gatinha surda ??

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Lucitea
Membro
Registado: quinta nov 18, 2004 11:21 pm

domingo nov 30, 2008 9:35 pm

Boa Noite

Apanhei uma gatinha na rua a semana passada, fomos ao vet com ela ainda antes de chegar.mos a casa e a médica achou que ela teria cerca 1 mês, no entanto só quando mudar os dentes é que poderemos ter a certeza.
Durante esta semana e apesar de passar-mos pouco tempo com ela fiquei desconfiada que ela seja surda!
A médica nao detectou nenhuma otite, mas a gatinha nao reage a barulhos (nem o aspirador atras dela)nem reage ás bufadelas que "os da casa" lhe deitam.
Por outro lado, ela é mto agil e brincalhona, reage a todo o tipo de estimulos menos auditivos!
Com que idade começam eles a ouvir?

Obrigado
Dorby
Membro
Registado: quinta jun 19, 2008 8:17 pm

segunda dez 01, 2008 1:53 pm

O meu gato Tico, só passado alguns meses de o ter em casa ,é que me apercebi que ele era surdo. A veterinária disse que ele era já surdo de nascença e claro que não havia nada a fazer. :|
Fui informada que o gene que confere a côr da pelagem branca, interfere em eles serem surdos, mas nem todos os gatos brancos o são, mas o meu faz parte da percentagem que o é. Ele já tem 4 anos e nada o impede de ter uma vida completamente normal, aliás tenho outro gato e quase sempre que chego a casa é o Tico que se apercebe primeiro! :wink:
Não sei de que côr é o seu, mas está na idade em que eles já ouvem!
Última edição por Dorby em terça dez 02, 2008 3:13 pm, editado 1 vez no total.
carolinapm
Membro
Registado: quarta jul 05, 2006 8:45 pm

terça dez 02, 2008 12:10 am

olá Lucitea. Retirei isto da net para si: "Os gatinhos nascem cegos e surdos. Eles começam a ouvir por volta dos 5 dias de idade, mas a verdadeira audição que os permitem se orientar pelo som só ocorre por volta do 14º dia de vida. A abertura dos olhos ocorre entre o 7º e 15º dia. A adaptação aos novos estímulos de visão e audição vai ocorrendo aos poucos, gradativamente, assim como o desenvolvimento do corpo: eles nascem com uma cabeça relativamente grande, depois ocorre um alongamento das patas e por fim o resto do corpo se desenvolve." Parece-me que esse gatinho já esta na idade de ouvir e reagir a estimulos! é verdade o que a senhora assim diz: os gatos albinos e com UM OLHO DE CADA COR é quuuase certinho que são surdos. Isso nao dificulta em nada a vida deles pois eles adaptam-se. ;) Mas é melhor ele continuar(?) a ser um gatinho de casa, na rua os perigos sao maiores com esse problema dele.
ACORDAR UM GATO SURDO: http://br.youtube.com/watch?v=x5tm9af-D ... re=related
Lucitea
Membro

sábado dez 13, 2008 3:52 pm

Boa tarde

Obrigada pelas respostas!
Mas acho que a bebé afinal só ouve aquilo que lhe interessa!
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado dez 13, 2008 4:08 pm

CarolinaPM, os gatos brancos com um olho de cada cor podem ser surdos apenas do ouvido do lado do olho azul.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

IMDB
Membro Júnior
Registado: quarta jun 27, 2007 9:17 pm

sábado dez 13, 2008 4:09 pm

carolinapm Escreveu:: os gatos albinos e com UM OLHO DE CADA COR é quuuase certinho que são surdos. Isso nao dificulta em nada a vida deles pois eles adaptam-se. ;) Mas é melhor ele continuar(?) a ser um gatinho de casa, na rua os perigos sao maiores com esse problema dele.
ACORDAR UM GATO SURDO: http://br.youtube.com/watch?v=x5tm9af-D ... re=related
Por acaso é exactamente o contrário.
Gatos brancos de olhos azuis têm uma enorme propensão para a surdez, se tiverem um olho de cada cor, é quase certo que não são surdos
carolinapm
Membro
Registado: quarta jul 05, 2006 8:45 pm

sábado dez 13, 2008 4:15 pm

IMDB nao foi isso que eu ouvi. mas cada um com a sua opiniao.
Suzana1
Membro Veterano
Registado: sábado fev 09, 2008 6:56 pm

sábado dez 13, 2008 5:27 pm

Acho que isto não é o caso de cada um ter a sua opinião, existem estudos e estatisticas!!

