Tinhoso

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
mimi10
Registado: segunda out 27, 2008 9:55 am

domingo nov 02, 2008 9:00 pm

Adquiri um gaitnho com 2 meses e meio q já estinha estado numa loja para venda. Até aqui tudo bem. :D
Na primeira visita ao VET, disseram-me q tinha TINHA. :(' Axei que não era assim tão má a coisa, um banho de betadine de manhã, outro à noite com imaverol, enfim, com algum trabalho e tudo bem. :? :?

Problema grave, a minha filha de 4 anos apanhou a bem dita da TINHA :o :cry:, quando se pensava já que depois de 2 semanas com o animal, não seria possivel ninguém apanhar. Pois é, pomadinhas à base de cortizona e nada de mexer no animal. :o :cry:

Agora pergunto:

1. Quem é que é capaz de retirar uma cria tão cedo à mãe? Sim pq o bichinho ainda nem se lavar direito sabe.
2. Como pode ele apanhar este tipo de problema se os unicos sitios onde esteve foram durante+/- 1 semana na loja, e 3 dias em casa da moça que me deu o gato(que também tem gatos e nenhum tem TINHA).

Sugestões necesitam-se para este problema necessitam-se, porque a tenho a minha filha isolada numa zona da casa e o animal na outra, ora a casa é um T1, o espaço não é assim tão grande.
Ainda por cima este tipo de problema pode ser voltar. Porque os óvuos incubam ou qq coisa parecida e tem de estar tudo limpissimo.
O animal está debelitado e não é recomendado tomar nada mais forte.

O bixinho tadinho já está carequita nas orelhas, e segue-se o resto da cabeça até à zona das patas da frente, é tufos de pelinho por todo o lado, como é pequenino só quer colinho e miminho o que é perfeitamente normal.

Como pai e mãe o que faziam no meu caso?

A pessoa que me deu o bichinho, não o quer de volta para que os dela não sejam contaminados (compreendo perfeitamente).

Que faço com o animal???
:evil:
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

domingo nov 02, 2008 9:18 pm

Boa noite!

As vezes as lojas de animais não têm as condições que deveriam ter... falo por experiencia própria. Ja perguntou ao seu vet qual a melhor atitude a tomar no seu caso particular? Uma vez que tem a criança pequenina e não pode manter a situação...

O que ele disse?
TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

domingo nov 02, 2008 9:57 pm

Poderá contactar o vet para saber se tem hospitalização com isolamento até a cura se realizar e desde já fale com a pessoa que ficou com o gato...é que a tinha ou veio de lé ou da loja de animais.
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Caríssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
mimi10
Registado: segunda out 27, 2008 9:55 am

segunda nov 03, 2008 8:42 pm

Hj recebi uma chamada da moça que me deu o gato, disse para eu o devolver, que ela o leva à primeira dona do bixinho. Está tudo indignado com o problema da TINHA. Porque o VET que já o tinha visto antes de ir para a loja afirmou que o gato estava saudavel, e que ele se encontra agora debilitado por causa do diagnostico errado que foi feito. O mesmo VET que disse que era uma Femea e não um Macho.

Bem eu fui ao melhor VET que conheço, o VET na AV. João XXI(Lisboa). Fizeram logo uma cultura de partes do pêlo que recolheram para confirmar a TINHA, esperei quase 8 dias pelo resultado. A VET até me ligou a confirmar o resultado, foi uma querida, pq axo que outro não o iria fazer.

Sinceramente eu não percebo nada de doenças de gatos, e isto está a ficar mesmo aborrecido.

