Doação

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Tunicas
Membro
Registado: terça dez 16, 2008 8:08 pm

sábado dez 20, 2008 8:49 am

Ja ouvi falar de doação de sangue nos estados unidos, entre os cães.
Mas em portugal nunca ouvi falar.
Sabem quais sao os criterios, e onde se pode ir dar a doação. No outro dia vi uma reportagem, e pelo que percebi é muito a importante dar sangue, porque muitos cães precisam e os doadores sao muito poucos.
TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

sábado dez 20, 2008 8:57 am

O que não falta são sitios onde doar, o problema é que as pessoas não doam pura e simplesmente. Eu até hoje em centenas de transfusºoes só vi 2 ou 3 pessoas que se dispuseram per si a colocar os seus cães como doadores.
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Caríssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
Tunicas
Membro

sábado dez 20, 2008 9:24 am

Pois, mas talvez tambem seja falta de informação, na minha opnião. Devia haver mais "publicidade" sobre as doaçoes.
PaulloSantos
Membro Veterano
Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm

sábado dez 20, 2008 10:31 am

TheGreatDane Escreveu:O que não falta são sitios onde doar, o problema é que as pessoas não doam pura e simplesmente. Eu até hoje em centenas de transfusºoes só vi 2 ou 3 pessoas que se dispuseram per si a colocar os seus cães como doadores.

Isso não será também por falta de informação e de incentivo por parte da classe médico-veterinária ?

Os meus cães são dadores e estão disponiveis para responder às solicitações (e já responderam a algumas) sempre que para tal sejam requisitados.

Estarão as pessoas preparadas para esta realidade ?

Recordo-me que há uns 3 vou 4 anos atrás, no chat aqui da arca, senão estou em erro, no dia 01 de Abril, apareceu uma forista a solicitar ajuda neste sentido.

Quem estava presente no chat, nem se quis inteirar se a solicitação era ou não verdadeira.... limitou-se a gozar, como se um cão dar sangue, fosse algo de absurdo.... e como era dia 1 de Abril, a situação provocou ainda um gozo acrescido.

Esta situação (a procura de um doador) até se iniciou no fórum da companhia dos animais

http://www.companhiadosanimais.pt/pets/ ... =10&t=6439

Falei com a pessoa em privado, pedi contactos e 1 hora depois, um dos meus Rotts, estava no Hospital Veterinário da Estefânia a dar sangue.

Este assunto de extrema importância, muito raramente é digno de registo, neste e noutros fóruns, sendo sempre preterido em função de discussões sobre LOP's, xixis, cócós, discussões inócuas sobre a ração A ou B, coisas que foram debatidas vezes sem conta e que nem é necessário chegar ao fórum e pesquisar, basta olhar uns posts abaixo, e uma destas discussões, estará ali bem à mão.

Por diversos motivos, já passei por várias clinicas veterinárias, mas nunca, em nenhuma delas, me foi proposto que os meus cães se tornassem dadores.

Acontece que um dia, um cão de um familiar necessitou de sangue e eu disponibilizei um dos meus animais para o efeito e a partir dessa data, propus eu mesmo à minha Vet, que sempre que tal fosse necessário, os meus cães estariam à disposição.

Pergunto-te a ti Vasco, que está no meio veterinário, se conheces muitos ou alguns casos em que sejam os próprios Vets a incentivar tal prática ?
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

sábado dez 20, 2008 11:10 am

Também acho que não há muita divulgação, falo por mim que desconhecia, nem sequer imaginava. Se há muitos sítios onde doar, penso que as pessoas não sabem quais os sítios ou os procedimentos. Pelo que pesquisei alguns veterinários podem armazenar o sangue, mas não faço a mínima ideia se são a maioria ou não, até porque como já disse é um assunto que desconhecia.

Por isso é que o fórum pode ser interessante e útil ao apresentar novos assuntos.
Tunicas
Membro

sábado dez 20, 2008 2:02 pm

Infelismente no meu caso, a minha cadela nao pode doar sangue.
De qualquer maneira, ja fiquei a saber mais, e vou poder divulgar a parentes e amigos.
:D
susanalapa
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 4:37 pm
Contacto:

sábado dez 20, 2008 2:51 pm

As minhas dogues alemãs já deram ambas sangue.

