Raramente se fala por aqui de gatos idosos. Já reparei que os tumores mamários, infelizmente, estão no prato do dia, mas o que me traz cá são mesmo os ossos.
O meu Rei está com 17 anos, feitos em Maio, e desde há pelo menos 2 anos que tem artroses. As primeiras foram na coxa e no fémur. Teve algumas crises bastante leves que se resolveram com relativa facilidade.
Tem tomado ao longo deste tempo de forma periódica umas vitaminas formuladas para gatos idosos e um protector das articulações, mais ou menos um mês a cada 3 mêses.
Há coisa de 8 dias aterrou. Deixou de andar, deixou de comer e lá fomos para o veterinário. Descobriram-se mais 2 bicos de papagaio que o derrearam por completo. Andou a injectáveis 4 dias, porque de facto não se alimentava sózinho, apenas à colher. Após esses dias, finalmente reagiu e já come sózinho, se bem que ficou meio mimado até com a alimentação. Agora está a tratamento oral quase até ao ano que vem. Eu sei que não falta muito, mas parece um bocado.
O meu gato que era um gatão de 7 Kg, ficou reduzido a um niquito de 4.700 Kg. A musculação sofreu com a situação dos ossos e está um piegas de primeira e com razão tadito.
A minha questão é se já passaram por problemas de ossos com os v/ velhos e como reagiram e como terminaram. Um paciente da minha veterinária teve de ser adormecido recentemente porque perdeu a mobilidade traseira e posteriormente as funções da bexiga e dos intestinos. E já agora, que fizeram para minorar os efeitos de um problema tão complicado e doloroso.
Obrigada!