e conseguiu pôr toda a gente à beira de um ataque de nervos. amanhã vou ve-lo. vou ficar sem carro, para ´chegar à clínica é um inferno e não o quero deixar ir embora assim. que desespero. nem uma migalhinha de melhoras para nos dar alento.
anjaazul
terry
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 2:02 pm

segunda jun 10, 2002 7:55 am

Olá Anja e olá Serafim!

Não é altura para desesperos (isto é fácil dizer mas....) :(
Anja tu tens sido incansável e ninguém, repito NINGUÉM, teria feito pelo Serafim mais do que aquilo que tu tens feito.
Aconteça o que acontecer (e eu espero sinceramente que aconteça um milagre) terás sempre boas recordações do teu pequeno mafarrico.
Embora a sua vida possa ter sido curta, foi cheia de atenção e de carinho.

Muita força e que um milagre aconteça!

Beijinhos para ti e para o Serafim.
anjaazul
Membro Veterano

segunda jun 10, 2002 4:58 pm

olá
o serafim anda a "gozar" connosco e a pôr-nos à beira de um ataque de nervos. ontem estava tão mal que a vet pensou seriamente pô-lo a dormir. hoje já ia para me "despedir" quando vi o serafim sozinho na areia, já comeu um pouquinho, está mais quentinho e o sangue circula numa das patas. coitadinho. é uma sombra de serafim. vê-se que continua aflito do coração e custa-lhe a respirar. eu já nem dou palpites. resta-nos continuar a torcer, a deixá-lo nas mãos da vet e esperar. mas se ele se safar, ainda tem muitas ralações a dar e muito para recuperar. quem havia de dizer que o mafarrico que até subia pelas paredes, havia de chegar a tanto?
anjaazul
spiral
Membro
Registado: quinta mai 02, 2002 12:28 am

segunda jun 10, 2002 8:18 pm

Ola Anja,

eu nao sou veterinaria, mas pelos sintomas,~pensei numa coisa:

sera que ele tem parte da espinal medula ou nervos entalados entre vertebras? Por vezes as pessoas acordam com as maos ou os pes dormentes e pode durar o resto do dia, porque tem nervos "presos".

Isto nao tem qualquer problema se for temporario, e "normal" em pessoas que fazem pouco exercicio por exemplo (o que nao parece ser o caso do Serafim..).

Eu pessoalmente acho que ele deu um jeito qulquer.
Sera que uma "fisioterapia" semelhante a aplicada as pessoas resultaria?
Esticar as pastas, massajar a coluna etc... nao sei...

Olha, q~uanto a ser paraplegico, eu uma vez vi na televisao uma cadela que ficou paraplegica e a dona construiu-lhe uma cadeira com rodas apenas para a parte traseira, que lhe permitia andar facilmente apenas assente nas patas dianteiras ... era uma especie de "carrinho de mao". A cadela morreu ja de idade muito avancada.
Sera que o serafim podia viver com uma coisa deste genero?
Eu acho que e comum os basset hounds necessitarem deste tipo de aparelhos quando atingem uma certa idade por causa da coluna.

Eu se fosse a ti nao o abatia. Se ele esta feliz, nao deve estar a sofrer. isso pode ser uma situacao temporaria, talvez necessitasse de fisioterapia ou acupunctura (nao gozem).

Isto e o que eu penso. Nao sou veterinaria, mas sou biologa.

Eu vou ver se descubro alguma coisa. Olha, eu sei que a arca de noe tem um artigo acerca de aplicacao de acupunctura em caes, se fosse a ti ia la ver.
Quanto a iores a bruxa, tambem eu ja pensei muitras vezes, parece que ha alturas em que e umas a seguir as outras.. e desesperante...
mas isso acaba por parar.

Nao mandes abater ja o Serafim.

*****s
Cristina
spiral
Membro

segunda jun 10, 2002 8:46 pm

TINHA ALGUMA RAZAO :)))))))))))))))

Anja vai ver este site... ha cadeiras para gatos...
e as lesoes tem cura, algumas pelo menos terao...
o serafim pode nao mexer as patas por nao as sentir, e talvez a sua lesao tenha cura.

http://www.geocities.com/Heartland/Valley/2076/

e deve haver muito mais informacao...
fiz uma busca no www.google.com com paraplegic cats e obtive muitos sites interessantes, alguns ate falam na recuperacao de medula dos gatos...

Agora nao tenho tempo para ler pois tenho que apresentar amanha um trabalho, mas tu podes ir ver.
Nao desistas... essas pessoas onde tens o gato podem ser incompetentes ou simplesmente pouco imaginativas.

