 
 Bem sobre este assunto dos cães de guarda posso falar por experiência própria, já que o meu yuri é um pouco temperamental. No entanto o problema não é a agressividade que ele parece demonstrar, o facto é que ele parece pressentir que as pessoas se sentem intimidadas com a sua presença e ele parece brincar com esse medo denunciado
 .
 .Por vezes confesso que se torna muito engraçado ver as pessoas aterrorizadas , quando tudo o que ele quer é brincar!
Uma coisa é certa cada vez que tenho visitas em casa, e o yuri está presente, tenho sempre de acalmar os meus convidados, já que ele não pára de ladrar....Tenho um amigo que também tem um dobermann, mas mais velho que o meu, e quando fui a casa dele, esse meu amigo garantiu-me que o cão não mordia. Contudo, a partir de determinado momento o meu amigo abandonou a sala para ir à cozinha, ficando eu e o seu cão sozinhos e confesso que fiquei um pouco assustada já que o cão começou a ladrar para mim, de forma assustadora.
 Bjinhos
 Bjinhos , ladra ladra mas não morde (já dizia o ditado), é só lhe darem mimo que abanica-se logo toda. E se tem medo de alguma coisa foge loga a 7 pés. Palmo e meio de cão, que é que se espera, se bem que há alguns que são terriveis, mas a minha não.
 , ladra ladra mas não morde (já dizia o ditado), é só lhe darem mimo que abanica-se logo toda. E se tem medo de alguma coisa foge loga a 7 pés. Palmo e meio de cão, que é que se espera, se bem que há alguns que são terriveis, mas a minha não.


