podem comer pao??

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

TiAnPiCa
Membro
Registado: quinta abr 17, 2008 10:34 am

quarta dez 17, 2008 8:42 am

Aproveitando este topico, deixo uma outra questão: E fruta, os cães poem comer fruta?? è que o meu eros adora fruta então tangerinas, kuaze nem as mastiga. :? mas claro tem de lhe descascar a fruta.lol. Quando uma tangerina cai da arvore ele vai logo buscar para nos a descarcar-mos e dar um gomo de cada vez, eu apenas ainda so lhe dei uma mas a minha ae dalhe, penso eu que uma por dia, pois ta mais tempo em casa.
nel1123
Membro Veterano
Registado: sexta fev 02, 2007 10:56 pm

quarta dez 17, 2008 9:33 am

Os veterinários com que me tenho cruzado sempre me disseram não é aconselhável dar pão em excesso. Uns dizem que faz mal ao pêlo, outros afirmam que provoca dor abdominal, outros afirmam que em excesso poderá levar a uma predisposição para desenvolvimento de diabetes no futuro. Também já li o contrário. De qualquer modo parece-me que deve tirar as dúvidas com o médico veterinário que acompanha o seu cão. Na internet há muita informação a este respeito...mas como é lógico, a internet nem sempre é uma fonte segura de informação.

Quanto à fruta:
Por exemplo as uvas em excesso podem levar a falência renal.
Deve também evitar nozes, tomates (principalmente a planta em si que contém atropina e pode provocar tremores, dilatação da pupila e paralisia temporária) , pêssego, sementes/caroço de maçã, pêra, pêssego, cereja (por motivos óbvios - risco de obstrucção intestinal, principalmente no caso do caroço de pêssefo - e devido a conterem substâncias tóxicas para os animais).

Tenho lido que se pode fornecer aos nossos amiguinhos de quatro patas frutas como: banana, melão, pêras (sem o "caroço"), mirtilos (apesar de ter lido que eles gostam, nem sempre é verdade...falo por experiência própria).

Outros alimentos a evitar:
Chocolate!!!O chocolate pode MATAR o seu cão! É muito tóxico para eles.
Cebola!!!
Comida de gato: contém demasiada proteína e gordura, não está adaptada às necessidades nutritivas dos cãezinhos.
Sal em excesso...óbvio.
OSSOS! Os ossos não são nada favoráveis para o seu amigo, ao contrário do que possa pensar. Podem causar obstrucções intestinais que, se não resolvidas a tempo (cirurgicamente) podem levar à morte do animal, perfurações intestinais, podem fazê-lo engasgar-se, ao serem partidos quando o cão os mastiga podem separar-se pequenos fragmentos cortantes que se alojam entre os dentes e na gengiva que podem provocar lesões e dar aso a infecções, etc...

Para esta época natalícia: conhecem a planta estrela-de-natal? muito cuidadinho com ela. é bastante tóxica para cães. julgo que já tinha referido isto noutro tópico (o ano passado talvez :lol: ) mas nunca é demais relembrar.
<p><a href="http://universidadedosbichos.blogspot.com">
</a></p>
<p>&nbsp;</p>
TiAnPiCa
Membro
Registado: quinta abr 17, 2008 10:34 am

quarta dez 17, 2008 10:16 am

obrigado nel. Entao resumindo, as tangerinas nao fazem mal pois nao? até pk nem tem sementes :) . Kuanto aos ossos discordo um pouco. è claro que não dou uns ossos quiaquer ao eros, comprei daqueles de vaca que têm uns 30/40 cm de comprimrnto. ouvi dizer que so lhe faz bem, mas mesmo assim na sexta feira pergunto á vet.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta dez 17, 2008 5:14 pm

franxdaniele Escreveu:LuMaria e Nicasxi, a flatulência nos cães associada ao consumo de pão, de que falam, apenas será fora do normal se o pão for de baixa qualidade
Pode sustentar isso com algum artigo sobre o tema?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
franxdaniele
Membro Veterano
Registado: sexta dez 12, 2008 6:49 pm

quarta dez 17, 2008 7:17 pm

A minha afirmação baseia-se no senso comum - é do senso comum que o pão branco e o pão mal cozido provocam flatulência. Ora eu considero o pão branco e o pão mal cozido pães de baixa qualidade, e a maior parte do pão que se vê à venda é branco (mal cozido não sei se é pois não costumo comprar).