Deixo aqui a foto que tirei ontem à noite do bixinho, tem um aspecto de partir o coração a qualquer um. :( :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: http://arcadenoe.sapo.pt/foto/_/228796 :cry:
TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

segunda nov 03, 2008 9:37 pm

Mas o que quer exactamente ?
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Caríssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
lcdomingos
Membro Júnior
Registado: domingo dez 07, 2008 2:37 pm

domingo dez 07, 2008 3:10 pm

não consigo ver a foto, pode postá-la novamente ou enviar-me para o meu mail a foto do animal?
mail: [email protected]
eu e as minhas filhas apanhámos, mas aparentemente o nosso gato não tem daí eu precisar de ver fotos de gato com este fungo.
Nós estamos a fazer um tratamento que a médica mandou com terbinafina comprimidos e daktarin gel em cima das lesões e está a passar muito bem.
Peleve
Membro Veterano
Registado: terça set 13, 2005 9:24 pm

segunda dez 08, 2008 12:21 am

É possivel um gato tão pequeno apanhar tinha e com 2,5meses já se sabe desenrascar sem a mãe.
Na loja talvez não soubessem o que é tinha e ele já a tivesse mas a atitude da rapariga que não quis receber o gato também não foi correcta, dá a sensação de querer despachar o animal.
Mas a tinha trata-se desde que os donos do animal façam por isso. A sua filha apanhou mas há-de passar. Nem que isole o gato numa casa de banho por exemplo e aí a sua filha já poderá andar por toda a casa e vai tratando do gato. Banhos com betadine desconhecia. Tive cá um gato com tinha, talvez do tamanho desse mas já a trazia da rua e tomou banhos com Imaverol. De 4 em 4 dias tomava um banho.
Espero que não esteja a pensar despachar o gato por ter tinha. Isso é temporário.
<p>Animais para adop&ccedil;&atilde;o: <a href="http://www.flickr.com/photos/aicuuo/set ... ts/</a></p>
<p><a href="http://inka-animaismeusamigos.blogspot. ... om/</a></p>
<p><a href="http://aicuuo.blogspot.com">http://aicuuo.blogspot.com</a> - Ajude-nos a ajudar os animais</p>
Suzana1
Membro Veterano
Registado: sábado fev 09, 2008 6:56 pm

segunda dez 08, 2008 3:02 pm

Já tou a ver o filme todo, vai tudo hevitar o gato, e o desgraçado vai andar de mão em mão, se o foi buscar tem de ter responsabilidade sobre ele. Onde ele apanhou agora não interessa, o importante é curá-lo e tratar dele como ser vivo que é.
Iznougud
Membro
Registado: segunda dez 08, 2008 9:40 pm

segunda dez 08, 2008 9:49 pm

Já tive um caso parecido quando comprei um gato siamês há 12 anos no Zoo do Baião (proprietário do famoso João Baião) no C. C. da Portela.
Passado 1 mês toda a minha família, incluindo crianças que vinham visitar o gato de poucos meses começaram a ter problemas na pele.
Levamos a vertinária, que já tínhamos feito antes mas não foi detectado nada e realmente tinha TINHA. Devido a termos crianças em casa o gato foi oferecido a uma pessoa que morava numa vivenda e o gato andava no quintal mas passado pouco tempo desapareceu mentirosamente.

A situação na altura foi grave porque apanhou as crianças e a cura desta doença não foi fácil por estas razões. A loja pagou todas as despesas.
Friends
Membro Júnior
Registado: sábado mai 24, 2008 2:33 am

segunda dez 08, 2008 10:22 pm

a Tinha é provocada por um fungo. Este fungo existe no exterior. a maior parte das pessoas está imune. o que não quer dizer que pessoas com sistema imunitário frágil não apanhem. A tinha é de todos os fungos o que se trata mais rápidamente e sem consequ~encias. diz-se até que quem apanha uma vez nunca mais apanha fungo nenhum.

Já contactei com muito animal tinhoso e nem eu nem a minha filha ficámos tinhosas. ás vezes basta uma solução com betadine para a coisa passar e um banhinho com produtos próprios como aqueles que se usam na varicela dos putos. em casos mais graves usa-se o itraconazol ou outro tipo de medicamento para dermofitoses que o vet considere mais eficaz após o exame de colheita. mas esta medicação tem se ser administrada com precaução e só pelo vet.

há muita gente que tem ou já teve dermofitoses e que nem se apercebeu. Não é caso de pânico. Em animais pequenos surge mais frequentemente, devido, como já disse, ao facto de terem sistema imunitário ainda muito fraco. As pessoas, sobretudo, crianças e adolescentes t~em um tipo de fungo que nós ( maezinhas e paizinhos) bem conhecemos e que dá "aquele mau cheiro nos pézinhos" que passamos aos animais. a maior parte das vezes é convertido nos animais em tinha.

