Gatos com sida felina. Que fazer ?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quinta jun 26, 2003 11:50 pm

Sim, a menos que seja desviado das farmácias hospitalares, é caro :D

Existem riscos, por exemplo, os amoericanos no geral efectuam sempre os testes aquando do internamento de um gato nas unidades hospitalares maiores que dispôem de infecto-contagiosos...

Eu não vejo necessidade de a Piolha estar aqui a justificar-se, não vejo que tenha nada a ver com o tópico... a ideia deste é somente informar de riscos.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
fabriro
Membro Veterano
Registado: quarta jun 12, 2002 2:52 pm
Localização: Quatro gatos europeus comuns lindos:Pantufas, Patusca, Ninja e Principe Azul

sexta jun 27, 2003 12:48 am

Também li por alto, amanhã leio melhor mas muito rapidamente em relação ao que a AnjaAzul disse ou a vet dela, que todos os gatos ficariam doentes ao conviver com um positivo posso afirmar peremptoriamente que não é assim. Já num outro tópico falei do caso de uma amiga e vizinha que tem 23 gatos. O ano passado fez testes a todos, um deles deu positivo (confirmado em laboratório), apenas um que tem neste momento 8 anos naquela casa e que nunca esteve doente a não ser quando foi apanhado por ter sido atropelado. Muitos deles são mais velhos, outros não. Isso quer dizer que os mais velhos que agora deram negativos convivem há oito anos (não é um nem dois são oito anos) com uma gato "doente", quer dizer portador do vírus e não foram contagiados. Essa vet tem que rever as afirmações feitas. Reparem que estes gatos na rua de certeza quer não tinham vivido oito, nove ou 14 anos como a gatinha que este ano lhe morreu com insuficiência renal e sem Fiv nem Felv!
Quanto ao artigo já o tinha lido e quero alertar para o facto de em Portugal não estar disponível vacina para o Fiv. Há para o Felv mas mesmo essa não é 100% eficaz!
Não me lembro do nome da forista que afirmou que o teste do Felv tinha sido inconclusivo porque na "banda" não tinha ficado bem explicito o resultado. Quero chamar a atenção das pessoas que se realmente quiserem testar os seus gatos o façam em laboratório. Os testes de kit não são quanto a mim fidedignos e muitas vezes o resultado obtido pelo teste de laboratório contraria o do kit e quando digo muitas vezes é muitas vezes mesmo e falo com conhecimento de causa!
Recentemente numa clinica do Porto estava uma gatinha para abater por ser positiva, neste caso ao PIF. Teste de kit. Já fez três testes em laboratório que deram negativos. Se eu não tivesse tido conhecimento do caso e não tivesse tirado de lá a gatinha um animal saudável tinha sido posto a dormir.
Cuidado com as afirmações feitas num local onde muita gente lê e muita se calhar não está preparada para “filtrar” o certo do errado!
Fiquem bem
Fátima
adopte ou apadrinhe um gato:visite www.felinus. tk
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sexta jun 27, 2003 1:05 am

se a minha vet disse que os gatos estariam infectados, é porque os conhece. não é a 1ª vez que a rita aparece com uma úlcera no olho por causa de uma patada, ou que um outro ande com feridas por causa das "brincadeiras". essas feridas implicam sangramento.
a vet também me alertou para o facto de os kits não serem fiáveis. provavelmente, ela acha que eu não devo fazer a despistagem, porque me ia sair muito caro. as análises teriam de ser feitas em lx.

as informações são contraditórias. já pus a hipótese de a kitty estar contagiada, por causa da alergia que demorou imenso tempo a passar. por muito que goste de animais, não devo expo-los ao contacto de animais que sei de antemão estarem infectados.
há tempos esteve um gatinho internado montes de tempo. tinham-lhe feito do piorio. suspeitava-se que estivesse infectado. os donos tinham outros animais. só ficaram com ele, porque para o seu bem, estava saudável.
Piolha
Membro Veterano
Registado: terça jun 11, 2002 9:55 pm

