potencial terrario de180x80x80 pequenas duvidas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

rebelX
Membro
Registado: sábado jan 19, 2008 12:23 am

terça dez 09, 2008 2:32 pm

boas pessoal:

Antes de mais queria dizer que este terrario ta a ser preparado há muito tempo,só penso avançar agora porque acho que estou a conseguir reunir as condições nécessarias para dar uma qualidade de vida ao meu bixinho.

comprei em agosto com 37cm venho doente e muito mal tratado,perdeu uma unha e 5cm da ponta do rabo,estava completamente seca "morta",dediquei me ao maximo a cuidar dele e hoje posso dizer que ele ta muito saudavel e ta a crescer uma média de 2 a 3 cm por mes, o que começou me a preocupar porque o terrario "temporario" onde ele ta, tem 60cm altura, 45largura e60 comprimento,sei k nao é o espaço mais indicado mas foi o k na altura consegui arranjar,humidade entre 65 e 75 e o calor a volta de 31, 32 por dia e a noite 28, 29 tenho uma lampada ceramica de 40watts e uma lampada UVB d3 de 15watts e 45cm ligada 12 horas por dia,nao pus nun basking spot por na altura desconhecia,dou uma alimentaçao variada e legumes de primeira,evito dar verduras com fosforo porque li que impede do animal fixar o calcio no seu organismo,é uma animal muito activo e costumo deixar lo a solta pelo o meu quarto num "ambiente controlado" para ele puder saltar explorar a vontade,mas como infelizmente nao consegui ensina lo a "cagar"fora do terrario e por ter noçao k é muito perigoso ter o Chaka a solta, vou tentar fazer o terrario ainda antes do natal,só como não sou dono da verdade absoluta venho aki ao forum para que possam aconselhar me e sugerir cenas,façam criticas construtivas por que se não agradecia que nao fizessem comentarios ok?so venho por aqui as minhas duvidas para que outros menbros mais novos possam apreender alguma coisa com esta duvida ok? obrigado 8)

Espero que ainda nao se tenham deixado dormir com este testamento 8) mas assim ja nao tenho de escrever varias vezes a mesma coisa,é o seguinte primeiro pensei em construir o terrario em madeira,contraplacado maritimo ou pinho mas depois com o tempo pensei que com a humidade a madeira apodrece se,depois pensei em vidro,so k as medidas que quero fica uma "banhada" entao decidi procurar outra alternativa,falo com muitas pessoas para que possam ajudar a resolver este dilema, e um dia "alguém" sugeriu me uma" proteçao de chuveiro" e aquilo ate teve logica para mim,é material lavavel,é uma especie de acrilico sem ser "tratado"nao tem produtos toxicos e deixa entrar imensa luz e fácil de fazer a manutenção o que deu me bastantes esperanças o que acham da ideia...!? :?:

Outra coisa vou precisar de ventilação em cima e m baixo?a humidade preocupa me um pouco ja pensei em comprar uma cascata de agua das maiores para meter no fundo do terrario ,ou uma bacia de agua serve?
Pensei em meter 3 lampadas de ceramica uma em cima e duas no meio para o bixo tar sempre quentinho con ciclos intervalados e o fundo fica a zona fria para o bixo fazer a termogulação,sei k vou precisar de uma basking spot os casquilhos todos são de seramica,tou a pensar num background feito com esforovite tintas que nao sejam toxicas,o que ta a stressar é a humidade e o calor porque de resto ta controlado,tenho bué plantas artificiais para colar nos vidros depois apanhar um belos troncos e desifeta los ferve los e meter no terrario....
espero que alguém consiga sugerir alguma coisa,obrigados a todos.Peace :idea:

ja agora alguem conhece loja de reptis no algarve sem ser a de faro e a de quarteira?

obrigado.
<p><strong>&acute;Enriquece-te de bondade e oferece-a a quem n&atilde;o sabe dar.&acute;</strong> Ghandi</p>
izey
Membro
Registado: sexta nov 14, 2008 6:42 pm

terça dez 09, 2008 3:42 pm

Quando dizes proteçao de chuveiro estas.te a referir aquelas placas tipo acrilico que se costumam utilizar nos duches?
rebelX
Membro

terça dez 09, 2008 3:45 pm

ya essas mesmo 8)
<p><strong>&acute;Enriquece-te de bondade e oferece-a a quem n&atilde;o sabe dar.&acute;</strong> Ghandi</p>
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

quarta dez 10, 2008 10:08 am

Boas

em relaçao á humidade,nao te aconselho a comprares uma cascata,alem de se sujar rapidamente,nao te vai aumentar muito a humidade tanto como uma bacia de agua,o melhor mesmo é comprares um fogger, que por acaso é o que eu uso pa minha iguana. Ligado a um temporizador e dpois ves qual é o tempo que neccessita de tar ligado. Em relaçao ao spot, nao é necessario usa lo. Tens umas boas temperaturas,por isso nao vejo razao de usar, mas se quizeres usar , mal nao faz. :D .
Em relaçao a essas proteççoes de chuveiro nao sei ate que ponto isso é bom ou mau. O meu terrario é de vidro. Mas penso que nao ha inconvenientes.
Experimenta e depois diz algo.

