Animais não são prendas!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Hakuma
Membro Veterano
Registado: terça mai 08, 2007 9:10 am

segunda dez 22, 2008 12:32 pm

Caros foristas.

Nestas alturas vêm-se as lojas de animais cheias de cães, gatos, e todos os animais que estas normalmente vendem.
Venho então lembrar os mais incautos que, em 99% dos casos, um animal não deve constituir um presente.

Porquê?

1: A pessoa que o recebe não estará preparada para recebê-lo, dado o cariz de surpresa que os presentes têm. Não teve tempo de se informar das necessidades nem das especificidades do animal.

2: Um animal não é um objecto que se possa arrumar quando já não o queremos ver mais... muitas vezes acaba por se tornar um fardo para quem o recebeu, acabando preso por um cadeado no fundo do quintal (no caso do cão) ou morto por falta de cuidados básicos (répteis, exóticos, etc.).

3: Pode pensar que o que custa financeiramente é a compra do animal... pois isso é o que custa menos. Alimentação, veterinário, treino, etc... ou seja, o que você está a oferecer é uma fonte de despesa.

4: Um animal é algo que não se oferece a uma criança... ela gosta e acha-o lindo, mas será que cuida dele, ou é mais um fardo para os pais (que possivelmente se quisessem tal animal ja tinham comprado)?

Eu tenho 10 animais em casa, desde tartarugas aquáticas e terrestres, a gatos e cães. Provavelmente terei mais, mas não quero que escolham "um companheiro" de vários anos por mim.

Obviamente que o conteúdo deste tópico é evidente para muitos... mas como imaginam, não o é para todos.

Lembrem-se... se quiserem oferecer um animal neste Natal, ofereçam um de loiça! :wink:

Cumprimentos, e boas festas para todos.
<p></p>
Litoss
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:35 pm

segunda dez 22, 2008 2:30 pm

Aqui é que está uma boa verdade. Existem muitas pessoas que oferecem animais como prendas e depois quem sofre quem é? O animal é claro. Existem inclusivé foristas a quem são oferecidos animais e que depois não os sabem cuidar. É que muitas das vezes são oferecidos animais que não apenas cães e gatos que é claro que tem de haver alguma preparação mas que são animais que não têm cuidados muito complexos mas quando são oferecidos por exemplo um réptil ou outro animal mais exótico cujos cuidados são muito mais fora do normal aí sim os problemas aparecem, e na maioria das vezes nem quem oferece o animal sabe quais os cuidados a ter... Enfim. É claro que se houver o devido cuidado e preparação não há qualquer tipo de problemas, a minha prenda de natal por exemplo foi uma cobra do milho. Não foi uma prenda surpresa como é óbvio e não o pode ser. Antes de decidir comprar o animal estive a pesquisar cerca de um mês ou mais e depois sim é possivel ponderar numa prenda. É bom que o resto do pessoal nunca se esqueça disto porque quem sofre no fim são sempre os animais.

Cumps :wink:
franxdaniele
Membro Veterano
Registado: sexta dez 12, 2008 6:49 pm

segunda dez 22, 2008 2:43 pm

Posso acrescentar mais um motivo para não se comprarem animais: no caso dos animais selvagens à venda nas lojas, por cada um que compramos muitos outros da mesma espécie morrem na captura (caso provenham do meio natural) e no transporte.
anne20
Membro Veterano
Registado: quarta fev 13, 2008 9:41 am

segunda dez 22, 2008 4:25 pm

Concordo plenamente com tudo o que foi dito, mas tudo isto nós, foristas, ja sabemos e estamos alertados para... este tipo de alertas deveriam era estar bem à vista de todos os leigos que compram animais sem pensar e sondar previamente a pessoa a oferecer tal prenda! Nao discordo que este topico tenha sido criado, nao é isso, contudo, neste contexto, pouco serve porque as pessoas que deveriam REALMENTE ver este tipo de informação, nao a procuram!!!! É triste... Os meios sociais poderiam ter um papel mais activo nesta problematica.... enfim!