sexta jun 27, 2003 4:10 am

oi

aki vai um texto k desmente o contagio por contacto intimo como lambidelas etc

disponivel em www.lbah.com/Feline/fiv.htm

The Feline Immunodeficiency Virus, also known as FIV, was discovered in California in 1986. It is transmitted from cat to cat primarily by bites, as the virus is shed in the saliva. Intimate contact through grooming, sharing food etc. does not spread the virus.his disease is found worldwide. FIV is closely associated with FeLV- you should learn about both diseases if you have a cat.
FIV preferentially infects white blood cells which are an essential part of a cat's immune system. The virus disables or destroys the white blood cells, and leaves its host susceptible to infections. Once a cat is infected with FIV it is infected for life and can transmit the virus if it bites another cat.
Even though this virus acts similar to the AIDS virus in people, humans are not infected with FIV.
FIV is caused by a retrovirus called the lentivirus. It is similar to the retrovirus that causes FeLV in cats, and causes similar symptoms, particularly supression of the immune system. It is also similar to the human AIDS virus, and is sometimes referred to as cat AIDS. There is no evidence that people can get AIDS from a cat that has FIV.
Only a small percent of cats in the U.S. are infected with this virus. One of the most prevalent methods of transmission is bite wounds in fighting cats, especially roaming males. Kittens can possibly pick up the virus in the uterus and while nursing.
This virus is easily killed by routine detergents and disinfectants.

mais um disponivel em web.vet.cornell.edu/Public/FHC/fiv.html

The primary mode of transmission is through bite wounds. Casual, nonaggressive contact among cats does not appear to be an efficient route of spreading FIV. On rare occasions, the disease is transmitted from an infected mother cat to her kittens during gestation, during passage through the birth canal, or when the newborn kittens ingest infected milk. Sexual contact probably is not a primary means of spreading FIV.

IMPORTANTE no mesmo endereço k o anterior:
Cat–to–cat transmission of FIV in multiple–cat households where there is no fighting among cats appears to be quite uncommon. Many FIV–positive cats are not diagnosed until after they have lived in the multicat environment for years. Ideally, any infected cats in such households should be separated from the non–infected ones, but in reality, if fighting or rough play is not taking place, the risk to the non–infected cats appears to be low.

outro disponivel em www.bestfriends.org/sanctuary/creature/FIV.htm

FIV is not easily passed between cats. It cannot be spread casually – like in litter boxes, water and food bowls, or when snuggling and playing. It is rarely spread from a mother to her kittens.

a lista é infindável, estes foram os primeiros k abri
desculpem não traduzir mas não tenho tempo

quando se faz peskisa bibliográfica sobre um assunto tem k se investigar varias fontes, não se pode contentar só com uma
como qq ciencia este conhecimento não é estatico, há sempre novos resultados para divulgar

kem acha criminoso eu juntar os meus gatos saudaveis com os doentes é porke não concluiu a peskisa, ou seja, ainda não leu tudo o k havia para ler
já explikei o porke da minha atitude leviana perante este virus, k na realidade não se transmite com tanta facilidade e pelo contacto normal entre os animais
já vos forneci varias fontes
mas não posso ler os textos por voçes!!!!

se depois de lerem me continuarem a chamar irresponsavel é problema vosso e não meu
o k faço não advem de ignorancia mas sim de horas e horas de estudo e investigação!
não sou eu k estou a ser injusta para os meus animais são voces k estão a ser injustos para com os gatos com fiv
provavelmente daki a uns anos dão-me razão, fikem com ela, ã mim não me faz falta, talvez aos portadores de fiv faça....

se no site do hospital vet k transcreveram diz k o contagio pode ser por contacto comum é porke a informação não está actualizada!
não acreditem em tudo o k vos dizem, questionem, peskisem, analisem e depois tirem conclusões
dá trabalho eu sei
é mais facil acreditar na primeira coisa k mostram e não pensar mais no assunto
eu não consigo fazer isso
mas não vos posso impor k façam
só vos posso pedir k não me crucifikem baseados em provas mais do k ultrapassadas

enfim vou ver se descanso
já perdi tanto tempo a ler sobre fiv e felv k agora escrever sobre isso parece k me dá nauseas

piolha

PS-se alguem for curioso ao ponto de ler o k recomendei agradeço k façam comentarios
Piolha
Membro Veterano

sexta jun 27, 2003 5:22 am

houve um endereço k não escrevi correctamente, desculpem

http://web.vet.cornell.edu/Public/FHC/fiv.html
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

sexta jun 27, 2003 8:53 am

Olá

Porque é que a Vacina não está disponível em portugal?

