Duvidas Camaleao

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
MarioReis
Membro Júnior
Registado: terça dez 02, 2008 6:34 pm
1 Petauro da Cana do Açucar
1 Papagaio
1 Gato Persa
1 Ararita da Patagonia

quinta dez 04, 2008 10:51 pm

Como alguns de vos ja sabem vou adquirir um camaleao expecie ainda em pensamento ou sera dilipis ou yemen....

tenho algumas duvidas que gostaria de ver esclarecidas ;)

PRIMEIRO: ouvi dizer que o vidro setressa o animal entao obtei por um terrario em madeira( madeira maritima ) com 2 portas de correr em vidro a minha duvida é... dizem que a madeira maritima é a mais resistente em relaçao a humidade mas sera resistente o sufeciente para suportar humidades entre os 70% ?

SEGUNDO: estou a pensar na construçao de um terrario com 70x70x120 (comprimento x largura x altura) acham que estas medidas sao sufecientes para ser definitivas?

TERCEIRO: para as medidas anteriores estou a pensar numa luz de ceramica, uma luz UVB e um cabo de aquecimento! sera sufeciente? e que tipo de luzes em concreto e potencias me aconselham tendo em conta as medidas referidas no ponto 2.

QUARTO: ouve pessoas que me aconselharam como substrato "Jungle hurt"(ou algo assim XD visto que o meu ingles nao é o melhor) e ja li aqui pelo forum que o melhor é papel de cozinha LOL (a que papel se referem)?
e qual aconcelham entao..

QUINTO: sei que os camalioes alimentam se a base de insectos....se calhar é uma duvida mesmo estupida mas nao sei e prefiro perguntar ao fazer porcaria.. em relaçao a alimentaçao se comprar umas 100 unidade de por exemplo grilos quantos ele deve comer por dia? e voçes colocam o alimento vivo no terrario e depois eles comem? os camalioes nao tem dificuldade em apanhar os grilos aos salto?e os grilos mantêm se vivos durante quanto tempo? nao quero comprar 100 unidades e depois ir tudo para o lixo.. os camaleos tambem se alimentao de verduras e frutas? ou so mesmo de insectos?

por enquanto por agora sao so estas duvidas lool...quero poder dar o melhor ao meu camaliao e nao quero que aconteça o que aconteçeu ai a um membro que a sua iguana morreu por falta de condiçoes minimas.. fiquei mesmo infeliz ao ver as fotos do bicho :cry: :cry: :cry: :cry:

obrigado desde ja a voçes todos que se tem revelado uma grande ajuda e em 3 ou 4 dias aprendi mais que sei la o que ;)

CUMPZ, MarioReis
Apalone
Membro Veterano
Registado: segunda set 15, 2008 5:46 pm

sexta dez 05, 2008 12:51 am

Imagem
O meu terrário só tem 80cm de altura mas com 1,20 é muito melhor, só por dizer que necessita de mais energia. Rede em cima é melhor mas o calor escapa-se mais facil/. Eu coloquei vidro por cima e rede à frente e forço o ar de hora/hora com uma ventoinha de computador.
Já li que a cerâmica seca mto o ar para um camaleão, é melhor aquecer com a sun glo mas existem aqui outras opiniões.
Eu uso papel de cozinha é mais fácil de limpar, eles nao sujam muito. Já por 2 ou 3 vezes que ele escava a terra dos vasos.
Eu decorei com poliuretano e pintei, como na foto, é lavavel, não gosto da fibra de coco, tenho ideia que aquilo seja um campo de bactérias, mas enfim é apenas uma mania.
Os grilos não andam aos saltos, os camaleões olham fixamente para o objectivo e esticam a língua. Deves polvilhar com vitaminas. Não coloques mtos de uma vez, podem incomodar o bicho à noite. Comem para aí 3 a 6 depende do tamanho, menos se forem zophobas que são mto gordas, acho que não se deve dar muitas vezes.
Coloca uma planta do tipo pothos eles comem bocados, tb dizem que come o ficus mas o meu não.
Vai continuando a filtrar opiniões para depois formulares a tua. :D
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