Um bom natal para todos!!
<p><strong>"O justo atenta para a vida dos seus animais, mas o cora&ccedil;&atilde;o dos perversos &eacute; cruel"&nbsp; Proverbios 12:10</strong></p>
Hakuma
Membro Veterano

segunda dez 22, 2008 5:33 pm

anne20 Escreveu:Concordo plenamente com tudo o que foi dito, mas tudo isto nós, foristas, ja sabemos e estamos alertados para... este tipo de alertas deveriam era estar bem à vista de todos os leigos que compram animais sem pensar e sondar previamente a pessoa a oferecer tal prenda! Nao discordo que este topico tenha sido criado, nao é isso, contudo, neste contexto, pouco serve porque as pessoas que deveriam REALMENTE ver este tipo de informação, nao a procuram!!!! É triste... Os meios sociais poderiam ter um papel mais activo nesta problematica.... enfim!

Um bom natal para todos!!
Não tenha tanta certeza, que toda a gente que frequenta este fórum sabe desta realidade... há sempre alguém a dar uma tartaruguinha numa tartarugueira, um gatinho porque é barato (ou dado), um hamster porque é fofinho, uma iguana porque é diferente ou um cão porque um amigo teve uma ninhada e até faz mais barato. :roll:
<p></p>
Hakuma
Membro Veterano

segunda dez 22, 2008 5:35 pm

Por exemplo, ainda no outro dia (à uma ou duas semanas) esteve por aqui alguém a tirar dúvidas sobre um cão que ia oferecer ao namorado... :roll:
<p></p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça dez 23, 2008 10:16 am

Infelizmente mesmo entre quem anda em foruns, há sempre quem queira poupar uns trocos e dê de prenda um animal que nem sequer o tem que comprar :wink: . Depois é vê-los na semana seguinte, abandonados á sua sorte!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

sábado dez 27, 2008 7:45 am

franxdaniele Escreveu:Posso acrescentar mais um motivo para não se comprarem animais: no caso dos animais selvagens à venda nas lojas, por cada um que compramos muitos outros da mesma espécie morrem na captura (caso provenham do meio natural) e no transporte.
Mais uma sem sentido ? Já ouviu falar em Cites e criação em cativeiro ?

Cada cavadela. :roll:
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Car&iacute;ssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
Hakuma
Membro Veterano

sábado dez 27, 2008 8:06 am

TheGreatDane Escreveu:
franxdaniele Escreveu:Posso acrescentar mais um motivo para não se comprarem animais: no caso dos animais selvagens à venda nas lojas, por cada um que compramos muitos outros da mesma espécie morrem na captura (caso provenham do meio natural) e no transporte.
Mais uma sem sentido ? Já ouviu falar em Cites e criação em cativeiro ?

Cada cavadela. :roll:
:lol:

Calma TheGreatDane, você não deixa escapar uma. A intenção da franxdaniele foi boa, apesar dos animais que ela referiu dificilmente chegarem às lojas dado o apertado controlo existente. No entanto o tráfico de animais é uma realidade... já para não falar nos mercados chineses de comida onde parece que se encontram preciosidades.

Agora... eu duvido é que alguém trafique animais para os oferecer (já que é disso que este tópico fala), mas se pensar mais um pouco mais, parece-me possível que o tráfico de uma espécie seja directamente proporcional à sua procura (procura de animais legais).

Mas uma coisa é certa... comprei uma tartaruga à uns tempos atrás numa loja onde não me deram o CITES na hora porque o dono não estava. Ficaram de me enviar pelo correio. A verdade é que os artistas dessa loja já nem me respondem ao email. Assim que me desloque novamente para perto da loja (a 300km de onde vivo) vou ter que lá ir esclarecer as coisas... e se necessário comunicar a ocorrência às entidades responsáveis.
<p></p>
Ana_e_Kaiser
Membro
Registado: quinta out 05, 2006 8:18 pm

segunda dez 29, 2008 11:32 pm

A criança pede no natal, os papás dão.
No Verão vão de férias e lá vai o bicho porta fora, porque era o que faltava andar a cuidar de um animail, ainda pra mais no verão... e, de qualquer forma, animais estão sempre a nascer, oferece-se outro no proximo Natal...

e continua... infelizmente.
Responder

Voltar para “Cães”