Estrela-do-mar

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
xispa
Membro Júnior
Registado: quarta jul 02, 2008 9:28 am

quarta dez 10, 2008 8:33 pm

Boa noite,
No outro dia fui a uma loja de animais e vi uma estrela-do-mar mas nao tenho a certesa se estava para venda.
E fiquei na duvida: Sera que é legal em portugal?

Cumps
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

quarta dez 10, 2008 8:50 pm

Boas

São legais, mas são de água salgada e até a data do que conheço e tenho pesquisado de pessoal dos salgados não duram muito mais que 6 meses em aquário.
nazgull
Membro Veterano
Registado: sábado mar 15, 2008 3:15 pm
Massarongo do Senegal |||
Papagaio de Asa Laranja |||
Peixes|||Tarentola m

quarta dez 10, 2008 9:46 pm

boas

sim é legal as estrelas do mar claro que nao sao aquelas apanhadas na nossa costa

mas em relaçao ao que o element disse é verdade para ter uma estrela do mar é necessario um aquario grande e estabilizado pois sao muito sensiveis a alteraçoes como de temperatura e outras coisas e por isso é que sao muito dificeis de manter

cumps
mjuig
Membro
Registado: quinta fev 15, 2007 9:55 pm

terça dez 16, 2008 9:31 pm

Boas,

tenho uma opinião diferente sobre as estrelas do mar visto estar quase uma biologa marinha, tenho estrelas do mar apanhadas na nossa costa tanto em casa como em laboratorio ( em aquacultura) e são animais muito resistentes mas atenção as estrelas do mar de maiores dimensões são muito mais sensiveis do que as pequenas.

As minhas estão em aquario a mais de um ano e em prefeita saude claro que morar ao pe da costa onde foram apanhadas e usar água do mar tem muitas vantagens do que fazer a água salgada que nem sempre corre e onde os animais são sujeitos a muito mais produtos químicos o que aumenta em muito a taxa de mortalidade em aquacultura.
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

quarta dez 17, 2008 8:52 am

mjuig Escreveu:Boas,

tenho uma opinião diferente sobre as estrelas do mar visto estar quase uma biologa marinha, tenho estrelas do mar apanhadas na nossa costa tanto em casa como em laboratorio ( em aquacultura) e são animais muito resistentes mas atenção as estrelas do mar de maiores dimensões são muito mais sensiveis do que as pequenas.

As minhas estão em aquario a mais de um ano e em prefeita saude claro que morar ao pe da costa onde foram apanhadas e usar água do mar tem muitas vantagens do que fazer a água salgada que nem sempre corre e onde os animais são sujeitos a muito mais produtos químicos o que aumenta em muito a taxa de mortalidade em aquacultura.
Boas
Uma pergunta, tu usas so a agua do mar? Ou em conjunto com mais alguns quimicos? A agua do mar ainda aguenta algum tempo dentro do aquario! Porque eu tb moro ao pe da praia e se for assim começo a pensar seriamente em fazer um aquario de agua salgada.

cumps
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
mjuig
Membro
Registado: quinta fev 15, 2007 9:55 pm

quarta dez 17, 2008 2:01 pm

Boas,
eu no aquario com as estelas tenho um pepino do mar detritivo logo é ele que "limpa" o aquario, quanto a água uso água do mar filtrada e ligeiramente tratada com mudas parciais todas as semanas.

Com a minha resposta anterior espero não ter deixado a ideia de "vou ja montar um aquario e apanhar estrelas do mar" porque como referi tenho acesso a laboratorios de aquacultura é muito diferente de um aquario em casa, porque aquilo que é feito é um estudo cuidado de especies especificas da nossa costa e através de mudanças de temperatura salinidade etc qual a resistencia dessas especies para ser feito uma previsão do futuro das mesmas e quais as medidas a tomar para a sua preservação.

Tenho sim aquarios mas não por ser bonito ter estrelas do mar mas sim como projecto de curso.
psylizart
Membro Veterano

quarta dez 17, 2008 2:07 pm

mjuig Escreveu:Boas,
eu no aquario com as estelas tenho um pepino do mar detritivo logo é ele que "limpa" o aquario, quanto a água uso água do mar filtrada e ligeiramente tratada com mudas parciais todas as semanas.

Com a minha resposta anterior espero não ter deixado a ideia de "vou ja montar um aquario e apanhar estrelas do mar" porque como referi tenho acesso a laboratorios de aquacultura é muito diferente de um aquario em casa, porque aquilo que é feito é um estudo cuidado de especies especificas da nossa costa e através de mudanças de temperatura salinidade etc qual a resistencia dessas especies para ser feito uma previsão do futuro das mesmas e quais as medidas a tomar para a sua preservação.

Tenho sim aquarios mas não por ser bonito ter estrelas do mar mas sim como projecto de curso.
Antes pelo contrario.
Ja ando é com uma ideia de ter um aqua de agua salgada á muito tempo e por isso é que estava a perguntar. E julgava que seria mais facil manter um aqua salgado, usando a agua do mar varias vezes em vez de usar uma "catrefada" de produtos quimicos,claro nao descuidando dos filtros e outras maquinarias. Agora nao sei se sera possivel usando quase exclusivamente a agua do mar.

cumps
<p>&nbsp;</p>
nazgull
Membro Veterano
Peixes|||Tarentola m

quarta dez 17, 2008 2:23 pm

boas

psylizart para teres um aqua de agua salgada nao é necessario teres filtros precisas só de um escumador, a propria areia e a rocha viva faz a filtraçao da agua e claro sempre podes ter caracois e pequenos crustacios que ajudam a filtrar já agora nem todas as praias dao para recolher a agua para o aquario

cumps
psylizart
Membro Veterano

quarta dez 17, 2008 2:32 pm

nazgull Escreveu:boas

psylizart para teres um aqua de agua salgada nao é necessario teres filtros precisas só de um escumador, a propria areia e a rocha viva faz a filtraçao da agua e claro sempre podes ter caracois e pequenos crustacios que ajudam a filtrar já agora nem todas as praias dao para recolher a agua para o aquario

cumps
Entao so preciso de um escumador? Mas a agua tem que ser mudada varias vezes nao?
Tenho que pesquisar um bom bocado ainda,nao me parece que seja ( consiga )manter um aqua de agua salgada tao facilmente.

cumps
<p>&nbsp;</p>
nazgull
Membro Veterano
Peixes|||Tarentola m

quarta dez 17, 2008 2:41 pm

boas

psylizart mandei te um mp

cumps
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta dez 17, 2008 4:43 pm

E quanto à temperatura de um aqua desses com espécies do nosso mar? (em oposição aos marinhos que se costumam ver que são tropicais)

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

nazgull
Membro Veterano
Peixes|||Tarentola m

quarta dez 17, 2008 4:58 pm

boas

dinodane para um aqua da nossa costa é necessario utilizar um sistema de refrigeraçao
recordo que todos aquarios de agua salgada tem que estar destapados e mesmo assim aquecem muito devido a iluminaçao

cumps
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta dez 17, 2008 5:46 pm

Pois essa era a info que faltava, a água do nosso mar tem que ser arrefecida sob pena dessas espécies não sobreviverem muito tempo. :|

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Responder

Voltar para “Peixes”