Aqua 60l (Betta, platy, neons)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
leotolkki
Membro Júnior
Registado: terça mai 13, 2008 2:00 am
Localização: 1 hamster angorá :) 2 hamsters anões, E um aqua comunitário com alguns peixes :)

quarta dez 17, 2008 4:45 pm

Boas.

Estou um bocado ao inicio, e tenho já plantado e ciclado um aqua de 60l. Comecei com um Betta macho e depois de uma semana adicionei 4 neons. E um limpa-fundos (que infelizmente morreu passado 1 semana depois da adição). Ontem ofereceram-me um Platy (Macho, penso eu. vou confirmar) E a questão é o seguinte. O Betta não para de persegui-lo. O aqua tem alguns bons esconderijos, e as plantas estão bem variadas. O que fazer? É normal?

Obrigado desde já pela ajuda.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta dez 17, 2008 4:47 pm

Adicionar mais peixes. Duas fêmeas platy seria uma boa opção.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

leotolkki
Membro Júnior
Localização: 1 hamster angorá :) 2 hamsters anões, E um aqua comunitário com alguns peixes :)

quarta dez 17, 2008 4:50 pm

dinodane Escreveu:Adicionar mais peixes. Duas fêmeas platy seria uma boa opção.
Obrigado pela rapidez! :D

Mas posso adicionar assim, de uma vez?
Pois na loja, o senhor que vendeu (q n parecia perceber mto) disse-me que eu poderia juntar com o betta. Ainda não vi se é macho ou femea (platy).

No caso se for fêmea, adiciono mais uma e mais um macho? Ou só mais uma fêmea?

obg de novo!
nazgull
Membro Veterano
Registado: sábado mar 15, 2008 3:15 pm
Massarongo do Senegal |||
Papagaio de Asa Laranja |||
Peixes|||Tarentola m

quarta dez 17, 2008 5:23 pm

boas

primeiro o teu betta anda a atacar o teu platy??? certo
acho que deves colocar mais dois platys pois vao andar mais juntos e vai fazer com que o betta perca a vontade de atacar se ele continuar agressivo deves retirar

segundo devias averiguar o que causou a morte ao limpa fundos?

podias colocar os parametros da agua??

cumps
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta dez 17, 2008 5:44 pm

Olá outra vez.

Tem o aqua muito despovoado. Os bettas convivem bem num comunitário mas quando se tem poucos peixes, por vezes o betta selecciona um "alvo" para perseguir, os néons são mais pequenos e juntam-se enquanto que esse platy está assim a "jeito".

Primeiro deve ser se o que tem é macho ou fêmea. é fácil de ver: as barbatanas inferiores das fêmeas são arredondadas enquanto que o macho tem uma barbatana inferior ponteaguda, uma espécie de espigão com a qual fecunda as fêmeas, como todos os víviparos (molly, espada, guppy). Se for um macho deve arranjar-lhe mais 2 ou três fêmeas e pode fazê-lo de uma vez, parte-se do princípio que o aqua está estabilizado.
A regra com os vivíparos é essa: sempre mais fêmeas que machos porque os machos estão permanentemente a copular com as fêmeas, só tendo uma é um stress desgraçado para ela.

Com 60 litros ainda pode acrescentar mais uns peixitos, eu sugiro umas 3 coridoras para povoarem o fundo do aqua, pode adicionar camarões caridina para darem uma maõzinha na limpeza das algas e detritos orgânicos e adicionar algo para povoar o nível superior do aqua, os guppys são uma boa opção, talvez 1 macho e duas fêmeas. E ficaria por aí até porque os platys reproduzem-se facilmente, se tem muitas plantas sobra sempre um ou dois alevins que vão povoando o seu aqua. Os guppys também se reproduzem facilmente mas nascem muito mais pequenos, se nascerem livremente no aqua poderão também sobreviver alguns.

Cumprimentos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

LenaPS
Membro
Registado: quinta fev 28, 2008 2:18 pm

quarta dez 17, 2008 5:46 pm

Ola

os viviparos sao peixes que devemos ter em harem, isto porque as femeas podem stressar muito se só estiverem na companhia de um macho, porque ele nao a larga nem por nada, sao peixes que se reproduzem muito rapidamente. Logo, deves ver de que sexo é e comprar mais dois, sendo que a porporção deve ser 2 femeas para um macho.

Em relação aos bettas é um bocado sorte. Ha uns que sao muito territoriais outros nem tanto.
Mas pode ser que com o tempo passe.
Um grande conselho que deixo aqui é: nunca embarquem em tudo o que os loistas das lojas de animais dizem..é só para vender, conhecimento é zero, salvo rarissimas excepçoes.

Cumps
Tanytany
Membro
Registado: segunda set 22, 2008 4:58 pm

quinta dez 18, 2008 7:44 am

Olá. tens que ter atenção porque os neons têm um ph diferente dos betta, dos plati e dos outros viviparos :wink:
leotolkki
Membro Júnior

quinta dez 18, 2008 12:59 pm

Boas.
Em relação à "perseguição". diminuiu bastante, tal como LenaPS disse:
Em relação aos bettas é um bocado sorte. Ha uns que sao muito territoriais outros nem tanto.
Mas pode ser que com o tempo passe.
Ele está mais calminho. parece q foi habituação.

Os valores da água eu logo coloco, vou re-testar...

E já vi, é um platy macho.

Ainda n descobri a causa da morte do limpa fundos, mas que ele estava numa tonalidade muito mais clara que o habitual.

Obrigado mais uma vez a todos/as e pelas respostas super rápidas. Fico agradecido!
Responder

Voltar para “Peixes”