Não conheço nenhum artigo que sustente a minha afirmação.
http://www.campagneperglianimali.org/ga ... deshow.php

<strong>Os animais s&atilde;o meus amigos, e eu n&atilde;o como os cad&aacute;veres dos meus amigos</strong>
LuMaria
Membro Veterano

quinta dez 18, 2008 5:11 pm

franxdaniele Escreveu:A minha afirmação baseia-se no senso comum - é do senso comum que o pão branco e o pão mal cozido provocam flatulência. Ora eu considero o pão branco e o pão mal cozido pães de baixa qualidade, e a maior parte do pão que se vê à venda é branco (mal cozido não sei se é pois não costumo comprar).

OK. Obrigada! :wink:

Mas esse senso comum baseia-se na alimentação humana e não canina. Acredito que pão caseiro é mil vezes melhor que o pão "à série", mas isso para nós, para eles, continúa a ser pão.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
franxdaniele
Membro Veterano

quinta dez 18, 2008 8:45 pm

Sim, isso é verdade. Mas pense nas rações para cães. Uma má provocará flatulência nos cães, uma boa não. O mesmo se passa com o pão.

<strong>Os animais s&atilde;o meus amigos, e eu n&atilde;o como os cad&aacute;veres dos meus amigos</strong>
LuMaria
Membro Veterano

sexta dez 19, 2008 11:39 am

franxdaniele Escreveu:Sim, isso é verdade. Mas pense nas rações para cães. Uma má provocará flatulência nos cães, uma boa não. O mesmo se passa com o pão.
Uma ração "má" entre outras coisas recorre a uma maior percentagem de cereais e uma ração boa não. :wink:

Na minha experiência, se abuso na quantidade de pão com as ginjas, tenho um tarde fantástica de fogo de artificio. O pão só serve para encher o estomago, não tem mais serventia nenhuma num cão.
franxdaniele
Membro Veterano

sexta dez 19, 2008 1:53 pm

LuMaria Escreveu:
franxdaniele Escreveu:Sim, isso é verdade. Mas pense nas rações para cães. Uma má provocará flatulência nos cães, uma boa não. O mesmo se passa com o pão.
Uma ração "má" entre outras coisas recorre a uma maior percentagem de cereais e uma ração boa não. :wink:

Na minha experiência, se abuso na quantidade de pão com as ginjas, tenho um tarde fantástica de fogo de artificio. O pão só serve para encher o estomago, não tem mais serventia nenhuma num cão.
Não concordo que a qualidade de uma ração esteja relacionada com a percentagem de cereais, mas sim com a qualidade dos ingredientes e a forma como é confeccionada.

Pão com ginjas? :D Imagino... a mim é com os feijões :wink:

Não concordo que o pão dado aos cães sirva apenas para encher o estômago; o pão é um alimento muito rico em nutrientes, e os cães têm capacidade de o digerir e absorver esses nutrientes. Mas lá está: não devem comer pão branco, pois é excessivamente rico em açúcares, que, como a Nel1123 disse e muito bem, fazem com que o pão possa causar uma predisposição para desenvolvimento de diabetes no futuro (nos cães e nas pessoas) nem pão integral, demasiado rico em fibras, que poderão irritar as paredes dos intestinos (nos cães e nas pessoas), além de o farelo contido na farinha integral ter um grande teor de ácido fítico, que dificulta a absorção de minerais.

fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sexta dez 19, 2008 3:23 pm

franxdaniele Escreveu:
LuMaria Escreveu:

Não concordo que a qualidade de uma ração esteja relacionada com a percentagem de cereais, mas sim com a qualidade dos ingredientes e a forma como é confeccionada.

