Nestas alturas vêm-se as lojas de animais cheias de cães, gatos, e todos os animais que estas normalmente vendem.
Venho então lembrar os mais incautos que, em 99% dos casos, um animal não deve constituir um presente.
Porquê?
1: A pessoa que o recebe não estará preparada para recebê-lo, dado o cariz de surpresa que os presentes têm. Não teve tempo de se informar das necessidades nem das especificidades do animal.
2: Um animal não é um objecto que se possa arrumar quando já não o queremos ver mais... muitas vezes acaba por se tornar um fardo para quem o recebeu, acabando preso por um cadeado no fundo do quintal (no caso do cão) ou morto por falta de cuidados básicos (répteis, exóticos, etc.).
3: Pode pensar que o que custa financeiramente é a compra do animal... pois isso é o que custa menos. Alimentação, veterinário, treino, etc... ou seja, o que você está a oferecer é uma fonte de despesa.
4: Um animal é algo que não se oferece a uma criança... ela gosta e acha-o lindo, mas será que cuida dele, ou é mais um fardo para os pais (que possivelmente se quisessem tal animal ja tinham comprado)?
Eu tenho 10 animais em casa, desde tartarugas aquáticas e terrestres, a gatos e cães. Provavelmente terei mais, mas não quero que escolham "um companheiro" de vários anos por mim.
Obviamente que o conteúdo deste tópico é evidente para muitos... mas como imaginam, não o é para todos.
Lembrem-se... se quiserem oferecer um animal neste Natal, ofereçam um de loiça!
Cumprimentos, e boas festas para todos.