CindelP Escreveu:texuga Escreveu:
A castração dos cães evita alguns comportamentos de origem estritamente hormonal, e previne também o cancro na próstata.
Previne comportamentos de origem hormonal? Mas que mal têm esses comportamentos ???
A mim parece é que facilitam a vida aos donos, isso

Exactamente, nunca disse o contrário.
Eu tenho como sabes, um dobermann, não castrado, e perfeitamente educado.
Mas é um facto que a testosterona é um factor importante em alguns aspectos comportamentais de um cão. Obviamente que depende do cão e especialmente do dono.
Agora olhando para a realidade do nosso país e povinho, é cada vez mais óbvio que as pessoas não sabem oque é ter um cão nem oque ele precisa para ser feliz e equilibrado. Pondo nos pratos da balança uma castração e o treino do dono, acho menos penoso a castração. Passo a explicar... O dono não aprende, por norma é esta a realidade, o dono NÃO QUER aprender, quem acaba por sofrer é sempre o cão.
Se a castração ajudar em qualquer coisa que seja no bem estar, ou no "acalmar o stress" de um cão, tendo em conta que o dono não muda, então já não é uma castração perdida. Se é que me faço entender.
Não sou a favor da castração e esterilização apenas "porque sim", excepto em gatos, e sim, para meu conforto, apenas quando necessário se o bem estar do cão, ou um pouco mais de bem estar do cão, estiver em causa.
Mas como é lógico, para "acalmar" um cão "Duracel", não se consegue com uma castração... fosse tudo assim tão simples.
Se bem me recordo tudo isto começou porque alguém comparou uma castração com uma ablação de unhas em gatos...