Não concordo que o pão dado aos cães sirva apenas para encher o estômago; o pão é um alimento muito rico em nutrientes, e os cães têm capacidade de o digerir e absorver esses nutrientes. Mas lá está: não devem comer pão branco, pois é excessivamente rico em açúcares, que, como a Nel1123 disse e muito bem, fazem com que o pão possa causar uma predisposição para desenvolvimento de diabetes no futuro (nos cães e nas pessoas) nem pão integral, demasiado rico em fibras, que poderão irritar as paredes dos intestinos (nos cães e nas pessoas), além de o farelo contido na farinha integral ter um grande teor de ácido fítico, que dificulta a absorção de minerais.
Pão não é alimento para cães!
Claro que não lhes faz mal (não fosse o cão um carnívoro oportunista...) se dado com moderação, mas não é alimento de que o animal tire grande proveito. O proveito que tira desses nutrientes é muito escasso. Como com qualquer cereal.

Para alem disso, existem cães intolerantes ao trigo, aveia, e mesmo ao milho, etc.
Se querem dar cereais aos cães, optem pelo arroz, que é o melhorzinho em termos de intolerancias e digestibilidade.

Já agora, uma ração ideal para cães deveria ser isenta de cereais. Coisa ainda praticamente impossivel de confeccionar, pois é necessário sempre algum amido para se conseguir as bolinhas extrudidas...

PS: Deixem de querer transformar cães em vacas ou em humanos! O facto de muitos cães terem sobrevivido subnutridos durante décadas com restos de pão, não é motivo para se continuar hoje em dia...
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
LuMaria
Membro Veterano

sexta dez 19, 2008 5:15 pm

franxdaniele Escreveu:Pão com ginjas? :D Imagino... a mim é com os feijões :wink:
Ginjas são as cadelas. Quanto ao pão, acho que o Fang já explicou tudo :wink:
bowwow
Membro Júnior
Registado: sábado nov 22, 2008 3:06 pm

sexta dez 19, 2008 5:55 pm

Para alem disso, existem cães intolerantes ao trigo, aveia, e mesmo ao milho, etc.
Se querem dar cereais aos cães, optem pelo arroz, que é o melhorzinho em termos de intolerancias e digestibilidade.
é isso aí, cao e carnivoro mesmo. Um pouco do resto nao faz mal, mas gente pao??
lilin
Membro Veterano
Registado: quarta dez 13, 2006 9:30 am

sexta dez 19, 2008 7:56 pm

fang Escreveu:
franxdaniele Escreveu:
LuMaria Escreveu:

Pão não é alimento para cães!
Claro que não lhes faz mal (não fosse o cão um carnívoro oportunista...) se dado com moderação, mas não é alimento de que o animal tire grande proveito. O proveito que tira desses nutrientes é muito escasso. Como com qualquer cereal.

Já agora, uma ração ideal para cães deveria ser isenta de cereais. Coisa ainda praticamente impossivel de confeccionar, pois é necessário sempre algum amido para se conseguir as bolinhas extrudidas...

PS: Deixem de querer transformar cães em vacas ou em humanos! O facto de muitos cães terem sobrevivido subnutridos durante décadas com restos de pão, não é motivo para se continuar hoje em dia...
O Fang e mestre. :wink:

Mas eu tenho que confessar que de vez em quando dou pao a minha cadela... dou e so bocadinhos. Ela adora! Cada vez que como pao, ela para a olhar para mim a babar-se, literalmente...
<p>Ainda ha caes felizes... :)</p>
franxdaniele
Membro Veterano

sexta dez 19, 2008 10:02 pm

fang Escreveu:O facto de muitos cães terem sobrevivido subnutridos durante décadas com restos de pão, não é motivo para se continuar hoje em dia...
Obviamente eu não estava a falar em alimentar os cães a pão, mas sim dar-lhes uns pedaços de pão de vez em quando :wink:
Última edição por franxdaniele em sexta dez 19, 2008 10:07 pm, editado 1 vez no total.

TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

sexta dez 19, 2008 10:06 pm

franxdaniele Escreveu:A minha afirmação baseia-se no senso comum - é do senso comum que o pão branco e o pão mal cozido provocam flatulência. Ora eu considero o pão branco e o pão mal cozido pães de baixa qualidade, e a maior parte do pão que se vê à venda é branco (mal cozido não sei se é pois não costumo comprar).

Então é somente porque lhe apetece ?

E a sua afirmação de ração vegetariana ?
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Car&iacute;ssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
Responder

Voltar para “Cães”