Sózinho em casa

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
zaca8
Registado: quarta fev 13, 2002 4:46 pm

terça jun 11, 2002 2:46 pm

Necessito de ajuda.

Tenho um arraçado de Cocker, com 1 ano e meio. Até á data lidou com um dono que o mimou muito e tornou-se numa relação de dependência, nada agradável. Tenho uma optima relação com o cão e fiquei com ele no meu apartamento e quando saio ele fica a ladrar e a gemer, quando chego está estremamente ansioso.
Tenho tentado esconder goluseimas pela casa e antes de sair mando-o buscá-las, ele vai mas assim que as descobre todas, torna a ladrar e a gemer, é a separação provavelmente!!!!

Que me aconselham a fazer para que ele fique mais adaptado á solidão durante as horas de expediente.
Agradecia a ajuda de alguém com conhecimento de situações idênticas.

Urgente
nokio
Membro Veterano
Registado: segunda mar 04, 2002 3:26 pm
Contacto:

terça jun 11, 2002 3:02 pm

Oi Zaca8,

Tive uma situação parecida com a minha Luna... sabes o que fiz???

Arranjei o Thor para lhe fazer companhia... remédio santo!!!! :)

Boa Sorte,
Nokio
zaca8

terça jun 11, 2002 3:40 pm

Obrigado pela sugestão, mas tenho pouco espaço e o orçamento também é pouco.
Deve haver outras formas de ajudar a resolver o sofrimento do cão.

Cumprimentos
angel
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça jun 11, 2002 4:36 pm

Olá
Os canitos ficam muito ansiosos com as nossas entradas e saídas.Mas tambem depende um pouco do temperamento deles.
O meu breton mais novo ficava extremamente ansioso, quando sentia que eu ía saír. Resolvi fazer algo: mostrar-lhe que as minhas saídas e entradas de casa fazem parte da rotina diária. Estando muito bem em casa, sem aviso prévio, começei a pegar nas chaves de casa e saír , fazendo de conta, que ía saír mesmo. Ausentava-me uns 10 minutos e voltava a entrar naturalmente. Claro, que assim que me vía se manifestava de uma maneira ansiosa, aí eu não lhe ligava durante uns minutos até sentir que ele já tinha acalmado, nessa altura lhe fazia umas festas. Fiz isto várias vezes com eles, embora o breton mais velho, seja menos ansioso, e, daí ter sido mais fácil "educá-lo", no entanto, claro, que se forem 2 fazem companhia um ao outro, e, fiquem mais calmos.
Fiz isto até sentir que cada vez se manifestavam menos. Agora olham para mim e ficam onde estão, porque já é rotina ausentar-me o tempo necessário, e, eles ficarem. Sempre os habituei a têr alguns brinquedos, e assim "descarregarem" nestes, quando estavam ansiosos.
O principal, é não darmos motivos para ficarem ansiosos com as nossas partidas e chegadas. Agir normalmente, é o melhor.
Tambem se o levar á rua passados uns minutos de têr chegado é óptimo, ajuda-o a aliviar essa ansia, brincar com ele, etc.
Saia aos poucos, por uns minutos e regresse. E, não lhe ligue durante uns minutos, ele se vai habituar, com os meus deu resultado, e, olhe que são bastante eléctricos
:lol: :lol:
O que interessa é a paciência e persistência. Ponha um pouquinho o coração de lado ( porque senão nem sai de casa... ;) ), e, não desista.
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

terça jun 11, 2002 5:12 pm

Esse comportamento é normal em todos os cães. Com o tempo e o hábito, eles deixam de ladrar e ganir, mas a ansiedade ao receber o dono é sempre a mesma.

zaca8 Escreveu: Necessito de ajuda.

Tenho um arraçado de Cocker, com 1 ano e meio. Até á data lidou com um dono que o mimou muito e tornou-se numa relação de dependência, nada agradável. Tenho uma optima relação com o cão e fiquei com ele no meu apartamento e quando saio ele fica a ladrar e a gemer, quando chego está estremamente ansioso.
Tenho tentado esconder goluseimas pela casa e antes de sair mando-o buscá-las, ele vai mas assim que as descobre todas, torna a ladrar e a gemer, é a separação provavelmente!!!!

Que me aconselham a fazer para que ele fique mais adaptado á solidão durante as horas de expediente.
Agradecia a ajuda de alguém com conhecimento de situações idênticas.

Urgente
Rosinha2000
Membro Veterano
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

terça jun 11, 2002 5:46 pm

Ao inicio a minha cadela chorava muito, gania e arranhava na porta, comecei a optar por falar com ela antes de sair algo do tipo « Margot a dona já vem porta-te bem blá blá, cenas desse tipo e aos poucos ela vai acalmando
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça jun 11, 2002 7:08 pm

Numa rádio local (rádio ocidente) ouvi uma veterinária aconselhar uma ouvinte com um problema semelhante ao seu, a deixar a televisão aberta e brinquedos.
Não sei se funcionou.
hospvet
Membro Veterano
Registado: domingo jan 06, 2002 3:23 pm

terça jun 11, 2002 7:15 pm

Boa tarde

Veja por favor este link

http://www.hospvetprincipal.pt/Ansiedade.htm
zaca8

quarta jun 12, 2002 9:03 am

Obrigado a todos.
Vou experimentar as dicas que me deram, depois conto-vos os resultados.

Abraços.
Kurika_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 10:11 am

quarta jun 12, 2002 10:01 am

Outro aspecto muito importante é não ceder aos gemidos e ladradelas, não indo ter com o cão, por muito que custe. É que assim ele associa que fazendo barulho consegue o que quer, que é não ficar sózinho...
Rosinha2000
Membro Veterano
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

quarta jun 12, 2002 7:31 pm

a minha sogra tem uma boxer, e opta por lhe deixar sempre a TV ligada, além de conversar sp com ela antes de sair
Responder

Voltar para “Cães”