Beijokas
kathleen
fabriro
Membro Veterano
Registado: quarta jun 12, 2002 2:52 pm
Localização: Quatro gatos europeus comuns lindos:Pantufas, Patusca, Ninja e Principe Azul

sexta jun 27, 2003 9:10 am

Sinceramente Kathleen eu nem tenho certeza se estará disponível nos Estados Unidos. Não estou a afirmar que não está, estou a dizer que não tenho certeza e como a artigo aqui transcrito onde isso era dito está tão cheio de incorrecções e de informação super ultrapassada por pesquisas mais recentes que duvido que essa informação também esteja correcta. Não sei, o que sei é que não há vacina para o Fiv e que a do Felv protege , salvo erro, a 80%
Anja eu tinha entendido que a tua vet se referia aos gatos em geral, se a afirmação era só para os teus aí vocês é que sabem. Agora uma coisa faz-me confusão se os gatos que a maioria tem em casa não estão testados isso quer dizer que podem todos ser portadores do vírus sem saberem, porquê então essa relutância em adoptar gatos com fiv? Se calhar já todas ou todos os que tem vários gatos não testados tem uns portadores e outros não a única diferença é que pessoas como eu e a Piolha o assumimos a outra maioria prefere não saber!
Fiquem bem
Fátima
Cleopatre
Membro Veterano
Registado: quinta mar 27, 2003 4:29 pm
Localização: Gata europeia tigrada tricolor (Anaïs) e 2 gatos europeus blottered (Matisse e Ankh)

sexta jun 27, 2003 9:48 am

Olá! :D

Francamente tenho de dar os meus parabéns ao Vasco (CasadeAnaval) pela iniciativa de abertura deste tópico! É um dos mais interessantes e relevantes que vi até hoje na Arca!
Agradeço também a todos os que participaram, dando os seus contributos, pessoais ou indirectos (através de links ), pois aprendi imenso com todos eles.
O assunto gera polémica, mas, até agora, todas as intervenções foram extremamente polidas e respeitadoras, sendo um magnífico exemplo de civilidade que sonho ainda ser possível em todos os outros tópicos. É tão bom ver opiniões diferentes serem debatidas e não discutidas!
Obrigada a todos!
rst
Membro
Registado: sábado fev 15, 2003 12:35 am
Localização: 2 Gatos - Exótico e Bosques da Noruega (Duarte e Bianca)

sexta jun 27, 2003 11:49 am

...
Última edição por rst em sexta jun 27, 2003 11:59 am, editado 1 vez no total.
rst
Membro

sexta jun 27, 2003 11:57 am

...
Última edição por rst em sexta jun 27, 2003 10:11 pm, editado 2 vezes no total.
rst
Membro

sexta jun 27, 2003 11:59 am

CasadeAnaval Escreveu: Até os meus gatos que se dão bem ocasionalmente chateiam-se e dão uma dentada uns aos outros nem que seja em brincadeiras mais violentas. Claro que não se transmite por espirros e é necessário contacto entre fluidos mas da mesma forma que não devemos exagerar não devemos desdramatizar.

