Gatos e caes

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Susycat
Membro
Registado: sexta mar 30, 2007 1:27 am

segunda nov 24, 2008 5:52 pm

Ola pessoal espero que me possam ajudar e darem me opiniao acerca do que vou dizer. Eu ja tenho um gato, e agora vou ter um cachorrinho, quero que me digam ou deem conselhos para os fazer dar bem, tenho medo que o meu gato nao o aceite e que lhe faça mal, como sao desconhecidos, eu ja tive caes e gatos que se davam bem, mas nasceram sempre na mesma altura, e se calhar foi por isso, agora trazer um de fora e que ja nao sei, Podem me dar alguns conselhos??

Bjs
Obgda
isamiau
Membro Veterano
Registado: sexta nov 09, 2007 1:48 pm

terça nov 25, 2008 8:58 am

Bom dia! Eu creio que acima de tudo há que ter muita certeza do que quer fazer, ter muita paciência para o que vai acontecer e muita força de vontade para que tudo dê certo. Nada é impossivel, e se estamos a falar de um cachorrinho as coisas tornam-se mais faceis. No entanto não devemos esquecer que o gato é territorial e qualquer outro animal que queira "invadir" o seu espaço, INICIALMENTE, não é bem vindo. Digo inicialmente bem frizado, porque tudo com muita calma e força de vontade é possivel. Ou seja, há que acompanhar sempre de perto os primeiros encontros de ambos, não forçar, mostrar que gosta de ambos de igual forma e dar miminhos a ambos, começando sempre pelo seu ja residente gato, para não desencadear ciumes. :D
:) com calma tudo irá dar certo. Se acredita, não desista! :wink:
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

terça nov 25, 2008 10:11 am

Susycat Escreveu:Ola pessoal espero que me possam ajudar e darem me opiniao acerca do que vou dizer. Eu ja tenho um gato, e agora vou ter um cachorrinho, quero que me digam ou deem conselhos para os fazer dar bem, tenho medo que o meu gato nao o aceite e que lhe faça mal, como sao desconhecidos, eu ja tive caes e gatos que se davam bem, mas nasceram sempre na mesma altura, e se calhar foi por isso, agora trazer um de fora e que ja nao sei, Podem me dar alguns conselhos??

Bjs
Obgda
Primeiro, e mais importante, mantenha as unhas do gato aparadas, corte-lhe só as pontinhas das unhas...
E quando tiver o cão não os vai puder juntar logo... vai ter de manter o cão numa divisão à parte, ir acostumando-os ao cheiro um do outro com trocas de mantas, deixarem cheirar-se através da porta...
Sempre que chegar a casa comprimente, sempre, primeiro o gato... para ele perceber que o cão não o vem substituir, que o cão não lhe vem roubar a atenção...
Quando os juntar mantenha atenção pois o gato, fácilmente, pode magoar o cãozinho se este se tentar aproximar à força!!
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça nov 25, 2008 5:29 pm

Boas.

Aqui lhe deixo um pequeno artigo meu. Espero que de alguma forma lhe seja de alguma utilidade.
Que gato escolher para o meu cão?

Muitas pessoas prendem-se com a preocupação de indecisão na escolha dum felino para o seu lar.
Tanto na raça, idade e sexo há que ponderar tudo para que a escolha seja a mais acertada.
Muitos deparam-se com o facto de nunca terem tido um felino e pensam que adquirir um é o mesmo que adquirir um canídeo.
São duas espécimes diferentes embora ambos sejam animais de companhia e sendo diferentes têm todo um comportamento diferente e o trato e educação deve ser diferenciada também.

Para quem já tem um cão em casa pode pensar ser difícil dar-lhe um amiguinho felino para companhia, independentemente da raça, pois ainda existe o mito de cão e gato…não dá. Desenganem-se, então! O canídeo e felino podem ser dois amigos inseparáveis.
O ideal é adquirir um gatinho bebé, independentemente ser de raça ou SRD, pois os cães, normalmente, têm uma enorme sensibilidade para respeitar os mais frágeis bem como uma mais provável adaptabilidade se o felino for bebé.
Neste caso, deve sempre dar a sua maior atenção ao animal que já se encontrava em casa a fim de não espoletar ciúmes o que iam desajustar um bom entendimento entre eles.

Inicialmente, quando o novo elemento chega ao lar, o que normalmente acontece é um desenrolar de curiosidade por parte de ambos e essa nunca deve ser entreposta por parte dos donos, mas sim encorajada, embora que com supervisionamento, a fim de não haverem percalços…!
Ter a certeza de que o gatinho tem as unhas aparadas para que não fira o cão nas suas brincadeiras e ter a certeza de que nunca deixa os dois a sós enquanto não houverem certezas concretas de que são “fieis” amigos. Sempre que se tiver que se ausentar da casa, deve mantê-los separados até ao próximo reencontro.

Este texto aplica-se também a quem já tenha um felino e adquira um canídeo.
Neste caso é igualmente importante levar, de preferência, um amiguinho bebé canídeo para o seu felino, por todas as vantagens já acima descritas.
Ter também em atenção de que as unhas do seu felino, já existente no lar, estão aparadas.
Nunca insistir com o felino para estar junto do cachorro. Ele entenderá, a seu tempo, quando a melhor altura duma aproximação… como diz o ditado “a curiosidade matou o gato” e o que quero dizer é que será ele, por iniciativa própria, que irá fazer uma abordagem ao cachorro a fim de “matar” a sua curiosidade felina.

Os cuidados a ter no caso de se ausentar, descritos acima, aplicam-se a este caso, de igual modo.

Leonilde Carvalho
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Susycat
Membro
Registado: sexta mar 30, 2007 1:27 am

sexta dez 19, 2008 11:23 pm

Muito obrigada pelos comentarios e pelos conselhos, mas uma coisa, nao sei se consigo aparar as unhas ao meu gato, como e ke se faz isso? tb tenho medo de o fazer mal, e o meu gato e uma beca arisco nessas coisas, nao sei como fazer. Os gatos ke sao castrados ainda tem a noçao de territorio?(nao sei se me explikei bem) ja tou e xeia de sono e as ideias nao ta la mt boas. lol
pois mas como nao os vou deixar sozinhos,eu vou trabalhar e dps eles ficam sozinhos no kintal, nao kero maneira nenhuma deixar o cao em casa, isto so vou deixar, enkuanto ele ser pekenino e dps e ke vai pa kintal, tenho um kintal enorme e sitio kentinho pa ele estar, nao pensem ke vou tratar mal dos bixinhos.
desculpem o meu texto, e erros se houver, ja nao vejo as teclas.
lol
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado dez 20, 2008 1:42 pm

<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”