Cumps
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
rebelX
Membro

quarta dez 10, 2008 1:08 pm

por acaso tinha pensado num fogger mas pensava k era para sapos,sei que o vidro é uma boa opçao mas esta proteçao de chuveiro tb parece ser muito boa,falta so uma ou duas coisas para avançar com este projecto,entao axas k posso "esquecer"a basking spot? era fixe ja agora que troncos usas na decoraçao teu terrario?

thanks psylizart :idea:
rebelX
Membro

quarta dez 10, 2008 1:10 pm

por acaso tinha pensado num fogger mas pensava k era para sapos,sei que o vidro é uma boa opçao mas esta proteçao de chuveiro tb parece ser muito boa,falta so uma ou duas coisas para avançar com este projecto,entao axas k posso "esquecer"a basking spot? era fixeja agora que troncos usas na decoraçao teu terrario?

thanks psylizart :idea:
psylizart
Membro Veterano

quarta dez 10, 2008 1:30 pm

Em relaçao ao basking spot,axo que podes esquecer. No meu caso nao tenho. O basking spot serve para criar uma zona mais quente dentro do terrario aonde ela vai ficar mais tempo e aonde normalmente se coloca a lampada uvb.Eu no meu caso como tenho um terrario de 2 mt de altura coloquei uma lampada de ceramica de 250 w na parte de cima e uma de 150 w a meio do terrario,e o fogger esta direccionado para o sitio aonde ela passa mais tempo deitada. Nos troncos podes usar qualquer uns desde que nao sejam resinosos ex: eucalipto.

Qualquer duvida apita :lol: :lol:

cumps
<p>&nbsp;</p>
rebelX
Membro

quarta dez 10, 2008 1:36 pm

ok brigado pelas dicas pk o meu maior obstaculo era o calor e a humidade mas ja ajudaste me a resolver um problema,acredito k consigo fazer este terrario so k a margem de erro é pequena,tb tou a estudar se ponho 2uvb d3 e vou meter 2 de ceramica na diagoonal,os troncos de eucalipto sei k nao deve usar se
psylizart
Membro Veterano

quarta dez 10, 2008 1:57 pm

rebelX Escreveu:ok brigado pelas dicas pk o meu maior obstaculo era o calor e a humidade mas ja ajudaste me a resolver um problema,acredito k consigo fazer este terrario so k a margem de erro é pequena,tb tou a estudar se ponho 2uvb d3 e vou meter 2 de ceramica na diagoonal,os troncos de eucalipto sei k nao deve usar se
Em relaçao á humidade quase de certeza que nao vais conseguir ter a humidade certa em todo o terrario, desde que tenhas num ponto aonde ela vai estar nao há problema, desde que ela apanhe algumas horas com aquele "vapor" do fogger nao ha problema,claro esta que isto nao dispensa os banhos ,que eu recomendo que sejam diarios.Especialmente na altura da muda de pele. E a temperatura tb nao é bom teres a mesma temperatura em todo o terrario,porque assim ela assim nao tem hipotese de fazer a termoregulaçao.

cumps
<p>&nbsp;</p>
luisgecko
Membro Veterano
Registado: domingo ago 31, 2008 8:09 pm

quarta dez 10, 2008 5:01 pm

psylizart Escreveu:Em relaçao ao basking spot,axo que podes esquecer. No meu caso nao tenho. O basking spot serve para criar uma zona mais quente dentro do terrario aonde ela vai ficar mais tempo e aonde normalmente se coloca a lampada uvb.Eu no meu caso como tenho um terrario de 2 mt de altura coloquei uma lampada de ceramica de 250 w na parte de cima e uma de 150 w a meio do terrario,e o fogger esta direccionado para o sitio aonde ela passa mais tempo deitada. Nos troncos podes usar qualquer uns desde que nao sejam resinosos ex: eucalipto.

Qualquer duvida apita :lol: :lol:

cumps
cuidado o eucalipto liberta vapores, confirmem se esta mesmo seco(morto)
<strong>Dead4ever</strong>
rglove
Membro Veterano
Registado: quarta out 29, 2008 4:44 pm

quarta dez 10, 2008 5:12 pm

Acho que ele queria dizer um exemplo de uma resinosa penso eu :roll:
<p>Cumprimentos, Ricardo</p>
<p>Cynops Orientalis 1.0.0, Eublepharis Macularius 1.2.0, Pogona Vitticeps 0.0.1</p>
psylizart
Membro Veterano

quarta dez 10, 2008 5:31 pm

rglove Escreveu:Acho que ele queria dizer um exemplo de uma resinosa penso eu :roll:
Exactamente. So queria dar um exemplo.

cumps
<p>&nbsp;</p>
luisgecko
Membro Veterano
Registado: domingo ago 31, 2008 8:09 pm

quarta dez 10, 2008 6:46 pm

entao desculpa amigo, so agora ao ler o outro coment é que vi realmente loooooooool
de qualquer forma foi mais um post para defender as resinosas loooooool :wink:
<strong>Dead4ever</strong>
psylizart
Membro Veterano

quarta dez 10, 2008 8:20 pm

ya tass bem ! no problem 8) 8)

Ate é bom, para reforçar a ideia que os troncos resinosos sao toxicos!!

cumps
<p>&nbsp;</p>
rebelX
Membro

quarta dez 10, 2008 8:53 pm

ok,obrigado, eu tava a pensar em troncos de videira e troncos "grossos"para o "bixo"poder descansar,mas todas sugestoes sao bem vindas....tenciono construir um terrario como deve ser looool :lol:
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”