A Kiara, como tem leishmaniose, não pode tornar a doar, mas já uma vez fui a correr com ela para a minha vet, para doar sangue a um cão que foi envenenado. A Anyha também já doou, para a mãe, quando esta teve uma torção de baço, e está inscrita como dadora na minha vet. A unica condição que eu ponho para ela doar sangue, é que eu esteja presente e seja sem sedação, o que no caso dela é facílimo uma vez que é umacadela muito calma.

A parson não dá, não tem peso :lol:
<p>Susana Lapa</p>
www.fawnangel.com
keitinha
Membro Veterano
Registado: domingo abr 09, 2006 12:44 am

sábado dez 20, 2008 3:13 pm

Ola,era isso mesmo que ia perguntar ,o peso interfere ,caes de raca pequena :?: podem ser doadores :?: e o sangue dos caes tambem tem tipo como dos humanos, ou todo tipo de sangue da de uns para os outros :?:
Muito interessante este tema :wink:
"O homem justo ,cuida dos seus animais"
louraazeda
Membro
Registado: quinta jul 31, 2008 10:08 pm
pitacas,dick
becko,matateu,
xoné,simpa

sábado dez 20, 2008 3:14 pm

muito util este tópico.tambem eu desconhecia esta vertente,mas sem duvida muito interessante.parabens a que se lembrou de falar aqui sobre o assunto.
Na minha vida anterior....devo ter sido c&atilde;o!
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado dez 20, 2008 4:04 pm

O Anubis também já deu a dois cães.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

sábado dez 20, 2008 5:12 pm

Oi Paulo.

A informação geralmente é feita a animais cuja história clinica se conheça e que tenham determinadas caracteristicas de peso, idade e docilidade.

No que se refere a disponibilidade, noto que o que se pergunta sempre é quais as contrapartidas. E em centenas( não exagero) de transfusões nestes anos todos realmente é pelos dedos de uma mão as pessoas cujos animais são salvos por uma, que os disponibilizam.

Eu francamente sou contra uma vertente que existe que é a de ter animais em canil como doadores. O mais correcto são os doadores voluntários.
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Car&iacute;ssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado dez 20, 2008 6:03 pm

Tunicas Escreveu:Ja ouvi falar de doação de sangue nos estados unidos, entre os cães.
Mas em portugal nunca ouvi falar.
Sabem quais sao os criterios, e onde se pode ir dar a doação. No outro dia vi uma reportagem, e pelo que percebi é muito a importante dar sangue, porque muitos cães precisam e os doadores sao muito poucos.
http://vetcondeixa.blogspot.com/2008/12 ... angue.html

www.hospvetporto.pt/docs/bsv/crossmatching.pdf

www.hospvetporto.pt/docs/bsv/sistema_dea_ab.pdf

http://www.hospitalveterinario.pt/pt/pa ... anguineas/

www.hemovet.com.br/sitenovo/images/stor ... _gatos.pdf (demora um pouco a abrir mas vale a pena ler)

www.caaq.ufsc.br/anais_mct/saude/saude7.pdf
(apesar de não ser cá, achei interessante…)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Tunicas
Membro

sábado dez 20, 2008 6:44 pm

Obrigada por toda a informação.
Pelo que entendi despertei a atenção de algumas pessoas para esta situação.
=)
patanisca123
Membro Veterano
Registado: quinta fev 23, 2006 4:24 pm

domingo dez 21, 2008 12:50 pm

Boa Tarde

Muito útil este tópico, bem como os links.

Parabéns a quem o colocou.

Céu
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

domingo dez 21, 2008 1:12 pm

Já 2 dos meus cães também deram sangue para transfusões. Um dos quais foi precisamente no Hospital Veterinário da Estefânea.

Actualmente só apenas os mais novos estão disponíveis como dadores.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Responder

Voltar para “Cães”