Raças de guarda mais silenciosas.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Bikejorer
Membro Veterano
Registado: quarta nov 05, 2008 8:19 pm

quinta dez 04, 2008 9:11 pm

Por isso é que eu acho os Serras impressionantes como guardas, não é preciso ensinar-lhes nada, instintivamente sabem bem o que devem fazer.

Quando eu era miúdo muito perto do local onde eu vivia existia um armazém que era guardado por 3 Serras da Estrela, e era fantástico o método guarda que eles usavam, enquanto um ficava deitado junto ao portão os outros 2 faziam ronda ao terreno circundante, e iam-se revezando nas funções entre eles. Quando alguém se aproximava muito da rede que delimitava o terreno, 2 deles iam para junto dela a ladrar furiosamente enquanto outro ficava de alerta junto ao portão do armazém.

Se um dia eu precisar de um cão de guarda e não me importar muito com o barulho que possam fazer, é um destes que eu quero de ter. Se ainda os houver, claro.
c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

quinta dez 04, 2008 10:10 pm

Serra da Estrela, Fila de S. Miguel, Cão de Castro Laboreiro, Rafeiro do Alentejo, Cão de Gado Transmontano, Serra d'Aires, Barbado da Terceira e acho que até o Podengo Português Grande são todos excelentes cães de guarda :wink:
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

sexta dez 05, 2008 12:09 pm

windman Escreveu: Eu por mim, resolvia isto muito facilmente... Dogue Alemão, infelizmente alguém lá em casa não está de acordo e temos que respeitar.
O dogue alemão não é feio!!!!! Tem corpo, sim senhor, ladra grosso, mas não simpatiza muito com outros cães. ( Pelo menos o meu ) . Quanto a ser bom guarda, só se for pelo tamanho que assuste..... :lol: :lol: :lol:
( Isto, é a falar do meu, claro. :lol: )
lunaemia
Membro Veterano
Registado: quarta out 08, 2008 1:48 pm

sexta dez 05, 2008 3:24 pm

Olá a todos
para os que discordaram comigo acerca dos serras da estrela passo a explicar:
o meu avó teve vários e os meus pais também tiveram uma cadela.
A minha afirmação foi baseada na minha experiencia com eles. Os cães do meu avó só se mostravam verdadeiramente durões quando estavam em grupo!
Disse que achava medricas porque lembro de uma altura um bebedo estar a desafiar um e ele bem que lhe ladrava mas o fulano vinha pra ele e ele vinha fugindo para trás - sempre a ladrar mas a recuar!!!
Vocês já experimentaram pedir a um estranho que enfrente um? :lol:
se ele ladrar ferozmente mas for recuando o que é? Medricas :lol:
Agora fora de brincadeiras - admito que esse pode ter sido um caso isolado, mas fez-me ficar com essa ideia.
Agora uma coisa não podem negar - é um cão barulhento como tudo!
A serra dos meus pais (que hoje têm uma pastora alemã) era terrível - ladrava que se fartava, apesar da gente chamar atenção para não o fazer, uivava de noite e quando apanhava o portão aberto - pernas pra que vós quero - lá ia ela... e se nós a chamassemos mais ela fugia!!!
Depois aparecia com a orelha baixa... já sabia que ia levar!!! Mas na próxima voltava a fazer o mesmo!

eu acho, sinceramente, que o serra "funciona bem" se andar acompanhado!

mas como disse é apenas a minha opinião!
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta dez 05, 2008 3:46 pm

lunaemia Escreveu:
mas como disse é apenas a minha opinião!
Claro ... a sua opinião, fundada na meia duzia de cães do seu avô ...
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
c_saraiva
Membro Veterano

sexta dez 05, 2008 3:52 pm

lunaemia Escreveu:Olá a todos
para os que discordaram comigo acerca dos serras da estrela passo a explicar:
o meu avó teve vários e os meus pais também tiveram uma cadela.
A minha afirmação foi baseada na minha experiencia com eles. Os cães do meu avó só se mostravam verdadeiramente durões quando estavam em grupo!
Disse que achava medricas porque lembro de uma altura um bebedo estar a desafiar um e ele bem que lhe ladrava mas o fulano vinha pra ele e ele vinha fugindo para trás - sempre a ladrar mas a recuar!!!
Vocês já experimentaram pedir a um estranho que enfrente um? :lol:
se ele ladrar ferozmente mas for recuando o que é? Medricas :lol:
Agora fora de brincadeiras - admito que esse pode ter sido um caso isolado, mas fez-me ficar com essa ideia.
Um exemplar de determinada raça pode ter desvios relativamente ao padrão...
E esses serras eram mesmo Cães da Serra da Estrela ou eram daqueles que só nasceram la? É que pode fazer toda a diferença...
lunaemia Escreveu:e quando apanhava o portão aberto - pernas pra que vós quero - lá ia ela... e se nós a chamassemos mais ela fugia!!!
Depois aparecia com a orelha baixa... já sabia que ia levar!!! Mas na próxima voltava a fazer o mesmo!
Dar-lhe porrada quando volta não resolve nada, só piora a situação...o cão entende que ta a levar porque voltou e não porque fugiu...[/quote]
PaulloSantos
Membro Veterano
Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm

