Já há algum tempo que não dou notícias dos meus dois casalinhos.
Então aqui vai:
Em relação aos personatas confirmou-se, os ovos não estavam galados o que parece normal para primeira postura.
Na altura retirei as caixa do ninho e estou a pensar coloca-las em meados de Outubro mas entretanto esta semana a femea roseicollis começou a deitar ovos no chao da gaiola, no final desta tarde a roseicollis estava novamente deitada no chão da gaiola em trabalho de "parto" (já reconheço este sinal porque a respiração é mais profunda e algo que se assemelha a contracções), há cerca de 20 minutos atrás tive a felicidade de ver o momento exacto em que deitou o ovo cá pra fora, lindo mas ao mesmo tempo triste porque é mais um ovo que vai para o lixo

Será que vai continuar nisto ou acaba por parar???? Já estou a pensar antecipar a colocação da caixa... é cedo para isso, o macho só tem 9 meses...
Há uns tempos atrás apanhei cá um susto... durante a mudança da agua esqueci a porta da gaiola aberta e enquanto fui lavar os recipientes a femea personata saiu da gaiola, quando voltei estava no parapeito da varanda, foi cá um choque, só pensei lá vai ela lá vai ela mas para meu alivio e relativo espanto ela voltou cá para dentro... Foi cá uma felicidade

Por agora é tudo
Abraços