Eu estava a falar de FELV. :|

Piolha:

Independentemente destas doenças serem contagiosas ou não, eu compreendo totalmente a sua posição. Tendo em mãos vários gatos que já estiveram em risco não se pode pensar de forma tão linear.
Já agora, bem haja pelo que faz.
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sexta jun 27, 2003 2:26 pm

cada um pode ter os gatos com as patologias que aparecerem. parece-me no mínimo ético, quando se trata de adopções, alertar as pessoas para as consequências da referida doença. ninguém gosta de ser apanhado desprevenido, para além do desgosto de ver um gato adoecer ou morrer ao fim de pouco tempo. sem contar com as despesas de vet, que muitos podem não poder pagar.
por outro lado, como se sabe, as opiniões da comunidade científica não são consensuais. parece que o bom senso ditaria que se desse um desconto aos que acham que sim e aos que pensam que não em termos de contágio. nunca se sabe e o seguro morreu de velho.
Elsa_Pereira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 26, 2001 8:34 pm

sexta jun 27, 2003 2:31 pm

Olá a todos,

já aqui há um tempo tinhamos falado na vacina para o FIV, que segundo aquilo que me informou a veterinária, é eficaz, só que não é comercializada em Portugal. Penso que se pode aplicar segundo um regime de importação. Para isso teriamos de contactar o laboratório que a produz (.....já soube, mas de momento não me lembro... :? :? ), e aquando do levantamento da mesma, ficam registados os nossos dados e o nome dos animais aos quais se aplicam. Não sei exactamente para onde seguem estes dados...
Aqui há uns tempos ponderei esta hipótese, mas como considero mesmo que 4 é o meu número limite de gatos, optei por não encomendar a dita vacina.
Dos meus 4 gatos, o Chico e a Marieta nunca foram testados nem a Fiv, nem a Felv. Na altura desconhecia a existência dos testes, sempre foram saudáveis e por isso não me preocupei. Quando recolhi a Rita e a Olívia, testei-as para ver se as podia juntar aos outros. A Olívia também fez o teste em laboratório para o PIF (mutação do coronavírus), pois esteve mais de um mês com fezes malformadas, sem que tenhamos percebido a causa. Já considerei a hipótese de testar o Chico e a Marietatambém, mas como até agora têm existido outras prioridades, nunca o cheguei a fazer.
everblue
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães Catarina e Jack; Gatos Loki, Ema e Lara; Peixes

sexta jun 27, 2003 2:52 pm

Penso que a maioria das pessoas nem sequer tem consciência que existem doenças como o FIV e o FELV... por mim falo, há uns tempos atrás não conhecia nada disto, a única coisa que se ouve falar dos gatos é que causam alergias e problemas respiratórios... daí que a esmagadora maioria dos gatos nunca chegue a ser testada, na minha opinião... os meus nunca foram, estou a pensar testar agora, mas será que vale mesmo a pena? Pergunto isto porque, se já os levo ao vet sempre que penso que possam estar doentes, se eles forem positivos a algum teste nada irá mudar nesta atitude. E quanto a manter separado um gato que seja positivo, se se der bem com os outros, é um dilema, parece-me bastante cruel... será melhor viver 12 anos fechado e infeliz ou 8 feliz e acompanhado pelos amigos...? É uma questão complicada...
<p>Elsa Oliveira
Gatos Loki, Ema e Lara
Cães Catarina e Jack
Saudades do Ticker, do Kami e da Leya...</p>
Piolha
Membro Veterano

sexta jun 27, 2003 4:14 pm

oi

concordo em pleno com a cleo! parabéns sr. vasco por ter colocado um post tão interessante! como é k ainda não nos tinha ocorrido isto???

no fundo todos estamos aki pela mesma razão: o amor e carinho pelos felinos, será certamente ampliando os nossos conhecimentos através de relatos de experiencias vividas ou não, k vamos conseguir conhece-los melhor

obrigado a todos o tempo k dispensaram a ler o k aki foi divulgado

everblue:
penso k menos anos com qualidade e felizes será melhor do k mais anos sem "vida"

há k dar "vida" aos anos e não "anos" à vida

recentemente dei 2 bebes (vinham de sitios diferentes) à mesma pessoa, como são da rua podem ter tudo, eu não os testo, não tenho dinheiro para isso...
passado um mês ou dois a vet deles sugeriu fazer os testes pois eram gatos de rua
o macho deu negativo a femea deu felv positivo
a dona telefonou-me lavada em lagrimas pois a vet disse k ela tinha k os separar e ela isso não keria! davam-se tão bem k pensou ser cruel a separação
hoje continuam juntos...

piolha
Responder

Voltar para “Gatos”