sexta dez 05, 2008 7:55 pm

lunaemia Escreveu: em relação ao Serra da Estrela - esqueça!!! tivemos alguns e são turrões como tudo, ladram muito mas são uns medricas.

Se é a sua opinião é uma coisa, outra coisa foi a afirmação peremptória que fez sobre uma raça da qual conhece apenas uns cães que a sua familia teve e aos quais chama de Serra da Estrela.... serão ?
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

sexta dez 05, 2008 8:47 pm

c_saraiva Escreveu:Serra da Estrela, Fila de S. Miguel, Cão de Castro Laboreiro, Rafeiro do Alentejo, Cão de Gado Transmontano, Serra d'Aires, Barbado da Terceira e acho que até o Podengo Português Grande são todos excelentes cães de guarda :wink:
Falando um pouco, dos dois que tenho conhecimento de causa:

Cao Serra da Estrela - sem duvida um dos melhores cães de guarda de sempre. Extremamente responsavel e serio nas suas funções. Sabe fazer um bom "show", mas é mais que capaz de entrar em vias de facto, caso a situação assim o exija.
É todo ele instinto - não precisa de qualquer treino ou incentivo para desempenhar a sua função, conhecendo desde cedo a faze-lo.
Sabe guardar, sabe se posicionar, sabe patrulhar. Independente. Mais atento de noite do que de dia.
É vocal nas suas patrulhas. É frequente ouvi-los a ladrar durante 30/40s de noite a cada 20minutos - é a maneira de avisar que aquele territorio é deles e que estão ali! Pode ser uma situação, como tal, incomoda para quem tem vizinhos a paredes meias. Não é no entant um cão que se ponha histérico a ladrar ao portão ou que passe a vida a ladrar aos barulhinhos.
Muito resistente ao mau tempo (seja frio seja quente)

Com a sua familia e com os visitantes é 5 estrelas. Adora as suas crianças e os seus donos, sem ser no entanto melga.

Existem muitos bons Serras por aí, bem como excelentes criadores. No entanto por ser uma raça algo popular/comercial é necessario algum cuidado na escolha

Podengo Portugues Grande - Excelente guarda, possessivo do seu territorio. Atrevo-me a coloca-lo ao ponto de um Pastor Alemão ou afins. Não se compara no entanto com os classicos cães de guarda, faltando-lhe muito "know-how" ou instinto de patrulha/posicionamento.
Requer uma excelente sociabilização desde tenra idade devido ao seu primitivismo.

n
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
PaulloSantos
Membro Veterano
Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm

sexta dez 05, 2008 8:53 pm

CindelP Escreveu:
Cao Serra da Estrela - sem duvida um dos melhores cães de guarda de sempre. Extremamente responsavel e serio nas suas funções. Sabe fazer um bom "show", mas é mais que capaz de entrar em vias de facto, caso a situação assim o exija.
É todo ele instinto - não precisa de qualquer treino ou incentivo para desempenhar a sua função, conhecendo desde cedo a faze-lo.
Sabe guardar, sabe se posicionar, sabe patrulhar. Independente. Mais atento de noite do que de dia.
É vocal nas suas patrulhas. É frequente ouvi-los a ladrar durante 30/40s de noite a cada 20minutos - é a maneira de avisar que aquele territorio é deles e que estão ali! Pode ser uma situação, como tal, incomoda para quem tem vizinhos a paredes meias. Não é no entant um cão que se ponha histérico a ladrar ao portão ou que passe a vida a ladrar aos barulhinhos.

Com a sua familia e com os visitantes é 5 estrelas. Adora as suas crianças e os seus donos, sem ser no entanto melga.