retirei o seguinte excerto de um site:

"Surdez nos gatos de olho ímpar
Muitas pessoas acham que os gatos de olho ímpar de coloração branca nascem surdos de um dos ouvidos. Isto não é verdade. Por volta de 60% e 70% dos gatos de olho ímpar podem ouvir. Cerca de 10 a 20% dos gatos brancos normais nascem surdos ou ficam surdos com o processo de envelhecimento felino. Gatos brancos com um ou dois olhos azuis têm maior tendência a ter surdez genética, com o gene branco causando ocasionalmente a degeneração da cóclea alguns dias após o nascimento."
IMDB
Membro Júnior
Registado: quarta jun 27, 2007 9:17 pm

sábado dez 13, 2008 5:33 pm

Não é uma questão de opinião :-)

Se pesquisar na net, verá que tenho razão. Um gato branco de olhos dispares pode ser surdo, mas a probabilidade é menor. Parece porém que os gatos de olhos dispares quando são surdos de um ouvido, é do ouvido do lado do olho azul.
De tal modo, aqui vão alguns links sobre o assunto, o 1º é para mim o mais fiável:

http://www.vet.cornell.edu/fhc/askdr/deaf.htm

http://shadoweyescats.com.sapo.pt/genetica_surdez.html
http://www.saudeanimal.com.br/gato_pers ... _print.htm
http://mainecoon-info.com/infocoon/inde ... view&id=14

Este é particularmente interessante para a Lucitea, caso a gatinha seja mesmo surda, ou para quem tiver um gato surdo
http://www.associatedcontent.com/articl ... tml?cat=53
bmia4
Membro
Registado: quarta jan 09, 2008 5:53 pm

domingo dez 14, 2008 12:33 am

boas faça o teste normal da surdez, dê uma forte palmda e veja a direcção dos olhos quqlquer coisa que ele goste por ex a minha gata mais nova tb pensei o mesmo ela adora agua os barulhos, então na banheira mexer com a agua sem ela ver logo é fácil perceber se são surdos boa sorte
Lucitea
Membro

sexta jan 30, 2009 11:45 am

A minha surdinha é LINDA, acabamos por ficar com ela... não queria-mos mas para a rua tambem nao voltava :P É pequenina, surda e a unica femea mas dá cabos dos 2 machos que la temos em casa :twisted:
Suzana1
Membro Veterano
Registado: sábado fev 09, 2008 6:56 pm

sexta jan 30, 2009 12:52 pm

Ainda bem que ficou com ela. Vai ver que com o passar do tempo nem se vai lembrar desse "problema". Tenha muito cuidado para que ela não saia de casa pois ela corre um risco enorme na rua.
Su
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta jan 30, 2009 3:08 pm

Lucitea Escreveu:A minha surdinha é LINDA, acabamos por ficar com ela... não queria-mos mas para a rua tambem nao voltava :P É pequenina, surda e a unica femea mas dá cabos dos 2 machos que la temos em casa :twisted:
O facto de ser surda não a impediu de ser atrevidola :lol:

Boa sorte com ela :D

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
isamiau
Membro Veterano
Registado: sexta nov 09, 2007 1:48 pm

sexta jan 30, 2009 3:33 pm

Lucitea Escreveu:A minha surdinha é LINDA, acabamos por ficar com ela... não queria-mos mas para a rua tambem nao voltava :P É pequenina, surda e a unica femea mas dá cabos dos 2 machos que la temos em casa :twisted:
É estas atitudes que são de louvar :P Parabéns pela excelente decisão :wink:

Ela vai compensar-vos da melhor forma :D

E ainda por cima é uma "mulher de armas"... mai nada! :P
adelianunes
Registado: quinta jun 05, 2008 1:27 pm

sábado jan 31, 2009 8:17 pm

Boa tarde,

Eu apanhei uma gatinha toda branca na rua. Era uma bebé muito demasiado irrequita. Quando a levei ao veterinario, explicaram-me que os gatos (ou cães) brancos com um olho de cada cor são quase sempre surdos e muitas vezes hiperactivos. A minha Chica é uma gata perfeitamente normal, apesar de ser surda. :lol:
Posso dizer que ela adora ser aspirada... :lol:
Responder

Voltar para “Gatos”