Não tenha medo se o bichano tem tinha. trate-a de acordo com a prescrição médica, dê um suplemento vitamínico para o pêlo e vai ver que dentro de dias tem um gato com o pêlo lindo e o seu filho terá uma pele com maior capacidade de protecção que é para isso que ela serve.

não leve a mal o que digo, mas esta é a realidade e eu sou um bocado bruta a dizer as coisas. mas ás vezes, exagera-se um pouco as coisas que são simples. quanto ao resto... " as acções ficam sempre com quem as pratica". mas por amor de Deus, não faça mal ao animal que não tem culpa e a tinha é uma coisa sem importância.
dianasousa
Membro Veterano
Registado: sexta ago 10, 2007 12:45 pm

terça dez 09, 2008 8:58 am

Ainda não percebi o que esta senhora quer? devolver o gatinho porque esta doente?
eu tive em casa durante 15 dias um gatinho q reconhi da rua que tambem vinha com TINHA e com tudo e mais alguma coisa.
O vet fez o teste, esperei à volta de 11 dias e deu positivo, começei o tratamento com pomada e depois começou-se o tratamento com o xarope e a nova familia aceitou-o continuar com o tratamento, mas não vinha com peldadas nem nada disso.
Lá em casa ninguem manifestou sintomas , mas também cada vez que estavamos em contacto com ele desinfectavamos as maos com betadine e depois aspirei bem o quarto e detei fora o saco e lavei com lixivia como o vet mandou.
Agr esta na sua nova casinha e familia mt feliz
<p>N&atilde;o comprem animais, eles n&atilde;o s&atilde;o bens materiais. Adoptem com consciencia</p>
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

terça dez 09, 2008 10:44 am

Iznougud Escreveu:quintal mas passado pouco tempo desapareceu mentirosamente.
A tinha é uma doença chata mas trata-se.
Achei muita graça ao "mentirosamente" :lol:
mariamiau
Membro Júnior
Registado: quinta dez 04, 2008 8:02 am

terça dez 09, 2008 2:07 pm

a tinha não é nenhum drama... cura-se bem :wink: o xarope que temos estado a dar aos bebés tinhosinhos é muito bom. A tinha desapareceu num instante e com a vantagem deles até nem reclamarem muito do sabor :D
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça dez 09, 2008 8:17 pm

mariamiau Escreveu:a tinha não é nenhum drama... cura-se bem :wink: (...)
:wink:

Já agora, mimi 10, como vai a situação? E o gatinho?

Aproveito para lhe deixar um link algo esclarecedor, sobre a Tinha:

http://www.manualmerck.net/?url=/artigo ... 6cn%3D1855

Boa sorte e depois dê novidades do bichano e até vossas, neste caso pela Tinha... :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Iznougud
Membro
Registado: segunda dez 08, 2008 9:40 pm

quarta dez 10, 2008 7:37 pm

lagutrop Escreveu:
Iznougud Escreveu:quintal mas passado pouco tempo desapareceu mentirosamente.
A tinha é uma doença chata mas trata-se.
Achei muita graça ao "mentirosamente" :lol:
Como já referi foi há 12 anos, eu na altura ainda era uma criança e chorei mt pelo gato. Tínhamos bebés em casa e o gato teve de sair enquanto estávamos todos em tratamento, incluindo o gato claro.
O gato era pequeno, e andava a solta pelo quintal, poderá ter saltado e fugido ou então por ser pequeno alguém achou graça e poderá ter agarrado e levado para casa.
Responder

Voltar para “Gatos”