sexta dez 05, 2008 10:52 am

Só uma questão que aqui deixo visto não ser muito focada por cá. Refere-se às temperaturas adequadas para os calyptratus, em concreto à necessidade que têm de ter acesso a basking spots com temperaturas algo altas. Com efeito a esmagadora maioria das care sheets refere a criação de basking spots com temperaturas que vão desde os 30/31º até aos +35º, sendo que mesmo quando a temperatura ambiente anda por volta dos 28º eles procuram estes locais para se aquecerem. Por cá parece ser algo comum manter calypratus não só com temperaturas um pouco mais baixas, como tmabém não se fazer referência à existência de basking spots....
MarioReis
Membro Júnior
1 Papagaio
1 Gato Persa
1 Ararita da Patagonia

sexta dez 05, 2008 1:46 pm

Thorgarth Escreveu:Só uma questão que aqui deixo visto não ser muito focada por cá. Refere-se às temperaturas adequadas para os calyptratus, em concreto à necessidade que têm de ter acesso a basking spots com temperaturas algo altas. Com efeito a esmagadora maioria das care sheets refere a criação de basking spots com temperaturas que vão desde os 30/31º até aos +35º, sendo que mesmo quando a temperatura ambiente anda por volta dos 28º eles procuram estes locais para se aquecerem. Por cá parece ser algo comum manter calypratus não só com temperaturas um pouco mais baixas, como tmabém não se fazer referência à existência de basking spots....
temperaturas acima de 35º G isso nao sera um pouco alto?

ja agora ainda nao tou muito integrado com certas palavras tecnicas podes me dizer o sugnificado de :

Basking Spot

Care Sheets

ja agora obrigado 8) e se poderes ajudar :oops:
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

sexta dez 05, 2008 2:10 pm

MarioReis Escreveu:
Thorgarth Escreveu:Só uma questão que aqui deixo visto não ser muito focada por cá. Refere-se às temperaturas adequadas para os calyptratus, em concreto à necessidade que têm de ter acesso a basking spots com temperaturas algo altas. Com efeito a esmagadora maioria das care sheets refere a criação de basking spots com temperaturas que vão desde os 30/31º até aos +35º, sendo que mesmo quando a temperatura ambiente anda por volta dos 28º eles procuram estes locais para se aquecerem. Por cá parece ser algo comum manter calypratus não só com temperaturas um pouco mais baixas, como tmabém não se fazer referência à existência de basking spots....
temperaturas acima de 35º G isso nao sera um pouco alto?

ja agora ainda nao tou muito integrado com certas palavras tecnicas podes me dizer o sugnificado de :

Basking Spot

Care Sheets

ja agora obrigado 8) e se poderes ajudar :oops:
Podemos definir Basking spots como locais ou áreas mais ou menos definidas com uma temperatura mais elevada, onde o animal poderá, de acordo com as suas necessidade, aquecer-se acima da temperatura ambiente to terrário, regra geral conseguido através da utilização de lâmpadas de foco mais controlado, do tipo tight beam. Também é poossivel criar basking spots com lâmpadas de aquecimento de background através da utilização de elementos decorativos que permitem ao animal estar, quando assim o entenda, perto da fonte de calor. Esta é uma possibilidade mas muitas vezes não práctia nem aconselhável.
Na maioria dos casos existe apenas a necessidade de criar um gradiante de temperatura, alcançar valores entre x e y. no entanto em alguns casos os animais necessitam de ter acesso a áreas com temperaturas, por vezes bastante mais elevadas, que tem que ser conseguidas sem aumentar a temperatura ambiente da restante área.

Neste caso para os calytratus teriamos um gradiante até aos 28º/29 graus, e depois 1 ou dois spots onde a temperatura atingiria os +31º (eu não poria mais de 33º).

Care sheets são básicamente documentos que procuram definir parâmetros, comportamentos, e boas prácticas para a manutenção de espécies em cativeiro.
Última edição por Thorgarth em sexta dez 05, 2008 2:25 pm, editado 1 vez no total.
MarioReis
Membro Júnior
1 Papagaio
1 Gato Persa
1 Ararita da Patagonia

sexta dez 05, 2008 2:15 pm

muito agradecido e esclarecido ;)
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”