1º Cio - Gatas

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Johnie
Registado: terça jan 08, 2008 12:52 am

terça jan 08, 2008 1:05 am

Olá a todos!

Venho colocar uma questão ao fórum:

Foi-me oferecida à cerca de 5 dias uma gatinha com cerca de 6/7 meses. A Ellie mostrou-se durante 2 dias uma gatinha muito meiga mas também bastante brincalhona. Ora, ao fim deste tempo a Ellie passou a ficar o dia inteiro deitada na cama, de olhos abertos, ficando de repente com um ar muito abatido. Não come nada, só bebe água e no dia em que demonstrou pela 1ª vez estes sintomas respirava de uma forma ofegante, fazendo um barulho intenso ao respirar. Levei-a imediatamente ao veterinário que me disse para eu não me preocupar porque se tratava apenas dos sintomas do seu 1º cio, já que a gata colocava a cauda para o lado quando alguém lhe tocava.

Não querendo de forma alguma mostrar-me desconfiada para com o veterinário em questão, acho um pouco estranho este comportamento por parte da Ellie, já que já tive outra gatinha que nunca agiu desta forma aquando do cio, mas sim com demonstrações excessivas, digamos, de "afecto"!

Tratar-se-á efectivamente dos sintomas naturais do 1º cio de uma gata?

Espero que me possam ajudar já que este arzinho abatido da Ellie me parte o coração carambas.... :(

Obrigada!
dianasousa
Membro Veterano
Registado: sexta ago 10, 2007 12:45 pm

terça jan 08, 2008 3:54 pm

Tenho duas gatas de 9 e 10 meses que foram esterilizadas o mes passado e tiveram o cio e n tiveram esses sintomas. estao mais calmas agr, dormem mais, sao mais mimalhas :) eu no seu caso ia com a gatinha já a outro vet
<p>N&atilde;o comprem animais, eles n&atilde;o s&atilde;o bens materiais. Adoptem com consciencia</p>
Peleve
Membro Veterano
Registado: terça set 13, 2005 9:24 pm

terça jan 08, 2008 5:18 pm

- O dia inteiro deitada
- Ar abatido
- Não come
- Só bebe água
- Respiração ofegante

O vet chama-lhe cio??? E a gatinha como está? Continua na mesma?
Aconselho-o a procurar outro vet e depressa.

Pois se assim fosse eu neste momento também dizia que a minha Gigi está com o cio e não está, está é doente e eu aflita a tentar de tudo para a obrigar a comer pouco que seja. Fui com ela ao vet, vou hoje e provavelmente toda a semana.
Sintomas:
- O dia inteiro deitada
- Ar muito abatido
- Não come
- Mal toca na água
- Febre
<p>Animais para adop&ccedil;&atilde;o: <a href="http://www.flickr.com/photos/aicuuo/set ... ts/</a></p>
<p><a href="http://inka-animaismeusamigos.blogspot. ... om/</a></p>
<p><a href="http://aicuuo.blogspot.com">http://aicuuo.blogspot.com</a> - Ajude-nos a ajudar os animais</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça jan 08, 2008 10:11 pm

Johnie Escreveu: (...)
Não querendo de forma alguma mostrar-me desconfiada para com o veterinário em questão, (...)
Porquê? Deve-lhe algum favor, como por exemplo; pela consulta ter sido gratuita?
Mas que raio se passa consigo e tanta mais gente que vêm os Veterinários como os "papões" que algumas pessoas ainda usam, infelizmente, para meter medo às crianças quando se portam mal?
Que mal poderá fazer um Veterinário a quem lhe coloque questões..? :o

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Peleve
Membro Veterano

terça jan 08, 2008 11:29 pm

Depois do que disse em cima só lhe posso dizer que a minha gata hoje ficou internada. ( já devia ter ficado ontem mas enfim... ) por isso mais uma vez lhe digo, procure a opinião de outro vet.
<p>Animais para adop&ccedil;&atilde;o: <a href="http://www.flickr.com/photos/aicuuo/set ... ts/</a></p>
<p><a href="http://aicuuo.blogspot.com">http://aicuuo.blogspot.com</a> - Ajude-nos a ajudar os animais</p>
Johnie

terça jan 08, 2008 11:42 pm

E assim o farei. Amanhã irei procurar outra opinião quanto à Ellie. Obrigada pelas rápidas respostas.