Nao o abatas ja.. pleeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeaaaaase

************S
Cristina
spiral
Membro

segunda jun 10, 2002 9:00 pm

FISIOTERAPIA
»»»»»»»»»»»»

Parece realmente funcionar :)... NAO PERCAS A ESPERANCA...
Caso nao encontres a cadeira, talvez as pessoas da primeira pagina que te indiquei te ajudem em termos concretos relativamente a cadeira de locomocao para o Serafim...

olha o excerto de uma pagina (http://www.ahsc.arizona.edu/uac/notes/c ... tml#Spinal Cord Injuries) que encontrei:

Spinal Cord Injuries
Spinal cord injury continues to be a major medical problem for humans, affecting between 250,000 and 350,000 Americans with 6000 to 10,000 new cases occurring each year. In the past few years, much improvement has been made in the quality of life of spinal cord-injured patients through the use of assisted locomotion and functional electrical stimulation-interventions that were developed and tested in control and/or spinal cord-injured animal models, especially the cat. One of the more exciting observations of chronically spinalized cats from a rehabilitative viewpoint is that the locomotor capability of the hind limbs of spinally transected mammals 1) can improve with practice of rhythmic movement, i.e., trained to walk on a treadmill and 2) is lost when cats are trained statically, i.e., trained to stand. Thus it appears that the mammalian spinal cord can learn and forget. Based on the similarities of the clinical complications as well as the physiological adaptations of the paraplegic cats and humans, the chronic spinal cats serve as an outstanding model for developing optimal rehabilitative strategies for spinally injured patients.

************S
Vais ficar com o Serafim ;)... nao desistas...
I have a good feeling
***s
spiral
Membro

terça jun 11, 2002 12:11 am

Olha, sera que o serafim tem "disk disease"?

Acho que era isto que eu queria dizer, ou algo semelhante nos e-mails anteriõres. E muito mais comum nos caes do que nos gatos.

Esta pagina esta optima. Eu aconselhava-te a enviares as radiografias do serafim para o teu veterinario antigo em que tens confianca, por e-mail.
Ou entao para algumas consultas que dao on-line.

VAI VER ESTA PAGINA
http://www.lbah.com/Canine/ivd.htm#Symptoms

Podes ver aqui varios sintomas (que incluem respiracao e problemas de coracao), e testes que se fazem para determinar a origem do problema. Um deles envolve espetar agulhas na pele ao longo da coluna. Fizeram-lhe estes testes ou outros semelhantes?

Uma vez tive rotura de ligamentos num dedo do pe e um dos medicos dizia que era impossivel eu ter dores, que nao tinha nada. Fui a outro, ja velhinho, que viu logo o que era. Por vezes e preciso ter olho experimentado para ver pequenos pormenores.

******S
Cristina
spiral
Membro

terça jun 11, 2002 12:18 am

O SERAFIM DEVE ESTAR NO MAXIMO DESCANSO E A RECUPERACAO PODE LEVAR MESES.

Olha, avancei um pouco mais no site, e falam tambem em gatos. Falam nas medicacoes a dar etc.
Acho que ha dois tipos de Lesoes: I e II, e o tratamento e diferente.

Eles dizem que o diagnostico correcto deve ser feito o mais cedo possivel.

Mostram tb cadeirinhas, e curiosamente tb falam em acupunctura :). Portanto a minha ideia afinal nao era para gozar.

*********s
spiral
Membro

terça jun 11, 2002 12:28 am

Olha, infelizmente, se eu tiver razao, nao me parece que o serafim esteja em boas maos.

Em relacao aos caes a certa altura eles dizem o seguinte:

"Surgery is the treatment of choice for recurring problems, dogs that have not improved with conservative therapy, or those that have neurologic deficits. Dogs that are paralyzed (paraplegic) in the back legs need immediate surgery. During the surgery the goal is to relieve the pressure on the spinal cord. This is done by removing a piece of the vertebral body or cleaning out the disk material that is putting pressure on the cord.

Surgery is also used to verify a diagnosis since the actual spinal cord can be visualized. In addition, even if the prognosis for recovery from paralysis is poor, surgery can minimize pain at the spinal cord if an owner is willing to deal with the long term paralysis.

Post operative care is important in dogs undergoing back surgery. They might need hydrotherapy, manual expression of their bladders, controlled walking with assistance, and lots of TLC. "

ACONSELHO-tE A ENVIARES UM E_MAIL COM AS RADIOGRAFIAS DO SERAFIM PARA O E-MAIL DAS PESSOAS QUE FIZERAM ESTA PAGINA.
(Long Beach Animal Hospital)

Eles dizem para nao lhes pedirem segundas opinioes em relacao a diagnosticos medicos, mas eu fazia um choradinho e tentava. Enviava as radiografias e dizia que nao via melhoras no gato e que nao havia um veterinario a altura blabla...

ou entao, ha outros sitios na net.

Se quiseres envia-me as radiografias por e-mail [email protected], e eu tento mostra-las ao pai de um amigo meu, que e veterinario aposentado. Talvez ele de uma vista de olhos, mas nao prometo nada.

*******s
Cristina
Responder

Voltar para “Gatos”