Existem muitos bons Serras por aí, bem como excelentes criadores. No entanto por ser uma raça algo popular/comercial é necessario algum cuidado na escolha

Esta foi das mais simples, mas ao mesmo tempo, das mais elucidativas descrições que já li/ouvi, sobre o Cão da Serra da Estrela e a sua postura enquanto cão de guarda.

Obrigado Nanci ;)
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
lilin
Membro Veterano
Registado: quarta dez 13, 2006 9:30 am

sexta dez 05, 2008 10:55 pm

PaulloSantos Escreveu:
CindelP Escreveu:

Esta foi das mais simples, mas ao mesmo tempo, das mais elucidativas descrições que já li/ouvi, sobre o Cão da Serra da Estrela e a sua postura enquanto cão de guarda.

Obrigado Nanci ;)
Foi mesmo. :wink:
<p>Ainda ha caes felizes... :)</p>
c_saraiva
Membro Veterano

sexta dez 05, 2008 11:53 pm

CindelP Escreveu:
c_saraiva Escreveu:Serra da Estrela, Fila de S. Miguel, Cão de Castro Laboreiro, Rafeiro do Alentejo, Cão de Gado Transmontano, Serra d'Aires, Barbado da Terceira e acho que até o Podengo Português Grande são todos excelentes cães de guarda :wink:
Falando um pouco, dos dois que tenho conhecimento de causa:

Podengo Portugues Grande - Excelente guarda, possessivo do seu territorio. Atrevo-me a coloca-lo ao ponto de um Pastor Alemão ou afins. Não se compara no entanto com os classicos cães de guarda, faltando-lhe muito "know-how" ou instinto de patrulha/posicionamento.
Requer uma excelente sociabilização desde tenra idade devido ao seu primitivismo.

n
É sempre bom "ouvir" quem sabe :wink:

Quanto ao ladrar, em relação ao Podengo grande não sei, mas o médio gosta bastante de se fazer ouvir :D pelo menos os que conheço gostam...
Creio que das raças portuguesas de guarda, o que menos ladra deve ser o Fila de S. Miguel, mas atenção que estou a dizer isto pelo que tenho lido e não com conhecimento de causa.

Saudações,

Cláudio Saraiva
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

sábado dez 06, 2008 9:46 pm

c_saraiva Escreveu: Quanto ao ladrar, em relação ao Podengo grande não sei, mas o médio gosta bastante de se fazer ouvir :D pelo menos os que conheço gostam...
Sim, comparativamente ao CSE o Podengo grande ladra muito mais. É mais "histerico", mas tambem verdade seja dito, Podengo que é Podengo tem que latir ;)

Em oposição, o Podengo Grande comparativamente ao Podengo Medio é muito mais calmo e não se compara sequer a nivel de excitabilidade ou de ladrar - muito mais calmo e sereno.

Mas como uma imagem vale mil palavras, deixo aqui 3 videos (não são meus):

http://br.youtube.com/watch?v=NDW9J93X5kU

Cão Serra da Estrela - nada de especial mas sempre se vê bons exemplares

http://br.youtube.com/watch?v=E8BXOftiNEA

http://br.youtube.com/watch?v=gEr_jcX7RjI

Uma cachorra Podengo Grande liso de 5 meses, um basenji e um esquilo
petucas
Membro
Registado: quinta set 25, 2008 9:44 am

sábado dez 06, 2008 11:27 pm

lunaemia Escreveu: a minha mãe ensinou-a a não pisar a relva - andar somente na área de cimento - e ela faz tudo direitinho - só vai prá relva se der-mos autorização
Tão gira que fica a relva... Não é para "usar"! ´só para olhar... :twisted: :twisted:
lunaemia Escreveu:em relação ao Serra da Estrela - esqueça!!! tivemos alguns e são turrões como tudo, ladram muito mas são uns medricas.

é a minha opinião!

Bem... Sem comentários...
c_saraiva
Membro Veterano

domingo dez 07, 2008 8:15 pm

Belissimos :D

Aquele ladrar impõe respeito...ainda me lembro, quando era pequeno, na minha zona havia um ou outro serra da estrela, e eu tinha MEDO deles, achava-os temiveis :lol: fazia tudo para evitar um portão guardado por um :lol:
c_saraiva
Membro Veterano

domingo dez 07, 2008 8:16 pm

Belissimos :D

Aquele ladrar impõe respeito...ainda me lembro, quando era pequeno, na minha zona havia um ou outro serra da estrela, e eu tinha MEDO deles, achava-os temiveis :lol: fazia tudo para evitar um portão guardado por um :lol:
Responder

Voltar para “Cães”