Quanto ao facto de considerar os veterinários "papões": tal não é o caso, apenas respeito a opinião de um profissional que com certeza se enganará ocasionalmente mas também, com certeza, saberá muito mais sobre a saúde animal do que eu.
leonildecarvalho
Membro Veterano

terça jan 08, 2008 11:57 pm

Johnie Escreveu: (...)
Quanto ao facto de considerar os veterinários "papões": tal não é o caso, apenas respeito a opinião de um profissional que com certeza se enganará ocasionalmente mas também, com certeza, saberá muito mais sobre a saúde animal do que eu.
Johnie,

Perguntar, não é faltar ao respeito. E se estava com uma dúvida de que a gatinha pudesse estar doente ou porque a resposta do Vet não foi convincente, deveria de tê-lo questionado, sim. E, nem precisa ser Vet para tal! Basta ter uma dúvida existencial :wink:
Sobre que tema seja ou do que quer que seja que eu pague por um Serviço, tenho todo o direito de questionar sempre que me veja confrontada com dúvidas, doa a quem doer! :wink: Prefiro que doa no "ego" de alguém do que me doa no bolso ou no "coração" por incoerência dum profissional da Área da Saúde!
Portanto, "abra a pestana"... :wink: e faça-se "ouvir" :wink:

As melhoras da gatinha e SIM, vá a outro Vet o quanto antes!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
nikitaverita
Membro Veterano
Registado: quarta jan 09, 2008 9:35 pm

domingo jan 20, 2008 12:06 pm

Sintomas:
- O dia inteiro deitada
- Ar abatido
- Não come
- Só bebe água
- Respiração ofegante

E o seu VET. dix que a sua gata tem sio?!...desculpe mas a mim parece-me que a sua gata pode estar a começar a ter alguns problemas de saude!! preste atençao a ela pois se ganhar febre o caso torna-se perigoso!!
a mim nao me parece sio pois que tenho uma gata a mimi e mesmo ela estando la fora eu reparo que ela nao anda com esses sintomas,pelo contrario,!
acho que deveria levar novamente a sua gata ao VET. e esclarecer melhor toda essa situaçao!! pois eu acho estranho um cio,um simples sio, ter todos esses sintomas!! ai ai boa sorte!
Peleve
Membro Veterano

domingo jan 20, 2008 6:55 pm

E não voltámos a ter noticias desta gatinha, só espero que se tenha safado.
Com esses mesmos sintomas já tinha falado no caso da minha gata que desde o dia 8 que estava internada de dia, por vezes vinha á noite por isso está a ver desde esse dia que ia de manhã e á tarde ao vet todos os dias incluindo fins de semana. Se está curada?? Não mas está melhor e já come embora não tenha equilibrio ainda para andar bem mas estou de vigia e continua a ir lá.
No entanto uma outra gata pequena que dei de óptima saúde onde nunca se previa sequer uma coriza simples, com esses sintomas foi-lhe diagnosticado panleucopénia. O que fez o vet onde estava internada só de dia? Dava soro e antibiótico mais nada nem sequer vitaminas lhe dava e ainda por cima com conhecimento dos valores da análise e o resultado do teste.
É vet sim mas os vets também erram por isso pegámos nela e fomos internar noutra clinica onde fez ecografia e foi preciso transfusão de plasma para tentar que ela se salve.
Por isso lhe digo cio é coisa que não tem nada a ver.
Dê-nos noticias da gatinha, espero que boas.
Johnie

segunda jan 21, 2008 9:45 am

Bom dia a todos,

Queria informar-vos que a Ellie já está fina. Pula e brinca como nunca.

Efectivamente a Ellie estava com o cio, mas obviamente não era esse o único problema. Fui a cerca de 4 veterinários diferentes que não me souberam dar uma certeza quanto ao que seria. Falou-se de Coriza, de Panleucopenia, etc...

Continuo sem saber o que se passou mas o que interessa agora é que ela está bem.

Obrigada a todos pelas vossas respostas. :)

MJ.
leonildecarvalho
Membro Veterano

terça jan 22, 2008 7:22 pm

Johnie Escreveu: (...) Fui a cerca de 4 veterinários diferentes que não me souberam dar uma certeza quanto ao que seria. Falou-se de Coriza, de Panleucopenia, etc...

Continuo sem saber o que se passou mas o que interessa agora é que ela está bem.

Obrigada a todos pelas vossas respostas. :)

MJ.
:o Estou estupefacta :o
4 Veterinários e nenhum sabia o que a gata poderia ter? :o

Coriza: Detectável quase a olho "nu"

Panleucopénia: Detectável com exames de sangue, laboratoriais!

Cio: detectável até por apalpação

Bom, o que interessa, por agora, é que, aparentemente, a gatinha está bem.

Boa sorte com ela.

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Siissii
Membro Veterano
Registado: sexta jan 11, 2008 7:10 pm

quarta jan 23, 2008 7:56 pm

Boa tarde a todos! Agora fiquei confusa :roll: a minha gatinha foi ontem à veterinaria e ela disse que as gatas persa tambem tem o primeiro cio aos 5/6 meses.. mas li algures por aqui que era aos 12/24 :o e agora nao sei... :roll:
Yllota
Registado: quarta jun 04, 2008 4:33 am

sexta dez 05, 2008 12:18 pm

Ssissi, tanto quanto sei (sem entrar especificamente na raça persa), a idade com que as gatas têm o 1º cio varia bastante, sendo que nas mais precoces pode ocorrer a partir dos 5 meses, e nas mais tardias pode não ocorrer até um ano (segundo uma professora minha na FMV só é preocupante se chegar/passar de um ano). Supostamente a idade mais frequente para o 1º cio é por volta dos 7 meses.
Eu tenho uma gatinha que fez agora 7 meses e com 6 já eu andava preocupada a perguntar aos profs lá da faculdade se era normal, por isso é que agora tenho isto tudo na ponta da língua
:wink:

PS- Estive a informar-me e li em vários sitios que os gatos de pelo comprido (persas...) sempre podem ser mais tardios do que os de pelo curto, não sendo anormal que so tenham o primeiro cio ao ano e tal dois anos. :oops:
Maggie2009
Registado: terça jan 19, 2010 9:17 pm

terça jan 19, 2010 9:23 pm

ola a todos... bem de facto esta é a primeira vez que passo por esta situação, porque tenho um gato já com 10 anos e adoptei ha 2 meses uma gatinha, a Maggie, ela está agora com 5 meses e parece que chegou o 1º cio. ela está muito melosa, rebola muito, esfrega-se no chão, mia (nao muito nem exageradamente) e emite uns sons parecidos com "humm", mete-se de barriguinha para cima para lhe fazer festinhas. isto começou hoje... nao tenho muita experiência nesta area mas parece-me o 1º cio dela... será que me podem dar umas dicas?
obrigada a todos, Sara
Yllota
Registado: quarta jun 04, 2008 4:33 am

quarta jan 20, 2010 4:17 pm

Olá Sara =)
Não percebi muito bem se queres dicas para confirmar se é de facto cio ou para saber como reagir ao próprio cio, mas de qualquer das maneiras respondo às duas com o pouco que sei.
Em princípio com esse comportamento deve ser mesmo cio, pelo menos se antes ela não se comportava assim (porque há gatas que são mais ou menos expressivas no cio, e há gatas que mesmo sem cio podiam andar a rebolar pelo chão e a miar). Mas para confirmar experimenta dar-lhe umas palmadinhas leves no fundo das costas/base da cauda. Se ela puser a cauda de lado, adoptar uma posição mais "empinada" ou fizer esse barulhinho de "humm" está confirmado.
Quanto ao resto, se for de facto cio não há muito que possas fazer, isso vem e vai. Se o teu gato de 10 anos não estiver castrado convem fechá-los em zonas separadas porque eles arranjam maneira às vezes sem nós darmos por isso...
Se ela com o tempo for começando a fazer muito barulho (às vezes o primeiro cio é menos exuberante do que os próximos) ou se não tiveres intenção de a deixar ter bebés, talvez seja boa ideia pensares em esterilizá-la. Além de resolver o problema do barulho, é um descanso para a própria gata (a minha gata até perdia peso no cio, pk ficava tão concentrada naquilo que comia menos) e diminui a probabilidade de aparecimento alguns tipos de tumores quando ela for mais velhinha.

Não sei se eram estas as dicas que pretendias mas espero ter ajudado alguma coisa =)
Responder

Voltar para “Gatos”